quarta-feira, 30 de agosto de 2006

I'm back! (But nobody misses me....)

Já estou de volta com os comentários sobre acontecimentos do dia. Gosto de comentar, dar o meu sal à sopa do dia. Nem sempre me apetece escrever, claro, há dias sim e dias não. Um jornalista não pode fazer isso, tem que estar sempre atento, mas como não tenho essa profissão, posso me baldar de vez enquanto....

Quem não se pode baldar são ca. de 140 soldados de uma companhia de engenharia mecânica que vão ser enviados para o Líbano. Essa decisão foi tomada hoje no assim chamado Conselho Superior da Defesa Nacional, um grupo constituído por ministros, deputados e oficiais dos vários ramos das forças armadas que serve para aconselhar em questões de defesa nacional o Presidente da República, que é o comandante supremo das forças armadas portuguesas. Aplaudo essa decisão, mas preferia terem mandado uma fragata com 200 marinheiros a bordo para patrulhar as águas do mediterrâneo frente ao Líbano. A essa decisão antes tomada pelo governo e confirmada por esse conselho a direita aplaudiu, a esquerda, para variar, criticou! O argumento maior dessa esquerda é que Portugal se está a abaixar aos interesses de outros países. Pois, tal como já tinha dito aqui, para eles somos europeus para umas coisas e para outras não....

Mais um caso típico de – perdeu uma óptima oportunidade de ter ficado calado. Falo do presidente da Venezuela, Hugo Chaves. Foi visitar o seu homólogo sírio para lhe dar o seu apoio publicamente. Fizeram acordos de cooperação a nível económico (ambos os países têm petróleo) e cultural, para quê? Para chatear os israelitas e os EUA, mais nada. Por isso, mais valia ter ficado no seu país para continuar mandar torturar e expulsar opositores ao seu regime!

Ainda o caso dos ATM. Afinal não eram essas máquinas que cospem dinheiro os acusados. Hoje ficou-se a saber que nos casos de clonagem de cartões de multibanco foram usados só os aparelhos dessa forma de pagamento existentes nas bombas de gasolina. Diz-se que já estão a ser substituídos. Mas quais? Os que foram alterados para clonar os cartões, ou todos? Porque agora foram conhecidos mais roubos, desta vez em Castelo Branco. Só quatro cidades, onde aconteceram casos desses, foram divulgados. Mas no total foram dez, entre elas, Beja. Estima-se que foram clonados ca. de 1500 cartões e forjados 250.000€. Bonita soma!

Dessa nem eu sabia. Acho-me normalmente bem informado sobre pontos de crise no mundo. Sabia que a Birmânia tinha um regime militar, sabe-se do caso da activista naquele país que viveu durante anos em prisão domiciliária. Não sabia que existam campos de refugiados na Tailândia que albergam milhares de Birmaneses. Desse e de outro caso ligado a essa situação raramente se fala. Centenas desses refugiados vão encontrar um novo lar nos EUA. Pois, meus amigos. Nesse mesmo país conhecido pela política expansiva do cowboy Bush, esse país que no mundo é conhecido pelos filmes policiais ou de “acção” (whatever that means), esse país que tem muitos milhares de soldados espalhados pelo mundo, mas em contraponto, embora em pequena escala, vai acolher refugiados que têm pouco mais do que a roupa que vestem. Apadrinhado pelo Alto Comissário para os Refugiados da ONU, António Guterres, vão partindo a conta-gotas para Nova York e depois para mais de 300 outros pontos desse país para recomeçarem uma nova vida. Apoiado!