quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Penso eu de que....

....deve ter dito hoje o líder dos dragões Jorge Nuno Pinto da Costa. Se quiser ir, deixem-no! É adulto e vacinado e sabe o que quer. Pois, o que ele queria era o tal ponta de lança, só que não há verbas para isso, o meu FCP não tem tanto dinheiro. Mas cá para mim, o preço estava bastante inflacionado, e o ex-treinador do clube se calhar ganhava alguma coisa com isso. Jacobus Adriaanse até gozava com este facto do FCP não ter dinheiro para essa compra. Ora, conheço os holandeses e a sua estranha mentalidade melhor do que a maior parte dos portugueses, por isso não me surpreenderia nada se ele tivesse alguma coisa a ver com essa venda! Bem, esse tal ponta de lança vai ser agora Hélder Postiga, treinado provisoriamente pelo sempre portista Rui Barros.

Incêndios! Pois, sempre a mesma coisa! Basta as temperaturas subirem e é outra vez o mesmo flagelo, a mesma desgraça. Um bombeiro disse que a maior parte das causas do início de um fogo é por negligência, portanto, mão humana. À excepção do grande incêndio que deflagrou na Serra d’Ossa no nosso Alentejo, onde se culpa à boca cheia uma empresa de celulose, são causas tão banais como um cigarro ou uma fogueira. Mas será que essa gente é estúpida? Será que ainda não chegou mesmo ao cérebro mais pequeno e mesquinho essa mensagem tão pregada pelas inúmeras campanhas de ter cuidado nessa época? 1500 fogos em poucos dias falam por si! Que me desculpem, mas há mesmo muita gente estúpida e ignorante por aí!

Já há algumas semanas está uma campanha no ar que acho muito bem conseguida! A do avião cheio de crianças dizendo que um número equivalente a de um avião desses cheio morre todos os anos devido à velocidade excessiva nas estradas portugueses! Para mim é uma das campanhas mais bem conseguidas até hoje. Só que não estaríamos em Portugal se não gerasse polémica! As companhias de aviação contrapuseram que esse “anúncio” punha em causa o bom nome dos aviadores e questionava a comprovada segurança da aviação civil. Pois, qualquer telespectador com dois dedos de testa entende logo que não é sobre a aviação, mas sim sobre a segurança na estrada! Perderam uma óptima oportunidade de terem ficado calados!

De Israel já nem falo! Essa guerra até já cheira mal! Mas falo das duas partes, como sabem, tenho muitas simpatias pelos israelitas, mas penso que já é a vez da comunidade internacional de intervir. É que os hebraicos estão a pôr em causa a própria existência do estado do Líbano, já não é só contra o Hezbollah. Mesmo que essa milícia seja apoiada pelo Irão que frequentemente pede a irradiação do estado israelita, mesmo que estejam alimentados pelos sírios, penso que Israel já provou o que queria, já todo o mundo entendeu! Agora é a vez da Europa, mas para variar, os europeios não estão de acordo no como e quanto....

Temos atleta! Francis Obikwelo já renovou o título de campeão europeio dos 100m planos. Pode amanhã conseguir o mesmo feito nos 200m! Esse nigeriano feito português já nos deu muitas alegrias. Mas, mas que me desculpem, aparentemente não é a mesma coisa do que se fosse um português de gema! Tenho essa sensação, nos cafés e na rua não se fala muito disso, posso estar enganado....

Ainda faltava de falar da Fatinha! Essa mesmo, a Fátima Felgueiras. Parece o que passou, passou. Hoje na RTP1 no programa “A Volta” ela falava e falava, aparentemente já não interessa que esteve, mesmo em condições especiais como ela própria diz, fugida da justiça portuguesa no Brasil. Se fosse comigo, fazia mas é tudo para esclarecer este assunto e não me refugia no estatuto de intocável político ou no segredo de justiça. É que há limites, e ela já os ultrapassou há muito....

Bem, hoje alonguei-me bastante, as minhas desculpas. Já há muitos dias não escrevia sobre assuntos noticiosos, hoje então os dedos parecem não querer parar de bater no teclado do meu PC....

9 Comments:

At 10 agosto, 2006 00:46, Blogger Unknown said...

Vamos por partes amigo Zig:

Em relação ao FCP, fiquei muito surpreendido com a saída de Co Adrianse, pois considero que o problema do FCP está na defesa e não no ataque. Em relação à mentalidade dos holandeses, permita-me "picá-lo", não haverá uma pequena rivalidade de alemão para holandês como acontece entre os portugueses e os espanhóis? :-)

Os incêndios... O meu concelho foi atingido no incêndio da Serra d'Ossa a última grande Serra que faltava arder no Alentejo depois da Serra de São Mamede e da Serra de Portel... Vim para Castelo Branco no domingo, mas segundo os relatos dos meus pais e amigos na terça e ontem o ar estava irrespiravel em Vila Viçosa, apenas hoje estava um pouco melhor... Acho que já nem me vou revoltando com estes incidentes, acho que infelizmente já me habituei a isto através da minha vivência na Beira Interior e de inclúsive ter ajudado a combater um incêndio em Julho de 2003 na aldeia da minha namorada... Enquanto tivermos um Justiça de merda e houver mato para arder as coisas não irão mudar...

Em relação ao conflito israelo-libanês tenho uma opinião muito própria sobre o mesmo. A criação do Estado de Israel para mim foi um erro muito grave da parte dos americanos e dos britânicos. Tentar dar um "doce" aos judeus depois do sucedido na II Guerra Mundial da maneira como foi dado foi um erro muito grande. Até à criação do Estado de Israel em 1948 eram raros os conflitos no Médio Oriente e os existentes até então resumiam-se a confronto entre ex-colonizadores e ex-colonizados devido à posse do petróleo. A partir da sua criação, Israel só arranjou encrencas, conflitos e guerras. Dou a razão aos palestinianos pelas suas reinvidicações. Não concordo com o seu modus operandi, mas eles têm razão. Imagine que uma pessoa que mora antes de si na sua casa, que o senhor pagou até ao último cêntimo chega a sua casa com a Justiça e lhe diz que o Zig já não tem direito à sua casa e que o antigo proprietário fica novamente com a sua casa. O Zig não se revoltava? Não lutava pela sua casa? Pois foi isso que fizeram aos Palestinianos. Em relação ao Líbano, não nos esqueçamos que Israel já invadiu uma vez aquele país, tendo saído de lá há apenas 6 anos. O Hezbollah foi em auxílio dos Palestianos. Se concordo com o modo como o fizeram? Não!!! Mas ainda mais desprezível é aquilo que Israel está a fazer!!! Onde estão agora os EUA e o RU?!?!?!?!

Obikuelu, é pura e simplesmente um grande português!!! Se ele fosse jogador de futebol seria mais falado e reconhecido...

Em relação a Fátima Felgueiras, mais uma vez é a merda de justiça que o nosso país tem...

Texto longo, comentário longo :-)

Abraço!

 
At 10 agosto, 2006 01:32, Blogger Zig said...

o restaurador:
Penso que na defesa falta apenas alguma coordenação, os defesas são bons. Mas nos primeiros jogos foi notório que faltava alguém que marca os golos!
Sou do sul da Alemanha, havia mais rivalidades com os austríacos. Os do norte da Alemanha é que não vão lá muito bem com os "Fischköppe", num dialecto alemão quer dizer cabeças de peixe.

Não é só o problema da justiça, para mim é simplesmente um problema de miolos! Não posso contar aqui o que sei sobre um certo incêndio na região de Mértola, é que esse tipo tinha um IQ de uma porta e meia!
Ainda não tive oportunidade de combater um incêndio, apenas uma vez na minha antiga casa um espertalhão puxou fogo no quintal, a sorte foi eu ter chegado à casa mais cedo para apagar esse fogo.

Cada um com a sua opinião. Resumindo, qualquer guerra não presta. Sou um pacifista, até no meu tempo da tropa era conhecido por isso. Mas há tantas e tantas coisas a envolver esse conflito, é muito difícil chegar a uma conclusão!

Obikweeeeeeeeeelo! Mas ficaria bem se falasse um pouco melhor português...

Pois, essa Fatinha. Quem a viu e quem a vê!

Bem, parece que os Gemeos hoje estão especialmente muito comunicativos!

 
At 10 agosto, 2006 10:18, Blogger Francisco said...

Caríssimo Zig:
subscrevo integralmente o teu texto, à excepção do ponto sobre futebol (não porque discorde, mas apenas porque é assunto que me passa ao lado, não existe, não percebo nem quero perceber).
A polémica sobre o avião acabou por desviar a atenção daquilo que realmente interessa: a sinistralidade. Tipicamente português...
Se deres uma vista de olhos no meu blog, vais encontrar um texto onde opino sobre isso: a sinistralidade rodoviária em Portugal não se combate com campanhas, combate-se com repressão.
Perguntas se os incediários têm miolos ou não? Eu respondo que é evidente que não!
Ao longo dos anos convencionou-se culpar os governos pelos incêndios, quando, na prática, a culpa é do cidadão comum. Também aqui, as campanhas valem o que valem...

E já que falas em pacifismo, característica que partilho contigo, há uma pergunta que ando para te fazer há tempo:
Estavas em Beja na altura dos ataques terroristas no Bairro Alemão, em Janeiro de 1985?
Como é que viveste a situação?
Lembras-te das inscrições nas paredes do Bairro ("porcos nazis vão para casa")? Não deve ter sido nada agradável para ti, como alemão...
Uns amigos dos meus pais ficaram sem carro.

Abraço.

 
At 10 agosto, 2006 12:27, Blogger Pete said...

Também sou portista e o Adriaanse depois do que disse sobre os jogadores a seguir ao jogo com o Manchester só tinha que ir embora.
Dos incêndios e da guerra não falo, porque já está mais que falado.

Temos que agradecer ao Francis por ter voltado a elevar bem alto o nome de Portugal.

A Fatinha e a outra cambada da política gozam com a justiça e com os portugueses à força toda.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro Gonçalves.

 
At 10 agosto, 2006 16:30, Blogger Francis said...

Boa tarde,

FCP - CO : o homem estava a esticar a corda, o ambiente estava mau, o Pinto da Costa deixou-o espalhar-se.

Incendios : sem comentários.

Israel - Libano : idem

Obik : a ver se hoje lhe dá outra vez... 19h45m

Fátima Felgueiras : o rosto da vergonha.

ps . esclareço que os meus "sem comentários" é devido a boa educação que prevalece neste blog.

 
At 10 agosto, 2006 16:38, Blogger RCataluna said...

Acho que o Adrianse andou a esticar a corda, sobretudo em algumas declarações que proferiu. Já se sabe que Pinto da Costa não brinca com isso.

Grande Obikwelu! Se fosse futebolista dedicavam 40 minutos de noticiário. E pouco se fala da Vanessa Fernandes, atleta de triatlo que ganha tudo em que participa.

De resto totalmente de acordo.
Muito bem escrito, como sempre!

Abraço!

 
At 10 agosto, 2006 17:57, Blogger O Chaparro said...

no geral o mundo tá entregue aos loucos

 
At 10 agosto, 2006 18:05, Blogger Unknown said...

Acho que já foi dito quase tudo...
Em relação ao Porto,não conheço bem os contornos da demissão, mas do pouco que tenho conhecimento, acho que a saida do adrianse era obrigatoria, já que mesmo que o que ele disse fosse verdade, há coisas que não podem ser ditas assim em publico aos jornalistas, pois tira toda a credibilidade.

Os incendios são o prato forte desta epoca, por muitos meios que se arranjem eles sempre acontecerão, já que na minha opinião se devia apostar mais era na prevenção, como por exemplo obrigar as pessoas a limparem os terrenos de que são proprietárias, a começar pelos do estado.

O conflito de Israel há muito que ultrapassou todos os limites, só porque há terroristas no Libano não se pode dizimar assim um País e um povo.
Para mim os terroristas estão a ser o israelitas...

Obikuelo, embora se tenha naturalizado Português, acho que poucas pessoas assim o consideram, para além do facto de estar em Espanha.

A Fátima...é o estado da nossa justiça e nem merece comentários!

 
At 10 agosto, 2006 20:21, Blogger Zig said...

chico:
Também não sou fanático pela bola, tenho mais que fazer. Gosto sim, do FCP!

Penso que já li este texto, mas a repressão só actua onde está um polícia ou um guarda, quando não há - é prego ao fundo. Ainda vi isso quando ontem fui até Castro Verde, ia a 110 - 120, não ultrapassei ninguém mas algumas 20 ultrapassaram-me a mim...

Pois, a culpa não é de uma só entidade ou pessoa, a culpa é de todos.

Penso que foi em 84, já não me recordo. Foi um tempo difícil, nunca ficou totalmente esclarecido, acho que se escondeu muita coisa dos alemães. Claro, nessa altura ainda não falava português, por isso, não entendia esses escritos na parede. Mais tarde disseram-me que foram escritas por pessoas sem miolos, como por ex. que éramos pagos pelo estado português e tretas assim.

pete:
Houve antecedentes que não soube, como alguma guerra de palavras. Pode-se dizer que foi melhor assim.
Parabéns por seres portista também!

Há pouco foi Obikwelo, take 2. Com enorme vantagem ganhou nos 200m também!

E ainda se riem, os políticos!

Francis:
Ou digamos JPC não o apanhou quando caiu, deixou-o ficar no chão!

Aqui, nos comentários, podes falar à vontade. É que há coisas que já não vão com gentileza!

rcataluna:
JPC manda e mais ninguém, só que o Co qualquer coisa não entendeu isso ainda.

Não é bem assim. Quando Rosa Mota ou outros correram e ganharam Portugal inteiro se levantou e aplaudiu. Infelizmente não vejo isso acontecer com Obikwelo. Estranho só mesmo esse caso que dizes, o da Vanessa Fernandes. Já é uma atleta Top, mas se perguntares a 100 portugueses e a 100 franceses ou alemães se a conhecem, podes já imaginar o resultado, ou não?

o chaparro:
Costumo de dizer, este mundo só se aguenta com um pouco de loucura...

cruzeiro:
Parece que falou demais, e numa posição dessas custa caro.

Isto até já é obrigatório, só que ninguém liga, salvo raras excepções. O estado? Pois esse...

Não sabia que ele estava na vizinha Espanha, pois qualquer dia fala melhor espanhol que português.

É de facto o espelho da nossa justiça.

 

Enviar um comentário

<< Home