quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Espanha - Irão - Fumo - Alemães

Em notícias vindas do nosso vizinho Espanha está previsto que o contingente de 140 soldados portugueses a enviar para o Líbano vai ser comandado por noestros hermanos (acho que é assim que se escreve). Muito bem até aí. As línguas são muito parecidos, mas ainda não entendi bem essa escolha, essa opção de mandar um grupo de soldados que constrói ruas e pontes. Fazem falta, sim, mas qualquer empresa especializada neste sector o faz melhor. E essas empresas não vão faltar no Líbano. Já que os portugueses só vão em meados de Outubro, não sei....

Outra “never ending story” é a questão iraniana, se podem ou não ter uma “política” nuclear. Para mim, claramente que não! Como já tinha dito aqui, o Irão promove por todos os meios a destruição do estado de Israel, e uma bomba atómica fazia muito bem esse trabalho. O prazo dado pela ONU (mais um) ao Irão para repensar esse projecto acabou hoje, só não entendo porquê é que o G.W. Bush faz de porta-voz desta organização pacifista. Ele não tem moral nenhum para advertir Teerão, a quem compete esse trabalho é Kofi Annan. Mas esse está a trabalhar na questão libanesa e do Sudão....

(Mais) um estudo comprova que mais de 79 mil pessoas morrem por ano derivado ao fumo passivo na Europa, 1519 dos quais em Portugal. Não sei como é que chegaram a esse número exacto, mas não necessito de nenhum estudo para saber que esse bafo também faz mal a quem não fuma, basta estar a trabalhar, por exemplo, num ambiente cheio dessa coisa, como cafés e restaurantes ou principalmente bares e discotecas. Esse estudo foi efectuado no âmbito da campanha HELP – Por uma vida sem tabaco. Gosto dessa frase, mas cai em saco roto, aparentemente. Mais sobre essa notícia aqui.

Existe um site (em alemão) que fala dos tempos da estadia dos alemães em Beja quanto da ocupação deles da Base Aérea nº 11. Também fui um deles, entendo muito bem que sentem saudades desses tempos. De vez enquanto organizam encontros para reviver esses tempos e para contar histórias sobre acontecimentos de então. Bem, hoje fui “alertado” que um dos que escreve nesse site com frequência encontrou o site da nossa associação dos cães e escreveu sobre esse assunto. Claro, em alemão, mas fica aqui o reparo e o devido agradecimento!

FIFA

Ora aí está! Gilberto Madaíl, o presidente da federação portuguesa de futebol, vai hoje falar com Joseph Blatter sobre o caso Bosman português, o caso Mateus. É que a FIFA ameaçou suspender os clubes portugueses nas competições europeus e até a nosso selecção já no próximo jogo de qualificação para o Europeu de 2008. Essa ameaça se pode tornar real se o clube de Barcelos não retire a acção que tem em tribunais civis. Se é legal ou não, essa ameaça por parte da FIFA, é discutível. Há quem diga que qualquer pessoa ou entidade tem o direito à justiça. Está na constituição de qualquer país democrático. Mas os clubes desportivos, ao entrar em competições, estão sob alçada das federações, e as leis deles são claras. Casos desportivos em tribunais desportivos.

Mas cá para os meus botões, Gilberto Madaíl aproveita apenas as boas relações que tem com a FIFA para resolver o caso Mateus o mais rapidamente possível. Essa ameaça por parte da FIFA para mim é apenas para meter medo, para acelerar as coisas. É legal, sim, mas sob-dimensionado. Não se pode castigar um país inteiro, excluindo-o de uma competição como o campeonato europeu, só por causa de um clube. A ver vamos.

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

I'm back! (But nobody misses me....)

Já estou de volta com os comentários sobre acontecimentos do dia. Gosto de comentar, dar o meu sal à sopa do dia. Nem sempre me apetece escrever, claro, há dias sim e dias não. Um jornalista não pode fazer isso, tem que estar sempre atento, mas como não tenho essa profissão, posso me baldar de vez enquanto....

Quem não se pode baldar são ca. de 140 soldados de uma companhia de engenharia mecânica que vão ser enviados para o Líbano. Essa decisão foi tomada hoje no assim chamado Conselho Superior da Defesa Nacional, um grupo constituído por ministros, deputados e oficiais dos vários ramos das forças armadas que serve para aconselhar em questões de defesa nacional o Presidente da República, que é o comandante supremo das forças armadas portuguesas. Aplaudo essa decisão, mas preferia terem mandado uma fragata com 200 marinheiros a bordo para patrulhar as águas do mediterrâneo frente ao Líbano. A essa decisão antes tomada pelo governo e confirmada por esse conselho a direita aplaudiu, a esquerda, para variar, criticou! O argumento maior dessa esquerda é que Portugal se está a abaixar aos interesses de outros países. Pois, tal como já tinha dito aqui, para eles somos europeus para umas coisas e para outras não....

Mais um caso típico de – perdeu uma óptima oportunidade de ter ficado calado. Falo do presidente da Venezuela, Hugo Chaves. Foi visitar o seu homólogo sírio para lhe dar o seu apoio publicamente. Fizeram acordos de cooperação a nível económico (ambos os países têm petróleo) e cultural, para quê? Para chatear os israelitas e os EUA, mais nada. Por isso, mais valia ter ficado no seu país para continuar mandar torturar e expulsar opositores ao seu regime!

Ainda o caso dos ATM. Afinal não eram essas máquinas que cospem dinheiro os acusados. Hoje ficou-se a saber que nos casos de clonagem de cartões de multibanco foram usados só os aparelhos dessa forma de pagamento existentes nas bombas de gasolina. Diz-se que já estão a ser substituídos. Mas quais? Os que foram alterados para clonar os cartões, ou todos? Porque agora foram conhecidos mais roubos, desta vez em Castelo Branco. Só quatro cidades, onde aconteceram casos desses, foram divulgados. Mas no total foram dez, entre elas, Beja. Estima-se que foram clonados ca. de 1500 cartões e forjados 250.000€. Bonita soma!

Dessa nem eu sabia. Acho-me normalmente bem informado sobre pontos de crise no mundo. Sabia que a Birmânia tinha um regime militar, sabe-se do caso da activista naquele país que viveu durante anos em prisão domiciliária. Não sabia que existam campos de refugiados na Tailândia que albergam milhares de Birmaneses. Desse e de outro caso ligado a essa situação raramente se fala. Centenas desses refugiados vão encontrar um novo lar nos EUA. Pois, meus amigos. Nesse mesmo país conhecido pela política expansiva do cowboy Bush, esse país que no mundo é conhecido pelos filmes policiais ou de “acção” (whatever that means), esse país que tem muitos milhares de soldados espalhados pelo mundo, mas em contraponto, embora em pequena escala, vai acolher refugiados que têm pouco mais do que a roupa que vestem. Apadrinhado pelo Alto Comissário para os Refugiados da ONU, António Guterres, vão partindo a conta-gotas para Nova York e depois para mais de 300 outros pontos desse país para recomeçarem uma nova vida. Apoiado!

Mudança temporária

Uma informação a pedido do Nikonman. O Praça da República mudou temporariamente de casa para aqui: http://pracadarepublica.blogspot.com.

Obrigado!

Fui etiquetado!



Há muito que não corria uma corrente dessas nos blogues. Confesso que gosto dessas coisas. Partiu do chaparro, e o visado, ou o etiquetado, descreve seis características dele. Bem, a minha vida é o que é, vai andando, ou desandando, mas aqui vai:


Tento combinar o melhor de duas mentalidades, da portuguesa e da alemã. Claro, nem sempre consigo! São mundos algo diferentes, o alemão é “certinho” e o português algo despreocupado. No meio está a virtude.

No campo sentimental, aquele que mais interesse tem, sou um pouco teimoso! Quando houver alguém a morar no meu coração, só existe ela, mais ninguém. Costumo dizer, podiam atar uma tipa nua em cima de mim, nada feito. É só nela que penso e gosto, no mundo latino isso implica muitas vezes longas fases de solidão....

Trânsito automóvel. É mesmo o campo em que apanho mais irritações. Os sinais existem para quê?? Os carros têm um dispositivo muito útil, o pisca-pisca!!! Mas depois digo para mim, tem caaaaaaaalma....

Sou do signo Gémeos. Tenho duas faces, mas não em tudo. Posso estar muito alegre, simpático para toda a gente, mas cá dentro, cá dentro mora a tristeza, será que essa fase não tem fim???

Também sou Gémeos no trabalho. O bom: qualquer TV que reparo tem que sair da oficina testado e afinado, nisso não há compromissos. No entanto, a minha oficina é um caos, mas um caos organizado. É contraditório, eu sei, mas qualquer Gémeos sabe o que é, temos a nosso própria filosofia!

Sou muito comunicativo, como se vê aqui no blog, e gosto de conversar. Mas também não tenho nenhum problema em estar calado o dia inteiro. Necessito é ter algo para fazer. Estar horas à frente de uma TV ou olhar para boneco, não é comigo. O pior é mesmo a rotina, isso mata qualquer criatividade.


Agora vou nomear, ou etiquetar, mais seis bloguistas, tal como diz o “regulamento”. Não se sintam na obrigação de responder ao desafio, estão livres de o fazer.

Rcataluna – caso não tiver com dores de dentes...
Chico – não trabalhes tanto!!
Abade.anacleto – rezando nas calmas, os anjos estão a ouvir...
Celtiberix – larga um pouco o teu bonito bebé e escreva no blog!
O Restaurador – o que é feito de ti amigo, acorda!!!
Cruzeiro – um dos melhores blogues de uma boa amiga!!!

Portanto, sintam-se etiquetados!

terça-feira, 29 de agosto de 2006

Links - Foto

Hoje apenas alguns links. Para saber as últimas da novela portuguesa de futebol, clique aqui e aqui. Mais um caso em que a mão esquerda está contra a mão direita (Valentão versus Cunha Leal). Já cansa, já parece uma daquelas novelas portuguesas da estação televisiva de Queluz. Mas com final infeliz. Pode tornar-se um novo caso Bosman, versão Mateus.

Ou ainda esse estranho e chocante caso Natascha Kampusch. Agora não quer viver com os pais. Mais aqui.

Ainda uma crítica. Há cada vez mais publicidade na Internet. Tenta-se abrir um site, o que aparece: 8000 Euros davam-lhe jeito? Novo modelo da marca X, preço imbatível! Até nos blogues se vê cada vez mais essa publicidade. Há alguns blogues que visito diariamente onde tenho que esperar largos segundos até essa publicidade se “despachar” para a apagar! Para falar com franqueza, isso incomoda!

Hoje, portanto, não faço comentários longos sobre algumas notícias da actualidade, deixo-vos apenas com uma bonita fotografia que encontrei no www.sapo.pt.



A Libelinha, voa ou não voa....



Não é uma Joaninha, uma daquelas que salvei da morte certa na piscina descoberta no fim-de-semana, porque essa quis voar....

Continuação....

Mas o quê é que o governo pensa quem é? Agora insiste no limite estabelecido do nível de álcool no sangue. Tal como disse, esses políticos têm motoristas, estão se nas tintas como é que as coisas se desenrolam na prática. Nunca são controlados, podem embebedar-se à vontade, já que não conduzem! E quem conduz, que se chateie se o “balão” esteja bem afinado, ou não. Sei por experiência própria que qualquer aparelho electrónico tem uma margem, e o balão não foge à regra. E em caso de limite, porque não julgar em favor do infractor? Mas isso não cabe na cabeça desse secretário do estado da administração interna, lei é lei, e pronto.

Pelos vistos, ele deve ter lido ontem o meu blog! É sabido que há muitos anos os radares da GNR têm uma margem de erro também, só multam a partir de um certo excesso de velocidade, e descontam algum. Ora, pelos vistos, isso também não pode ser. Gostaria de ver esse senhor sentado num carro de uma patrulha da GNR, não acompanhado por um chefão qualquer dessa força militar, mas numa noite dessas, pelas três da manhã, acompanhado apenas por dois guardas de baixo posto. Para ele se inteirar da realidade, para saber o que custa! E já agora, reduzir o salário dele para o valor que um desses soldados ganha. Aposto que nem lhe dava para uma semana....

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Correcção - Balão - Carrão....

Hoje para começar, uma correcção de uma incorrecção, ou melhor, de uma meia verdade. Disse que o país de origem dos soldados que participa em acções pacifistas no abrigo da ONU suporta o grosso dos custos desses soldados. Bem, os salários dos soldados e pessoal civil têm que ser pagos por alguém. Não vivem da boa vontade, do ar ou do amor! Como é sabido, a ONU debate-se com problemas financeiros, devido à falta de pagamento das contribuições dos estados membros, a frente de todos os EUA que deve milhões de dólares! Por isso, essa organização só “reembolsa” cada estado participante nessas acções cerca de dois anos depois, ou então, ainda mais tarde. Esse é mesmo um dos grandes obstáculos na participação dos países nessas acções, é que quase todo o mundo está de “tanga”, tirando alguns países produtores de petróleo, logo esses que Israel não quer ver aí metido!

Ainda o “balão”. A DECO também já se manifestou! Não sei bem para quê, vocês que me desculpem. É um instituto de DEfesa do COnsumidor. Vão defender o quê? O consumo de álcool? Ou o consumo dos bicos nos aparelhos medidores do nível de álcool? Quis informar-me melhor. No site da DECO, pelo menos a essa hora, nada! Procurei mais, em outros sites, descobri que vão dar amanhã uma conferência de imprensa para proporem a despenalização dos automobilistas que foram multados no limite do permitido em junção com essa margem em questão, ou seja entre 0.5 e 0.57 e entre 1.2 e 1.3 gramas de álcool por litro de sangue. Eu diria, nada disso tinha acontecido se não bebessem. Sabem qual era o limite de álcool no sangue na ex-RDA? 0.00! Isso mesmo, nada de álcool na condução. Por isso, façam como eu, não bebam! Ou então, numa ronda de amigos, designam alguém que não bebe, um de cada vez em cada fim-de-semana. E essa pessoa conduz. Boa ideia, não acham?

Hoje houve mais bombas na Turquia. Mais atentados supostamente organizados por separatistas curdos, que lutam há muito por um estado independente. Hoje morreram três pessoas, também houve muitos feridos. Esse país é maioritariamente visitado por alemães e russos, no total é visitado anualmente por mais de dois milhões de turistas. Eu pergunto: Com tantos atentados, por que raio de razão esse país ainda é tão visitado? Sob o lema: Isso só acontece aos outros! Esse gente devia é de vir cá! Em Portugal não há terrorismo nem separatismo! Somos pacíficos, calmos e simpáticos! O típico turco, pelo menos o de Istambul, é arrogante e só quer saber de dinheiro. O português, claro, também quer ganhar dinheiro, mas com simpatia. Por isso, eles que venham....

Foi apresentado o novo desportivo da Volkswagem. A construir na Autoeuropa em Palmela, vai fazer reviver o espírito do Scirroco que foi construído entre 1974 e 1992. Tive oportunidade de conduzir várias vezes um carro desses, e confesso, gostei. Tanto como dantes, também o novo modelo terá como base o Golf, um dos familiares mais produzidos do mundo. Mecânica comprovada e fiável, portanto. Depois do anúncio da construção do Eos, um descapotável também a base do Golf, e com este novo anúncio foi agora confirmado de vez, finalmente, a continuidade dessa fábrica, a Autoeuropa. Ainda bem!

Balão

Mais um daqueles casos em que a mão direita não sabe o que faz a mão esquerda! O governo, todo admirado, desconhecia uma directiva da DGV (Direcção-Geral da Viação) que dava uma margem de erro em alguns tipos de aparelhos de medição, os tais que os automobilistas receiam ver a cada esquina, tal como o radar e o aparelho de medição do nível de álcool no sangue, vulgarmente conhecido como “balão”. No caso do radar esse erro antigamente era mesmo necessário, pois a GNR tinha apenas medidores manuais, muito incertos e em caso de erro, como muitas vezes acontecia, o prejudicado era o condutor. Como já houve casos em tribunal ganhos pelos automobilistas, a DGV criou essa margem de erro, que penso eu se mantém até hoje, mesmo com os mais sofisticados radares modernos. No balão, a mesma coisa. Bastante incertos, penso que é apenas vinculativo quando o infractor se recusa de fazer uma prova de sangue num hospital ou quando não for possível fazer esse teste, pelas mais variadas razões. É que, uma vez num Centro Comercial do Algarve, fizeram esse teste do tal balão. Havia três aparelhos diferentes, e eu disse aos agentes porquê é que não fazem um teste entre os três aparelhos? Dito e feito, não comigo, já que não bebo, mas com outra pessoa. A diferença entre o “melhor” e o pior resultado era 0,05 por mil. Em caso de limite faz toda a diferença.

Agora acho estranho que esse super-eficiente executivo que temos não sabia dessa directiva! Qualquer automobilista a conhece, sabe perfeitamente que o que indica no tacómetro não é a velocidade real, indica sempre mais um pouco. Pois, já me esquecia, os senhores deputados andam com motorista, e esse tem liberdade de pé de chumbo! Mas a confusão instalada hoje é “apenas” sobre o limite no álcool no sangue. Sentindo-se ultrapassado, um secretário de estado super-eficiente pediu imediatamente esclarecimentos à DGV sobre esse caso, já que eles podem beber à vontade nas festas e inaugurações, o motorista é que não. Não pode haver facilidades para a classe baixa, desculpem, para os que conduzem! Zero ponto zero sete de margem de erro, não pode ser, deve ter gritado esse secretário de estado ao entrar no gabinete após as mais que merecidas férias de verão. Onde é que está o meu motorista???

Mais uma bronca a envolver o foro automobilístico. Após inúmeros adiantamentos do prazo limite para a compra do selo de circulação, agora alguns automobilistas, principalmente os que compraram um carro com um certo tipo de crédito, podem ser multados na mesma e até ficar sem carro! Como? Em muitos casos o condutor não tem o comprovativo da compra desse selo, que é obrigatório ter. Nestes casos existem apenas comprovativos emitidos para as instituições de crédito, já que são eles os reais proprietários dos veículos. E como não podia deixar de ser, já houve muita gente a ser multado....

domingo, 27 de agosto de 2006

TT


Depois da anulação da feira cuja realização estava prevista entre 7 e 10 de Setembro e que dava pelo nome de Campitur – um Alentejo com futuro, agora se veio a saber que o rali (ou rallye) TT Montes alentejanos, organizado pelo Clube Beja TT, também não se vai realizar. Previsto para os dias 1 e 2 de Setembro, foi anulado por falta de patrocínio, o principal patrocinador pelos vistos não cumpriu com o devido contributo. O site do clube curiosamente também não acrescenta nada. Nesse site descobri mais uma curiosidade. Esse clube de Beja tem sede em – Oeiras!
Isto é um revés muito grande, já que essa prova contava para o campeonato nacional de TT (todo-terreno), uma prova que traz muita gente para Beja. Esse campeonato nacional, em meu ver, está em decadência desde do aumento de impostos para esses veículos, facto que é discutível, mas aconteceu! Assim vai o nosso Alentejo e o país....

O meu blog bebé já tem actualizações!

Última hora: O Gil Vicente já não vai comparecer no Estádio da Luz! Que chatice! Os jornalistas já estavam à espera de uma grande tarde, até nem foram à praia....

sábado, 26 de agosto de 2006

Novela portuguesa, com certeza!

Um telespectador menos atento terá ficado espantado ao ver na abertura dos telejornais das oito em directo a chegada do autocarro do Gil Vicente a um hotel de Lisboa. Terá ganho alguma competição internacional? Não, está a chegar a Lisboa. Bom, chegaram mesmo às oito? Justamente na abertura desses telejornais? Pois, depois dos políticos, agora também o futebol aproveita esse primetime da televisão. Minha gente, aonde isto chegou! Um clube vai comparecer a um jogo para o qual nem sequer foi convidado. Mas foi, ontem Luís Filipe Vieira afirmou que o estádio do Benfica tem mais balneários, tem mais três, por isso podem vir. O Belenenses, que originalmente era para jogar amanhã às 19.15 horas com o Benfica, também já mostrou vontade em ir ao estádio. Só que, o Benfica já disse que não vai comparecer, logo, o quê é que acontecerá se os dois clubes supostamente adversários do clube da luz aparecerem e encontrarem os portões fechados? Vai haver esturro, de certeza. E claro, com os TV’s todos apostos, interrompendo a programação corrente. Até parece uma versão da novela morangos com açúcar, mas em doce. Só visto.

Agora falando a sério. Cá para mim o Gil Vicente aproveitou a boa maneira portuguesa de tentar resolver as coisas à última de hora! Como já não tinha saída a nível desportivo, meteu uma acção num tribunal civil, aproveitando-se da falta de legislação existente para estes casos. Se houvesse uma lei em Portugal que explicitamente dissesse que casos desportivos são da exclusividade dos tribunais desportivos nas federações de cada modalidade, esta confusão não teria acontecido. A FIFA tem esta lei, já ameaçou de bloquear as equipas portuguesas em todos os campeonatos organizados por eles. Podem fazer isso, mas claro, não vai acontecer, o caso não é tão grave como isso. Mas se o Gil Vicente insistir nessa história, a coisa bem pode agravar-se a nível internacional. Para já, vamos ter os jornalistas estrangeiras à perna, lá vão rir-se de Portugal. A Inglaterra e a Holanda em especial vão adorar!

Há anos que digo, ou melhor, pergunto porquê é que há duas organizações em Portugal a mexer na mesma sopa? Existe a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol. Para quê? Duas instituições a fazer o mesmo? Claro que não é bem assim, cada um tem as suas responsabilidades. Mas num caso desses, esse já famoso caso Mateus, os dois têm uma palavra a dizer. Se existisse apenas uma federação, como na maior parte dos países da Europa, esse caso nem sequer chegaria a ser um caso, acabaria logo à nascença, punição ao clube infractor, e pronto!

Amanhã, em directo e nas três TV’s, espera-se um novo episódio dessa novela!!!

Divulgação

Para o vosso fim-de-semana, vou publicar aqui os programas de dois eventos no distrito de Beja. O da semana cultural na Salvada e de uma feira em Serpa.

É notável o programa que uma terra relativamente pequena como Salvada conseguiu pôr de pé. Já tem uma certa tradição, como o número de semanas culturais comprova. A semana atingirá o seu auge num concerto com o conhecido cantor romântico André Sardet, na Sexta-feira, dia 1 de Setembro. Talvez possa dar um pulinho até essa típica terra alentejana nesse dia. Para quem não sabe, para ir até Salvada vai-se na estrada que parte da Gare perto da piscina descoberta até ao NERBE, depois sempre em frente.

Programa:

XIX Semana Cultural Salvada 2006

Sábado, 26 de Agosto
Encontro de Grupos Corais
18.00 h – Desfile de Grupos Corais
19.30 h – Actuação dos Grupos em Palco

Domingo, 27 de Agosto
Folclore/Música Tradicional e Etnográfica do Alentejo
21.00 h – Rancho Folclórico do Rogil – Algarve
21.45 h – Grupo Instrumental de Peroguarda

Segunda-feira, 28 de Agosto
Teatro
21.30 h – “A Viúva Astuta” – Grupo de Teatro Ao Largo

Terça-feira, 29 de Agosto
Música Popular Portuguesa
21.30 h – Grupo Musical “Entre Luas” (Algarve)

Quarta-feira, 30 de Agosto
Música Popular Portuguesa
21.30 h – Grupo Musical “Nova Aurora”

Quinta-feira, 31 de Agosto
Noite Jovem
21.30 h – 69 Graus

Sexta-feira, 1 de Setembro
Concerto
22.00 h – André Sardet – Acústico

Sábado, 2 de Setembro
Vale de Rossins
Arraial Popular
19.00 h – Grupo Coral da Salvada
19.30 h – Grupo Coral Feminino da Trindade
20.00 h – Duo Músical MHZ

Todos os espectáculos são de entrada gratuita. Realizam-se em Salvada na Praça 5 de Outubro excepto o último que se realiza, como descrito, em Vale de Rossins.
O evento conta ainda com exposições, onde estarão patentes ao público amostras de obras de artesanato da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, e ainda artes decorativas das alunas do curso extracurricular nessa área realizado na Salvada.


Sobre a feira em Serpa não tenho o programa completo, retirei apenas o essencial que pode ser lido melhor aqui e aqui.
A feira dá pelo nome de Feira de Desenvolvimento e Tradição, realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Agosto no Pavilhão de Exposições e no recinto da feira. Além de amostras económicas e culturais do concelho de Serpa, tem como pontos altos espectáculos com o cantor Emanuel na Sexta-feira, Nova Aurora no Sábado e no Domingo os Da Weasel. Todas as entradas são livres. É de facto uma boa opção para passar um bom bocado nestes dias. E já agora:

Bom fim-de-semana a todos!

Este artigo é publicado como habitualmente aos Sábados aqui e na Taberna dos Inconformados

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Quase só finais felizes....

Boas notícias para Timor. A ONU acabou de aprovar o envio de mais de 1600 polícias para este território, a votação foi unanime. A fonte noticiosa não adiantou se os portugueses que já se encontram em Timor sejam englobados nessa força, mas o mais certo é que sim. As forças vivas e preocupados com a sua terra de Timor podem respirar de alívio, a ONU não se esqueceu deles. Pudera, é um país com petróleo....

A UNIFIL, a força assim designada que vai tentar assegurar a continuidade do cessar fogo na guerra entre Israel e o Hezbollah, vai ser constituída por 2000 italianos, 1600 franceses e 1200 espanhóis, para citar só os mais importantes. Curiosamente essa força vai ser liderada por França, mesmo tendo eles apenas o segundo maior contingente. Portugal vai, em princípio, participar com 150 a 200 soldados, acho adequado esse número, visto as possibilidades do nosso país, já que grande parte dos custos dessa operação é suportada pelo país de origem de cada soldado. Alguns países muçulmanos também já manifestaram a sua intenção em participar nesta força, possibilidade rejeitada por Israel, mas nem todo o mundo muçulmano é igual, nem todos são frontalmente contra Israel como a Arábia Saudita, o Egipto ou o Iemen. Ainda bem que esta força está a ser completada pouco a pouco, deixando antever uma solução pacífica para esse problema, graças a Deus!

Notícias vindas do país vizinho do país que me viu nascer, a Áustria, estão a chocar o mundo. Uma mulher de 18 anos apareceu vagueando numa localidade de nome Strasshof, nos arredores de Viena, alegando que foi raptada há 8 anos. Natascha Kampusch alegou que o seu raptor a manteve sempre fechada num cubículo por baixo de uma garagem. Conseguiu fugir aproveitando uma distracção do seu raptor. Esse caso estranho faz pensar. Foi um tipo calmo, que quase nunca dava nas vistas, trabalho, casa, pouco mais. O quê é que terá levado esse trabalhador “normal” a fazer estes actos? Nunca se vai saber, porque o sequestrador suicidou-se atirando-se frente a um comboio quando perseguido pela polícia austríaca. Eu estou a imaginar a felicidade dos pais da jovem, aparentemente separados, já que não foram entrevistados juntos. Seja como for, é uma história com final feliz. Agora têm é que tratar da recuperação dessa jovem, preparando-a para a vida!

Sobre a novela Belenenses – Gil Vicente e agora também o Leixões já nem me apetece falar. É tão vergonhoso que aparentemente já a própria FIFA se teve que meter. Os jogos do Benfica e do Gil Vicente foram suspensos, o Belenenses não vai comparecer no jogo com as águias. Luís Filipe Vieria, homem com quem não simpatizo por razões obvias, até teve graça a dizer que podem aparecer duas equipas no Domingo em vez de só uma, o estádio tem mais balneários. Qualquer das maneiras, o que transparece para fora das nossas fronteiras é que Portugal, ou melhor, o futebol português tem um comportamento terceiro-mundista. A poucas horas do início oficial da nova época vem agora mais um clube à baila, complicando tudo ainda mais. Para esses casos deveria haver apenas um tipo de tribunal com autoridade para julgar esses casos, um tribunal desportivo, e não dois, como neste caso. É que foi um tribunal civil que baralhou tudo. Para já, e logo a partir da primeira jornada, vamos ouvir os comentadores desportivos dizendo quanto na leitura da tabela classificativa: ...e menos um jogo!

Vítima da centralização?

Na sua edição de hoje do Diário do Alentejo li uma notícia que me preocupa bastante. Num acidente perto de Ourique, naquele malvado troço da estrada para o Algarve, na IC1, morreu uma pessoa na madrugada do passado dia 14 de Agosto. Infelizmente uma notícia dessas não é novidade, tem morrido muita gente aí, tanto no passado como ainda hoje. Mais à frente falo da minha opinião sobre esse trajecto.

Como é sabido, o distrito de Beja agora está ligado à rede do INEM, com isso também o hospital local tem uma viatura de intervenção rápida, a assim chamada Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). Já a tinha antes, mas num outro contexto e não com esse nome. Só que, com essa operação centralista também foi retirado o então assim chamado “carro rápido” ao centro de saúde de Ourique, que aliás foi pioneira em Portugal neste tipo de iniciativa, principalmente devido aos acidentes nessa estrada perto dessa localidade. Algo falhou, é que nesse acidente foi chamado esse veículo estacionado em Beja, mas por motivos não totalmente especificados não apareceu. Fartos de esperar, uma ambulância de Ourique levou os feridos graves até ao hospital de Beja mas um acabou por falecer. Isto é grave! Não foi dito quanto tempo se ficou à espera até essa ambulância ter decidido de arrancar, o facto é se a ambulância tivesse ido logo até Beja, essa vida talvez se pudesse salvar. Só Deus sabe, mas o facto mantém-se: Houve graves falhas na comunicação. Alguém devia ter avisado que o carro de intervenção rápida não estaria disponível nesse momento, dando indicações às ambulâncias locais para transportar imediatamente os feridos para Beja. Espero que isto não volta a acontecer. Melhor ainda seria, claro, que um carro desses se situasse também em Ourique, devido às grandes distâncias que o nosso Alentejo tem!

Agora a estrada. Tem morrido muita gente ali, facto que em meu ver tem que ter uma explicação! Não é “normal” haver em pouco mais de 2 km tantos acidentes. A explicação mais plausível, em meu ver claro, talvez esteja naquela parte com duas faixas de rodagem em cada sentido. É que os acidentes acontecem quase sempre depois desse troço, e os condutores talvez fiquem induzidos em acelerar em demasia, ou então, pensam que as duas faixas continuam. Já foi feito muita coisa para abrandar a velocidade nesta estrada, como a desastrosa tolerância zero! Desapareceu, pelos vistos. Continua a morrer gente nesta parte do Alentejo, como por exemplo há ca. de um ano num despiste quando faleceu uma conhecida senhora que trabalhava em vários hospitais da região como administradora. Quando é que será que se faça um estudo exaustivo sobre essa situação de Ourique? Cada vez que passo nessa zona tenho sempre o coração nas mãos, cada vez que sou ultrapassado nessa dupla faixa por aqueles loucos em BMWAudiVWVolvoOpelGTIGSIDTITurbo etc....

quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Plutão


Mau! Estou contra! Tiraram-nos o nosso Plutão! Já não é considerado planeta. Tal como disse há dias, a partir de agora só é considerado planeta um corpo a girar a volta de um sol de forma uniforme e descrevendo um círculo perfeito em volta desse sol! Numa decisão controversa foi decidido hoje mesmo em Praga, capital da República Checa, por cientistas ligado à essa área, que a partir de agora o nosso sistema solar só terá oito planetas e mais dois corpos de rocha gelada. Chamem-me de reaccionário, mas não gosto dessa decisão.

Os astrólogos são aqueles que mais perdem, em meu ver. O plutão era e é considerado o planeta que traz instabilidade à vida da pessoa cuja casa astral é atravessada por ele. Agora vai ser como? Todos os livros científicos e escolares vão ter que ser rescritos e repensados. Esse número “nove” que está em todas as cabeças do mundo quando pensam sobre o nosso sistema solar vai ter que mudar para “oito” mais dois. Não vou mudar, o Plutão para mim continuará a ser o nono planeta!

A Força de Interposição das Nações Unidas no Líbano (FINUL) está-se a compor. Ainda bem. A França decidiu enviar 2000 soldados, Portugal também já manifestou a sua vontade de enviar soldados para essa zona. Sem adiantar números, o governo português pretende utilizar em princípio as forças que actualmente estão no Congo ou na Bósnia. Actualmente há ca. de 700 portugueses em missões de paz no estrangeiro, não são assim tão poucos....

Sorteio Liga dos Campeões

Para ler o post de 2007 clicar aqui!

Acabei de assistir ao sorteio dos grupos da Liga dos Campeões. Como é sabido, esta época, e pela primeira vez, fazem parte dessa elite do futebol europeio logo três equipas de Portugal, os três grandes do nosso país. Ao Futebol Clube do Porto calhou no Grupo G o Arsenal da Inglaterra, o CSKA Moscovo da Rússia e o Hamburger SV da Alemanha. O Sporting Clube de Portugal apanhou o pior grupo, o Grupo B. Vai jogar com o Inter de Milão de Itália, com o Bayern de Munique da Alemanha e com o Spartac de Moscovo também da Rússia, claro. O Benfica tem a tarefa aparentemente um pouco mais facilitada. Joga no Grupo F com o Manchester United da Inglaterra, com o Celtic de Glasgow da Escócia e com o campeão da Dinamarca, o FC Copenhagen.
A lista de grupos completos e dos jogos aqui.

Quem tem telhados de vidro....

....devia de estar calado. Falo de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica. Saiu hoje num jornal sensacionalista que o dinheiro da transferência do jogador de futebol Mantorras nunca terá entrado nos cofres do Alverca. Na altura, quem foi o presidente desse clube satélite do Benfica foi precisamente Luís Filipe Vieira. Claro, quando sai uma notícia dessas num jornal desses é de desconfiar. Eles têm é que vender, mas onde há fumo, há fogo. Apenas estou a estranhar que ele nunca foi visitado pela PJ, já que afirmou já ter esclarecido tudo. Onde? Nos jornais? E agora admira-se que esses mesmos jornais o atacam. Fala tanto do apito dourado, e ele? Não tem mesmo nada a esconder? Aliás, nos dias que correm, não acredito que não haja dirigentes desportivos que nunca tenham feito nenhuma irregularidade. Em minha opinião, os clubes não funcionariam seguindo as regras, by the book! Só que neste caso fala se de uma verba de um milhão de euros, no caso do apito dourado e no que toca ao seu maior rival desportivo, Jorge Nuno Pinto da Costa, apenas de alguns relógios oferecidos....

Actualização:
O valor da transacção do jogador era de um milhão de Contos e não de Euros. Fiquei induzido em erro pela informação dada pelo locutor do telejornal da RTP.

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Dinheiro

Perto de Leiria e Santarém foram burlados mais de 200 pessoas através de levantamentos da sua conta bancária com cartão multibanco, sem o seu conhecimento. No país são conhecidos mais de 300 casos, lembro-me há dias ter ouvido falar de casos aqui em Beja também. Suspeita-se de cidadãos da Roménia, esses que estão equipados com tecnologia sofisticada para copiar cartões de multibanco, principalmente quando usados em bombas de gasolina durante a noite, e sem pessoal de serviço. Claro, por esta hora esses tipos já devem ter passados a fronteira, sorrindo e cheios de dinheiro. Levantam sempre quando possível o limite máximo, 200€, é só fazer as contas. Por isso, é melhor evitar essas bombas de gasolina automáticas, e quando se tem que viajar de noite, a maior parte das cidades tem bombas com pessoas a atender no acto de pagamento, essas máquinas certamente que não estão viciadas. Aconselham também efectuar levantamentos em dinheiro a partir de um ATM junto a agencias bancárias, já que têm vigilância por câmaras de filmar. É de evitar um ATM isolado.

Mas claro, melhor ainda é nem usar esse cartão. Não há nada melhor do que pagar, seja onde for, em dinheiro vivo. O comerciante gosta mais de “cash” do que “plastic”, já que no acto de pagamento por multibanco vai para o operador dessa forma de pagamento 1% do valor total da transacção, e quem paga esse valor é esse mesmo comerciante. Nas gasolineiras penso que esse valor é inferior, já que o movimento é maior. Isso implica, claro, que se carrega dinheiro na carteira. Em caso de assalto é perigoso, mas eu como homem não tenho medo. O assaltante que se cuide, mas claro, nunca se sabe. Todo o cuidado é pouco! Agora quando se trata de uma mulher, o caso muda de figura. Elas preferem usar cartão, ou cheques.

Agora qualquer pessoa pode candidatar-se para comprar uma arma de defesa pessoal. Não uma de balas, mas sim armas que dão choques eléctricos ou armas de gás. Numa lei ainda a aprovar, essa pessoa tem que justificar a necessidade da compra de uma arma dessas. Por exemplo, taxistas têm quase autorização garantida, têm é que ter o cadastro limpo. Foi apresentada uma arma dessas na TV. Com um custo de 400€, “lança” um fio condutor até ao agressor carregado com alta tensão regulável na sua intensidade. Há claro, versões mais baratas, por exemplo essas que se vê em qualquer filme policial americano, com dois pólos visíveis na ponta da arma, e é só encostar no malfeitor e esse fica imobilizado.
É arrepiante só de pensar que quando cai uma arma dessas em mãos erradas, em brincadeiras de mau gosto por exemplo, em casos extremos e na força máxima pode até matar uma criança! Essa é uma opinião pessoal, já que sei muitíssimo bem o efeito que a alta tensão tem, é que qualquer TV com cinescópio tem, embora muito bem isolado, essa mesma alta tensão!

Bem, hoje “choveram” post’s no meu blog. Espero não vos maçar muito com tanta coisa para ler. Mas como disse há dias, por vezes acontece que os dedos fogem no teclado, não param. Gosto de expor os meus pensamentos aqui, gosto de partilhar as minhas preocupações convosco. Ultimamente até não me ocupa assim tanto tempo como parece, a coisa já flui quase com normalidade. Mas caso escrever alguma incorrecção, avisem, por favor!

Engano!

Vocês gostam de ser enganados? Penso que não! Mas em Portugal há uma maneira de ser enganado, sem o enganado se aperceber, e tudo de uma forma legal! O engano apenas é descoberto no fim do mês, ou um pouco mais tarde dependendo caso a caso, e só para os mais atentos e desconfiados. Na Alemanha, país que também conheço bem, isso não é possível. Em Portugal, como disse, esse engano é legal, talvez possibilitado pela mania portuguesa de estar na vanguarda da Europa, sem o estar, acelerado pela dita globalização, que tem as suas vantagens, mas também desvantagens, como neste caso!

Mas de que raio de engano é que ele está a falar, pensam vocês. Ainda não adivinharam? Dos números de telefone nos vários operadores de telecomunicações fixos e móveis. É sabido que um utente quando muda de operador, pode manter o mesmo número. Ora, isso dá jeito numa empresa, mas num particular, principalmente de telemóvel, isso não faz sentido! Há pouco liguei para um cliente para lhe dar um orçamento para uma reparação de um TV. Um nº da TMN, muito bem. Tocou, tocou, não atendeu, apareceu a voz da mensagem: Serviço de mensagens Vodafone.... Mas que bom! Tenho um plano da TMN mais perto e sei lá mais o quê, e aparece-me um Vodafone. Belo engano, não acham? Dizem agora vocês, mas porque não aderes a um desses operadores que têm uma tarifa igual para todos? Pois podia, mas não o fiz ainda!

Nos fixos a mesma coisa. Ligo para um 2843xxxxx supostamente da PT, mas sai um da Cabovisão. Nesses sim, nota-se pelo toque mais silencioso que não é da PT, por isso, nada de longas conversas. Agora no telemóvel não há diferenças no toque, é tudo igual. Por isso, falas, falas sem saber que estas a conversar com um utente de outra rede e estás a ser – enganado!!! Já tinha escrito aqui sobre esse assunto, mas não me canso, não me calo, isso para mim é burla e roubo, e pronto!!

Geronimo....

Já é oficial! O presidente da câmara de Setúbal, Carlos Sousa, vai mesmo resignar ao cargo, a “pedido” do PCP. Mas o quê é isto? Tanto quanto sei, Setúbal é Portugal, ou estou enganado? Em Portugal, tanto quanto sei, o regime é uma democracia, tanto no governo como nas autarquias. O pior é que foi mesmo uma comissão qualquer desse partido a anunciar essa “demissão”! Mas quem é que elege um presidente da câmara? O povo, ou um partido qualquer? O povo de Setúbal de certeza deve sentir-se enganado com este facto. Votaram nele e não no PCP. Isto é inadmissível no século 21, em plena Europa dos 25! Não adianta o ainda presidente mostrar-se surpreendido e magoado, ou dizer que está a “disposição” do partido ou então rematar contra o governo de Sócrates. Por mais razões que se invoque, o facto mantém-se, e é muito grave: O PCP demitiu um presidente de câmara, sem tirar, nem pôr! Nunca escondi alguma simpatia pelo actual secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, mas esta atitude que mais lembra os tempos de Stalin, retirou-lhe toda a simpatia! Mais vale mudar de nome para Geronimo....

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Até parece mentira....

...que já no próximo fim-de-semana começa a nova época do campeonato nacional de futebol! Parece que foi ontem que acabou o campeonato do mundo. Não que eu ligue muito ao futebol, tenho mais que fazer, mas sempre é um motivo de interesse. O maior motivo de interesse neste momento no futebol é a novela que envolve o Belenenses e o Gil Vicente. Em última instância, pelo menos assim parece, quem vai ficar na primeira divisão é o clube de Lisboa. Pessoalmente acho bem, já que o Belenenses ganhou desportivamente, o Gil Vicente aproveitiou-se “apenas” de uma questão jurídica. Confesso que até tenho mais simpatias pelo clube do norte, por ser pequeno e pelos adeptos fervorosos que tem, e menos pelo clube de Belém por ser um clube “encostado” aos grandes da segunda circular! A verdade desportiva deve prevalecer, já que caso Gil Vicente se mantivesse na liga principal haveria ainda a questão dos jogos disputados entre o clube do Tejo e os outros clubes, jogos em que participou o jogador em questão que causou essa trapalhada toda. Acho melhor ficar por aqui!

Quem não tem cão, caça com gato. Esse velho provérbio português deve ter servido de lema ao Presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação. Eleito pelas listas do PSD nas últimas autárquicas, está há muito em confronto com o actual governo devido à co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira de Souzelas. Carlos Encarnação acha, e bem, que esta acção não devia de ser feita numa freguesia sua, nem aqui, nem em qualquer outro lugar. Há técnicas actuais muito mais eficazes e menos poluentes do que a queima desses resíduos nos fornos de Souzelas. Lembrou-se de um facto simples. Se esses resíduos perigosos não chegarem até a cimenteira, logicamente não podem ser queimados aí. Sendo assim, proibiu a circulação a camiões com carga perigosa em redor das instalações da empresa de cimento, a câmara tem competências para fazer isso! Claro que já há vozes contra, mas não deixa de ser uma boa jogada para impedir essa antiquada, mas lucrativa operação.

Ainda o envio de tropas portuguesas para o Líbano. Aparentemente PS e PSD estão de acordo, e bem, com o envio de portugueses até essa zona de conflito. Naturalmente não se pode mandar soldados às cegas para lá, as condições e circunstâncias têm que estar muito bem definidas! Como até agora nem a própria ONU sabe que tipo de contingente irá enviar até ao médio oriente, os soldados portugueses bem podem ainda esperar. Não entendo a opinião dos partidos à esquerda do PS. Estão, claro, contra esse envio. Mas as razões são tão, digamos, parvas, que nem eles devem estar a acreditar neles. É o não pelo não, mais nada. Claro que é uma missão de risco, mas num contingente pequeno como o português penso não haver grandes problemas nessa região. Além de mais, e já o tinha dito aqui, somos europeios, para o bem e para o mal! Para receber subsídios a Europa já serve! Agora que a Europa necessita da nossa ajuda para completar o número de efectivos a enviar ao Líbano, pelos vistos para alguns já não somos tão europeios! Para mim é uma boa oportunidade de Portugal mostrar ao mundo que defende a paz, não que seja propriamente conhecido como arruaceiro, mas ao participar numa missão de paz mostra-se que se defende essa nobre causa. Sou contra a guerra, a favor da paz. Mais uma razão de estar a favor nesta questão....

Parabéns ao Benfica pela passagem à fase final da Liga de Campeões. Ganharam aos austríacos de Viena por 3 – 0, mostrando assim a sua superioridade já demostrada na primeira mão na Áustria. Juntam-se assim ao Sporting e ao FCP. Três clubes portugueses na fase final, é obra. Penso que é a primeira vez que isso acontece!

Revolta!

Afinal, estão à espera de quê? Ou melhor, estavam à espera de quê? Um elemento ligado à PJ disse o que já toda a gente sabia. Disse que grande parte dos incendiários são reincidentes, já são conhecidos como tal. Realmente, estão à espera de quê para os meter de vez na prisão? Será que tem de arder uma casa de férias de algum juiz para ficarem atras das grades de vez? Mas não, saem após algum tempo cumprido, claro, na melhor das hipóteses apanham poucos meses de prisão, justamente para continuar aquilo que mais gostam: Puxar fogo! É que morre gente nos incêndios, Portugal fica cada vez mais pobre com essa desgraça! E os juizes: Levantam o dedo ao “arguido” e dizem para já não fazerem isso, do tipo reprimindo uma criança que roubou o chupa-chupa ao amigo. Assim não!
Também parece que estão a falar sobre um agravamento das penas para estes crimes. Só agora? Mais uma vez, estão a espera de quê? Que Portugal arda por inteiro? Que já não existam árvores no nosso país? Estou revoltado, se estou....

Também a ler daqui

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Cansado, mas feliz!

Estou muito cansado, mas feliz. Ou melhor, satisfeito. A felicidade é outra coisa, coisa que....enfim! Essa felicidade não é para todos, é só para os que a saibam alcançar, pelos vistos não faço parte deste leque de pessoas, os astros, os Deuses ou sabe-se lá quem, esqueceram-se de me pôr nessa lista.

Mas não é disso que estou cansado, ainda não me cansei de atingir o tal sonho de um dia estar com o tal anjo! Cheguei há pouco de mais uma viagem até Odeceixe, em mais uma “edição” da nossa campanha de esterilização de cadelas e gatas. Fui no nosso “Dog-Express” como há tempos o baptizei. Ultimamente até tiro o banco do pendura para caber mais um ou dois bichos! Já falei aqui e no blog do cantinho várias vezes sobre esta acção, penso que ainda não falei da parte organizativa.

Temos várias “fontes” de animais. Claro, do nosso “canil”, de pessoas anónimas no âmbito da campanha que temos com a CMB, mas também de iniciativas nossas, nomeadamente de gatas sem dono. Há muitos gatos por aí, e eles multiplicam-se como coelhos! Levámos gatas dessas por vezes até Odeceixe, dando preferência a gatas grávidas, matando duas moscas com uma tacada. Hoje não foi nenhuma dessas gatas, é que elas são espertas e não se deixam apanhar com facilidade.

Bem, hoje levei cinco cadelas e uma gata. Eram para ser duas, mas o dono da segunda gata falhou, para variar. Esta é mesmo a parte que gosto menos. Até estar finalmente a caminho do Algarve, passo por muitas irritações e chatices. Tenho de cada um dos “candidatos” uma ficha. Só que, ou não atendem, estão de férias ou simplesmente já não estão interessados. Pior mesmo, o caso de hoje onde a pessoa pura e simplesmente não apareceu! Podia ter levado até três gatas, mas não deu.

A viagem propriamente dita é cansativa, misturado com o cheiro quando algum animal vomita ou então, quando não se cala. Mas lá fui e voltei, cansado mas satisfeito. Enquanto a veterinária operava, dei um pulo até Zambujeira do Mar, de novo! Não é por isso que estão a pensar! Não é por isso que estou satisfeito! Bem, podia estar, pois porque...adiante. Pelo menos podia ter esclarecida essa dúvida. Pode ser que um dia.... Já chega de falar nisso! Fui para terminar o trabalho começado com o TV que tinha visto no outro fim-de-semana.

Satisfeito, porque conseguimos deixar lá três das cadelas! Uma ficou logo, as outras ainda as trouxe, mas vão voltar para lá para encontrarem um novo lar na Alemanha. É que, alem da veterinária, há outra alemã que manda cães para esse país. Ouviu falar delas, com uma “pressãozinha” da veterinária, claro, e prontificou-se para as aceitar!
Falo quase sempre no plural porque não sou só eu a tratar dessa acção. Tenho grande parte do trabalho, pelo menos o da organização e muitas vezes do transporte, mas há outros a ajudar. Por isso, hoje estou cansado, mas satisfeito e com o sentimento de dever cumprido!!

Já por aqui ouvi falar de mais uma asneira do Ministério da Educação. Queriam que os professores colocados, e não são assim tão poucos, confirmassem em apenas 48 horas essa mesma colocação! Ou seja, dão lhes dois dias para decidir as suas vidas para os próximos três anos. Realmente, só essa ministra! Após muita pressão, também da Fenprof, aceitaram para prolongar esse prazo. Pois, há pouca gente que consegue decidir a sua vida em tão pouco tempo. Já o fiz uma vez, decidi em apenas 15 (!) minutos a minha vinda para Portugal! Mas essa é outra história....

domingo, 20 de agosto de 2006

Boa ideia!


Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem (e da mulher), não é? Só que, esse homem (mulher) goza das boas coisas da vida, o cão fica a olhar e a pensar, então, e eu??

Dessa forma deve ter pensado uma firma portuguesa de nome Globo, e está a fabricar um gelado para – cães! Estão a ler bem, finalmente os olhares invejosos do amigo de quatro patas vão acabar quando vêm o seu(sua) dono(a) comer um gelado. Em forma de osso (claro) e sabor a baunilha (bem...) são lhe retirados todos os ingredientes que fazem mal ao organismo animal como lactose, e adicionado vitaminas para fortalecer o pelo do bicho e fazer trabalhar bem o aparelho digestivo.

Curiosamente, este produto não é divulgado no site desta empresa, encontrei mais informações sobre este gelado aqui. O “alvo” deste produto não são os revendedores habituais como cafés ou supermercados, mas sim veterinários. Qualquer das maneiras acho isto uma boa ideia!

sábado, 19 de agosto de 2006

Água....

O meu FCP acaba de vencer a 15º Supertaça Cândido de Oliveira. Mereceu ganhar esse jogo, sem dúvida. Qualquer dia têm de alargar a sala dos trofeus! Foi também um prémio para Rui Barros, que dirigiu sem problemas a equipa nesta fase da transição, mostra que tem lugar no clube. Regressou também João Pinto I (primeiro), jogador que em tempos teve alguns problemas com JNPC, caso para dizer, volta, estás perdoado. Essas duas pessoas ficam na futura equipa técnica, liderada por Manuel Jesualdo Ferreira, que a partir da próxima Segunda-feira vai ser o treinador principal do FêQuêPê! Essa contratação mostra mais uma vez que Pinto da Costa, por mais odiado que seja, consegue (quase) sempre o que quer! Apoio essa contratação!

Mas, mas, ninguém em Portugal e no mundo inteiro pode dormir descansado. Pelo andar da carruagem e se as coisas continuarem assim, o nível do mar pode subir, e muito. Recorda-se que uma considerável área da Holanda situa-se abaixo do nível do mar, esse estado portanto desaparecia quase por completo. A maioria da ilhas no Oceano Pacífico tinham a mesma sorte. E Portugal? Essa previsão é mesmo a pior, espero que não se realize....



Pelo menos a viagem até ao mar se encurtava consideravelmente (humor negro, mau!). Por falar em humor, já actualizei o meu blog Zig-risos. Bons risos....

Deve ou não deve?

Artigo publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

A lista da incompetência do estado, desculpem, dos devedores à Segurança Social já está na net. Na página desse órgão do estado pode verificar-se que há mais de 200 nomes de empresas e pessoas individuais a dever muito dinheiro. A lista contem “apenas” os devedores com um valor a partir de cem mil Euros para cima.

Tal qual a um pequeno comerciante numa cidade qualquer, o estado afixou os nomes dos maiores devedores à caixa, como vulgarmente é chamado. Já o tinha feito em relação ao fisco, mas pessoalmente estou em desacordo com esta medida! Além de constarem na lista verdadeiros devedores, também tem nomes de pessoas e firmas que estão envolvidos em complicados conflitos judiciais ou até partilhas de heranças. Não há hipótese para essas pessoas reclamarem a lista, já que o devem mesmo, também não podem dizer nada, porque muitas vezes o caso está naquele (pré-histórico) segredo de justiça, ou então nos casos de herança não querem ser conhecidos do grande público.

Na lista constam muitas empresas de limpeza ou de transporte. Ora, quando o contratador destas empresas não paga, a empresa ainda muito menos tem dinheiro para regularizar os seus deveres. Conheço um caso aqui em Beja e arredores onde os empregados não têm a “caixa” em dia por estas razões, um dos devedores é mesmo uma empresa estatal! Ainda a dívida dessa empresa não deve ter atingido esse valor aqui por essa lista estipulado, mas é engraçado, o próprio estado a dever e a denunciar ao mesmo tempo, não é um caso de não deve - não teme!

Para consultar as duas listas cliquar aqui.

Como talvez já saibam, tenho um novo blog. Mais para o fim deste dia vai ter novos post’s engraçados. Estejam atentos!

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Dia estranho!

Estranho dia, o de hoje. É que estamos em Agosto, e está frio. Mas recuso-me de vestir um casaco, é verão, caramba! Temperatura prevista para hoje em Beja era de 26 graus, na Alemanha na terra do meu pai, 27! Estranho mundo, ainda por mais, na Alemanha chove quase sem interrupção. Cheias na Etiópia, imaginem só! E ainda dizem que a poluição não tem influência no tempo, é cíclico, não me convencem....

Finalmente se vai saber quantos proprietários de florestas temos e que tipo e em que quantidade em hectares de florestas existem. Foi apresentada uma estratégia nacional para a floresta. Apoiado. Quando este governo faz algo positivo, é de elogiar, e não sempre só criticar! É um plano a longo prazo, muito bem. Desde que também engloba a “Mata dos Alemães” em Beja, que está ao completo abandono. É da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa. É mais uma malvada herança dos alemães, para além da base aérea e da piscina descoberta. Portanto, essa mata é da responsabilidade do estado. Bem, esse, pelos vistos, não quer saber dessa floresta....

Arrepia ouvir os pedidos de socorro nos “Twin-towers” de Nova York quando foram atingidos por dois aviões no ataque terrorista do nine/eleven. Foram divulgados muitas das gravações feitas neste dia. Registaram as últimas palavras de muita gente, mesmo antes de morrer. Para nós, que acompanhámos esse acontecimento à distância, é difícil de imaginar o que se passa na cabeça dos telefonistas e principalmente das vítimas numa situação dessas. É melhor nem pensar nisso....

De um outro tipo de escutas se falou hoje também. Dos mais de 40.000 em apenas três anos em Portugal. Falo das escutas telefónicas maioritariamente da PJ, a pedido de um juiz. Realmente, se por cada escuta existe um pedido e uma autorização, são mais de 80.000 folhas de papel, já que tem de ficar para a posterioridade. Muita papel gasta esta gente....

Tal como disse no post anterior, devido à falta de notícias grandes, aparecem outras, mais pequenas. Assim os jornalistas devem ter pensado, e relembraram-nos mais uma vez que somos um dos países que tem o preço de um automóvel novo mais caro da Europa. Depois da Dinamarca, da Noruega e da Irlanda, temos o quarto preço mais caro na união. Bem vistas as coisas, somos mas é o país com o preço mais caro! Porque o nosso nível de vida é muito inferior a dos outros países aqui referidos! Mas isso não impede que os portugueses comprem novos carros! Abrindo bem os olhos na estrada, há tantos e tantos novos carros a circular....

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

GRANDE Notícia!

Mas que grande novidade que os jornalistas agora descobriram! Talvez provocado pela falta de grandes notícias, daqueles que abrem telejornais como a guerra no Líbano ou os incêndios, desculpem, ignições, lembraram-se agora de denunciar as escutas. Não essas do envelope não sei quantos, mas sim das escutas que qualquer um pode fazer às autoridades como GNR e PSP. Transmitem em frequências facilmente receptíveis com aparelhos de venda livre. Até parece que encontraram o ovo de Colombo! Essa história já é tão antiga desde que a PSP tinha rádios transmissores de FM, qualquer rádio de carro com uma pequeníssima modificação podia ouvir o que dizia o Sr. Guarda. Claro, hoje as frequências são diferentes, mas igualmente frágeis. Tanto o traficante de drogas sabe onde e quando se realiza a próxima busca, como o reboque de automóveis sabe onde encontrar um acidente frutuoso. Mas vamos finalmente entrar na era digital com transmissores e receptores codificados. Já aprendi isso na tropa em 1980, os americanos usam essa tecnologia desde os anos 70, por cá era prometido para o Euro 2004, mas finalmente chegou....

Afinal no melhor pano cai a nódoa. Dois casos abalaram o apertado sistema de segurança nos aeroportos de Londres. Uma senhora de 60 anos conseguiu transportar consigo fósforos, vaselina (!) e uma chave de fenda. Provocou “distúrbios” num avião da United Airlines devido a claustrofobia, um papelinho a dizer Bin Laden fez o resto! Dois aviões de caça americanos escoltaram o avião para um outro destino do que o previsto. Depois da aterragem todos os passageiros foram revistos minuciosamente. Pelos vistos os americanos não confiam nos ingleses, e talvez com razão. É que num avião, calmamente sentado pedindo uma bebida, foi encontrado um rapaz de doze anos que conseguiu escapar a três apertados controles, fazendo entender que qualquer um pode entrar num avião. Esse avião tinha como destino Lisboa....

Afinal, o quê é que é um planeta? A esta pergunta estão a tentar encontrar em Praga na República Checa 2500 cientistas de 75 países uma resposta. Este velho conceito de um planeta parece estar no fim, é que há muitos outros corpos a girar a volta do sol. O último planeta, considerado como tal, o Plutão, tem três satélites, ou três luas, curiosamente quase do tamanho do próprio Plutão. E vendo bem o círculo que essas luas estão a fazer em volta ao sol, parecem ser apenas desviadas por Plutão. Mas, mas, a nossa lua faz precisamente a mesma coisa! Gira em volta do sol, desviado na sua trajectória pela terra....

Ainda não consegui descobrir um outro mistério, o daquela figura divina. Foi, ou não foi? Penso nisso constantemente. Talvez nunca vá chegar a saber, é que os anjos não falam....

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Notícias

Hoje ainda algumas notícias do dia, ou melhor, comentários às notícias. Tenho essas fases, de repente me lembro de escrever sobre actualidades. Já me disseram que tenho alma de artista, eles têm fases! Mas antes, e para quem está a apreender a conduzir, vá a este site! Mas claro, não é para levar a sério....

Para começar, temos um novo blog na net. Além do blog da mãe de Al Zarquwi, que descobri na busca desse blog, o autor é uma pessoa muito amado pelo seu povo, e simultaneamente odiado por muitos outros, nomeadamente pelo povo de Israel. Natural quando se proclama a extinção pela força do povo hebraico. Já sabem quem é? Nada mais e nada menos do que o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad! Tão antiquado e reaccionário em relação à modernices como a Internet, mandando encerrar mesmo muitos sites no país dele e restringindo a entrada de sites ocidentais, mas por outro lado promove essa tecnologia em seu favor. Criou um site, não é bem um blog, mas pode-se “participar” com perguntas sobre a governação do país. Está em várias línguas, e em inglês começa por “Em nome de Deus...”, pois....

Caça. Essa malvada palavra que já não oiço devido aos cães abandonados, foi notícia hoje também. Abriu a caça aos pássaros migratórios. Mas claro, atiram a tudo que voa, ninguém me convence do contrário. Não se pode meter um guarda atrás de cada caçador, e eles sabem disso. Melhor ainda, sigam a minha sugestão: Deixem os pássaros voar....

A partir de 4 de Setembro qualquer consumidor da EDP pode mudar de fornecedor. Muito bem, até aí. Pode fazer baixar os preços de energia. Mas fará mesmo? É que este assunto é em todo semelhante à PT. As linhas continuam os mesmos, os cabos eléctricos também. A fonte energética será a mesma, a EDP. Nenhum novo fornecedor terá capacidade de cobrir o país com novos cabos, nem faz grande sentido. A ver vamos....

Incêndios. Sim, outra vez. Ainda bem que o tempo arrefeceu, senão, seria uma catástrofe! Em nove dias 4600 incêndios. Inacreditável, até lhe dão um novo nome: ignições! Sabe-se lá porquê. António Costa, ministro do interior, criticou, e bem, a falta de prevenção aos incêndios, e logo, dois ministros da mesma casa se sentiram “atacados”, e ainda bem. É que cabem responsabilidades ao ministério de agricultura e de ambiente neste estado de coisas, nomeadamente pela falta de limpeza às florestas estatais. Pelo menos temos uma boa notícia no meio disso tudo. Sabe-se que a Rússia tem uma dívida considerável para com Portugal. Ainda vem do tempo da guerra fria, quando empresários, apoiado pelo estado português, fizeram negócios com esse estado, mas muitos ficaram de mãos a abanar. Essas dívidas a Rússia agora se propõe a pagar com quatro desses enormes hidroaviões que já estão cá em Portugal, pelo menos um desses exemplares. Só espero que se consigam manter no ar, porque após uma recarga com água esse “BE-200” quase caía....

Honesty

Mais uma música da minha vida, desta vez uma canção romântica. Nos meus arquivos aparece como sendo de 1978, no álbum 52nd Street de Billy Joel apareceu apenas em 1980.



Traduzido quer dizer, claro, honestidade. É um valor que prezo muito, também no campo sentimental. Essa palavra é mesmo uma palavra solitária, such a lonely word, não se dá muito bem no mundo latino. Mas sou assim, quando gosto de alguém, digo isso abertamente, só digo isso a ela, a mais ninguém. Podia dizer essas coisas mais vezes, certamente aparecia uma que acreditava. Mas quem tem que acreditar em primeiro lugar sou eu mesmo! Por isso, não sei mentir. Só que, quando o digo, essa pessoa aparentemente não me ouve....


Honesty de Billy Joel:

If you search for tenderness
It isn't hard to find
You can have the love you need to live
But if you look for truthfulness
You might just as well be blind
It always seems to be so hard to give

Honesty is such a lonely word
Everyone is so untrue
Honesty is hardly ever heard
And mostly what I need from you

I can always find someone
To say they sympathize
If I wear my heart out on my sleeve
But I don't want some pretty face
To tell me pretty lies
All I want is someone to believe

Honesty is such a lonely word
Everyone is so untrue
Honesty is hardly ever heard
And mostly what I need from you

I can find a lover
I can find a friend
I can have security
Until the bitter end
Anyone can comfort me
With promises again
I know, I know

When I'm deep inside of me
Don't be too concerned
I won't ask for nothin' while I'm gone
But when I want sincerity
Tell me where else can I turn
Because you're the only one that I depend on

Honesty is such a lonely word
Everyone is so untrue
Honesty is hardly ever heard
And mostly what I need from you


Esse cantor romântico teve muito sucesso na Alemanha. Chegou muitas vezes ao Top nas vendas. Canções como “In the middle of the night”, “I love you just the way you are” e principalmente “My life”, essa última era uma dessas que ouvia no camião do meu pai, quando já era um pouco mais crescido, claro!

Gostaria muito de meter clips de vídeo aqui, mas os que há, os da youtube por ex., nem sempre funcionam e são de fraca qualidade, tanto no som como na imagem. E ainda há que respeitar os direitos de autor. Por isso, fico-me pela letra, essa sim, também de interesse!

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Parabéns, Pai!

Hoje o meu pai faz anos, já conta com 76. Acabei de falar com ele por telefone. Como sabem, estou longe dele, estou em Portugal e ele na Baviera na Alemanha. É mesmo o maior laço que ainda me liga à Alemanha, naturalmente. Falámos poucas vezes, mas sei que estamos unidos na mesma. Sou o filho mais velho dele. Já não tenho mãe desde dos meus 16 anos, e desde que há 5 anos o meu pai passasse por uma doença grave, falo mais com ele. Claro, o sonho dele é que eu voltasse para Alemanha, fala-me sempre nisso. Mas já é difícil de eu voltar para lá, mas nunca se sabe. Ainda não sei porquê é que saí da Alemanha há 23 anos, talvez isso não acontecia se ainda tivesse mãe. Confesso que estou um pouco desligado a essas coisas.
Até ele deseja a minha felicidade, pergunta sempre quando é que lhe apresento alguém! É que, ainda me quer ver feliz antes de morrer.....

Sei que não entendes português, nem ligas nada a essas modernices como a internet.
Mais uma vez – parabéns, pai!

Zambujeira do Mar


Ontem foi dia de passeio, também mereço de vez enquanto. Embora em trabalho, já pela segunda vez em apenas dois meses, fui, e desta vez acompanhado pela minha bela filha, até a bonita localidade de Zambujeira do Mar. Após o trabalho feito, aproveitei, claro, para ir até a praia dessa localidade (ainda) alentejana. É de certeza uma das praias mais bonitas da Costa Vicentina, e tal como comprova a foto, muito concorrida. Tinha hasteada a bandeira amarela, por isso, nada de nadar, apenas entrar na água era permitido. Idas à praia não é dos meus passatempos favoritos, mas uma vez não são vezes, e embora por pouco tempo, gostei dessa praia e das suas ondas.

Antes de ir à praia, no sítio onde tirei essa foto, aconteceu-me uma coisa muito estranha. Parecia ver alguém, que aparentemente não era esse alguém. Fartei-me de olhar, não consegui chegar a uma conclusão. Terá sido uma miragem? A minha (já irritante) timidez não permitiu esclarecer o caso, é que parecia o tal anjo, vocês sabem de quem estou a falar. Normalmente só visível em casas de Deus (até estava uma capela perto) e envolvido em cânticos celestiais, mas era em pleno luz de dia, aí parado e não desvanecendo na aproximação da minha pessoa, por tudo isso, não deve ter sido essa figura divina....

No regresso, só faltava escolher um sítio para jantar, em Zambujeira do Mar ainda era cedo e também é mais caro, por isso escolhemos um restaurante em Odemira. Procurei no centro dessa vila mas estava tudo fechado. Era Domingo, pois claro. Prefiro estabelecimentos mais pequenos e pacatos, do estilo familiar, mas só encontrei aberto um que dá pelo nome de “O Tarro”. Um restaurante moderno e grande, com esplanada e café. Fica perto do rio ao lado das bombas de gasolina da Repsol. Entrámos perto das vinte horas, estava quase vazio. A sair, tinha enchido por completo. Maioritariamente famílias com crianças, encheram a sala provavelmente por falta de alternativas. Não foi mau de todo, um pouco puxado em termos de preços, pratos simples mas a comida foi em pouca quantidade. Quis, claro, provar a mousse de chocolate que constava na ementa, mas já esgotara. Pena. Na viagem até Beja ainda vinha pensando, se terá sido, ou não....só eu....estou tramado!

domingo, 13 de agosto de 2006

Novo Blog

Ei-lo, o meu novo blog. Dá pelo nome Zig-risos, um nome que diz tudo. Tal como digo no meu perfil, gosto que as pessoas se divertem. Aqui ultimamente não tenho conseguido seguir esse lema, a minha vida é o que é, não ata nem desata, as notícias do mundo que nos rodeia também não ajudam. Por essa e por outras razões, nomeadamente porque me mandam tanta coisa engraçada por mail que gostava de ver publicado, decidi criar um blog deste tipo. Vai conter anedotas imaginativas e nunca “porcas”, fotos e também desenhos, esses últimos sim, podem ser um pouco “picantes”!
Terá actualizações apenas no fim-de-semana, por falta de tempo, já que o meu blog principal tem novos textos praticamente todos os dias.
Se alguém quiser ver a sua anedota ou imagem publicada nesse blog, pode mandar-me um mail para o siegfried.zig@sapo.pt.
Portanto: Bons sorrisos!

sábado, 12 de agosto de 2006

Boas notícias!

Publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Não sei como é que é com vocês, mas eu estou farto das notícias de desgraças e de violência. Ontem comprei como habitualmente às Sextas-feiras dois jornais de maior tiragem em Beja e folheei-os à procura de notícias positivas:

Uma boa acção e também uma boa ideia publicitária! Uma empresa que comercializa bacalhau oferece o equivalente de 90% do peso do ganhador de cada etapa na Volta a Portugal em Bicicleta em produtos alimentares, claro, de bacalhau. Em Beja ganhou Cândido Barbosa, 90% do peso dele equivalem a 65.16 quilos desse peixe e foi entregue a uma instituição que apoia crianças desfavorecidas nesta cidade. Os restantes 10% foram entregues ao ciclista. Uma boa ideia, muito imaginativa e - cara....

Essa eu não sabia. Alguém ao ligar em caso de emergência o 112, em Portugal essa chamada é encaminhada para o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) se for uma questão de saúde – em Portugal, tirando o distrito de Beja. Nunca tive de ligar para esse número por razões de saúde, só liguei por duas vezes por causa de uma fuga de água em plena estrada e de uma tampa de esgoto aberta na cidade de Beja, mas só agora essa ligação também é activada na minha cidade. Ou seja, se alguém tiver um caso de saúde entre mãos é atendido por um especialista na matéria, alguém com formação na área da saúde. Não faço a mínima ideia como é que este acto se desenrolou antes dessa ligação, mas os jornais dizem que a ligação tardia de Beja à rede do INEM deveu-se à entrada em funcionamento de uma viatura de emergência médica. Acho estranho, já que Beja, juntamente com Ourique, foram dos primeiros em Portugal que tiveram uma viatura desse tipo!

E esta, hein? Até ao fim do ano, em Beja, nomeadamente no recinto vulgarmente conhecido por Ovibeja, além da feira Ruralbeja vamos ter mais duas feiras. Isso mesmo, haja fartura! A primeira, que dá pelo nome de “Campitour”, agendada entre 7 e 10 de Setembro, pretende mostrar o melhor em caça, pesca e gastronomia que o nosso Alentejo oferece. A segunda, a assim chamada Fertur e, penso eu, organizada pela Região de Turismo Planície Dourada, por sua vez se realizará entre 21 e 24 no mesmo mês! Acho muito bem essa fartura, vai haver muita coisa para ver. Só que, os visitantes podem-se mesmo fartar de tanta fartura, não se entende porquê é que não juntaram estas duas feiras numa só, até parece que não vivem na mesma cidade! É que muito poucas semanas mais tarde ainda vem a Ruralbeja, organizada pela CMB!

Ainda uma última notícia, essa vinda da TV, mas mesmo muito boa! Está prestes a ser aprovada uma resolução na assembleia geral da ONU para tentar pôr termo à guerra que opõe Israel ao Hezbollah. Implica o envio de 15000 soldados no âmbito da ONU para essa zona. Plano que já foi aceite pelas partes em conflito, mesmo com algumas reservas. Seja como for, é um começo. Falta só cumprir essa proposta no terreno!

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Quintal

Um amigo pediu-me, ao tomar conhecimento da existência do meu blog, de fazer uma denúncia sobre um caso aborrecido frente à casa dele. Não costumo fazer post’s sobre este tipo de assuntos, porque quero é ver as pessoas felizes e de os fazer rir neste mundo chato, mas hoje abro uma excepção. Bem, ultimamente não escrevo sobre coisas alegres, os acontecimentos no mundo também não ajudam!



Como as fotos comprovam, trata-se de uma espécie de um quintal, sem o ser. É um espaço “morto” entre prédios, e mal aproveitado. Não sei se foi por mau planeamento na construção das casas, porque os prédios à volta deste espaço foram construídos bastante separados no tempo. Situado nas traseiras do Café Nuno e Lina na Rua Sousa Porto, perto da Farmácia Fonseca mas no outro lado dessa rua em direcção ao cruzamento com a rua que vem da Segurança Social (complicado, eu sei!), tem algumas árvores não tratadas, não tem pavimento nem relva, o que torna a sua utilização desagradável, muito pó no verão e lama na época de chuva.



Esta situação é do conhecimento da Junta da Freguesia e da CMB já há muito tempo, muitas promessas já foram feitas, principalmente em alturas de eleições. O espaço já foi medido, desenhado e projectado, mas alegadamente por falta de verbas ainda não aconteceu nada. Em meu ver, nem é necessário gastar grandes verbas para uma re-classificação deste terreno. A CMB tem toneladas de pavimento no Parque de Materiais, visível a partir da estrada nacional para Serpa; as árvores, por mais que gosto deles, mas nem eles próprios se devem gostar de ver, arrancavam-se e plantavam-se árvores mais bonitas. Os moradores já reclamaram por diversas vezes às entidades competentes, e até agora, nada! Pode ser que com esta pequena denúncia da minha parte consiga ajudar!

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Terrorismo

Hoje o mundo ocidental acordou em pânico. Parece que esse pesadelo nunca acaba, o dos ataques terroristas. A polícia inglesa deteve 24 suspeitos maioritariamente em Londres e arredores por suspeita de terrorismo. De descendência paquistanesa e não só, tinham já em avançado estado de preparação planeado fazer explodir bombas em pleno voo em aviões que partem do aeroporto de Heathrow, que tem o maior tráfego de aviões da Europa. As bombas eram dissimuladas em pequenas garrafas de água, com um detonador electrónico. Metidas na bagagem de mão dentro dos aviões, dificilmente detectáveis no mesmo antes destes acontecimentos apertado controlo policial, provocariam uma relativamente pequena explosão seguindo de incêndio, fatal em pleno voo de um avião civil de grandes dimensões voando em grande altitude. O plano constava em fazer explodir seis a dez aviões sobre o Atlântico, em rotas entre Londres e os EUA.

Naturalmente após essas detenções, foi o caos em todos os aeroportos da Europa e não só. Muitos voos cancelados, como os da British Airways, e outros adiados, como os da TAP. Nos aviões que partiram, os passageiros até tiveram que deixar os telemóveis em terra! A bagagem de mão teve que ir em sacos de plásticos transparentes, as pessoas eram ainda melhor revistados do que já acontecia.

Agora as coisas já acalmaram, mais um dia ou dois, os horários das partidas e chegadas vão-se normalizar. Agora, a aviação civil nunca mais será o mesmo, já não o era depois do nine-eleven. Isto pode acontecer novamente, fruto das guerras no médio-oriente e do fanatismo. Não sei onde isto vai parar, se alguma vez parar! Vai ser a bomba atómica do Irão e da Coreia de Norte, vai ser o Bio-terrorismo e tantas outras coisas mais....

Ainda os incêndios em Portugal. Foi detido um “suspeito” em Barcelos. Já era conhecido, já é reincidente. Caramba, o quê é que um tipo desses faz na rua? De certeza muito respeitado por vizinhos e amigos do tipo: Ele? Nunca desconfiava. Boa pessoa, cumprimenta sempre toda a gente etc. etc. Se foi detido, e com a justiça que temos, de certeza vai ficar só com termo de residência, ou como se diz. Portanto, livre para continuar. Isto sim, revolta-me e me faz querer dizer asneiras!!!

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Penso eu de que....

....deve ter dito hoje o líder dos dragões Jorge Nuno Pinto da Costa. Se quiser ir, deixem-no! É adulto e vacinado e sabe o que quer. Pois, o que ele queria era o tal ponta de lança, só que não há verbas para isso, o meu FCP não tem tanto dinheiro. Mas cá para mim, o preço estava bastante inflacionado, e o ex-treinador do clube se calhar ganhava alguma coisa com isso. Jacobus Adriaanse até gozava com este facto do FCP não ter dinheiro para essa compra. Ora, conheço os holandeses e a sua estranha mentalidade melhor do que a maior parte dos portugueses, por isso não me surpreenderia nada se ele tivesse alguma coisa a ver com essa venda! Bem, esse tal ponta de lança vai ser agora Hélder Postiga, treinado provisoriamente pelo sempre portista Rui Barros.

Incêndios! Pois, sempre a mesma coisa! Basta as temperaturas subirem e é outra vez o mesmo flagelo, a mesma desgraça. Um bombeiro disse que a maior parte das causas do início de um fogo é por negligência, portanto, mão humana. À excepção do grande incêndio que deflagrou na Serra d’Ossa no nosso Alentejo, onde se culpa à boca cheia uma empresa de celulose, são causas tão banais como um cigarro ou uma fogueira. Mas será que essa gente é estúpida? Será que ainda não chegou mesmo ao cérebro mais pequeno e mesquinho essa mensagem tão pregada pelas inúmeras campanhas de ter cuidado nessa época? 1500 fogos em poucos dias falam por si! Que me desculpem, mas há mesmo muita gente estúpida e ignorante por aí!

Já há algumas semanas está uma campanha no ar que acho muito bem conseguida! A do avião cheio de crianças dizendo que um número equivalente a de um avião desses cheio morre todos os anos devido à velocidade excessiva nas estradas portugueses! Para mim é uma das campanhas mais bem conseguidas até hoje. Só que não estaríamos em Portugal se não gerasse polémica! As companhias de aviação contrapuseram que esse “anúncio” punha em causa o bom nome dos aviadores e questionava a comprovada segurança da aviação civil. Pois, qualquer telespectador com dois dedos de testa entende logo que não é sobre a aviação, mas sim sobre a segurança na estrada! Perderam uma óptima oportunidade de terem ficado calados!

De Israel já nem falo! Essa guerra até já cheira mal! Mas falo das duas partes, como sabem, tenho muitas simpatias pelos israelitas, mas penso que já é a vez da comunidade internacional de intervir. É que os hebraicos estão a pôr em causa a própria existência do estado do Líbano, já não é só contra o Hezbollah. Mesmo que essa milícia seja apoiada pelo Irão que frequentemente pede a irradiação do estado israelita, mesmo que estejam alimentados pelos sírios, penso que Israel já provou o que queria, já todo o mundo entendeu! Agora é a vez da Europa, mas para variar, os europeios não estão de acordo no como e quanto....

Temos atleta! Francis Obikwelo já renovou o título de campeão europeio dos 100m planos. Pode amanhã conseguir o mesmo feito nos 200m! Esse nigeriano feito português já nos deu muitas alegrias. Mas, mas que me desculpem, aparentemente não é a mesma coisa do que se fosse um português de gema! Tenho essa sensação, nos cafés e na rua não se fala muito disso, posso estar enganado....

Ainda faltava de falar da Fatinha! Essa mesmo, a Fátima Felgueiras. Parece o que passou, passou. Hoje na RTP1 no programa “A Volta” ela falava e falava, aparentemente já não interessa que esteve, mesmo em condições especiais como ela própria diz, fugida da justiça portuguesa no Brasil. Se fosse comigo, fazia mas é tudo para esclarecer este assunto e não me refugia no estatuto de intocável político ou no segredo de justiça. É que há limites, e ela já os ultrapassou há muito....

Bem, hoje alonguei-me bastante, as minhas desculpas. Já há muitos dias não escrevia sobre assuntos noticiosos, hoje então os dedos parecem não querer parar de bater no teclado do meu PC....

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Animália

É sabido que qualquer ser vivo pode adoecer, tanto um ser humano como um animal. Agora, por mais bem que tentamos tratar os nossos animais, pode acontecer sempre um pequeno contratempo, com a agravante que os animais não sabem falar. Bem, um desses pequenos azares aconteceu no fim-de-semana passado. A pessoa que trata dos cães do “canil” telefonou-me no Sábado toda aflita que uma cadela está doente. Peguei no carro da associação e fui a uma clínica veterinária que desconhecia. Já me falaram muito desta clínica, até já conhecia os dois veterinários que lá trabalham mas nunca “calhou” de ter que ir lá.

Conheço bastantes clínicas veterinárias, mas essa surpreendeu-me bem pela positiva! Um espaço novo e acolhedor, climatizado e muito arrumado. Os dois veterinários e fundadores da clínica são de uma simpatia inigualável! O animal então é tratado quase como um rei! Afinal, ele é que é o propósito da existência dessa clínica, mas pelo que conheço pelo país fora, esta é certamente a melhor clínica que conheço! Muito profissionais e o mais importante para mim: eles gostam dos animais, não os vêm como mero objecto ou como ganha-pão. São muito dedicados!

A clínica dá pelo nome “Animália – Hospital Veterinário do Baixo Alentejo”, fica na Rua António Carrascozinha nº 6 (bem perto do politécnico) em Beja. O horário de funcionamento é das 10 às 13 horas e das 15 às 20. Penso que aos Sábados também esteja aberto, mas só de manhã. Mesmo fora dessas horas e em caso de emergência podem ser contactados pelos telefones 284389777 ou 960225327! Para saber mais existe um site: http://www.hospvetbaixoalentejo.com e um e-mail: info@hospvetbaixoalentejo.com. Aconselho vivamente de irem lá se tiverem um animal doente, vocês e claro, o animal, serão muito bem tratados!

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Dar sangue


Dar sangue para mim é um acto cívico! Não custa nada e pode salvar vidas. Dou sangue desde dos meus 18 anos, ainda na Alemanha, claro. Ainda me lembro como se fosse hoje, a minha primeira vez. Numa terra chamada Bodenwöhr que foi o último sítio onde vivi na Alemanha, houve uma acção de dar sangue. Um amigo meu e eu aproveitámos para rever a escola onde estudávamos, ainda por cima na nossa sala do nono ano desenrolou-se essa acção. Esse amigo meu estava todo confiante: Vais ver, sou muito forte, não vou ter problemas. Bem, quando viu essa agulha grande, ficou cada vez mais calado. Lá ficou deitado, com a agulha espetada. A seguir foi a minha vez. Correu muito bem, levantei-me e fui comer qualquer coisa. Bom, o meu amigo ainda lá estava. Todo branco e chateado.

Na Alemanha ainda dei algumas vezes, na tropa e já em Portugal na Base Aérea também. Parei durante muitos anos e retomei esse velho hábito há ca. de seis anos. As primeiras duas dádivas foram literalmente sanita abaixo! O sangue não se podia aproveitar devido a um problema de fígado que eu tivera. É que tomei um certo medicamento em excesso por causa das fortes dores de cabeça e pescoço que sofria. Após algum tempo o sangue já estava aproveitável.

Mas sou sincero, já me conhecem. Fui hoje após mais de um ano de novo interregno. E fui porque dadores de sangue não pagam entrada na piscina descoberta. Mas só é considerado Dador de Sangue quem dá com regularidade, não é o meu caso, por isso, vá de continuar pagar. Só que isso não me impediu de recomeçar. Fui ao hospital esta manhã, correu muito bem, nem dez minutos demorei. Parecia uma torneira. Agora talvez perguntem vocês: Porque não vás aos dadores de sangue? Vou ao hospital por uma simples razão: Além de uma pequena consulta, fazem análises completas ao sangue. Isso é muito bom para mim, já que não tenho por hábito de ir ao médico. Só vou quando tiver mesmo que ser! Mas tarde mandam os resultados para casa.

Por essas e outras razões, quem tiver entre 18 e 60 anos, pesar mais que 50 quilos e se não tiver hábitos maldosos como beber álcool em excesso ou uso de drogas ou então ter doenças graves, pode muito bem ser dador de sangue. Até se pode aplicar aquela frase do totoloto: É fácil, barato e dá milhões!

Um bom site para tirar dúvidas aqui

domingo, 6 de agosto de 2006

Com este calor....

....fazer o quê num fim-de-semana em Beja? Numa altura quando as temperaturas rondam os 40ºC, ajudado pelo tempo de férias quase não se vê viva alma nas ruas. Mas o meu fim-de-semana não foi tão ruim assim. Trabalho, mas num ritmo mais devagar e reservando os casos mais difíceis para esses dias. E claro, passou a Volta por Beja.

Com uma brasa assim, vi o programa da RTP1 transmitido de Beja em directo, na televisão. Fui lá apenas depois do programa, para constatar um facto interessante. Alguns, como os promotores das bicicletas “Orbita” limparam o local até à última garrafa de plástico, enquanto outros, enfim! Gosto de observar as equipas na desmontagem, do tipo “when the smoke is going down”. Antes, no programa, Portugal inteiro teve a oportunidade de conhecer Beja. Cantaram os inevitáveis Adiafa, o Presidente da CMB falou das boas gentes de Beja, o coordenador do aeroporto civil de Beja falou sobre a importância dessa obra, e depois? Artesanato, ovelhas, cornos (!) e pouco mais! Pouco, muito pouco!

Durante o programa foi apresentado um pequeno filme, ou melhor, uma pequena viagem por algumas tascas. Mal conseguido, em meu ver. Até falou (certamente por falta de melhor, é que a essa hora ninguém estava na rua), o mais conhecido vagabundo da cidade, outra hora terror dos comerciantes. Esse documentário, chamamos esse filme assim, também trouxe muito pouco ao programa.

Falta falar dos ciclistas. Numa temperatura dessas é muito difícil de conseguir fazer tantos quilómetros em cima de um selim. Claro, os alquimistas ajudaram! Posicionei-me, mais filha, nas rotundas perto da estação da CP, sítio onde se juntou o grupo de fugitivos com o pelotão. Foi emocionante ver passar tantos atletas seguido dos carros de apoio.

Á noite fui jantar, também acompanhado pela filha, na casa dos meus ex-cunhados. Foi muito bom, já tinha saudades de comida caseira, também deu para por a conversa em dia e esclarecer algumas confusões.

Domingo fui fazer uma assistência técnica até Castro Verde. Correu mal, não consegui reparar o TV no local, acabei de trazer o TV para a oficina. Ainda em Castro Verde, aproveitámos conhecer um restaurante que me foi aconselhado pelo proprietário da TV. De nome “A Lareira”, destaca-se logo ao entrar na sala das refeições pelas placas de aviso para não fumar! Muito bom, apoiado. Bem, de resto, comida normal e muito em conta. No restaurante e já em Beja vi a Formula Um. Sou fã de Michael Schuhmacher, e quando Alonso desistiu, dei um grito de alegria. Mais tarde atingiu-lhe o mesmo azar!

E pronto, foi o meu fim-de-semana em Beja. Passou, mas ainda quero dizer aqui mais alguma coisa. Irrita-me quando regam pequenas parcelas de relva, como se vê por exemplo em algumas bombas de gasolina, com demasiada água. Até parece que estamos na Inglaterra, esse precioso líquido corre estrada abaixo até ao esgoto. Pois, este ano até não há falta de água, mas se no próximo ano não chover?

sábado, 5 de agosto de 2006

Volta


Como já vai sendo habitual aos Sábados, este texto está publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Temos a partir de hoje a 68º Volta a Portugal em Bicicleta na estrada, este ano com o patrocínio principal da EDP. Percorrem Portugal de sul ao norte, no total de 1544.6 km, divididos por 10 etapas, com um dia de descanso pelo meio.

Este ano a minha cidade foi bafejada com a final de uma das etapas, e logo da primeira. Partem de Portimão e chegam a Beja após 186,5 km percorridos. Principal adversário dos ciclistas é o calor, a previsão da temperatura é de 39ºC para a capital do Baixo Alentejo. Em minha opinião, as equipas não vão arriscar muito, o pelotão deve seguir em grupo numa velocidade moderada. Por isso será difícil de prever uma hora de chegada. Qualquer das maneiras, estarei lá! A meta está instalada perto da rotunda do Hotel Mélios, a “caravana” chega, como habitualmente nas corridas de ciclismo, pela “ladeira” da estação, jardim público em direcção ao Parque de Exposições (Ovibeja) até à meta. A RTP 1 transmitirá, à partir de 14.15 horas um programa em directo do Largo dos Duques, conhecido como parque de estacionamento da Cooperativa, alusiva a esse acontecimento.

Podemo-nos dar por satisfeitos pelo facto da volta passar por Beja, existe apenas um pequeno senão! A partida da 2º etapa realiza-se em Arraiolos. Logo, o grosso da caravana pernoita em Évora, sobrando para Beja apenas as dormidas entre Sexta-feira e Sábado das equipas que instalam a meta e da equipa de exteriores da RTP. Melhor que nada!

Foto da página oficial da volta.

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Novo Blog!

Para a maior parte das pessoas a vida é cada vez mais difícil, cada vez mais chata. Os noticiários também não ajudam, bombardeiam-nos com desgraças todos os dias. É isso que vende, é isso que chama a atenção.

Pois, por essa e outras razões, estou a pensar em criar um novo blog, exclusivamente com anedotas e fotos engraçadas. Ultimamente mandam-me tantas imagens por mail, anedotas também, gostaria que ficassem na posterioridade. Gosto de rir, à gargalhada, e como sabem quero é ver os outros felizes e de os fazer rir também. Tenho é um pequeno dilema. Falta-me um nome para esse novo blog. Aceito sugestões!

Com esse blog no ar, ou melhor, na net, basta alguém que esteja mal disposto, chateado com o mundo ou irritado ir a esse site e fica logo melhor, garantidamente!

Quem quiser ver a sua anedota ou imagem publicada nesse blog manda-me um mail para siegfried.zig@sapo.pt. Não me mandem, por favor, imagens pornográficas, para isso já existem milhões de sites na net. Gostaria de manter um certo nível cívico, tanto como o tento manter neste blog. Claro, BD um pouco “aporcalhada” pode aparecer, como poderão verificar nos primeiros post’s no novo blog.

Bom Português VIII - Solução

O meu obrigado ao Pete, O Chaparro, RCataluna e a Cruzeiro por terem participado, mesmo em tempos de férias “lectivos”, à minha pequena aula de português. Como de costume, são bons alunos, algo distraídos por vezes, pudera, estamos em tempos de lazer. Curiosamente, houve uma que todos erraram....

1º Cesariana
2º Hemorragia
3º Estandardização
4º Sortido
5º Exequível
6º As duas palavras estão correctas, mas agilizar é mais usado
7º Suspendido! Suspenso, penso eu de quê, seria se fosse assim: O jogador foi suspenso. Corrigem-me se estiver errado!
8º Eleito
9º Que
10º Andares-Modelo

Até à próxima aula!

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Um ano




Já há muito tempo que não falava da minha vida pessoal! Também, contar o quê, está tudo na mesma! Mas hoje abro uma excepção. A data de hoje significou uma grande viragem na minha vida. Pois, há exactamente um ano decidi mudar essa mesma vida, a minha. Dia 3 de Agosto de 2005 decidi sair de casa, decidi dar um passo de gigante. Os leitores habituais do meu blog sabem das razões que me levaram fazer isso, não vale a pena contar de novo. Mas se alguém me perguntasse, se eu fazia a mesma coisa, sabendo o que sei hoje? A resposta é: Sim, sem dúvida. Não há nada como a liberdade, de
estar livre como um pássaro, não há nada como depender de ninguém. Embora não seja fácil ter a ajuda de ninguém, estar sozinho, por opção, claro. Mas cá estou, a viver a minha vida, fazer o que posso, e pouco mais.

Emocionalmente, pois, esse dilema, de certeza que não estou sozinho nesse barco. Há tanta gente igual a mim, gente que está sozinha por opção, pelas mais variadas razões. Tenho falado sobre esse assunto com muitas pessoas, amigos e até profissionais desta área. Todos estão de acordo, explicável também com essa velha máxima: Mais vale só do que mal acompanhado. Claro, essa má companhia é subjectivo. Não me dei bem, e pronto. Ela até é uma excelente pessoa, para quem a conhece. Mas somos muito diferentes, isso acontece. Por isso, outro provérbio, quem não está bem, muda-se. E foi isso que fiz, nada mais. Tudo que se segue a uma separação, principalmente em aldeias como Beja, já se sabe. Confusões, lavagem de roupa suja etc. Agora as coisas parecem ter acalmado, mas também, falar de quê? Está tudo na mesma, como a lesma....

Olhos....



Vou contar até doze, depois vai entrar num sono profundo! Um, dois, três....

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

No dia....

....em que é notícia que:

O Japão quer construir uma base na Lua. Isso mesmo. Para vocês, isso pode não ser uma grande notícia, mas para mim é. Sou um apaixonado pelo espaço. Adoro ver e ler documentários sobre outros planetas e sistemas solares. Esse assunto até foi a minha salvação no curso de furriel na tropa, é que eu não era lá grande soldado na Força Aérea Alemã. Então, numa apresentação sobre um tema livre escolhi os planetas do nosso sistema solar, gostaram tanto que, pelo menos nesta disciplina, deram-me nota máxima. Voltando ao Japão. Vão construir a partir de 2020 uma base habitável no satélite natural da terra. Essa intenção não é nova, já no ano passado se dizia que até 2025 se chegava à Lua. Hoje dizem que chegam lá cinco anos mais cedo, estranho. A ler melhor aqui.

Os bancos, pois os bancos. Sabe-se que fazem sempre lucro, quer em tempos de crise, quer em tempos de crescimento económico. Hoje fala-se de mais um truque dos bancos para aumentar esses mesmos lucros. O arrondamento nas taxas de juro. Por exemplo, se a taxa for de 4,072%, sai 4,125 ou até em alguns bancos, 4,250. Pessoalmente não me posso queixar, só posso dizer bem dos bancos, ou melhor, do meu banco, que é o Montepio Geral. Mas para quem tiver neste, ou noutros bancos um crédito de habitação, é melhor ver bem as contas!

Muito bem feito! Já foram multados quatro banhistas por entrarem na água com bandeira vermelha hasteada. Pelos vistos, acabaram-se as baldas, e ainda bem. As bandeiras existem por alguma razão, só é pena que as multas são de apenas 55 €.

Agora uma notícia “minha”. Um amigo meu disse me hoje na piscina que as instalações naquela unidade de lazer vão sofrer grandes alterações. Espero bem que sim. No fim da época balnear, o chão da piscina vai levar azulejos, já que está em bastante mau estado. Actualmente é limpo por uma nova máquina, uma espécie de robô, um aparelho engraçado.
Aquilo que já foi um dos locais de diversão nocturna mais visitados de Beja, aquela semi-discotéca, ou bar, (chamem-lhe o que quiserem, nunca gostei daquilo!) vai ser transformado numa espécie de escritórios, onde vão funcionar instalações da CMB. Em meu ver, porque não foi encontrado um concessionário que explorasse esse bar, já que o café da piscina foi atribuído ao Desportivo de Beja, mas curiosamente apenas para um mês. Existem também planos, e muito bem, para fazer esse bonito espaço, que é a piscina com as suas árvores, mais apetecível e acessível para a população de Beja!