sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Quase só finais felizes....

Boas notícias para Timor. A ONU acabou de aprovar o envio de mais de 1600 polícias para este território, a votação foi unanime. A fonte noticiosa não adiantou se os portugueses que já se encontram em Timor sejam englobados nessa força, mas o mais certo é que sim. As forças vivas e preocupados com a sua terra de Timor podem respirar de alívio, a ONU não se esqueceu deles. Pudera, é um país com petróleo....

A UNIFIL, a força assim designada que vai tentar assegurar a continuidade do cessar fogo na guerra entre Israel e o Hezbollah, vai ser constituída por 2000 italianos, 1600 franceses e 1200 espanhóis, para citar só os mais importantes. Curiosamente essa força vai ser liderada por França, mesmo tendo eles apenas o segundo maior contingente. Portugal vai, em princípio, participar com 150 a 200 soldados, acho adequado esse número, visto as possibilidades do nosso país, já que grande parte dos custos dessa operação é suportada pelo país de origem de cada soldado. Alguns países muçulmanos também já manifestaram a sua intenção em participar nesta força, possibilidade rejeitada por Israel, mas nem todo o mundo muçulmano é igual, nem todos são frontalmente contra Israel como a Arábia Saudita, o Egipto ou o Iemen. Ainda bem que esta força está a ser completada pouco a pouco, deixando antever uma solução pacífica para esse problema, graças a Deus!

Notícias vindas do país vizinho do país que me viu nascer, a Áustria, estão a chocar o mundo. Uma mulher de 18 anos apareceu vagueando numa localidade de nome Strasshof, nos arredores de Viena, alegando que foi raptada há 8 anos. Natascha Kampusch alegou que o seu raptor a manteve sempre fechada num cubículo por baixo de uma garagem. Conseguiu fugir aproveitando uma distracção do seu raptor. Esse caso estranho faz pensar. Foi um tipo calmo, que quase nunca dava nas vistas, trabalho, casa, pouco mais. O quê é que terá levado esse trabalhador “normal” a fazer estes actos? Nunca se vai saber, porque o sequestrador suicidou-se atirando-se frente a um comboio quando perseguido pela polícia austríaca. Eu estou a imaginar a felicidade dos pais da jovem, aparentemente separados, já que não foram entrevistados juntos. Seja como for, é uma história com final feliz. Agora têm é que tratar da recuperação dessa jovem, preparando-a para a vida!

Sobre a novela Belenenses – Gil Vicente e agora também o Leixões já nem me apetece falar. É tão vergonhoso que aparentemente já a própria FIFA se teve que meter. Os jogos do Benfica e do Gil Vicente foram suspensos, o Belenenses não vai comparecer no jogo com as águias. Luís Filipe Vieria, homem com quem não simpatizo por razões obvias, até teve graça a dizer que podem aparecer duas equipas no Domingo em vez de só uma, o estádio tem mais balneários. Qualquer das maneiras, o que transparece para fora das nossas fronteiras é que Portugal, ou melhor, o futebol português tem um comportamento terceiro-mundista. A poucas horas do início oficial da nova época vem agora mais um clube à baila, complicando tudo ainda mais. Para esses casos deveria haver apenas um tipo de tribunal com autoridade para julgar esses casos, um tribunal desportivo, e não dois, como neste caso. É que foi um tribunal civil que baralhou tudo. Para já, e logo a partir da primeira jornada, vamos ouvir os comentadores desportivos dizendo quanto na leitura da tabela classificativa: ...e menos um jogo!