quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Espanha - Irão - Fumo - Alemães

Em notícias vindas do nosso vizinho Espanha está previsto que o contingente de 140 soldados portugueses a enviar para o Líbano vai ser comandado por noestros hermanos (acho que é assim que se escreve). Muito bem até aí. As línguas são muito parecidos, mas ainda não entendi bem essa escolha, essa opção de mandar um grupo de soldados que constrói ruas e pontes. Fazem falta, sim, mas qualquer empresa especializada neste sector o faz melhor. E essas empresas não vão faltar no Líbano. Já que os portugueses só vão em meados de Outubro, não sei....

Outra “never ending story” é a questão iraniana, se podem ou não ter uma “política” nuclear. Para mim, claramente que não! Como já tinha dito aqui, o Irão promove por todos os meios a destruição do estado de Israel, e uma bomba atómica fazia muito bem esse trabalho. O prazo dado pela ONU (mais um) ao Irão para repensar esse projecto acabou hoje, só não entendo porquê é que o G.W. Bush faz de porta-voz desta organização pacifista. Ele não tem moral nenhum para advertir Teerão, a quem compete esse trabalho é Kofi Annan. Mas esse está a trabalhar na questão libanesa e do Sudão....

(Mais) um estudo comprova que mais de 79 mil pessoas morrem por ano derivado ao fumo passivo na Europa, 1519 dos quais em Portugal. Não sei como é que chegaram a esse número exacto, mas não necessito de nenhum estudo para saber que esse bafo também faz mal a quem não fuma, basta estar a trabalhar, por exemplo, num ambiente cheio dessa coisa, como cafés e restaurantes ou principalmente bares e discotecas. Esse estudo foi efectuado no âmbito da campanha HELP – Por uma vida sem tabaco. Gosto dessa frase, mas cai em saco roto, aparentemente. Mais sobre essa notícia aqui.

Existe um site (em alemão) que fala dos tempos da estadia dos alemães em Beja quanto da ocupação deles da Base Aérea nº 11. Também fui um deles, entendo muito bem que sentem saudades desses tempos. De vez enquanto organizam encontros para reviver esses tempos e para contar histórias sobre acontecimentos de então. Bem, hoje fui “alertado” que um dos que escreve nesse site com frequência encontrou o site da nossa associação dos cães e escreveu sobre esse assunto. Claro, em alemão, mas fica aqui o reparo e o devido agradecimento!

5 Comments:

At 01 setembro, 2006 00:43, Blogger nikonman said...

Acho que o site Bejatreffen vai fechar brevemente, pelo menos era o que dizia a newsletter que recebi. Por haver fraca participação após o grande encontro em Kö/Wahn. É pena.

 
At 01 setembro, 2006 00:45, Blogger nikonman said...

Já agora, se fores a este link
http://www.bejatreffen.de/zudenlinks.html
podes ver que está lá linkada a minha galeria virtual :-)

 
At 01 setembro, 2006 02:13, Blogger Zig said...

nikonman:
Há tempos, logo quando foi criado, visitei o site algumas vezes, mas era algo pobre, depois deixei de ir lá.
É que, sempre pensei que foi criado apenas por causa desse encontro no ano passado, e depois ia fechar.
No fim-de-semana vou explorar esse site melhor.

 
At 01 setembro, 2006 12:05, Blogger nikonman said...

vais lá encontrar, certamente, antigos colegas teus.

 
At 01 setembro, 2006 12:45, Blogger Zig said...

nikonman:
Quando saí da base, saí um pouco a mal, lembro-me de pouca gente dessa altura. Por nomes então, não me recordo de quase ninguém. Também, já lá vão quase 20 anos!

 

Enviar um comentário

<< Home