terça-feira, 31 de outubro de 2006

Não!!!

Esta notícia escapou-me por completo! Penso que à generalidade da comunicação social também. Hoje ouvi no RCP (Rádio Clube Português) o habitual comentador desta estação, Nuno Rogeiro, falar deste assunto. Ontem durante a colocação da primeira pedra, com pompa e circunstância, da nova fábrica de painéis solares para a central foto-voltaica perto de Moura no nosso Alentejo o ministro da economia disse que a energia nuclear está fora dos planos do governo. Apoiado categoricamente!!! Finalmente pôs-se fim a esta ameaça de ver um cogumelo destes na nossa paisagem! Quero dizer com o cogumelo que uma central destas visto de longe se pareça com um cogumelo, o outro só é “atingido” com uma bomba atómica. Mas, claro, há sempre um mas. A maneira como o Sr. Ministro disse esse “não” faz-me pensar! É que, após as palavras de louvor e grandeza normalmente os políticos fogem quando aparecem perguntas incómodas. E essa era uma, a da energia nuclear. É que esse “não” foi a última palavra que o Sr. Ministro preferiu, já com a cabeça e o corpo virado para outros assuntos. Por isso, senhores da comunicação social, gravem muito bem esta entrevista, guardem-na num grande cofre para utilização posterior. Mas quem volta atras das decisões como se viu nos SCUT não me surpreenderia se daqui a alguns meses esta questão estivesse na baila outra vez. Já se sabe que este governo é manhoso, por isso, todo o cuidado é pouco. Vamos estar atentos aos próximos episódios....

7 Comments:

At 31 outubro, 2006 12:23, Blogger nikonman said...

Haveremos de morrer intoxicados de CO2 mas morreremos mais felizes por não vivermos sob a ameaça do cogumelo nuclear.

 
At 31 outubro, 2006 16:21, Blogger Zig said...

nikonman:
As intoxicações ainda podemos controlar, agora a radioactividade não porque é invisível e não tem cheiro....

 
At 01 novembro, 2006 21:01, Anonymous Anónimo said...

A energia nuclear é o pior investimento que um país pode fazer. Se considerarmos que uma vareta de elemento enriquecido produz calor durante um ano dos quais pouco mais de 10% são efectivamente convertidos em energia e que fica vinte mil anos radioactivo, só na primeira fase a chamada meia vida, podemos imaginar a herança sem fronteiras temporais que deixamos milhares de gerações futuras.
Olhemos só para a História onde coisas como as piramides de Gizé nos parecem incrivelmente distantes. No entanto, impérios fizeram-se e desapareceram, Dinastias de Faraós com todo o seu deslumbramento foram engolidas pelas areias do deserto e do tempo.
Imagine-se por hipótese que os Egipcios tinham no seu tempo de esplendor utilizado a dita maldita energia e com ela enriquecido o fausto e o brilho efémero dos seus dias. Ainda hoje estariamos a gerir o principio duma das primeiras etapas do lixo nuclear por eles deixado para quem viesse a seguir.
Ramses II teria iluminado os seus palácios, templos e cidades e cada vareta de material nuclear após um ano teria ficado para as 80.000 gerações futuras cuidar, como se a História não mostrasse á exaustão que todas as fronteiras são provisórias, os tempos de glória apenas momentos e que o custo do tratamento numa missão com 20.000 anos de horizonte temporal é algo inconcebivel e irrealizável.
É algo mais que Kafkiano... O nuclear é um mau negócio em todos os aspectos incluindo o ambiental, excepto para os pançudos que vão encher os seus dias de vida com o chorudo do negócio, deixando milénios de preoupação e custos.
Não liberta de facto CO2 mas o calor emitido nas torres é tremendo e a carga térmica sobre rios e lagos é catastrofica para os ecossistemas. E isto sem considerar a lei de Murphi a partir da qual o pior que pode acontecer aconteçe sempre, como ficou patente em 3 miles island e ainda pior em Chernobi, além de centenas de outras ocorrencias menos graves em todo o mundo.
Nuclear é perigoso e caro além de que não devemos deixar uma caixa de Pandora cheia de venenos como herança aos nossos filhos.
Ainda por cima numa altura em que existem alternativas limpas e mesmo no nuclear, outras abordagens quase limpas ainda em fase de aperfeiçoamento, contra as quais obviamente o lobby desta tecnologia nuclear está contra.
Terminando: Este nuclear NUNCA!

 
At 01 novembro, 2006 21:18, Blogger Zig said...

contraciclo:
Este nem nenhum! O lixo nuclear é também o meu maior receio.
Um outro factor é a extracção do urânio, a poluição nestas minas é enorme!
Já se inscreveu na acção contra o nuclear cujo link está no meu sidebar?

 
At 01 novembro, 2006 23:47, Anonymous Anónimo said...

@Zig...Existe um projecto interessantissimo baseado na Fusão nuclear que é limpa e não deixa residuos, contrariamente aos reactores baseados na fissão nuclear, essa sim perigosa e poluente.
Não sou contra o nuclear de forma irracional e primária. Sou 100% contra esta energia que é perigosa, poluente e cara.
Há-de consultar o projecto TOKOMAC. Energia limpa em que os ingredientes são Hélio, Bório, Laser, supercondutores e intensos campos magnéticos. Os resíduos radioactivos são quase nulos e de pouca duração.
Verá que é exremamente interessante embora tenha estado quase cinquenta anos em fase experimental.
É obvio que os grupos económicos poderosos que gerem os sistemas tradicionais pretendem fazer valer-se uma vez que irá ser construida a primeira central Tokomac em França. As empresas do nuclear tradicional tremeram. Eles tem um parque imenso de interesses e uma industria montada a defender. Assim não é dificil entender a pressão que fazem sobre os governos neste momento de crise engergética mundial em que se alterou o paradigma da energia barata.
Mas resumindo. Energia nuclear NUNCA...Tokomac,sim! Tokomac e as alterativas limpas todas que se puderem utilizar-
E assino claro :)

 
At 02 novembro, 2006 00:48, Blogger Zig said...

contraciclo:
Obrigado pela informação. Este facto me faz lembrar o que aconteceu na indústria automóvel após o aparecimento do motor Wankel. Não foi devidamente explorado, podia ter revolucionado o mundo, penso eu!

 
At 18 novembro, 2009 10:24, Anonymous Anónimo said...

WemofuffTof
Bb5f

 

Enviar um comentário

<< Home