sábado, 12 de agosto de 2006

Boas notícias!

Publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Não sei como é que é com vocês, mas eu estou farto das notícias de desgraças e de violência. Ontem comprei como habitualmente às Sextas-feiras dois jornais de maior tiragem em Beja e folheei-os à procura de notícias positivas:

Uma boa acção e também uma boa ideia publicitária! Uma empresa que comercializa bacalhau oferece o equivalente de 90% do peso do ganhador de cada etapa na Volta a Portugal em Bicicleta em produtos alimentares, claro, de bacalhau. Em Beja ganhou Cândido Barbosa, 90% do peso dele equivalem a 65.16 quilos desse peixe e foi entregue a uma instituição que apoia crianças desfavorecidas nesta cidade. Os restantes 10% foram entregues ao ciclista. Uma boa ideia, muito imaginativa e - cara....

Essa eu não sabia. Alguém ao ligar em caso de emergência o 112, em Portugal essa chamada é encaminhada para o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) se for uma questão de saúde – em Portugal, tirando o distrito de Beja. Nunca tive de ligar para esse número por razões de saúde, só liguei por duas vezes por causa de uma fuga de água em plena estrada e de uma tampa de esgoto aberta na cidade de Beja, mas só agora essa ligação também é activada na minha cidade. Ou seja, se alguém tiver um caso de saúde entre mãos é atendido por um especialista na matéria, alguém com formação na área da saúde. Não faço a mínima ideia como é que este acto se desenrolou antes dessa ligação, mas os jornais dizem que a ligação tardia de Beja à rede do INEM deveu-se à entrada em funcionamento de uma viatura de emergência médica. Acho estranho, já que Beja, juntamente com Ourique, foram dos primeiros em Portugal que tiveram uma viatura desse tipo!

E esta, hein? Até ao fim do ano, em Beja, nomeadamente no recinto vulgarmente conhecido por Ovibeja, além da feira Ruralbeja vamos ter mais duas feiras. Isso mesmo, haja fartura! A primeira, que dá pelo nome de “Campitour”, agendada entre 7 e 10 de Setembro, pretende mostrar o melhor em caça, pesca e gastronomia que o nosso Alentejo oferece. A segunda, a assim chamada Fertur e, penso eu, organizada pela Região de Turismo Planície Dourada, por sua vez se realizará entre 21 e 24 no mesmo mês! Acho muito bem essa fartura, vai haver muita coisa para ver. Só que, os visitantes podem-se mesmo fartar de tanta fartura, não se entende porquê é que não juntaram estas duas feiras numa só, até parece que não vivem na mesma cidade! É que muito poucas semanas mais tarde ainda vem a Ruralbeja, organizada pela CMB!

Ainda uma última notícia, essa vinda da TV, mas mesmo muito boa! Está prestes a ser aprovada uma resolução na assembleia geral da ONU para tentar pôr termo à guerra que opõe Israel ao Hezbollah. Implica o envio de 15000 soldados no âmbito da ONU para essa zona. Plano que já foi aceite pelas partes em conflito, mesmo com algumas reservas. Seja como for, é um começo. Falta só cumprir essa proposta no terreno!

2 Comments:

At 13 agosto, 2006 01:06, Blogger RCataluna said...

O exemplo das feiras é demonstrativo do facto de as pessoas em Beja não terem grande espírito de comunidade. É cada um por si e já está. E se alguém faz alguma coisa diferente aparece logo um macaquinho de imitação...

Bolas!

Abraço e bom fim-de-semana (de preferência ao pé do ar condicionado!)

 
At 13 agosto, 2006 02:17, Blogger Zig said...

rcataluna:
Se juntassem então até essas três feiras, seria uma segunda Ovibeja, seria tudo muito mais racional!

Amanhã vou até Zambujeira do Mar em trabalho. Deve dar para visitar essa magnífica praia....

 

Enviar um comentário

<< Home