terça-feira, 22 de agosto de 2006

Até parece mentira....

...que já no próximo fim-de-semana começa a nova época do campeonato nacional de futebol! Parece que foi ontem que acabou o campeonato do mundo. Não que eu ligue muito ao futebol, tenho mais que fazer, mas sempre é um motivo de interesse. O maior motivo de interesse neste momento no futebol é a novela que envolve o Belenenses e o Gil Vicente. Em última instância, pelo menos assim parece, quem vai ficar na primeira divisão é o clube de Lisboa. Pessoalmente acho bem, já que o Belenenses ganhou desportivamente, o Gil Vicente aproveitiou-se “apenas” de uma questão jurídica. Confesso que até tenho mais simpatias pelo clube do norte, por ser pequeno e pelos adeptos fervorosos que tem, e menos pelo clube de Belém por ser um clube “encostado” aos grandes da segunda circular! A verdade desportiva deve prevalecer, já que caso Gil Vicente se mantivesse na liga principal haveria ainda a questão dos jogos disputados entre o clube do Tejo e os outros clubes, jogos em que participou o jogador em questão que causou essa trapalhada toda. Acho melhor ficar por aqui!

Quem não tem cão, caça com gato. Esse velho provérbio português deve ter servido de lema ao Presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação. Eleito pelas listas do PSD nas últimas autárquicas, está há muito em confronto com o actual governo devido à co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira de Souzelas. Carlos Encarnação acha, e bem, que esta acção não devia de ser feita numa freguesia sua, nem aqui, nem em qualquer outro lugar. Há técnicas actuais muito mais eficazes e menos poluentes do que a queima desses resíduos nos fornos de Souzelas. Lembrou-se de um facto simples. Se esses resíduos perigosos não chegarem até a cimenteira, logicamente não podem ser queimados aí. Sendo assim, proibiu a circulação a camiões com carga perigosa em redor das instalações da empresa de cimento, a câmara tem competências para fazer isso! Claro que já há vozes contra, mas não deixa de ser uma boa jogada para impedir essa antiquada, mas lucrativa operação.

Ainda o envio de tropas portuguesas para o Líbano. Aparentemente PS e PSD estão de acordo, e bem, com o envio de portugueses até essa zona de conflito. Naturalmente não se pode mandar soldados às cegas para lá, as condições e circunstâncias têm que estar muito bem definidas! Como até agora nem a própria ONU sabe que tipo de contingente irá enviar até ao médio oriente, os soldados portugueses bem podem ainda esperar. Não entendo a opinião dos partidos à esquerda do PS. Estão, claro, contra esse envio. Mas as razões são tão, digamos, parvas, que nem eles devem estar a acreditar neles. É o não pelo não, mais nada. Claro que é uma missão de risco, mas num contingente pequeno como o português penso não haver grandes problemas nessa região. Além de mais, e já o tinha dito aqui, somos europeios, para o bem e para o mal! Para receber subsídios a Europa já serve! Agora que a Europa necessita da nossa ajuda para completar o número de efectivos a enviar ao Líbano, pelos vistos para alguns já não somos tão europeios! Para mim é uma boa oportunidade de Portugal mostrar ao mundo que defende a paz, não que seja propriamente conhecido como arruaceiro, mas ao participar numa missão de paz mostra-se que se defende essa nobre causa. Sou contra a guerra, a favor da paz. Mais uma razão de estar a favor nesta questão....

Parabéns ao Benfica pela passagem à fase final da Liga de Campeões. Ganharam aos austríacos de Viena por 3 – 0, mostrando assim a sua superioridade já demostrada na primeira mão na Áustria. Juntam-se assim ao Sporting e ao FCP. Três clubes portugueses na fase final, é obra. Penso que é a primeira vez que isso acontece!