quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Dinheiro

Perto de Leiria e Santarém foram burlados mais de 200 pessoas através de levantamentos da sua conta bancária com cartão multibanco, sem o seu conhecimento. No país são conhecidos mais de 300 casos, lembro-me há dias ter ouvido falar de casos aqui em Beja também. Suspeita-se de cidadãos da Roménia, esses que estão equipados com tecnologia sofisticada para copiar cartões de multibanco, principalmente quando usados em bombas de gasolina durante a noite, e sem pessoal de serviço. Claro, por esta hora esses tipos já devem ter passados a fronteira, sorrindo e cheios de dinheiro. Levantam sempre quando possível o limite máximo, 200€, é só fazer as contas. Por isso, é melhor evitar essas bombas de gasolina automáticas, e quando se tem que viajar de noite, a maior parte das cidades tem bombas com pessoas a atender no acto de pagamento, essas máquinas certamente que não estão viciadas. Aconselham também efectuar levantamentos em dinheiro a partir de um ATM junto a agencias bancárias, já que têm vigilância por câmaras de filmar. É de evitar um ATM isolado.

Mas claro, melhor ainda é nem usar esse cartão. Não há nada melhor do que pagar, seja onde for, em dinheiro vivo. O comerciante gosta mais de “cash” do que “plastic”, já que no acto de pagamento por multibanco vai para o operador dessa forma de pagamento 1% do valor total da transacção, e quem paga esse valor é esse mesmo comerciante. Nas gasolineiras penso que esse valor é inferior, já que o movimento é maior. Isso implica, claro, que se carrega dinheiro na carteira. Em caso de assalto é perigoso, mas eu como homem não tenho medo. O assaltante que se cuide, mas claro, nunca se sabe. Todo o cuidado é pouco! Agora quando se trata de uma mulher, o caso muda de figura. Elas preferem usar cartão, ou cheques.

Agora qualquer pessoa pode candidatar-se para comprar uma arma de defesa pessoal. Não uma de balas, mas sim armas que dão choques eléctricos ou armas de gás. Numa lei ainda a aprovar, essa pessoa tem que justificar a necessidade da compra de uma arma dessas. Por exemplo, taxistas têm quase autorização garantida, têm é que ter o cadastro limpo. Foi apresentada uma arma dessas na TV. Com um custo de 400€, “lança” um fio condutor até ao agressor carregado com alta tensão regulável na sua intensidade. Há claro, versões mais baratas, por exemplo essas que se vê em qualquer filme policial americano, com dois pólos visíveis na ponta da arma, e é só encostar no malfeitor e esse fica imobilizado.
É arrepiante só de pensar que quando cai uma arma dessas em mãos erradas, em brincadeiras de mau gosto por exemplo, em casos extremos e na força máxima pode até matar uma criança! Essa é uma opinião pessoal, já que sei muitíssimo bem o efeito que a alta tensão tem, é que qualquer TV com cinescópio tem, embora muito bem isolado, essa mesma alta tensão!

Bem, hoje “choveram” post’s no meu blog. Espero não vos maçar muito com tanta coisa para ler. Mas como disse há dias, por vezes acontece que os dedos fogem no teclado, não param. Gosto de expor os meus pensamentos aqui, gosto de partilhar as minhas preocupações convosco. Ultimamente até não me ocupa assim tanto tempo como parece, a coisa já flui quase com normalidade. Mas caso escrever alguma incorrecção, avisem, por favor!

2 Comments:

At 24 agosto, 2006 13:21, Blogger Francis said...

isso tem a ver com aquele aparelho que eles metem á boca da entrada do cartão ?

ATL será ATM ? ou é outro sistema ?

 
At 24 agosto, 2006 13:29, Blogger Zig said...

francis:
Penso que são os aparelhos soltos nas bombas de gasolina. Nunca pago com cartão, sempre em dinheiro, por isso não sei.

Tens razão! Onde é que fui buscar ATL? Engani-me (alentejano para enganei-me, caso não saibam, lol)
Vou já rectificar!

 

Enviar um comentário

<< Home