terça-feira, 31 de outubro de 2006

Para variar... - Liga dos Campeões - Queixa

Em quê ficamos? O governo afirma, na voz do PM, que os sindicatos aceitaram as propostas sobre o avanço nas carreiras dos docentes, pelo menos ainda não disse que se tinha enganado. A FENPROF já no fim desta tarde disse que está em desacordo absoluto com o governo sobre estas propostas e promete lutar com mais protestos. Mais, ainda diz que foi o processo mais anti-negocial de sempre. Lembram-se, o PS, nos governos de Guterres, teve sempre em alta consideração a palavra “diálogo”, fazendo mesmo que essa palavra fosse a mais dita pelo respectivo boneco da contra-informação. E hoje? Será que o diálogo passou a autista? Será que esse defeito com que foram acusados sempre os governos da direita passou agora também para o PS? Seja como for, todas essas trocas de palavras como os que se assistiu hoje entre representantes do governo e sindicatos só significará uma coisa: mais greves, e com isso, mais prejuízo para aqueles que não têm nada a ver com isso, os alunos!

Mais aqui

O Sporting Clube de Portugal empatou hoje a zero com os bávaros do Bayern de Munique. Com esse resultado os nórdicos passam a ter 10 pontos e já têm a passagem garantida para a próxima fase, enquanto o Sporting é obrigado a vencer o Inter de Milão a 22 de Novembro na Itália. Esses por sua vez foram à Rússia vencer de uma forma surpreendente o Spartak de Moscovo. Não vi grande parte do jogo, mas os leões entraram confiantes e não se deixaram impressionar pela enorme massa associativa dos alemães. O resultado do Sporting até pode se considerar positivo, empatar em casa de uma das melhores equipas da Europa, mas a vitória dos italianos baralha as contas neste grupo já que o Inter já estava quase dado como “desaparecido”. Amanhã é a vez do meu FCP derrotar o Hamburgo na Alemanha (oxalá que sim) e o Benfica ganhar ao Celtic (acho que sim!).

Miguel Sousa Tavaras entregou uma queixa à PJ contra um anónimo. Nada de especial até aqui. Mas essa palavra, anónimo, lê-se muitas vezes nos blogues nas caixas de comentários. Bem, no blog “freedom to copy” um anónimo disse que essa conhecida figura da comunicação social “plagiou” partes de um outro livro para o seu último livro “Ecuador”. Para nós bloguistas, os factos da queixa e as suas razões são quase sem interesse, é que alguém vai ser acusado sobre o que escreve nos blogues, mesmo com um pseudónimo, para toda a gente ler. Ora, este caso pode-se tornar um exemplo para toda a blogosfera portuguesa! Agora imaginem se todos os anónimos fossem acusados pelo que escrevem seriam necessários legiões de agentes da PJ para a investigação. Curiosamente o blog em causa hoje está em branco, literalmente! Porque será?

Para ver o blog, cliquar aqui. Pode ser que tenham mais sorte....
Para saber mais sobre esta notícia, cliquar aqui

Bem, para finalizar, pelo menos para hoje, preparem-se desde já para a minha festa de aniversário do meu blog na próxima Quinta-feira. Aqui não há anonimatos, toda a gente sabe quem sou, e, afirmo com convicção, sinto-me bem assim!!!

Não!!!

Esta notícia escapou-me por completo! Penso que à generalidade da comunicação social também. Hoje ouvi no RCP (Rádio Clube Português) o habitual comentador desta estação, Nuno Rogeiro, falar deste assunto. Ontem durante a colocação da primeira pedra, com pompa e circunstância, da nova fábrica de painéis solares para a central foto-voltaica perto de Moura no nosso Alentejo o ministro da economia disse que a energia nuclear está fora dos planos do governo. Apoiado categoricamente!!! Finalmente pôs-se fim a esta ameaça de ver um cogumelo destes na nossa paisagem! Quero dizer com o cogumelo que uma central destas visto de longe se pareça com um cogumelo, o outro só é “atingido” com uma bomba atómica. Mas, claro, há sempre um mas. A maneira como o Sr. Ministro disse esse “não” faz-me pensar! É que, após as palavras de louvor e grandeza normalmente os políticos fogem quando aparecem perguntas incómodas. E essa era uma, a da energia nuclear. É que esse “não” foi a última palavra que o Sr. Ministro preferiu, já com a cabeça e o corpo virado para outros assuntos. Por isso, senhores da comunicação social, gravem muito bem esta entrevista, guardem-na num grande cofre para utilização posterior. Mas quem volta atras das decisões como se viu nos SCUT não me surpreenderia se daqui a alguns meses esta questão estivesse na baila outra vez. Já se sabe que este governo é manhoso, por isso, todo o cuidado é pouco. Vamos estar atentos aos próximos episódios....

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Mania dos recordes

Não, hoje não vou criticar nem falar das notícias. Não vou falar de José Sócrates que interpreta a sua reeleição como líder do PS como uma prova que está a governar bem o país. Não vou sequer criticar que ele era o único candidato, facto que faz relembrar outros tempos. Também não vou falar da bola e da vitória do meu FCP. Nem vou falar que há certos avançados que são um alvo a abater, não senhor. Neste leque de notícias que me são indiferentes também se encontra o facto das cada vez mais gritantes alterações climáticas que fazem que depois das chuvadas aparece hoje novamente o sol em força, batendo mesmo recordes no norte do país. Tão pouco vou falar da ausência da adaptação aos tempos modernos dos livros escolares, outros países já têm livros na internet e outras técnicas adaptadas na educação. As anunciadas greves dos professores, da função pública e do metro de Lisboa ficam de fora também. Da ministra da educação já se falou tanto, agora finalmente entendeu que as aulas de substituição não servem de nada nos moldes actuais, os sindicatos desde da primeira hora já o disseram. A reeleição de Lula da Silva já por natureza me é indiferente já que no Amazonas continua tudo na mesma, a selvajaria continua com o abate indiscriminado de árvores.

É que hoje, meus senhores, está no topo uma notícia que se sobrepõe a todas as outras. É tão importante que será a maior da semana toda, talvez! 9000 pessoas com tambores nas mãos fazendo um barulho ensurdecedor entraram no Guiness Book of Records. Isso mesmo! Este absolutamente grande e enorme e inacreditável feito foi conseguido na Índia, destronando um anterior “record” conseguido em Hongkong com “apenas” 7000 tambores! Mas será que essa gente não tem mesmo mais nada a fazer do que tentar entrar nesse livro emblemático? Com tantos recordes o livro já teve que ser dividido em vários partes, qualquer dia os funcionários e provedores destes recordes são mais que as mães. Irrito-me com isso porquê? Porque eu é que deveria de constar nesse livro! Isso mesmo, eu! Como único homem do mundo que não existe, ou então, como a pessoa mais tímida do planeta. Nesses últimos tempos há provas suficientes que me ajudariam a conseguir uma entrada directa neste livro, nem sequer fazia falta a deslocação de uma comitiva comprovadora ao nosso cantinho à beira-mar plantado....

domingo, 29 de outubro de 2006

Histórias da minha Vida V

Este fim-de-semana há histórias da minha vida escolar. Mas para ser franco, não me lembro do meu primeiro dia. Sei que a minha mãe me acompanhou na entrada da escola, na “Grundschule” (Escola Básica) e eu tinha uma “Schultüte” (Saco de Escola) na mão como é habitual na Alemanha. É uma espécie de um grande cone, como nos gelados mas muito maior, e em plástico ou papelão. Continha guloseimas e brinquedos para o “Erstklässler” (Um que frequenta o primeiro ano). Lembro-me muito vagamente da sala, era em escada e o professor estava lá em baixo. A escola era algo longe da minha casa, o prédio era antigo do estilo inglês com os tijolos à vista. Recordo-me que tinha uma casa de banho comum no pátio que tinha uma vedação para com as casas privadas. Bem, a mais forte recordação que tenho deste primeiro ano é uma, não sei, algo infeliz recordação. A minha mãe metia-me sempre na “Schultasche” (Mala de escola que as crianças transportavam às costas) um lanche. Nesse dia talvez não gostasse do lanche e mandei-o por cima da vedação do pátio da escola. Fiz mal, deve ser por isso que ainda hoje me lembro das fatias de pão, ali deitados, no quintal de um vizinho da escola....

Curioso! Não me lembro de nenhum professor nem de nenhum colega da turma! Talvez a razão esteja no facto de eu ser o primeiro filho da família, o mais velho, portanto. Não era muito sociável, na pré-primária aguentei apenas uma manhã! Era um infantário muito barulhento e sem condições, com buracos na vedação e um quintal muito maltratado. Por outro lado penso que eu era um bom aluno, pelo menos nos primeiros 18 meses que andava nesta escola antes de nos mudarmos para uma outra terra. Só me recordo de uma aula de alemão, tinha algo a ver com a junção do “e” e do “i”, portanto, “ei” que em alemão se lê “ai”. Fora da escola tenho muito mais recordações, ligados ao ensino. Por exemplo, a primeira vez que sabia ver as horas. Eram dez e dez. Foi numa casa de uma amiga da minha mãe, lembro-me de estar sentado à mesa e olhar para o relógio da parede.

Ainda tive de frequentar um “curso” para alunos que tinham problemas na pronúncia. Não sabia dizes um “S”, dizia sempre “Sch”. Ou seja, eu era o Schigfried e não o Siegfried! Na primeira aula deste curso mandaram-me para uma sala errada! Eram crianças que não sabiam pronunciar o “tz”, traduzido em português talvez seja o ts. Quando foi a minha vez de falar, dizia tudo bem! Claro, disse eu, não é a minha sala! Quis apenas brilhar à frente dos outros! A recordação mais ternurenta penso que se passava no São Martinho. Cada aluno tinha uma lanterna, feita por ele. Era uma pequena caixa de papel transparente nos lados e com uma corda. Dentro tinha uma vela acesa e era transportada com uma vara. Até me lembro da canção que se cantava numa procissão nocturna:

Laterne, Laterne,
Sonne Mond und Sterne,
gehe auf mein Licht
gehe auf mein Licht,
nur meine liebe Laterne nicht....

Traduzido:
Lanterna, lanterna
sol lua e estrelas,
a minha luz que arde
a minha luz que arde
mas não a minha querida lanterna....


Post Scriptum: O blog Zig-Risos "sofreu" uma looooooooooooooooooonga actualização!!!

Cartas....


Selos postais e cartas. Pois! Ainda se lembram? Aposto que muitos leitores do meu blog não mandam uma carta há séculos! Falo de cartas à moda antiga, com papel e caneta, escrita a mão, depois com envelope e com selo colado. É um habito que se está a perder. Estamos numa época das novas tecnologias, dos e-mails e dos telemóveis. Não há tempo para nada, muito menos para se sentar e escrever uma carta. Até aposto que há crianças que nunca viram uma carta com selo, ou nem sabem o que é! Como está mais um Natal à porta, que tal escrever uma carta a sério? Que tal ensinar o(a) filho(a) escrever uma carta à antiga, mesmo com os quase obrigatórios cartões de boas festas? É algo muito pessoal e bonito que está a cair em esquecimento! Agora no Natal e Ano Novo é só sms e mail, pouco mais. Há muita gente, mesmo na “nossa” faixa etária, que gosta de receber uma carta, que se alegra com isso. Façam isso nas próximas festas, é fácil, barato, só não dá milhões, mas traz muita alegria!

Pode ser que depois tenham uma surpresa....

sábado, 28 de outubro de 2006

Estudo - TGV

“Fumar é saudável” diz Doutor Marlboro. “Alguns SCUT’s vão passar a ter portagem” diz Vasco Gueifão. Estou a ficar maluco? Talvez. A primeira frase é utilizada para mim em gozo com os fumadores, para ajudá-los a deixar de fumar. A segunda tem tudo a ver com a primeira, mas não é gozo nenhum. Vasco Gueifão é actualmente adjunto do secretário de estado das obras públicas, Paulo Campos, mas já teve outro “encargo” (= boy): Foi sócio fundador de uma empresa internacional (!) de estudos e avaliações, entre outros, também de obras públicas. E foi precisamente esta empresa que efectuou o estudo que “propõe” o fim de alguns SCUT no norte do país. Ora, isto cheira a quê? A clientelismo e job’s for the boy’s. Mas há mais! Segundo o semanário SOL, este estudo foi encomendado sem o obrigatório concurso público! Envolveu a módica quantia de 120 mil € que, tal como disse anteontem, está agora em contas bancárias dos tais....

TGV! Outra sigla, a par do MIT, que faz brilhar os olhos de qualquer político ansioso de mostrar obra feita e esperançado de ver crescer a sua conta bancária com outros tantos estudos. Estão agora na mesa três linhas deste caminho de ferro do futuro. Porto – Vigo, Porto – Lisboa e Lisboa – Madrid. O primeiro e o último, sim senhor, têm justificação e fazem falta já que no lado espanhol já existem ou estão em construção. Agora Porto – Lisboa? Então, esta linha não foi já renovada e está em óptimas condições tanto na rapidez como na comodidade com os comboios Alfa? Ainda por cima o ganho em tempo é muito pouco com os novos TGV. O orçamento para estas três linhas é três vezes superior ao do aeroporto da Ota, muito dinheiro, portanto. Será que este tempo que se poupa entre Porto e Lisboa justifica o gasto com esta linha? Ou então, acham que um executivo português ou espanhol que viaja num TGV se importa de mudar para o “pré-histórico” Alfa? Bem, não sou executivo nem nunca viajaria num TGV (até ver....), talvez se não existisse uma linha desse comboio entre as duas maiores cidades portugueses não optariam por este meio de transporte. Por outro lado, também há ligações aéreas entre Porto e Madrid, por exemplo. Então, pergunto eu, para quê o TGV???

Jackpot


Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Já imaginaram, 131 milhões de €? Alguém sabe quanto dinheiro é que é? Eu não. Mas é a previsão para o 1º prémio no Euromilhões da próxima semana. É o maior de sempre, o anterior com “apenas” 115 milhões saiu no verão do ano passado na Irlanda. Portanto, esta semana não saiu. Já agora, os números são:

3 – 4 – 8 – 44 – 50 * 7 – 8

Pode ser que na semana que vem não me esqueça de jogar. Claro, toda a gente se imagina de ganhar este prémio. Mas será que toda a gente faz ideia o que é ganhar tanto dinheiro? Penso que não. A imaginação começa logo a trabalhar, os sonhos serão realidade. Vou fazer isto e aquilo, vou ajudar toda a gente, mas, mas, eu serei a mesma pessoa? Olha que não, olha que não. Nenhum mortal é tão forte psicologicamente para poder afirmar isso com convicção, e porquê? Porque o dinheiro altera qualquer pessoa. Para começar, na realização do sonho mais nobre, o de ajudar “toda a gente”, ou então, pelo menos os familiares ou amigos, alguém vai dar com a língua nos dentes e todo o mundo vai saber que fulano tal ganhou o jackpot. A partir desse momento a vida pode tornar-se num autêntico inferno, contrariando todos os sonhos. Vai ser impossível sair à rua livremente. Serão alvos de todo o tipo de pedidos de ajuda e os bancos fariam fila à porta de casa. Só resta mesmo sair da terra onde vive, ou seja, mudar completamente de vida. Dinheiro não paga tudo, não paga amizades nem o amor, e isso todo está na terra onde se vive.

Por outro lado, pode sempre esperar até começar a ajudar os outros. Um ou dois meses, mas quem seria capaz? Tendo dinheiro e vontade de ajudar e não poder, para já? Acho difícil. Mais uma questão é o dinheiro propriamente dito. Ficará onde? No banco de confiança onde toda a gente conhece toda a gente? Não! Num banco qualquer na Suíça ou nas Ilhas Caimão? Também não porque uma pessoa gosta de ter acesso directo a ele! Mas há mais. Uma pessoa com tanto dinheiro entre mãos quer também melhorar a sua própria vida. Para começar, vai-se despedir. Começam logo as perguntas: Então, vais fazer o quê? Vais para o desemprego? Pois, seria muito descaramento apresentar-se no centro de emprego! Se passarem meses e as pessoas verem que o felizardo não faz nada e tem uma vida boa começam logo as bocas e as invejas. Olha, vive de quê? Se calhar vende droga ou armas, sei lá. Depois compra casa e um novo carrão, pagos com quê?

Pois, meus amigos! Pensem duas vezes antes de jogar na próxima semana no Euromilhões porque pode sair a qualquer um de vocês! Mesmo com estes factos todos não me importava ganhar o próximo jackpot....

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Contas - Grito - Tinta

Será possível? O Tribunal de Contas acusa os sucessivos governos de terem gasto ca. de 5,6 milhões de € no “Centro Materno Infantil do Norte” sem ter sido sequer colocada a primeira pedra de nenhum edifício! Em ping-pong um elemento do governo acusou prontamente a câmara do Porto por este facto, como se nunca houvesse presidência socialista na invicta. Este dinheiro foi apenas gasto em estudos e pareceres técnicos. Mais uma vez fica provado que há estudos amais, fica provado que os governos gostam de encher os bolsos dos “boys” gestores ligados a empresas de estudos e avaliações de projectos. Em 1993 quando se começou de ouvir falar numa unidade de saúde dessas ficou estipulado que essa obra ficaria concluída em 1998. No entanto, nada feito. Agora é fácil acusarem-se mutuamente, mas o dinheiro está gasto, depositado em contas bancárias de gestores engravatados e seguidores de manifestos partidários....

Achei estranho o último grito de triunfo de José Sócrates. Disse alto e em bom som para toda a gente ouvir que os sindicatos finalmente acataram com a proposta do governo para a avaliação dos professores. O grito foi dado num jantar entre socialistas em Faro. A FENPROF, o maior sindicato dos professores, já desmentiu categoricamente este “consenso” contra-atacando a dizer que os sindicatos pelo menos há 16 anos defendem uma avaliação dos docentes, mas com outros fins do que os propostos pela ministra da educação. A actual proposta prevê que em caso de uma avaliação negativa seja retirada tempo de serviço ao professor e em último caso a sua expulsão. De duas uma, ou o PM não sabe o que diz e se deixou levar pelo calor da noite e pelo vinho, ou então foi mal informado. Já se sabe, o barulho nas festas é muito grande que pode levar a ouvidos mocos....

Estava-se mesmo à espera que a decisão judicial não poderia ficar por aqui, a decisão da absolvição dos arguidos no caso da queda da ponte de Entre-os-Rios. Agora os familiares das vítimas do maior acidente rodoviário português querem que Jorge Coelho, ministro de então, diga o que sabe! Depois duma entrevista na SIC Notícias em que afirmou achar impossível não haver culpados neste acidente e que a culpa não pode morrer “solteira” até esperam que ele se ofereça para contar tudo o que sabe. Mas onde e a quem? O ministério público (MP) entretanto apresentou recurso ao veredicto que absolveu os arguidos, e em meu ver Jorge Coelho não poderá ser chamado para este caso. Cá para mim, Jorge Coelho sabe muito bem que não pode testemunhar, pelo menos agora. Por isso, vai correr ainda muita tinta, ou melhor, muita água por baixo da nova ponte perto de Castelo de Paiva até poder ser chamado a tribunal....

Pós-Concerto....

Ontem depois do concerto estive a ouvir música até tarde com o som bastante alto para abaixar os “blues”. Entre as músicas estava esta canção sobre a qual escrevi há dias, ou melhor, sobre o seu autor. Pois, desta vez a razão para meter esta letra não é a habitual, quer dizer, também é, mas também é para mim. Caramba, estou confuso! Quem é que me manda ser assim, quem???


Live is a Rollercoaster, de Ronan Keating


Hey baby you really
got my tail in a spin
Hey baby I don't evenknow where to begin
But baby you got one thing
I want you to know
Wherever you go tell me
'cause I'm gonna go

We found love,
so don't fight it
Life is a rollercoaster,
just gotta ride it
I need you,
so stop hiding
Our love is a mystery
girl, let's get beside it

Hey baby, you really
got me flying tonight
Hey sugar, you almost
got us punched in a fight
(That's all right)
And baby you know one
thing I gotta know
Wherever you go, tell me
'cause I'm gonna show

(Chorus)

Can't you feel my heart?
Can't you feel my heart?
Can't you take my heart?

(Chorus)

So don't fight it,
fight it, fight it
So don't fight it,
fight it, fight it....

Para ver ou rever o vídeo cliquar aqui

Post Scriptum: Era para ter metido este texto logo de madrugada mas o blogger estava novamente “out of order” (como eu). Hoje já estou melhor e com dor de cabeça, mas o sentimento mantém-se....

O Quebra-Nozes


Hoje, pouco antes das sete da tarde, toca o telemóvel. Cansado de atender tantos telefonemas hoje, lá atendi pensando, mais um! Mas não. A chamada veio do Pax Julia, por grande surpresa minha. Havia um bilhete para mim para o espectáculo desta noite. O cansaço desapareceu logo. Estava esgotado já há mais de uma semana, fiquei em lista de espera, à espera de alguma desistência o que de facto se verificou. O meu muito obrigado ao Pax Julia pela atenção!

Portanto, sala completamente esgotada! Entrava em cena o Ballet Clássico Estatal de Kiev, da Ucrânia. Apresentaram uma obra clássica de Tchaikovski, o Quebra-Nozes. Penso que inicialmente uma ópera, já viu contado essa história em filmes, desenhos animados e claro, neste caso, em forma de ballet. Foi bem conseguido. Bem dançado, com muitas cores, esse espectáculo vindo do leste agradou o numeroso público. No total foram 23 bailarinos que foram aplaudidos entusiasticamente. Só não entendi a iluminação a piscar na árvore de Natal. Bom, não se pode ter tudo....

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Deixa me rir...


Esta canção de Jorge Palma parece ser o mote para este tema. Durante a construção da barragem do Alqueva o estado espanhol comprometeu-se a “fornecer” água em condições a esse maior lago artificial da península ibérica. A realidade está muito longe do prometido. A organização ambientalista internacional Greenpeace também sabe disso, aliás, alertado há muito pela Quercus. A procurar um site em português sobre esta organização encontrei apenas uma – em espanhol. Bem, este facto não impede a Greenpeace de denunciar alguns factos sobre este nosso vizinho. No rio Guadiana que abastece o Alqueva estão ligados no lado espanhol ca. de 1,7 (!) milhões de esgotos domésticos que naturalmente deixam esse rio num estado lamentável. Por outro lado os 80 barragens construídas ao longo do Guadiana e nos seus afluentes deixam passar pouca água durante os períodos de seca no verão!

Razões mais do que suficientes para a Greenpeace entrar em acção. Entre os dias 20 e 28 de Outubro organizam uma descida a este rio, chegando hoje a Mértola, passando pelo Pulo de Lobo. Neste sítio emblemático que em tempos foi designado por alguém de Alentejo profundo o Guadiana passa dos seus 25 metros em média de largura para apenas cinco. No verão não raramente sobra apenas um pequeno fio de água, situação que permite sem qualquer problema passar para o outro lado da margem. No inverno, claro, isso é impossível. No entanto, mesmo com muita água, é possível verificar a olho nu o estado de poluição. Depois da cascata neste sítio a água cria um monte de espuma que traduz bem este estado das coisas. Espera-se, portanto, muitos directos e reportagens de rádios e TV’s deste sítio durante o dia de hoje. Só espero que toda a comunicação social dê o devido valor ao nosso Alentejo profundo e esquecido para começar a alertar as autoridades competentes, nomeadamente o nosso Sócrates que está mais preocupado em manter o défice deixando para traz questões de ambiênte!!!

Notícias sobre este tema aqui, aqui e aqui

Foto daqui

Dito em pouco tempo....

Hoje não tenho de novo muito tempo para escrever aqui nem tive tempo para ouvir notícias durante este dia. Ontem ainda vi um pouco do programa prós e contras, quase parecia o da contrainformação. Aproveitando o crescendo consumo da electricidade em Portugal os defensores da energia nuclear voltaram à carga. Do pouco que vi deu-me essa ideia. Volto a dizer que por vários motivos, principalmente pelo lixo nuclear, sou contra essa forma de energia. Falou-se também que 30% da energia gasta provém de centrais que operam com carvão. Não sabia. Mas penso que este número vem dos centrais nos Açores e na Madeira, são pequenas e localizadas perto das povoações. Não sei se falaram da tal barragem que não foi construída em tempos. “As gravuras não sabem nadar”, lembram-se? Pois, a factura está agora aí, no próximo ano o aumento será de apenas 5,9% em vez dos propostos 15,7%, confirmou hoje o ministro da economia. Pois é....

Acho sempre engraçadas as assembleias gerais dos clubes portugueses. Hoje houve uma no FCP e penso ontem, ou no Domingo, no Benfica para “aprovarem” as contas destes clubes. Acho engraçado porquê? Como é que um simples adepto e pequeno accionista destes clubes pode verificar se os números apresentados estão correctos? Não há! Mesmo se alguém quer ir mais longe e faz perguntas incómodas, é logo carimbado como do contra! Nem que se escondam atras da sigla SAD me convencem. Essas contas são sempre adulteradas, maquilhadas. Também não haveria outra forma de os aprovar, claro. Pois, e no início, meio e fim sempre estes gritos de guerra a dar vivas ao clube....

As declarações e ataques mais contra-ataques dos líderes destes dois clubes também não ajudam muito. Penso que a maior parte dos adeptos (incluindo eu) já está farta destas guerrilhas. Gostam do clube, gostam que ganhem, mas de uma forma limpa. Sou adepto do FCP mas á arbitragem do último jogo do Benfica cheirou-me a esturro. Carlos Xistra diz que não, foi algo exagerado na mostragem dos cartões, mas de resto achou normal. Digo isso porque o FCP tem equipa para vencer o Benfica no próximo Domingo, não precisa “ajudas” destas. A guerra parece sempre subir de tom cada vez que se aproxime um “clássico”. Até já metem o Pinóquio em cena....

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Chuva - Base - Leste

Hoje foi dia de temporal em Beja. Coisa rara aqui no Alentejo, mas quando acontece aparece forte e feio. Foi na madrugada, sensivelmente entre as 4 e as 7. Até acordei, outra coisa rara. Não fui ver à rua, gosto é de dormir! Mas de manhã conduzindo pela cidade apareceram os estragos. Não houve árvores caídas (dos que restam....) mas houve muita sujidade nas ruas incluindo pedras do passeio arrancadas perto da estação da CP. Durante o dia ouvi várias pessoas a contar que deve ter sido um dos piores temporais de sempre, as ruas pareciam rios, no centro histórico não deve ter escapado nenhuma casa às infiltrações. Com os telhados antigos não é de estranhar! Parece que para Quinta-feira há mais....

É tão simples! A câmara municipal da Covilhã anunciou a construção de um aeroporto civil, com uma pista de 2,5km, aerogare e um entreposto de carga aérea. Onde é que já ouvi isto? Ah, pois! Aqui algures nas imediações da cidade de Beja existe um aeroporto que tem apenas uma das mais longas pistas da Europa, mais de 4 km. Numa espécie de “never ending story” é anunciado anualmente em planos e estudos um aeroporto civil. Por acaso já arrancaram as anunciadas obras? Tanto quanto sei, não. Mas sabem comemorar! A BA11 faz 42 anos! É quase tão “velha” como eu. Quando saí em 1987 dessa mesma base já se falava num aeroporto civil. Passaram quantos anos? 19, pois. Até agora, pouco ou nada foi feito. E na Covilhã anuncia-se um aeroporto, e pronto! Ainda não acabei! Por acaso nestas comemorações foi convidado algum representante daquele povo longínquo e já esquecido pelas autoridades que são os alemães? Se não fossem eles, essa base nem sequer existia! Penso que ficava bem na fotografia a presença de um elemento deste povo....

Notícias preocupantes chegam mais uma vez de dois países do ex-bloco do leste. Na Hungria o dia de hoje devia ser dia de festa. Faz hoje 50 anos que o povo deste país se uniu nas ruas de Budapeste contra a repressão soviética. Muitos chefes de estado, entre eles o nosso PR Cavaco Silva, estiveram presentes para assistir às comemorações. Muitos deles ainda tiveram a “oportunidade” de assistir a outros acontecimentos, mas menos festivos. Uma boa centena de manifestantes tentou chegar ao parlamento em protesto contra as declarações do PM da Hungria que confessou ter mentido ao povo sobre a real situação económica do país. Este facto tinha sido descoberto já há algumas semanas, as manifestações até já tinham diminuído, mas aparentemente este dia de festa foi aproveitado pelos ultras para continuar os protestos.
Na Bulgária aconteceu precisamente o contrário. Lá o povo nem quer saber dos políticos. Em eleições presidenciais dois terços dos eleitores nem foram às urnas, por isso um ultranacionalista vai disputar uma segunda volta com um socialista. Recorda-se que a Hungria já faz parte da EU e a Bulgária se juntará no início do próximo ano!

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Adeus


Tschüss! Foi a última corrida na Formula 1 de Michael Schumacher. É o fim de uma era, o fim de um ciclo. Quando ele fez a sua primeira corrida na Bélgica ninguém esperava uma carreira tão longa e de tantos sucessos. Os que não gostam dele dizem que foi um piloto controverso e frio. Não concordo, ou não fosse eu fã dele! Todos cometemos erros, ninguém é perfeito. Mas todos têm a mesma opinião quando se fala nas qualidades dele. Foi de facto um grande piloto neste desporto rei do automobilismo. Os números impressionam: 7 vezes campeão do mundo, 90 vitórias, 68 pole positions, 250 participações em corridas, 73 voltas mais rápidas e 1359 pontos. Vai levar muito tempo até aparecer um piloto assim de novo. Vai-se falar sempre de um antes e depois de Schumacher!

Nunca estive de acordo com aqueles que o criticavam. Diziam que só o carro fazia dele um campeão. Esquecem-se que foi ele que recuperou a Ferrari. Foi ele que fez milhares de quilómetros em testes para melhorar o carro. À chuva então era muitas vezes imbatível, e é nessas condições onde se vê a qualidade de um piloto! Ele tem uma sensibilidade nas corridas como poucos, e um piloto destes só podia estar numa equipa do top como é a Ferrari.

Bem, nesta última corrida dele teve azar. Desta vez traiu-o um pneu furado, possivelmente provocado numa ultrapassagem a Fisichella. Nestas duas últimas corridas da carreira dele a sorte não quis nada com ele. Na penúltima partiu o motor, desta vez foi um pneu. Numa recuperação memorável atingiu ainda o quarto posto ultrapassando o seu sucessor na Scuderia Kimi Räikönnen. Massa salvou a honra da Ferrari em ganhar no seu país natal. A Renault com Alonso fez a dobradinha na classificação final, penso que merecido. Na próxima época penso que a Ferrari será favorito já que a Michelin deixa de fornecer pneus à F1, sobrando apenas a Bridgestone. Como a Ferrari já nesta época que hoje acabou corria com esta marca de pneumáticos ficará certamente em vantagem!

Foto da pintura daqui

domingo, 22 de outubro de 2006

Branquinhos



Estes dois cães foram encontrados perto de Cabeça Gorda. São mãe e filho. Se alguém sabe a quem pertencem ou se alguém os quer adoptar, pode mandar-me um mail. Obrigado.

Histórias da minha Vida IV

Após algumas semanas de ausência, ou de pausa, encontrei algum tempo hoje para dar continuidade às histórias da minha vida. Vou continuar a falar nesta “edição” sobre a minha vida na segunda morada que tive, em Eislingen/Fils. Tal como já tinha dito, são tantas e tantas as recordações nesta terra que vou ter que ficar por aqui durante algum tempo.

Penso que qualquer adulto se lembra quando teve o seu primeiro grande susto ou o primeiro choque. Aconteceu no Natal de 64 ou 65, não sei bem. Passeava com a minha mãe pela vila. Entrámos num supermercado a comprar coisas para o Natal, claro. Bem, certamente eu era um chatinho e ela comprou-me um pequeno sino de chocolate. Era vermelho e tinha um fio para se poder pendurar numa árvore de Natal. Ao sair atravessámos a rua numa passadeira e sem querer deixei cair o sino. Parei e chamei a minha mãe à atenção. Nesse momento passou um carro e esmagou o sino. Bem, gelei! Não sei se chorei ou não, mas ficou-me na cabeça como o meu primeiro grande susto.

Quando se tem um metro de altura qualquer coisa parece enorme. Lembro-me bem dos passeios que fazíamos tanto de carro como à pé. Por incrível que pareça, até me lembro de algumas montras de lojas. Nessa vila havia um cruzamento enorme, pelo menos me parecia assim, depois desse cruzamento acabavam as casas e via-se para muito longe. Já nessa altura admirava-me o quê é que vinha depois dessa rua. Era uma espécie de uma zona industrial, tenho essa “foto” gravada na minha memória.

Nessa vila passava uma linha de comboio. Já no início dos anos 60 as locomotivas a vapor estavam em extinção, lembro-me de ter parado no carro numa passagem de nível. Passaram seis ou sete locomotivas dessas, todos acoplados. Era uma fumaraça, só visto. Barulhento e bonito ao mesmo tempo. Escusado de dizer que nunca mais na vida vi tantas locomotivas juntas, e ainda por cima a trabalhar. Depois dessa passagem de nível havia uma estação dos correios. Era um edifício quadrado, ainda me lembro dos vidros onde se efectuava o atendimento ao público. Numa dessas idas o meu pai depositou, meio a sério e meio a brincar, numa conta poupança cinco marcos para mim e para o meu irmão. Será que essa conta ainda existe? Se calhar sou rico e nem sei....

Nessa terra também me estriei em cinemas. Penso que era um filme de desenhos animados, claro. Fui lá com a minha mãe e o meu irmão. A vila é banhada por uma ribeira, tal como o nome da própria terra diz, a ribeira chama-se Fils. Curiosamente tenho apenas uma lembrança deste fio de água. Havia uma ponte para peões toda em madeira. No meio havia uma serra movida pela água da ribeira, muito barulhenta e que fazia vibrar a ponte toda. Atravessava a ponte sempre a correr porque tinha medo dessa serra.

E claro, a neve. Adorava! Ainda hoje adoro. Raramente a vejo, o que há em Portugal não é neve dessas, e só há na Serra da Estrela. Bem, numas centenas de metros de distância da vila havia uma quinta onde os meus pais costumavam de comprar ovos. Ainda me lembro de um deles me ter perguntado donde é que vinham os ovos. Cresciam nas árvores, respondi! Pois, agora é inverno e as árvores não têm folhas! É um animal. Lá fui adivinhando, adivinhando até, claro, dizer que vinham das galinhas. Coisas de crianças, pois claro.

Na próxima vez falo sobre os tempos de escola. Mas descansem, eu era uma criança bem comportada, mas as vezes....

sábado, 21 de outubro de 2006

Estranho....

Estranhas notícias chegam vindas da comunicação social, nomeadamente dos jornais. O SOL diz que o orçamento do estado para o ano 2007 poderá ser inconstitucional porque muitos dados e contas baseiam-se em leis ainda por aprovar na AR. Por um lado prova mais uma vez que o governo faz de conta com o ovo ainda dentro da galinha. Por outro lado lembro-me bem que os governos anteriores também já cometeram este tipo de irregularidades. Pelos vistos tem mesmo que ser, pelos vistos Portugal continua a ser um país do “faz de conta que....”

Uma outra notícia vem do Correio da Manhã. Este jornal afirma que os membros do governo vão ter um aumento salarial no próximo ano de 6.1%. Já foi desmentido pelo ministério das finânças que afirma que este aumento se vai situar também no valor proposto de 1.5% tal como para toda a função pública. “Este ano” tem que ser mesmo assim para dar o exemplo. Em tempos de crise não pode ser de outra forma. Agora digo eu: E então nos outros anos? Quer dizer que o aumento nos anos anteriores foi sempre maior? Lógico, estão mesmo na fonte, é só tirar....

A oposição ao cowboy Bush diz que a situação no Iraque já se compara com o Vietname. Só este mês que ainda nem acabou já morreram 75 soldados americanos. Mas Bush nega uma retirada, diz que os EUA só sairão deste país se a missão for cumprida. Mas qual missão? Já está mais do que visto que a invasão ao Iraque foi um erro, está mais do que visto que a estratégia dele falhou. Aliás, nem houve estratégia pós guerra o que prova mais uma vez que Bush só invadiu o Iraque por razões tudo menos do que humanitárias ou por estar preocupado com a situação nesta região. Os “GI’s” são abatidos como “walking ducks”, são alvos fáceis a abater. Já morreram centenas de soldados americanos e milhares de iraquianos civis e porquê? Só porque está um Bush teimoso na Casa Branca que não vê, ou não quer ver a realidade! Só que, mesmo se os americanos saíssem já hoje do Iraque, este facto não constituía um garante para a paz, tudo menos isso. No Iraque tudo parecem ser alvos. Os Curdos, os Sumitas e os Xiitas estão na mira uns contra os outros. E quase todos contra os americanos....

All over again



O ex-Boy Zone Ronan Keating está a promover o seu novo album “Bring you home” que inclui um dueto com a portuguesa Rita Guerra com o título “All over again”. Aparentemente ele canta esta canção com várias artistas, “vasculhando” o Youtube aparecem várias versões deste título. Seja como for, este cantor famoso por canções como “Life is a Rollercoaster” e “Lovin each day” canta por gosto e não pela fama, segundo ele. A Rita Guerra curiosamente tem pouco sucesso em Portugal, injustamente em meu ver. Tem uma boa voz e uma boa presença em palco. Foi escolhida precisamente por estes factores.

Para ver o videoclip cliquar aqui (Entretanto já não disponível!!)

Para saber mais sobre essa notícia, cliquar aqui

Foto de Ronan Keating: Yahoo
Foto de Rita Guerra daqui
Letra da canção aqui

Actualizado em 11.11.2006

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Entre-os-Rios

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.



Já era sabido qual é o valor de uma vida em Portugal. Já era sabido que quando se morre pobre cai-se no esquecimento. Hoje chegou mais uma prova deste facto. Falo do caso da queda da ponte sobre o rio Douro, mais precisamente a do Entre-os-Rios. O caso foi a tribunal e hoje foi lida a sentença: Todos absolvidos! Isso mesmo, ouviram bem, todos absolvidos!

Mas vamos por partes. Penso que toda a gente ainda se lembra desta noite em que a ponte caiu. Ceifou 59 vidas que viajavam num autocarro que foi seguido por três automóveis ligeiros. Lembram-se bem dos directos que as televisões fizeram quanto da descoberta do autocarro e salvo erro de um dos automóveis. Lembram-se bem dos “caça-sensações” que filmaram de bem perto se descobrissem algum cadáver a boiar dentro dos veículos. Deplorável! Horrível! Já foi há mais de cinco anos, mas ficará na memória dos portugueses para sempre!

Claro que um acidente destes não podia ficar impune. Agora, culpar quem? Para começar, demitiu-se logo um ministro. Fez bem, mas não chegava. Após longos e desgastantes estudos chegou-se à conclusão que foram causas naturais. Foram tempos dolorosas para os familiares das vítimas, gente que ainda hoje sofre com a perda abrupta e estúpida dessas pessoas. Claro que a causa imediata foi a chuva que caía em abundância nesta altura, mas não explica tudo. Esta ponte há muito já pedia a sua reforma, há muito que se sabia que não era segura. Além de estreita, era velha e desadequada para o trânsito moderno. Mas, ninguém fez nada! Continuou a fazer o seu serviço até esta fatídica noite!

Por isso, alguém tinha que ser o culpado. Tinha que se “arranjar” um julgamento. O estado já “cumpriu” o seu dever em indemnizar os familiares, do tipo “fizemos m...., desculpem lá, tomem lá dinheiro e calem-se”! Depois “descobriu-se” gente que de alguma forma teve a ver com a ponte e da sua inspecção técnica e ficaram arguidos! Alguns já de idade avançada, foram ao banco dos réus. Para quê? Para ficar tudo igual, ninguém ficou com a sensação que a justiça foi feita!

Resumindo e concluindo: Os familiares e amigos das vítimas, alem da perda, ficaram “arrastados” neste longo processo judicial, lembraram-se de tudo de novo. Foi como se tivessem morridos também, para no fim ficar em nada. Rios de tinta gasta, milhares de € gastos em custos judiciais, tempo e dinheiro perdido em estudos e avaliações pós-acidente. Fica a pergunta: Culpar quem?

Foto e notícia daqui.

Curtas....

Hoje, por falta de tempo, há apenas um curto texto, ao contrário de ontem, onde abusei um pouco. Porque quando as ideias e os temas surgem de seguida é me difícil parar de escrever. Bem, hoje houve alguns recuos do governo. Primeiro no anunciado aumento do preço da energia. Agora “só” vai aumentar apenas em metade do valor anteriormente anunciado, vão ser “apenas” 6 a 8% de aumento. Ora, isso cheira-me a esturro. Ou eles “fingiram” um aumento de 16% para depois convencerem o povo que 8% é um mal menor! Porque mesmo assim é muito, vai pesar muito no orçamento das famílias portuguesas. Por outro começo a pensar que o governo esperaria uma redução dos preços com a liberalização do sector da energia em Portugal. Como tal não aconteceu, vá de aumentar muito! Agora até vão ter de mudar a lei para reduzir esse aumento. Estão a brincar connosco!

O segundo recuo verificou-se na educação, nomeadamente na avaliação das carreiras dos professores. Agora a anunciada avaliação por parte dos encarregados da educação aos professores já não vai pesar, só quando um professor assim o desejar. Pergunto eu, e porquê é que isso não ficou assim desde do início? Mais uma vez, penso que foi assim orquestrado para no fim o professor dizer assim: Bem, do mal o menos, já estamos mais satisfeitos. Isto lembra os tempos em que o estado português pedia sempre o dobro da verba a Bruxelas nos subsídios para no fim receber “apenas” a metade e assim ficar satisfeito. Não me venham com esses truques....

Na Quinta-feira de madrugada acabou a ocupação do teatro Rivoli no Porto. Um batalhão da força da intervenção da PSP “tomou” o edifício de assalto, mas ainda bem de uma forma pacífica, pelo menos foi considerado assim. Bem, a ocupação era ilegal e não podia continuar, mas há mais meios, o do dialogo, por exemplo. Simpatizo com Rui Rio mas aí ele agiu mal. Agora fica tudo na mesma, ou pior, talvez. Os que fizeram a ocupação já não vão poder entrar neste espaço, e mesmo em espectáculos futuros haverá sempre essa desconfiança de todas as partes. Isto só terá uma vítima: a cultura.

Resta ainda falar da bola. Nesta jornada europeia só o meu FCP saiu triunfante, os restantes perderam todos. Ontem o Sporting perdeu sem o merecer, o Bayern não fez aquele jogo deslumbrante habitual, muito por culpa, claro, do Sporting que fez um bom jogo. Não tiveram sorte, essa mesma sorte esteve com os bávaros, tiveram a sorte dos campeões. Por último, o Braga. Foi cilindrado na Holanda por três bolas sem resposta. Mau demais para ser verdade. Essa equipa holandesa não era do top, estava perfeitamente ao alcance dos minhotos. Daqui a quinze dias há mais....

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

SCUTS


Pouco a pouco o governo do PS faz política considerada de direita. Hoje surgiu a notícia que três vias rápidas que são bafejadas pela famosa palavra SCUT, ou seja, são auto-estradas sem portagens, vão começar a ser pagas já a partir de meados do próximo ano. Estranho, uma das grandes bandeiras eleitorais de Sócrates era mesmo a manutenção dos SCUTS, mais uma vez ficou provado que esse governo já não liga nenhuma às promessas anteriores. De certeza absoluta que muita gente votou neste governo por causa desta promessa, lembro-me bem dos debates acesos que houve sobre as vias rápidas que estavam a ser construídas no norte na altura das eleições. Curiosamente são agora precisamente estas auto-estradas que passam a ser pagas, salvo um único troço antes de chegar a Caminha. São abrangidas, tal como disse, três dos sete auto-estradas sem portagem actualmente existentes em Portugal. É a A28 até Caminha, a A17 (ainda parcialmente em construção) de Mira para Porto e uma via rápida do Porto em direcção a Paços de Ferreira.

Pessoalmente sou a favor de auto-estradas com portagem. Claro, seria melhor se não houvesse portagem nenhuma como na Alemanha, mas Portugal não tem condições para ter esse luxo, a Alemanha é aliás o único país na Europa da actualidade que não tem portagens. Fui sempre contra os SCUTS, não faz sentido que um agricultor por exemplo de Serpa que nunca vai para o litoral tenha que pagar essas vias rápidas. Por outro lado a manutenção dos SCUTS era uma promessa eleitoral do PS, disso não há a mínima dúvida. Agora dizem que no grande Porto o nível de vida melhorou e é essa a única razão da mudança! Tal como diz Rui Rio, só no Porto porquê? Em Lisboa onde também há SCUTS, ou na A8, a vida não melhorou? São pobrezinhos? Seja como for, este passo considero positivo, têm é que acabar na sua totalidade com estas borlas. Está a custar milhões aos contribuintes, foi um erro à partida!

Ainda algumas curtas notícias com opiniões minhas.

No Porto a ocupação do Teatro Rivoli continua. Já estavam sem electricidade, agora também vão ficar sem água. Até foi proibida a entrega de comida aos ocupantes. Exageradamente dura esse medida, é certo, mas este espaço pertence à câmara do Porto e claro, essa ocupação é ilegal. Não sabia que a manutenção do teatro custa 7500€ - por dia! Só visto. Este luxo não podia continuar, faz esta câmara muito bem em alterar este estado das coisas. Claro, a ministra da cultura teve que se meter novamente! Dois vereadores da oposição estão no local para tentar resolver a situação.

No próximo ano os custos da electricidade vão aumentar quase 16%! E a culpa é – dos consumidores! Foram ditas palavras algo infelizes por parte de um secretário de estado, mas disse claramente que a culpa é daqueles que gastaram mais do que deviam! Mas que grande parvoíce! Ou seja, a economia aumenta, há cada vez mais máquinas na indústria que substituem a força humana e este tipo diz que é a nosso culpa. Então, esse governo é tão bom em previsões e não conseguiram prever esse aumento? Também critico a quase total ausência de campanhas de poupança de energia enquanto o estado gasta ao seu belo prazer como nas novas auto-estradas que mais parecem supermercados com tanta iluminação. E estes gastos, não contam?

Estava prevista a saída da Europa do Rali Lisboa – Dakar em Portimão mas tal não vai ser possível! “Razões técnicas” impedem essa saída. Recordo que no início deste ano na anterior edição deste emblemático rali a “caravana” saiu de Espanha para o continente africano, este ano a organização encabeçada por João Lagos gostaria de ter saído de Portugal. Não especificou em detalhe este recuo, é que a câmara de Portimão e o estado português estavam totalmente disponíveis para realizar as respectivas obras. Seja como for, nesta edição vai haver novamente muitos portugueses a participar, vai haver de novo duas etapas em Portugal. Vão ser anunciados mais detalhes a 23 de Novembro. Bem, pode ser que eu este ano consiga ver a caravana passar....

Professores - Liga Campeões

Estranha divergência! Na greve, ou melhor, na manifestação da semana passada os números oficiais e os dos sindicatos quase coincidiram, hoje, não! Falo da greve dos professores. É estranho como duas entidades que deviam saber o que se passa apresentem números tão diferentes! A (super) ministra diz que a adesão à greve ficou-se pelos 30 a 53%. Não sei onde ela foi buscar esses 53%! Mas pronto. Os sindicatos afirmam que foram 85%. Realmente, ninguém sabe onde é que está a verdade. Verdade verdade é que os alunos em quase todo o lado não tiveram aulas, e amanhã é a continuação dos feriados! Claro que os alunos adoram não ter aulas, os pais é que ficam preocupados, eu próprio não fujo à regra. Por este andar vamos ter um ano lectivo complicado. É que as posições estão estremadas, inflexíveis, embora que a ministra diga o contrário. Vai querer reuniões com os representantes dos sindicatos para encontrar uma melhor solução. Mas com o já anunciado corte na despesa com a educação no orçamento do estado para o próximo ano duvido muito que as coisas acalmem....

Sortes diferentes tiveram hoje as equipas portuguesas de futebol na liga dos campeões. O (meu) FCP despachou os nórdicos de Hamburgo por 4-1, o Benfica ficou derrotado em Glasgow por 0-3. Não vi nenhum dos jogos nem os resumos, é que hoje tivemos excepcionalmente ensaios no meu coro. Posso já anunciar que o nosso concerto do Natal promete. Mas voltando aos sentimentos mistos de hoje no futebol. No Porto sei apenas quem marcou os golos, um foi do já quase inevitável Helder Postiga, os outros três tiveram assinatura sul-americana! Esperava-se um jogo mais equilibrado, uma goleada superou as expectativas dos portistas. Lembro-me durante o meu tempo da tropa em Hamburgo ter assistido a um jogo entre o HSV (Hamburger Sport Verein) e o Nürnberg. Os bávaros perderam, mas no fim fizeram a festa porque ao mesmo tempo o meu clube favorito de então, o Bayern de Munique, sagrou-se campeão. Isso foi no longínquo ano de 1980! Bem, esse mesmo Bayern vem visitar amanhã os leões de Alvalade. Nada de sentimentalismos, espero que o Sporting ganhe!!!

Bem, meus amigos. Ando a falhar! Este fim-de-semana não houve de novo actualizações no zig-risos nem histórias da minha vida! Não há tempo para nada....

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Acenda uma vela!


Está a decorrer uma iniciativa designada como “lightamillioncandles”, o que quer dizer, acender um milhão de velas. Pretende sensibilizar as várias entidades ligadas à Internet para a irradiação do abuso infantil nesta dita nova tecnologia. Li sobre esta iniciativa no blog da cruzeiro, e claro, assinei também! Não custa nada, dispensa apenas uns minutos. Sou a vela nº 679.227! Iniciativas destas valem o que valem, mas sempre é melhor do que nada. E claro, os internautas também podem ajudar em não visitar sites destes que promovem e divulgam pornografia infantil!!!

Para participar, basta cliquar aqui!

Obrigado!

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Hoje...

Hoje é um dia estranho, tenho a sensação que tudo anda meio adormecido. Deve ser do tempo. Com a baixa de temperatura e a chuva o verão disse definitivamente adeus. Hoje vi pela primeira vez muita gente de casaco, curiosamente as temperaturas já tinham descidos já por uma ou outra vez também, mas continuava toda a gente a andar de manga curta. Hoje, não! Acabou o sol, começou a época mais triste. Mas a vida continua. Hoje várias notícias tiveram destaque. Desde da já anteriormente anunciada greve dos professores a partir de amanhã, de mais aparições na TV do ministro da saúde a dizer das suas, sobre o referendo de aborto e do (outra vez) aumento do petróleo, que aumentou novamente para perto dos 60 dólares por barril. É muita notícia junta, normal numa segunda-feira, vou por isso falar apenas de duas delas, da ocupação do teatro Rivoli no Porto e da apresentação do orçamento de estado pelo ministro das finanças.

Primeiro os “ocupas” do Porto. Após um espectáculo ontem à noite naquela sala emblemática da cidade invicta, alguns actores e até parte do público presente decidiram começar um protesto inédito, pelo menos no nosso país. Fecharam as portas do teatro pouco depois do espectáculo acabar, ninguém sai nem ninguém entra, salvo algumas excepções, claro. Até os trabalhadores regulares ficaram à porta, tiveram um dia de folga! Isso tudo porquê? Já há algum tempo a câmara municipal do Porto anunciou a privatização deste espaço, alegando ser muito dispendiosa a manutenção do Rivoli para o erário público. Mas, até hoje, a câmara nunca explicou em que moldes essa privatização se iria desenrolar. Temendo o enfraquecimento da oferta cultural neste palco ou até alguma especulação imobiliária, os ocupantes prometem não arredar pé até um representante dessa câmara explicar essa privatização. Bem, pessoalmente acho esta acção exagerada, vai ter consequências para todos os implicados. Para já, está em risco uma actuação de Luís Represas para amanhã cuja receita revertia para uma causa humanitária. É pena que os interesses de alguns se sobrepõem aos interesses dos que sofrem, além disso, em minha opinião, a câmara faz bem em privatizar aquele espaço, não faz sentido gastar aí milhões de € para satisfazer compromissos antigos. E claro, a ministra da cultura, que manteve uma grande disputa com o presidente desta autarquia, Rui Rio, perdeu uma óptima oportunidade de ter ficado calada. Disse que não pode interferir no assunto, mas pode ajudar onde lhe for possível, pois, ajuda uns, outros não! Como é o nosso caso....

Agora o orçamento do estado, ou melhor, a sua apresentação. Lembram-se dos anos passados em que várias pessoas carregavam pilhas de papel de um lado para o outro? Pois, esses tempos acabaram! Hoje em dia cabe tudo num – pen! Essa peça da informática assim designada pode ser ligada a qualquer computador, desde que tenha uma porta USB. Para começar, é um orçamento corajoso. Sejamos sinceros, nada de falsas críticas, esse orçamento, se cumprido, representa uma revolução em Portugal! O governo quer poupar principalmente na despesa pública, lógico, é aí onde o estado gasta mais dinheiro. Vai haver menos investimento público, nomeadamente nas obras públicas, facto já criticado pela oposição que teme o enfraquecimento da economia do país. Todos os ministérios sofrem uma redução na despesa, excepto o ministério da ciência e tecnologia devido ao já anunciado programa com o MIT. A despesa até vai cair na educação e na saúde. Errado, em meu ver. Na saúde pode se poupar, mas só nos sítios certos, como já tinha falado aqui. Fazem já conta com as receitas do aumento da participação nos gastos de saúde dos utentes nos hospitais, ou seja, fazem conta com o ovo ainda dentro da galinha. Para mim, nunca na vida as receitas vão atingir esse valor por eles estipulado. Por último, não sei onde e porquê vão cortar na educação! Essas despesas deviam é de aumentar, mas a serem gastos nos sítios certos, como por exemplo no ensino básico que, em minha opinião, continua muito a desejar!

Para quem tiver interesse em saber mais sobre essa proposta para o orçamento de estado cliquar aqui.

domingo, 15 de outubro de 2006

Pôr do Sol

Hoje foi de certeza o dia em que mais me arrependi de não ter uma máquina fotográfica digital! Hoje vi um pôr de sol memorável. Foi no “tal” sítio em Zambujeira do Mar (pois!), lugar onde tive que voltar novamente por razões profissionais. Bem, essa TV avariou novamente, já não a vejo pela frente, o dono dela também não, mas ficámos amigos na mesma! Trouxe a TV para Beja, um monstro de um plasma de 110 cm! Aqui na minha oficina, com calma, vou investigar melhor esta avaria! Mas voltando ao Pôr do Sol. Escrevo esta palavra em maiúsculo porque foi de facto memorável! O pôr do sol neste sítio é bonito já por natureza, mas esse era especial. Havia tantos turistas a fotografar, fazendo com que eu ficasse ainda mais irritado pela falta de uma máquina para fixar o momento! Como não tenho a imagem, vou tentar descrever o momento, não sei se consigo! O céu sobre esta terra estava azul, ainda, o sol estava escondido por detrás de uma espécie de uma coluna de nuvens, lembrando um tornado, mas muito mais largo. O sol, ou pelo menos os seus raios, iluminaram os lados desta coluna, por cima houve uma grande nuvem, em forma de um delta que chegava mais ou menos até a praia. Esse jogo de luz iluminou o que normalmente não se vê. Pequenas nuvens que pairaram sobre o mar, em várias altitudes, memorável, inesquecível....

Ainda me sentei numa esplanada e a seguir meti-me ao caminho. Conheço bem o trajecto, faço-o várias vezes nas minhas idas à Odeceixe na nossa campanha de esterilização de animais. Com cães a bordo vou por Ourique por causa das curvas. Por Aljustrel é mais perto, claro. Bem, há pouco cheguei a ter arrepios. Na recta antes de Messejana essa tal nuvem em forma de delta parecia perseguir-me, volta e meia olhava para o lado, e aí estava ela! Mas depois começaram a surgir relâmpagos! Até me assustei! Foi dentro desta nuvem onde aconteceram estas descargas eléctricas. Parecia que os anjos estavam zangados comigo, andaram atrás de mim! Aquilo meteu medo, sozinho na estrada, sem viva alma por perto, e aquilo a iluminar os céus! Talvez estivesse lá o meu anjo, não sei! Talvez esteja zangada comigo por eu não me ter certificado na altura da aparição divina se era mesmo ela....

Pois, nestas horas ao volante do meu carro tive muito tempo para ouvir notícias. E claro, falou-se de Sócrates. Hoje autoelogiou-se, dizendo que está no bom caminho. Está em campanha (outra vez ou ainda?) interna do PS, viaja de um lado para o outro dentro de Portugal. Diz que o défice está a baixar como nunca, as finanças do estado estão equilibrados dispensando mesmo este ano um orçamento suplementar! Uau, grande feito! E diz mais! O melhor sinal que tudo vai bem é que a oposição já não o critica tanto, está muito calada. Pudera, está a seguir uma política considerada de direita, o maior partido da oposição, o PSD, vai criticar o quê? Deve ser por isso que Sócrates insiste naquela pseudo-reforma da Segurança Social, para não “descair” totalmente à direita! Só que, assim compromete as reformas, mas quer lá ele saber.

Tudo vai bem para ele, pois! Mas à custa de quê? A custa do IVA de 21%, à custa de um dos maiores preços de combustíveis e do IA na união europeia. Assim é fácil triunfar. O português tem o seu orçamento cada vez mais apertado, o dele é que vai bem. Vai tão bem que milhares e milhares de emigrantes ucranianos e brasileiros deixam o país para procurar trabalho ao lado na vizinha Espanha. Gente com autorização de residência, imagina-se! Mas não são só emigrantes, há ainda, ou outra vez, muitos portugueses que são forçados a sair do país a procura de uma vida melhor fora de portas. Mas para Sócrates, tudo está bom, tudo vai bem....

sábado, 14 de outubro de 2006

Sábado à noite....

A coisa está a ficar séria! Na ONU hoje foi aprovada uma resolução que impõe sanções à Coreia do Norte a nível económico e comercial. Além disso, essa resolução que foi aprovada por unanimidade pelos 15 membros do concelho da segurança da ONU, também exige que este estado se abstém de qualquer novo teste nuclear. Parece duro, mas não é! É “apenas” um embargo a armas e materiais ligadas à tecnologia nuclear, além de artigos de luxo. Acho bem, é que qualquer outro tipo de embargo seria apenas prejudicial para o povo norte-coreano, os líderes conseguiriam sempre contornar este embargo. Mas não deixa de ser um aviso sério à navegação deste país feudal, espera-se agora pela reacção. É que a Coreia do Norte ameaçou que qualquer embargo equivaleria a uma declaração de guerra....

A lei do mais forte parece começar a impor-se no futebol português. Porto e Benfica ganharam folgadamente aos seus adversários, o Sporting de Braga também começa a revelar-se um grande, um “forte” em Portugal. No Porto o Helder Postiga é uma aposta clara de Jesualdo Ferreira, e está a cumprir na íntegra! Marcou dois dos três golos dos portistas, sem resposta dos madeirenses. O resultado e a exibição frente ao seu público fez esquecer as duas derrotas anteriores e dá ânimo para ganhar ao Hamburgo para a liga dos campeões daqui a três dias. Não vi nenhum dos dois jogos, estive a cantar em Cuba. Contra todas as previsões, esteve bastante público na plateia. Os meus colegas coralistas após o concerto foram jantar, não fui, pelas razões conhecidas. Não consigo fazer uma cara sorridente estando em baixo! Não consigo fingir que está tudo bem, fazer de conta que a vida é uma maravilha! Gosto de cantar, até gosto de conviver, mas só com disposição para tal....

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Greve - Weblog's

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Mas que grande manifestação em Lisboa na Quinta-feira! Foi mesmo a maior dos últimos tempos, até os números não divergiram muito. 80 mil disse a CGTP, 70 mil disse a PSP. Como é óbvio, não vou agora aqui criticar esta greve, estamos em democracia, e ainda bem! A greve faz parte da vida dita ocidental. É apenas chato para quem está a trabalhar em Lisboa, pela razão de não poder participar e por outra, por estar no trânsito que ficou caótico. No entanto não posso deixar de anotar algumas curiosidades sobre esta greve e a suas razões. Convocado pela CGTP, pelo sempre pronto Carvalho da Silva, surgiu principalmente por causa da “reforma” da Segurança Social pela mão do governo de Sócrates. Apareceu também o sempre oportuno Gerónimo de Sousa para dizer, e bem, que quem elegeu Sócrates está agora aqui na manifestação. Ainda deve estar chateado pelos votos perdidos nessas eleições para o PS.

Para começar, para mim nem sequer é uma reforma, é que fica tudo na mesma, as idades e os valores alteram um pouco, e mais nada. Mas o que a mim mais impressiona é que toda a gente está contra essa dita reforma. Da esquerda à direita. Só Sócrates ainda não viu isso. Não entende que com esta “reforma” adia apenas o problema, não o resolve. Bem, descobriram agora uma comissãozita da EU que elogiou esta “reforma”, bem, essa comissão elogia qualquer reforma na Europa dos 25, é que selam apenas pelo cumprimento das regras europeias, mais nada. Claro que essa reforma adia o problema, logo melhora alguma coisa, logo é elogiada. Por outro lado fiquei algo surpreendido pela convocação e pelos números desta greve. Pensei que esse assunto estava a ser criticado mais pela direita, agora juntam-se forças de todos os quadrantes a este protesto.

Agora vou falar dos blogues em geral. Há tempos circulou a notícia que a blogosfera está a morrer, ou pelo menos, está a diminuir de interesse. Nunca fui dessa opinião, visto pelos visitantes no meu blog passa-se precisamente o contrário! Pelos vistos quem colocou esse “boato” no ar foi a comunicação social tradicional que teme perder influência na vida social. E com razão! Para já, um blogue está à distância de um clique, e é de leitura fácil. Um jornal tem de ser comprado, para ver um telejornal é preciso ter uma TV e tempo, e a rádio só dá a informação que eles entendem. Por isso, quem quer estar informado, não tanto em Portugal, mais nos EUA, basta visitar regularmente certos blogues. E com o lema de “se não o consegues derrotar, junta-te a ele” muitos jornais já englobam blogues nas suas edições, aliás, até os promovem como muito recentemente o novo seminário português Sol.

Digo tudo isso porque está a decorrer até este Sábado um encontro internacional na Faculdade de Letras no Porto sobre weblog’s. No site informativo da RTP encontra-se uma notícia sobre a intervenção neste encontro de um (na blogosfera) conhecido professor universitário espanhol, que é pioneiro na utilização deste meio virtual na aprendizagem escolar. Até afirma que o mundo dos blogues duplica de seis em seis meses. Talvez, mas acho este facto exagerado. O que aumentam são as visitas nos blogues por se tornarem cada vez mais credíveis, os tempos dos maldizeres e malcriadices estão a acabar. Por outro lado, existem cada vez mais blogues parados, desactualizados. Facto que é facilmente comprovável ao cliquar num blog em “next blog”, mais que a metade deles não estão actualizados! Mas aqui, os nossos, estão bem vivos e recomendam-se!

Divulgação Concerto

Concerto do Coro de Câmara de Beja

Biblioteca de Cuba – Alentejo

Sábado, 14 de Outubro de 2006 - 21.30 horas

Apresentamos as seguintes peças:

Canção Alentejana (Manuel Faria)
Os Homens que vão prá Guerra (Lopes Graça)
Canção da Partida (Dorival Caymmi)
Eu sei que vou te amar (Tom Robin)
Michelle (John Lennon/Paul McCartney – arr. para coro: Heinz Krato)
I’ve got a Shoes (Espiritual Negro)
This Train (Espiritual Negro)
I’m on my Way (Espiritual Negro)
Amazing Graçe (Espiritual Negro – Arr. Para coro: P. Vasconcelos)
Com el Vito (Manuel Massotti Littel)

Este concerto integra-se nos Artes de Palco, promovido pelo ministério da cultura.

Ração

Dessa eu não esperava! Hoje fui à escola Santiago Maior para colher os frutos da acção que a professora de português Carla Rita está a promover. Como já tinha dito aqui, essa professora (da minha filha) tem na disciplina Área de Projecto (AP) um projecto (pois) para dar uma mãozinha à nossa Associação Cantinho dos Animais de Beja. Entregaram-me hoje 65 (!) kg de ração para cães e também algumas latas. Os nossos cães certamente gostam desta mudança na ementa, é que todos os dias comem quase sempre o mesmo....

No novo blog desta turma estão imagens e mais algumas informações sobre esta acção.

Em nome dos animais abandonados o nosso muito obrigado!

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Rotundas

Um texto do amigo Nikonman alertou para os malefícios de algumas rotundas, nomeadamente a das Neves. Remete o leitor a um blog de nome Portas de Mértola que descreve muito bem a situação vivida frente a essa aldeia “dormitório” da cidade de Beja. A rotunda em questão começa como uma rotunda, mas a meio do “trajecto” acaba subitamente com um sinal Stop! Afinal, é uma rotunda, ou não é?

Aproveitando os textos nestes blogues quero falar de algumas rotundas dentro da cidade de Beja. Dentro do perímetro da cidade existem, pelas minhas contas, 12 rotundas. Todas têm a sua importância, facilitam bastante a circulação automóvel. Mas três dos quais, em meu ver, são bastante perigosas por serem muito pequenas. É a rotunda frente à PSP e as duas perto da estação da CP. Mais uma vez, facilitam bastante a circulação, mas por serem pequenas são também perigosas. Porquê? O código “obriga” o automobilista meter o “pisca-pisca” apenas na saída das rotundas. Ora muito bem. Mas nestas rotundas há situações em que mal se entra nessas rotundas. Logo, a maior parte dos automobilistas “esquecem-se” de sinalizar o trajecto, logo, o condutor que está numa outra direcção muitas vezes não adivinha as intenções do primeiro e essas situações não raramente causam acidentes.

O pior que pode acontecer é mesmo “apanhar” pela frente um condutor com más intenções! Há alguns meses deparei com um Fiat Uno a cair aos bocados a dar várias voltas pela rotunda frente à bomba da gasolina ao lado do bairro Quinta del Rei. É que, estando dentro da rotunda, esse condutor tem prioridade, e segundo a lei, não necessita de sinalizar a sua direcção. Em caso de um acidente, esse mal-intencionado condutor teria razão, logo recebia ainda algum dinheiro pela lata que conduzia! Por isso, recomendo muito cuidado nas rotundas. Aliás, quero aqui publicamente apelar aos automobilistas de meterem sempre o pisca, seja ao entrar como a sair das rotundas. Muitos já o fazem, eu sei, e ainda bem. Outros não, certamente a grande maioria não tem essas más intenções aqui descritas, mas o pisca facilitaria a vida aos outros! Não acham?

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

MIT - Bola - 11 de...

Um Sócrates convicto e inovador apareceu hoje no discurso depois da assinatura do acordo entre o estado português e o famoso MIT. Os números anunciados impressionam: 65 milhões de € é o volume de investimento nesta iniciativa, dos quais 32 milhões de € ficam para as sete universidades portuguesas envolvidas. Como disse no post anterior, só espero que estes € sejam bem aplicados. Mas em minha opinião Sócrates chutou para além do alvo quando afirmou que Portugal aumentou o orçamento para o ministério da ciência, que é a parte envolvida no acordo com o MIT, em 64%. Muito bem, mas usou um exemplo infeliz ao dizer que não conhece nenhum país europeu que fez o mesmo. Pudera, só em Portugal o governo necessita intervir nestas questões, na Europa desenvolvida institutos privados fazem acordos deste tipo, veja-se o Max Planck Institut na Alemanha. Claro, no geral acho esta iniciativa do governo positivo, espero que as universidades, professores e alunos aproveitam bem esta oportunidade de meter Portugal no pelotão da frente!

Bem, muito bem os sub-21 ontem frente à Rússia. Meteram-nos na ordem, repondo a verdade desportiva! Mal, muito mal, os ditos principais hoje na Polónia. Perderam por dois a um. Pelo resultado até pode parecer que foi um jogo equilibrado, mas não foi. A Polónia dominou a partida contra todas as previsões e contra as estatísticas. Pois, a bola é redonda e à partida, num jogo de futebol qualquer equipa pode ganhar. Não se sabe se Cristiano Ronaldo podia ter feito a diferença se não tivesse estado enfraquecido fisicamente depois de uma falta de um adversário. Mesmo no fim Nuno Gomes salvou a honra com um golo. Não se pode ganhar sempre, foi mesmo a primeira derrota de Portugal há 8 anos em fases de qualificação para provas internacionais.

Durante o jogo a transmissão teve a “concorrência” de um suposto acto terrorista transmitido em directo pelas televisões privados. Até já chateava, já estava mais do que esclarecido que não foi terrorismo, foi um avião pequeno que acidentalmente chocou com um edifício de mais de 40 andares em Nova York.A SIC e a TVI insistiram em continuar a transmissão. Até pareciam esperar um pelo outro para finalizar esse directo. Nas televisões espanholas não se via nada, cá estavam à espera de mais, não sei. É que hoje também é dia 11, faz hoje 5 anos e um mês que chocaram dois aviões com os twin-towers de Nova York. O de hoje não passou de um susto!

Amizade? - Beja 2X !!!

As surpresas sobre o estado mais ortodoxo e fechado do mundo ainda não acabaram, pelo menos para mim. Depois da minha descoberta da existência de um parlamento de fantoches neste país, ouvi hoje na rádio da existência de uma associação amizade com a Coreia do Norte! Há gente mesmo estúpida, cega e parva. Claro que essa associação não poderia existir no país para o qual se destine, já que nada entra nem sai sem autorização! Logo, o presidente desta associação discutível mora em Espanha, na Catalunha. Fala bem o espanhol (catalão?) e só fala bem deste país e defende-o. Logo, quem defende um país destes onde a população morre aos milhares à fome, mas promovem armas de destruição maciça, não pode estar bem da cabeça. Esta é a diferença entre o mundo livre e o fechado, aqui toda a gente pode expressar-se, mesmo dizendo baboseiras destas. Não entendo é como pode haver pessoas a defender tipos e regimes destes....

Mas que luxo! Raramente a nossa capital alentejana aparece nas notícias, agora apareceu logo por duas vezes! Ontem o motivo foi a campanha da CMB de remoção de publicidade em forma de cartazes dos sítios indevidos como da iluminação pública ou paragens de autocarro. Acho muito bem, é que por vezes acumulam-se dezenas de cartazes nestes lugares, desde publicidade aos horrendos touradas a espectáculos de música pimba. Confesso que também já contribui na proliferação desta praga quanto afixei papeis para encontrar a minha cadela. Isto agora já é história, a CMB promete mão pesada aos infractores. Quando afixei alguns cartazes do nosso concurso no último Sábado voltei após esse concurso ao local do “crime” e retirei os papeis!

Hoje Beja foi notícia novamente. O presidente da CMB apareceu em grande plano para anunciar uma redução dos impostos cobrados directamente aos municípios pela câmara. Muito bem, Beja necessita de mais incentivos para a fixação das pessoas no Alentejo. Claro, há sempre um mas. Afirma Francisco Santos que Beja reduz os impostos já que o governo central não o faz. Ao mesmo tempo ele diz que essa redução só foi possível porque aumentou o encaixe do imposto imóvel devido à sua reestruturação. Há donos de imóveis que agora pagam muito mais do que antigamente. Embora a decisão do aumento deste imposto não vem da CMB, mas sim, do governo e é ao nível nacional, não posso deixar de afirmar aqui a velha frase: Dá com uma mão e tira com a outra! É que o dinheiro tem de vir de algum lado, os € não se inventam! Agora com a nove lei do financiamento das autarquias hoje em discussão na AR será que essa redução anunciada pelo presidente da CMB se vai manter?

Coros....

Coro. Pois! A minha “distracção” principal. Estou de novo num período de “dançar em dois casamentos”, de cantar nos dois coros. Gosto, e pronto! Mas há uma enorme diferença entre esses dois coros. Não é nenhuma diferença técnica ou de qualquer outro tipo. Há diferenças sim, mas não é dessas diferenças que me quero referir agora aqui. Essas diferenças só dizem a mim respeito, a mais ninguém, e mesmo a mais ninguém, que isso fique muito bem claro! Nos dois coros há gente muito simpática que gosto muito. Criei muitas amizades, já os tenho há muito tempo no meu, e agora no outro também. Como dizia alguém, quem gosta de música, só pode ser boa pessoa! Bem, num, no meu, posso estar chateado e stressado, estado em que estou normalmente depois de um dia de trabalho na minha oficina, mas a começar a cantar desaparece isso tudo. E saio dos ensaios feliz e contente, pronto para mais um dia de trabalho. No outro coro, não. Entro nos ensaios com expectativas! Converso muito com os colegas, tal como no meu, gosto muito de lá cantar também. Penso que sou respeitado tanto num como noutro coro. Mas ao sair, já depois das despedidas que são sempre com muita simpatia, caiu em mim. O caminho de volta ao meu “abrigo” leva uma eternidade, não me apetece nada, estou sem rumo, estou triste e sinto-me mal! E porquê? Expectativas, pois. Quem é que me manda de os ter? Só eu mesmo. Bem, os “insider’s” do blog sabem de quê me estou a referir, mas também, não é novidade para ninguém. Espero sempre ver uma certa figura angélica neste sítio, pois, já sabem do resultado. Até quando durará este sofrimento, meu Deus....

terça-feira, 10 de outubro de 2006

De Volta!

Bem, parece que os problemas informáticos que afectaram o meu PC acalmaram um pouco. Pelo menos hoje esse vírus ainda não se manifestou, à noite logo se vê. Ao abrir no início de tarde a minha página preferida, a da informação da RTP, saltou à vista um Sócrates sorridente. Diz que a reforma da Segurança Social responde ao envelhecimento. Só se for a dele, a nossa continua estar em perigo! Com essa reforma por ele proposta (só ele é que pensa que é uma reforma!) não há certezas. Os problemas continuam os mesmos, ou seja, os que estão a descontar agora é que sustentam as reformas actuais. Só que há cada vez menos pessoas a descontar, e há cada vez mais esperança de vida, graças a Deus. Só se ele aumentar a idade para a entrada na reforma para os 75 anos é que iria resultar. Mas quem sabe se ele não vai aumentar esse limite até a essa idade....

Já há algum tempo o governo descobriu uma nova sigla, o MIT. Tem o som da inovação, do desenvolvimento. É uma sigla que fica bem em qualquer discurso político, os ouvintes desses discursos pensam que é o ovo de Colombo, mas as universidades portuguesas já manifestaram as suas reservas. Como sempre e em todas as áreas, todo que envolve € é apetecível. É que ninguém sabe ao certo quem é que vai ficar com essas verbas disponibilizadas por este programa, porque, e para variar, os documentos sobre o acordo com esse instituto norte-americano foram entregues tardes e a más horas aos universidades portuguesas que não tiveram tempo para estudar bem e com calma esses documentos. Posso estar enganado, mas isso cheira-me mais uma vez à portuguesa, ou seja, poucos vão ver muito (=gestores) e muitos vão ver muito pouco (=alunos)! O acordo é rectificado amanhã, vai haver certamente muitos sorrisos de €....

Penso que ainda não falei aqui sobre o assassinato de da jornalista russa Anna Politkovskaia. É uma prova que na Rússia existe tudo menos democracia, que os serviços secretos mandam muito mais do que as forças democráticas. A jornalista era uma conhecida crítica da actuação do presidente russo, Vladimir Putin, na Tchetchénia. Esse mesmo Putin chorou agora lágrimas de crocodilo (ou algo parecido) sobre a morte da jornalista, diz que é inaceitável e não vai ficar impune. Claro que vai, mais ele sabe quem mandou assassinar essa mulher. Só que, ele tem de dizer essas coisas, já que a Rússia depende da ajuda externa, nomeadamente do banco mundial, por isso, outra vez os €....

Essa está boa! O “parlamento” norte-coreano atribuiu a “culpa” do ensaio nuclear, que efectuaram esta semana, aos EUA! Para já, nem sabia que esse país ultra-stalinista tem um parlamento. Nem sei para quê, deve ser para poder controlar melhor os cidadãos. Gostaria de falar com um desses “deputados” sobre democracia, será que eles podem sequer pronunciar esta palavra? Voltando à notícia. Um desses “deputados” esteve em visita ao parlamento europeu e ao ser perguntado sobre o ensaio nuclear respondeu ser essa a resposta dada aos EUA por se sentir ameaçado há 60 anos por essa superpotência. Pediu também ajuda à Europa para o desenvolvimento do país. Só espero que a Europa não vá nessa cantiga. Não gosto do cowboy Bush, mas prefiro este embuste aos norte-coreanos. Com esta “prova” nuclear a Coreia do Norte torna-se no nono país do mundo a ter essa arma de destruição maciça!

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Vírus

Bem, o meu PC continua com problemas. Bloqueia quando estiver ligado à net, imobilizando qualquer comando ou então põe o écran totalmente branco! Deve ser um vírus que o atacou, e como nem consigo carregar um update da net, vou ter que aguentar até um amigo meu me traga um anti-vírus actualizado que consiga eliminar este vírus. Os anti-vírus instalados no meu PC não surtiram qualquer efeito. É um problema que pode afectar qualquer um, e só se pode resolver com um programa gravado noutra máquina. Por isso, vai ser difícil escrever textos muito elaborados aqui no blog e muito menos visitar outros blogues. Nem sei se vou poder responder aos comentários aqui no meu blog. Peço muitas desculpas....

Resta só recorrer às desactualizadíssimas páginas de teletexto da RTP. Lá está, por exemplo, que o Presidente da Associação Nacional de Farmácias, João Cordeiro, foi reeleito. Não seria uma notícia de relevo, tinha interesse apenas para os farmacêuticos, mas essa associação mantém há muito tempo relações difíceis com o governo.

Já é conhecido o sucessor do Secretário Geral das Nações Unidas, Koffi Annan (Acho que é assim que se escreve o nome dele, não tenho possibilidade de o confirmar!). É Actualmente MNE da Coreia do Sul e é conhecido como paciente e discreto. Dá pelo nome de Ban Ki-moon. No futuro se vai ouvir falar muitas vezes neste nome nos jornais. Tem-se destacado, naturalmente, no diferendo que opõe as duas Coreias, caso que continua nas bocas do mundo já que Pyongyang quer realizar um teste de uma bomba nuclear, enquanto o seu povo morre aos milhares....

Pronto, é o que há para hoje! Espero que amanhã já tenha resolvido os meus problemas informáticos, se não – se avistarem um novo satélite em órbita à terra, já sabem que é o meu computador!

domingo, 8 de outubro de 2006

Feira - F1 - Adalberto

Acabou mais um evento nosso que esteve à vista do grande público. A nossa presença na Ruralbeja foi positiva. Demos cinco gatos e apenas um cão. Digo apenas um porque estávamos mal habituados da Ovibeja, feira que não tem comparação com a feira que passou, já que tem menos visibilidade a nível nacional e é de apenas quatro dias. Foi um fim-de-semana intenso para a nossa associação, a colecta de fundos no Sábado de manhã frente ao Modelo, no mesmo sítio e à tarde o concurso de raças indefinidas e os quatro dias na Ruralbeja. Tem de ser, temos de angariar constantemente fundos para os gastos com o canil, os cães comem todos os dias!

Há uma semana o “Schummi” teve sorte, sorte essa que não teve esta madrugada. O motor do Ferrari cedeu, coisa que já não acontecia há muito tempo. Até o seu companheiro de equipa, Fillipe Massa, teve azar na corrida. O segundo lugar dele sabe a pouco. Penso que Alonso já pode cantar vitória, basta-lhe um pontito na última corrida, e é campeão do mundo. Penso, em qualquer dos casos, se for Schuhmacher ou Alonso, ambos merecem o título, ambos são bons pilotos. A minha preferência, claro, vai para o alemão, mas acho que sete títulos já é muita título....

Estou a estranhar a ausência de resposta de Alberto João Jardim, o “Monarca” da Madeira. Foi cortado grande parte da ajuda anual para esta ilha por razões de aparente desperdismo. Ainda por cima, Sócrates atreveu-se visitar Funchal “apenas” em visita no âmbito de líder do PS, onde foi recebido por professores em protesto. A nossa amiga bloguista trequita de certeza também lá estava. Isso nem parece coisa dele, o Adalberto da Madeira deve estar a preparar uma das boas, penso que na Segunda-feira vamos ouvi-lo, de cabeça vermelha, dizendo da sua justiça!

Este fim-de-semana não há actualizações no Zig-Risos, nem Histórias da minha vida, é que o meu PC anda doido, e se eu endoidecer, esse mesmo PC entrará em órbita ao planeta terra....

Coro Nossa Senhora da Luz

Para dar um seguimento ao “serviço público” que serve para colmatar a falta de informação na net sobre certos e determinados grupos musicais portugueses, publico aqui o conteúdo do folheto distribuído na Igreja do Carmo quanto da actuação do Coro Nossa Senhora da Luz de Vila Boa de Quires, Marco de Canavezes, no Sábado passado.

Coro Nossa Senhora da Luz

Breve Historial

Criado a 8 de Dezembro de 1981 com um grupo de catequese (na altura designado por grupo perseverança), com o objectivo de apoiar regularmente o canto das celebrações ao Sábado na Igreja Paroquial de Vila Boa de Quires, tinha como Director Artístico Manuel Vieira de Queirós. Este pequeno grupo ao começar a cantar em polifonia sentiu necessidade de integrar no mesmo, elementos adultos, para que tal fosse mais fácil.

Ao longo dos seus 25 anos, o Coro Nossa Senhora da Luz contou sempre com o apoio de vários amigos, de onde se destaca o contributo dado por Pedro Teixeira na formação.

O Coro Nossa Senhora da Luz é um coro essencialmente litúrgico.

Relativamente aos resultados ou frutos colhidos ao fim de 25 anos de amadurecimento, destaca-se o apadrinhamento do Coro Infantil Sto. André de Vila Boa de Quires e do Grupo de Cordas Nossa Senhora da Luz.

Actualmente o coro anima semanalmente a celebração dominical das 8 horas, canta em casamentos para os quais é convidado, participa em concertos e encontros de coros.

Anualmente organiza algumas actividades recreativas: Convívio, passeio, concertos e jantar de aniversário.

O Coro Nossa Senhora da Luz actualmente é constituído por 35 elementos e tem como Director Artístico Alfredo Queirós.

CCC = Cultura - Concurso - Concerto

Depois da nega que o ministério da cultura nos deu no apoio para a nossa semana de música para o Natal, estou agora sempre ouvidos a qualquer notícia que apareça desta ministra da cultura em termos de apoios! Bem, numa conferência de imprensa em Guimarães durante uma reunião informal dos ministros (leia-se: conselho de ministros informal = passeio dos ministros ao norte = milhares de € dos contribuintes gastos em almoços do bom e do melhor, alojamentos e extras....) essa senhora anunciou que vai candidatar essa cidade para ser a capital da cultura europeia em 2012. Muito bem! Mas sem €, nada feito. Ora, para evitar os acontecimentos do Porto 2001, o presidente da câmara da cidade berço da nação perguntou logo: E então, quanto é que nos dão? Não vou transformar a cidade em estaleiro! Agora pergunto eu: Quem é que entende esta gente? Em vez de estar satisfeito, este autarca quer logo tudo! E para Beja, nada....

Agora notícias da minha outra actividade “extracurricular”. Organizámos hoje o já aqui anunciado Concurso para Cães de Raças Indefinidas. Infelizmente tivemos poucos cães a concorrer, não sei bem qual foi a razão! Foram poucos, mas bons. Tivemos alguns belos exemplares deste melhor amigo do homem (e da mulher!) a cruzar a improvisada passarela frente ao hipermercado Modelo. O nosso obrigado aos participantes que se deslocaram até a este espaço comercial bejense, um obrigado também ao Modelo e um obrigado especial ao veterinário Dr. André que se disponibilizou para fazer de júri! No próximo ano haverá mais, e espero com mais concorrentes!

Falta ainda falar do concerto desta noite na Igreja do Carmo. Foi dado pelo Coro Nossa Senhora da Luz de Vila Boa de Quires. Ao contrário do esperado esteve pouco público, o coro convidado merecia mais atenção por parte da população de Beja. Tenho notado este facto ultimamente em espectáculos em geral que a adesão dos bejenses é cada vez menor! Será do bombardeamento constante das telenovelas ou é simplesmente desinteresse? Seja como for, a opinião das pessoas de Beja é normalmente negativa quando perguntada sobre eventos musicais, diz-se que em Beja não se passa nada! Mas o que há é pouco frequentado! Não sei o quê é que estão à espera! Se querem um Andrea Bocelli têm que ir para Lisboa, aqui em Beja não há gente dessa.....(infelizmente....)

Voltando ao concerto. As primeiras duas peças pertenceram ao coro local que teve a sua habitual qualidade. A actuação do coro da zona de Marco de Canavezes também foi de boa qualidade, essa gente do norte estava bem afinada. Trouxeram sete músicos, entre eles, um organista, cinco músicos com instrumentos de sopro e um músico a tocar nos tímpanos. É raro haver concertos desses em igrejas, normalmente coros declaradamente litúrgicos cantam quanto muito apenas acompanhados por um órgão. Esse coro tinha ainda algumas particularidades. Tem muito mais sopranos do que os outros naipes, as posições dos naipes são ao contrário do normal, ou seja, sopranos e tenores à direita, e ao contrário dos coros de Beja as vozes femininas têm muita juventude, as masculinas nem tanto! Gente do norte, e pronto!

Ainda uma rectificação. O jornal Diário do Alentejo anunciou que o concerto dado amanhã em Cuba por esse coro do norte também tinha a participação do coro de Beja. Essa notícia não corresponde à verdade, vão actuar sozinhos.

sábado, 7 de outubro de 2006

Resumo....

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Ufa, foi uma semana muito cansativa! A desmontagem da loja, o transporte da maior parte dessa loja até ao stand, a minha “estadia” nesse stand ontem durante 5 horas (gosto muito do contacto com as pessoas, mas também cansa!), e claro, também trabalho, pensam o quê? Mas ainda não acabou! Amanhã vou estar no concurso que já anunciei, e Domingo finalmente a desmontagem do stand com o transporte das coisas até a minha oficina que ultimamente tem funcionado como armazém da associação. Os primeiros dois dias de presença nossa na Ruralbeja posso considerar como positivos. Ainda não conseguimos dar cães, é que hoje tivemos lá um mas infelizmente adoeceu e teve que ir até ao médico, leia-se, veterinário. Mas ontem demos três gatinhos! É das coisas mais difíceis para conseguir dar para adopção, mas demos! Raramente temos gatos no canil, esses apareceram dentro de um saco atados ao portão! Uma nova voluntária nossa acolheu-os no canil, separado dos cães, claro, e lembrou-se de os trazer à feira. Boa ideia, encontraram um novo lar!

Mas nem tudo foram rosas hoje! Falo das notícias, das más notícias. Não vi o telejornal, é que já começaram as minhas aulas de piano, aulas essas que não falto! Por isso vou apenas resumir o que ouvi durante o (cansativo) dia de hoje. O caso do assaltante de bancos de Setúbal. Fala-se de um homem de 57 anos! É uma idade onde já se devia de ter juízo, mas pelos vistos as dívidas excessivos o levaram a cometer tal acto. Um dos quatro reféns que passaram lá 13 horas de angústia disse que o sequestrador estava bastante nervoso e tinha um comportamento estranho. Claro, Portugal inteiro estava de olho nele! A polícia aproveitou um momento de calma e sonolência no local para a invasão e foi bem sucedida! Ninguém ficou ferido, coisa rara em assaltos a bancos com sequestro. Mas já sabia o que vinha a seguir! O juiz de instrução fez saber que ele não está no seu completo juízo, não está bem da cabeça, portanto. Ora, mais um caso que vai acabar em nada porque vai ser declarado doente mental, para variar!

Aos soluços acompanhei esta tarde o jogo de futebol das esperanças entre a selecção da Rússia e a nossa. Minha nossa! Já há bastante tempo não se via uma arbitragem tão inclinada para os da casa, quase já gritava à injustiça. Nos últimos anos tenho verificado que na Rússia só ganham equipas muito superiores aos da casa. Quando as equipas, em teoria, se equivalem, a visitante perde sempre com arbitragens desastrosas! Pois, todos sabem que a Rússia é dos países mais corruptos do mundo. Tenho a certeza que muitas notas de dólares passaram de uma mão para a outra antes do jogo! Isso não se admite. As notas devem ter sido muito grandes, o árbitro nem se fez ao trabalho de disfarçar o indisfarçável, já está rico, para quê ter medo de uma penalização! É uma vergonha! Normalmente não falo destas coisas, mas esta tarde até um cego podia ver que algo não estava correcto neste jogo!

Tenham um bom fim-de-semana!

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Novo Blog

Hoje, por falta de tempo, fica apenas o destaque de um novo Blog! Já tinha falado aqui sobre ele, trata-se do blog da turma 9D, onde estuda a minha filha, na escola Santiago Maior. Ainda está no início, contem apenas algumas fotos tiradas enquanto da elaboração do mesmo. Em algumas fotos também estou eu mais filha, a minha ajuda na construcção desse Blog foi mínima.

Quando tiver mais textos, dou aqui mais um destaque ao Blog.
Para visualizar esse Blog, cliquar aqui

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Feriado

Hoje é feriado. Pois! Perguntando na rua, pouca gente sabe a razão desse feriado, sabem é muito bem que hoje não se trabalha, pelo menos na função pública. Não vou agora falar novamente dessa força de trabalho de mais de 400 mil pessoas, mas ao menos poderia estar mais enraizada a razão de ser deste feriado, já que foi o início do regime que ainda hoje vigora em Portugal. Já lá vão 96 anos desde da proclamação da república, mas nem por isso Portugal está no pelotão da frente das repúblicas espalhadas pelo mundo. Fruto da semi-interrupção provocada por Salazar, diria eu. Bem, esta manhã Cavaco Silva pouco falou da república, dirigiu o seu discurso para a moralização da vida política portuguesa e contra a corrupção. Como homem do estado que é, até acho muito bem!

Hoje também se viu que aparentemente a RTP ainda faz parte dessa função pública! Ao contrário das estações privadas, durante a manhã não apresentou a programação habitual. Depois do discurso à nação do PR transmitiu um filme de ficção sobre dinossauros que já tinha visto na 2. Por isso fui quase esforçado a mudar de canal. Como sabem, a RTP é a minha estação preferida, e esta manhã, mais uma vez, me deram razão para essa preferência. É que, o que a SIC e a TVI transmite durante a manhã, e pelos vistos é assim todos os dias da semana, é impossível de seguir para uma pessoa com um IQ normal. São fofocas, reportagens sobre as telenovelas e os seus actores, obesos e magros, foleirabela para aqui, lagrimas ampliadas ao máximo para ali. Não sei o quê é isso, minha gente. É “enstupinamento” total, é uma lavagem ao cérebro gratuita. Fiz mesmo um esforço titânico para aguentar até à hora dos telejornais, só para ter a certeza e para poder dizer a minha opinião sobre os privados. Do mal o menos, viva a RTP!

Ao contrário do previsto, não vou ocupar o nosso stand na Ruralbeja esta tarde, mas sim só a partir das 18 horas, e sozinho, coitadinho.... Pois, organização.... Pelos vistos, a minha costela alemã ainda não está habituada à falta da mesma! Mas, adiante! Hoje há uma enorme manifestação dos professores em Lisboa. Estão esperados 15 mil para se manifestarem contra a política da progressão das carreiras do ministério da educação. Essa classe está coberta de razão para se manifestarem contra essa ministra, que vê os professores como alguém necessário, e não como seres humanos. Tenho que contrapor apenas com um aspecto curioso! É do conhecimento geral que os professores ganham mal em comparação com as horas que trabalham, mas isso só acontece no início da carreira. Mais para o fim, segundo um estudo a nível europeu, o professor até ganha mais do que a média na UE. Será um contra-senso, o protesto de hoje e o facto deles ganharem bem no fim da carreira? Alguém me explique!

No Sábado que vem os Lisboetas não podem perder o acontecimento do ano!!! Toda a capital é convidada para ver a Foleirabela mais pseudo-banda. Vão desfilar pela Avenida da Liberdade em total apoteose do público. Vai haver desmaios em série, cotoveladas para se chegar mais à frente, autógrafos aos milhões, produtores, actores, apresentadores e outras coisas acabados em ores da SIC a acompanhar a Superstar da Carnasic! Imperdível!!!

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Há dias....

Há dias assim! Há dias onde se entende o funcionamento de certas partes da sociedade portuguesa. Hoje foi um dia assim. Agora entendo o porquê do mau funcionamento da justiça portuguesa. Mas vamos ao caso concreto. A pedido de um amigo meu de longa data, posso mesmo afirmar que é um dos meus melhores amigos, fiz de testemunha num processo que foi levantado contra ele. Acredito que ele é inocente, acredito na palavra de um amigo. Se não acreditasse, não era o meu amigo, certo? O caso não era assim tão grave, mas era aborrecido! Ele há 8 (!) anos tinha um café alugado onde terão ocorridos certas actividades, nada de grave, sublinho, mas aborrecido! Um certo outro indivíduo o quis “entalar” metendo em tribunal uma acção contra ele. Bem, dado que passassem já 8 (!) anos sobre esses acontecimentos, claro, ninguém se lembrou muito bem, incluindo eu. Não sei como acabou a sessão, e se já terá acabado o caso para o meu amigo!

Mas o que mais me indignou e o que é a razão deste meu desabafo, foi que “sequei” no tribunal desde das dez e meia de manhã até às duas da tarde, com um curto intervalo pelo meio para almoço! Para no fim apenas dizer três ou quatro frases numa sala desse tribunal! Não tenho mesmo mais nada a fazer, trabalho por conta própria, ninguém me vai substituir esse tempo perdido! Embora fosse para uma boa causa, para ajudar um amigo, mas esses tribunais poderiam funcionar melhor. Poderiam chamar logo os testemunhas, já que não têm nada a ver com o caso directamente! Assim se pouparia muito tempo, se evitava muita chatice e o mais importante, não se falava tão mal da justiça portuguesa, tal como eu o estou a fazer agora aqui!

Mas ainda não tinha acabado o dia. Durante a tarde desmontámos a loja que tínhamos à frente do Liceu de Beja para transportar a maior parte das coisas até a Ruralbeja. Foi uma carrinha cheia de “tralha” a ter que ser levado até ao Parque de Exposições. Vamos estar lá a partir de amanhã num dos cantos do pavilhão que fica logo à esquerda da entrada principal da feira. Um pouco escondido talvez, mas para quem fizer uma volta completa ao pavilhão encontra-nos de certeza. Em princípio vou estar no stand apenas esta Quinta-feira durante a tarde. Bem, a tarde não foi tempo perdido, também foi para uma boa causa, a causa dos animais abandonados! Há muita gente que me diz que me “meto” em demasiadas coisas que não me levam a lado nenhum, financeiramente falando. Mas são causas em que acredito, se não, não andaria “metido” nisso....

Bem, o texto desta noite já vai longo. Resta apenas falar sobre alguns acontecimentos de hoje. Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, parece ter sido apaziguado pelo Presidente da República. Antes ameaçou cortar nas ajudas a instituições estatais, agora diz que não o disse! Estranho, o que uma pequena conversa faz! Agora os cortes provocados pela nova lei autárquica já não são assim tão graves! Continua, claro e lógico, de estar contra essa lei, mas vai lutar “dentro da lei” contra essa lei! Confusos? Resumindo, Cavaco Silva meteu-o na linha! Nem mais, nem menos!

Já não se pode morar perto de um banco, estarão neste momento a dizer muitos moradores perto do estádio do Bom Fim em Setúbal. Um homem tentou assaltar um banco nesta cidade, não se “despachou” e a polícia chegou. Até rima, mas o certo que ainda está a decorrer a "resolução" desse acto criminoso. O homem mantém vários reféns dentro desse banco que está logicamente todo cercado dificultando o acesso à casa aos moradores. Já não se pode viver perto de um banco....

Ao ver a página das notícias da RTP encontrei essa: Uma mãe activista pela despenalização do aborto terá descoberto que num panfleto de uma organização cristã, que naturalmente está contra o aborto (tal como eu!), foi usada uma foto da sua bebé quando tinha apenas um (!) mês de idade. Fez um grande sururu à volta deste facto. Pois, toda a gente reconhecerá a criança, somos todos peritos em criminologia! É que essa criança hoje tem três anos! Sinceramente....