sábado, 19 de agosto de 2006

Deve ou não deve?

Artigo publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

A lista da incompetência do estado, desculpem, dos devedores à Segurança Social já está na net. Na página desse órgão do estado pode verificar-se que há mais de 200 nomes de empresas e pessoas individuais a dever muito dinheiro. A lista contem “apenas” os devedores com um valor a partir de cem mil Euros para cima.

Tal qual a um pequeno comerciante numa cidade qualquer, o estado afixou os nomes dos maiores devedores à caixa, como vulgarmente é chamado. Já o tinha feito em relação ao fisco, mas pessoalmente estou em desacordo com esta medida! Além de constarem na lista verdadeiros devedores, também tem nomes de pessoas e firmas que estão envolvidos em complicados conflitos judiciais ou até partilhas de heranças. Não há hipótese para essas pessoas reclamarem a lista, já que o devem mesmo, também não podem dizer nada, porque muitas vezes o caso está naquele (pré-histórico) segredo de justiça, ou então nos casos de herança não querem ser conhecidos do grande público.

Na lista constam muitas empresas de limpeza ou de transporte. Ora, quando o contratador destas empresas não paga, a empresa ainda muito menos tem dinheiro para regularizar os seus deveres. Conheço um caso aqui em Beja e arredores onde os empregados não têm a “caixa” em dia por estas razões, um dos devedores é mesmo uma empresa estatal! Ainda a dívida dessa empresa não deve ter atingido esse valor aqui por essa lista estipulado, mas é engraçado, o próprio estado a dever e a denunciar ao mesmo tempo, não é um caso de não deve - não teme!

Para consultar as duas listas cliquar aqui.

Como talvez já saibam, tenho um novo blog. Mais para o fim deste dia vai ter novos post’s engraçados. Estejam atentos!

4 Comments:

At 20 agosto, 2006 16:54, Anonymous Anónimo said...

Pois é. Eu gostava de ver publicada a lista das entidades a quem o estado deve. Acredito que seria bem maior que esta. Pondo as coisas desta maneira, acho que as entidades quem têm a receber do estado deveriam publicar no seus sites o montante da divida. Adorava ver qual seria a reacção do estado se isto se verificasse! Arranjavam logo um decreto qualquer para bloquear a coisa.

 
At 20 agosto, 2006 21:22, Blogger Zig said...

hpalma:
Acho que houve um secretário de estado qualquer que disse que vai haver uma lista das pessoas a quem o estado deve. Mas já sabemos o que vale uma promessa de um político!
Uma vez fiquei a espera sete meses até uma empresa ligada ao estado me pagasse uma reparação. Numa próxima nada me vai impedir de afixar o nome dessa empresa na minha oficina!

 
At 20 agosto, 2006 22:33, Blogger RCataluna said...

Exactamente! Quem tem telhados de vidro (estado) não deveria tomar este tipo de atitudes. Arranjam sempre o argumento de que é o que se faz lá fora. Só que lá fora o estado, regra geral, funciona, e o nosso...

Abraço e boa semana!

 
At 20 agosto, 2006 22:59, Blogger Zig said...

rcataluna:
Penso que é ser um problema que nos irá perseguir eternamente! Nós somos pequenos, quando devemos, chovem cartas. Eles (o estado) são grandes, não dizem nada. Aliás, o estado somos todos nós, mas uma vez eleitos esquecem essa velha máxima muito rapidamente!

 

Enviar um comentário

<< Home