segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Dar sangue


Dar sangue para mim é um acto cívico! Não custa nada e pode salvar vidas. Dou sangue desde dos meus 18 anos, ainda na Alemanha, claro. Ainda me lembro como se fosse hoje, a minha primeira vez. Numa terra chamada Bodenwöhr que foi o último sítio onde vivi na Alemanha, houve uma acção de dar sangue. Um amigo meu e eu aproveitámos para rever a escola onde estudávamos, ainda por cima na nossa sala do nono ano desenrolou-se essa acção. Esse amigo meu estava todo confiante: Vais ver, sou muito forte, não vou ter problemas. Bem, quando viu essa agulha grande, ficou cada vez mais calado. Lá ficou deitado, com a agulha espetada. A seguir foi a minha vez. Correu muito bem, levantei-me e fui comer qualquer coisa. Bom, o meu amigo ainda lá estava. Todo branco e chateado.

Na Alemanha ainda dei algumas vezes, na tropa e já em Portugal na Base Aérea também. Parei durante muitos anos e retomei esse velho hábito há ca. de seis anos. As primeiras duas dádivas foram literalmente sanita abaixo! O sangue não se podia aproveitar devido a um problema de fígado que eu tivera. É que tomei um certo medicamento em excesso por causa das fortes dores de cabeça e pescoço que sofria. Após algum tempo o sangue já estava aproveitável.

Mas sou sincero, já me conhecem. Fui hoje após mais de um ano de novo interregno. E fui porque dadores de sangue não pagam entrada na piscina descoberta. Mas só é considerado Dador de Sangue quem dá com regularidade, não é o meu caso, por isso, vá de continuar pagar. Só que isso não me impediu de recomeçar. Fui ao hospital esta manhã, correu muito bem, nem dez minutos demorei. Parecia uma torneira. Agora talvez perguntem vocês: Porque não vás aos dadores de sangue? Vou ao hospital por uma simples razão: Além de uma pequena consulta, fazem análises completas ao sangue. Isso é muito bom para mim, já que não tenho por hábito de ir ao médico. Só vou quando tiver mesmo que ser! Mas tarde mandam os resultados para casa.

Por essas e outras razões, quem tiver entre 18 e 60 anos, pesar mais que 50 quilos e se não tiver hábitos maldosos como beber álcool em excesso ou uso de drogas ou então ter doenças graves, pode muito bem ser dador de sangue. Até se pode aplicar aquela frase do totoloto: É fácil, barato e dá milhões!

Um bom site para tirar dúvidas aqui

6 Comments:

At 07 agosto, 2006 20:13, Blogger Unknown said...

Dar sangue é sem dúvida um acto de utilidade pública!!!

E há também outra coisa que farei quando bater a bota... Doar os meus órgãos que se aproveitem para outras pessoas que necessitem, pois eu debaixo da terra não irei precisar deles...

Grande Abraço!

 
At 07 agosto, 2006 23:09, Blogger Zig said...

o restaurador:
Bem vindo de volta!

Há muita gente que podia dar sangue, mas têm sempre uma pequena desculpazinha para não ir.

Aquilo de dar os órgãos depois de entregar a alma ao criador, penso que já está na lei. Não me recordo bem, mas acho que qualquer pessoa é considerada doadora. Deixa de o ser só em caso de vontade contrária.

 
At 08 agosto, 2006 01:28, Blogger Unknown said...

Acho bem que quem pode dê sangue, afinal um dia podemos ser nós a precisar.
Eu não posso dar, não tenho peso suficiente, já que sou magra. :)

 
At 08 agosto, 2006 17:17, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Nem mais, é que há tantos preconceitos à roda deste assunto, até parece que vivemos no século 19!

Mas de seres magra é óptimo! Assim não necessitas de aderir a essas campanhas de emagrecimento como tanta gente que conheço!

Por outro lado, é aborrecido se queres dar sangue e não te deixam! Há muitas pessoas que gostariam de ajudar com esse acto cívico, só que foram operados, tomam medicamentos regularmente e também não podem. E os que podem, não querem....

 
At 10 agosto, 2006 18:07, Blogger Unknown said...

Nunca precisei de fazer dietas, já que o meu metabolismo queima tudo quanto é gordura. ;-)

 
At 10 agosto, 2006 18:20, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Isso é muito bom, também gostava de ser assim. Não que eu seja gordo, mas a partir dos 40 tive que reduzir na quantidade da comida ingerida se não....

 

Enviar um comentário

<< Home