Estudo - TGV
“Fumar é saudável” diz Doutor Marlboro. “Alguns SCUT’s vão passar a ter portagem” diz Vasco Gueifão. Estou a ficar maluco? Talvez. A primeira frase é utilizada para mim em gozo com os fumadores, para ajudá-los a deixar de fumar. A segunda tem tudo a ver com a primeira, mas não é gozo nenhum. Vasco Gueifão é actualmente adjunto do secretário de estado das obras públicas, Paulo Campos, mas já teve outro “encargo” (= boy): Foi sócio fundador de uma empresa internacional (!) de estudos e avaliações, entre outros, também de obras públicas. E foi precisamente esta empresa que efectuou o estudo que “propõe” o fim de alguns SCUT no norte do país. Ora, isto cheira a quê? A clientelismo e job’s for the boy’s. Mas há mais! Segundo o semanário SOL, este estudo foi encomendado sem o obrigatório concurso público! Envolveu a módica quantia de 120 mil € que, tal como disse anteontem, está agora em contas bancárias dos tais....
TGV! Outra sigla, a par do MIT, que faz brilhar os olhos de qualquer político ansioso de mostrar obra feita e esperançado de ver crescer a sua conta bancária com outros tantos estudos. Estão agora na mesa três linhas deste caminho de ferro do futuro. Porto – Vigo, Porto – Lisboa e Lisboa – Madrid. O primeiro e o último, sim senhor, têm justificação e fazem falta já que no lado espanhol já existem ou estão em construção. Agora Porto – Lisboa? Então, esta linha não foi já renovada e está em óptimas condições tanto na rapidez como na comodidade com os comboios Alfa? Ainda por cima o ganho em tempo é muito pouco com os novos TGV. O orçamento para estas três linhas é três vezes superior ao do aeroporto da Ota, muito dinheiro, portanto. Será que este tempo que se poupa entre Porto e Lisboa justifica o gasto com esta linha? Ou então, acham que um executivo português ou espanhol que viaja num TGV se importa de mudar para o “pré-histórico” Alfa? Bem, não sou executivo nem nunca viajaria num TGV (até ver....), talvez se não existisse uma linha desse comboio entre as duas maiores cidades portugueses não optariam por este meio de transporte. Por outro lado, também há ligações aéreas entre Porto e Madrid, por exemplo. Então, pergunto eu, para quê o TGV???
9 Comments:
Também acho que o TGV Lisboa Porto é uma coisa sem sentido. É jogar dinheiro à rua. Uma reportagem que passou recentemente na RPT mostrou o Comboio Alfa que percorre este trajecto a cerca de 200Km/h com toda a comodidade e com rapidez suficiente para satisfazer plenamente os seus utentes. Será que estes utentes estarão dispostos a pagar mais para usar um TGV e ganhar menos de uma hora na viagem? A não ser que com o TGV o Alfa seja desactivado obrigando as pessoas a usar TGV. Existem tantas areas onde este dinheiro poderia ser aplicado com maiores beneficios para todos nós!Mas não, Portugal é um pais que anda sempre à frente, preocupando-se mais com o acessório do que com o que é realmente essencial!
hpalma:
É a chamada "megalomania". Não sei se a palavra existe mas acerta-lhes como uma luva! Além disso, o Alfa vai de Faro até Braga, não entendo essa duplicação dos meios. Talvez seja uma fuga para a frente do tipo: Antes estávamos frente a um abismo, hoje avançamos um passo....
E assim vai o nosso governo fazendo marketing! Estas soluções "milagrosas" para eleitor ver...
Que 2009 chegue depressa...
Abraço e bom fim-de-semana!
Toda a gente sabe que o único TGV que faz um pouco de sentido pelo facto de unir a capital do País com a capital do País vizinho é a a que está preconizada pela ligação Lisboa-Madrid. Todo o resto é uma babaridade e uma estupidez.
Mas podemos agradecer o ainda não termos o TGV Lisboa-Madrid ao facto de existir neste rectangulo um lobby Bimbo.
Se recuarmos apenas dois anos vemo-nos de repente em pleno Euro 2004. peguemos simplesmente num mapa de Portugal. O que vemos?
Simplesmente isto. Em todo o Sul do País tres estádios, e já são demais. Na Bimbolandia, sete estádios. Sete note-te bem. Sete estádios e ainda ficaram várias cidades bem danadas por não terem sido bafejadas pelo fartote dum estádio novinho em folha. Se alguma vez se fizer a ligação Porto Lisboa, terá de ser uma linha ultra-rápida mas com paragens em todas as quintas e quintinhas, aldeias e vilas, cidades e urbanizações periféricas.
Assim uma espécie de comboio dos torresmos. Desta vez um que chega aos 250 km para depois travar a fundo porque está a chegar à Merdaleija de Baixo depois de ter partido da Merdaleija de cima...
rcataluna:
Até lá temos de aturar ainda muitas megalomanias....
contraciclo:
Esses que reclamaram um estádio também agora estão caladinhos....
Mesmo na linha entre Lisboa e Madrid o comboio está previsto parar em Évora e depois em Elvas, ou seja, nem sequer chega a arrancar e já tem de parar. Estranho....
Ouvi hoje na rádio que uns senhores de uma associação, "Faro no Coração" se não me falha a memória (deve ser tipo BAAL21, só que estes aparecem no noticiário Nacional), vão-se queixar a Bruxelas porque o Algarve foi excluido do projecto TGV. Por um lado dou-lhes razão porque novamente o Sul fica trás!
Acho que o nosso movimento BAAL21 podia fazer como a EDP com a tarifas da electricidade. Aparecia agora a toda a força a pedir TGV em Beja e quando lhes recusassem claramente o pedido dizia; "atão pelo menos venha de lá o IP8". Quem sabe sabe assim este viesse mais depressa! ehehe
hpalma:
É a mania geral do actual governo: Ameaçar com muito e depois recuar. Pode ser que resulte cá também.
Algumas questões sobre a nova rede ferroviária
Está previsto ser efectuada, no próximo dia 28 de Outubro, (150 anos de comboio em Portugal) mais uma apresentação sobre a futura rede de bitola europeia de Alta Velocidade (AV) e Velocidade Elevada (VE) a construir em Portugal. Por esta razão, teria todo o sentido que os responsáveis pudessem esclarecer algumas questões que ainda não foram devidamente explicadas. Estas questões foram já colocadas, e publicadas, no dia 12 de Dezembro de 2005, há quase um ano, portanto, sendo a única alteração ao texto nova a hipótese de um aeroporto low cost em Cáceres, ver pergunta nº 9.
A Junta da Extremadura espanhola já decidiu que será construído um futuro aeroporto internacional em Cáceres, no actual campo de voo de La Cervera perto de duas autovias e junto à futura estação, naquela cidade, da futura linha de AV Madrid-Lisboa. Um dos principais objectivos do futuro aeroporto internacional de Cáceres é o de tentar atrair os voos de baixo custo.
Um dos melhores indicadores relativamente ao trabalho já realizado consiste em visualizar os sites do Ministério de Fomento Espanhol (ver www.mfom.es) e do Ministério das Obras Públicas português (www.moptc.pt). No site espanhol poderemos verificar que, quase todos os dias, são anunciadas adjudicações de obras, enquanto no site do Governo Português, infelizmente, só se encontram discursos e apresentações em Powerpoint.
Veremos se desta vez os políticos responderão
www.maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/questoesrede.pdf
rui rodrigues:
Parece ser esta a diferença, os espanhois trabalham, nós apresentamos estudos e projectos....
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