quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Geronimo....

Já é oficial! O presidente da câmara de Setúbal, Carlos Sousa, vai mesmo resignar ao cargo, a “pedido” do PCP. Mas o quê é isto? Tanto quanto sei, Setúbal é Portugal, ou estou enganado? Em Portugal, tanto quanto sei, o regime é uma democracia, tanto no governo como nas autarquias. O pior é que foi mesmo uma comissão qualquer desse partido a anunciar essa “demissão”! Mas quem é que elege um presidente da câmara? O povo, ou um partido qualquer? O povo de Setúbal de certeza deve sentir-se enganado com este facto. Votaram nele e não no PCP. Isto é inadmissível no século 21, em plena Europa dos 25! Não adianta o ainda presidente mostrar-se surpreendido e magoado, ou dizer que está a “disposição” do partido ou então rematar contra o governo de Sócrates. Por mais razões que se invoque, o facto mantém-se, e é muito grave: O PCP demitiu um presidente de câmara, sem tirar, nem pôr! Nunca escondi alguma simpatia pelo actual secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, mas esta atitude que mais lembra os tempos de Stalin, retirou-lhe toda a simpatia! Mais vale mudar de nome para Geronimo....

8 Comments:

At 23 agosto, 2006 18:30, Blogger RCataluna said...

Outro dia estava a falar com a minha irmã que está no Reino Unido. Ela, ao falar com colegas sobre a cidade de Beja, disse-lhes que a câmara local era dirigida por comunistas. Resposta dos colegas: "Isso ainda existe?"
Em portugal existe e em força, pelos vistos...

Abraço!

 
At 23 agosto, 2006 19:39, Blogger Zig said...

rcataluna:
Mas ninguém acredita, ou não quer acreditar, que quando falo com empresários estrangeiros, nomeadamente alemães ou finlandeses, que eles nem querem ouvir falar de câmaras comunistas para investir. Falo do que sei!

 
At 24 agosto, 2006 13:19, Blogger Francis said...

ainda não percebi esta história, confesso.

em relação ás cm comunistas, sempre ouvi dizer que eram das mais bem geridas...

 
At 24 agosto, 2006 13:32, Blogger Zig said...

Francis:
É difícil de entender!

Pois....

 
At 24 agosto, 2006 20:39, Anonymous Anónimo said...

Depois da desastrosa gestão socialista presidida por Mata Cáceres era de prever que iria dar numa situação destas. A bola de neve da insolvência em que o actual presidente encontrou a câmara estava em velocidade progressiva e não é num mandato e sem ajudas que se resolve uma situação tão grave. Nem este nem outro qualquer.
O PCP pressupõe que o caminho para manter a câmara na cor é dar uma imagem de rigor. Espero que a falta de respeito pelo eleitorado leve a dissabores. É desta forma que esse grupo de pessoas com um ideal comum perde a aceitação e possibilidade de opção, por outras tresmalhadas.

 
At 24 agosto, 2006 22:03, Blogger Zig said...

é curioso:
Obrigado pela visita no meu blog!

Cá na nossa região compara-se este caso com o de Ourique! Não tem comparação possível. O pior para mim é mesmo o desrespeito pelo eleitorado de que falas! Os mais ortodoxos do PCP nunca se interessaram por eles, servindo-se deles apenas como mero instrumento para chegar ao poder. Depois, pois depois fazem o que querem.

Com acontecimentos desses não é de estranhar que os jovens se interessam cada vez menos pela política. Sabem muito bem que é muitas vezes só clientelice e favores que pagam favores e mais nada.

Vou visitar o seu blog em breve com mais tempo!

 
At 25 agosto, 2006 12:39, Anonymous Anónimo said...

A mim parece-me que o PCP fez o que seria de esperar de um partido político. O IGAT descobriu qq coisa que não lhe agradou e o PCP antes que houvesse males maiores e para saír com a cara limpa mostrou rigor e pulso firme como quem diz "Nós neste partido não pactuamos com esse tipo de coisas, etc etc etc..."

Como falam da Câmara de Ourique tb vou dar a minha opinião. Se o PSD tem feito como o PCP fez neste caso tinha ficado muito mais bem visto. Batia com o Zé Raul fora, metia lá um que achassem que era melhor e que até podia endireitar as coisas e nas eleições seguintes tinham hipótese de discutir a vitória o que não veio a acontecer.

Em relação às eleições antecipadas não concordo e acho que o povo não tem de se sentir enganado. Pelo menos a mim parece-me haver substituição de presidentes com alguma frequência e antecipar eleições a nível de Câmaras é coisa muito muito rara. No entanto nunca ninguém se queixou de ter sido enganado.

 
At 25 agosto, 2006 15:41, Blogger Zig said...

Luís:
Pelos vistos pertencemos à ideologias partidárias diferentes, e ainda bem, chama-se a isto democracia.

Mas a ideia que ficou foi que o PCP se vingou em Carlos Sousa. Nunca lhe perdoaram ter sido um dos mais conhecidos subscritores daquela lista de supostos dissidentes.

No caso de Ourique a diferença foi precisamente essa: Carlos Sousa não tem apoio no seu partido, Raúl dos Santos o tem, embora não totalmente, como por exemplo dividiu a distrital do PSD de Beja ao meio!

Na rádio e na TV já ouvi muitas vozes discordantes, de habitantes de Setúbal e não só!

 

Enviar um comentário

<< Home