terça-feira, 24 de outubro de 2006

Chuva - Base - Leste

Hoje foi dia de temporal em Beja. Coisa rara aqui no Alentejo, mas quando acontece aparece forte e feio. Foi na madrugada, sensivelmente entre as 4 e as 7. Até acordei, outra coisa rara. Não fui ver à rua, gosto é de dormir! Mas de manhã conduzindo pela cidade apareceram os estragos. Não houve árvores caídas (dos que restam....) mas houve muita sujidade nas ruas incluindo pedras do passeio arrancadas perto da estação da CP. Durante o dia ouvi várias pessoas a contar que deve ter sido um dos piores temporais de sempre, as ruas pareciam rios, no centro histórico não deve ter escapado nenhuma casa às infiltrações. Com os telhados antigos não é de estranhar! Parece que para Quinta-feira há mais....

É tão simples! A câmara municipal da Covilhã anunciou a construção de um aeroporto civil, com uma pista de 2,5km, aerogare e um entreposto de carga aérea. Onde é que já ouvi isto? Ah, pois! Aqui algures nas imediações da cidade de Beja existe um aeroporto que tem apenas uma das mais longas pistas da Europa, mais de 4 km. Numa espécie de “never ending story” é anunciado anualmente em planos e estudos um aeroporto civil. Por acaso já arrancaram as anunciadas obras? Tanto quanto sei, não. Mas sabem comemorar! A BA11 faz 42 anos! É quase tão “velha” como eu. Quando saí em 1987 dessa mesma base já se falava num aeroporto civil. Passaram quantos anos? 19, pois. Até agora, pouco ou nada foi feito. E na Covilhã anuncia-se um aeroporto, e pronto! Ainda não acabei! Por acaso nestas comemorações foi convidado algum representante daquele povo longínquo e já esquecido pelas autoridades que são os alemães? Se não fossem eles, essa base nem sequer existia! Penso que ficava bem na fotografia a presença de um elemento deste povo....

Notícias preocupantes chegam mais uma vez de dois países do ex-bloco do leste. Na Hungria o dia de hoje devia ser dia de festa. Faz hoje 50 anos que o povo deste país se uniu nas ruas de Budapeste contra a repressão soviética. Muitos chefes de estado, entre eles o nosso PR Cavaco Silva, estiveram presentes para assistir às comemorações. Muitos deles ainda tiveram a “oportunidade” de assistir a outros acontecimentos, mas menos festivos. Uma boa centena de manifestantes tentou chegar ao parlamento em protesto contra as declarações do PM da Hungria que confessou ter mentido ao povo sobre a real situação económica do país. Este facto tinha sido descoberto já há algumas semanas, as manifestações até já tinham diminuído, mas aparentemente este dia de festa foi aproveitado pelos ultras para continuar os protestos.
Na Bulgária aconteceu precisamente o contrário. Lá o povo nem quer saber dos políticos. Em eleições presidenciais dois terços dos eleitores nem foram às urnas, por isso um ultranacionalista vai disputar uma segunda volta com um socialista. Recorda-se que a Hungria já faz parte da EU e a Bulgária se juntará no início do próximo ano!

5 Comments:

At 24 outubro, 2006 09:29, Anonymous Anónimo said...

Pois comecemos mesmo por aí.
Pelo fim.
Os Alemães é que são os responsáveis por haver uma base aérea em Beja?
Eu pensava que era a guerra fria!
o bloco de Leste com o seu pacto de Varsóvia versus Nato!
Saibam todos os que leem este blogue que só se fez a Base em Beja por dois motivos.´
Primeiro, a limpidez do ar e o facto de se situar numa planicie abrigada por um relevo muito tenue o que lhe dá grandes vantagens operacionais em teatro de guerra.
Em segundo lugar, porque nessa altura, Portugal e sul de Espanha ficavam fora do alcance dos misseis nucleares ao dispor da tecnologia de então no bloco de leste. Restavam os submarinos que poderiam fazer estragos, mas com a dispersão de alvos e a permanente monotirização desses navios furtivos, havia uma grande valencia estratégica na base de Beja.
Com a queda do bloco de leste e do Império sovietico e o desenvolvimento de misseis de maior alcance, assim como a deslocalização dos fulcros de tensão para o Médio Oriente e o sul da Asia incluindo a China, todo o interesse da Base desapareceu.
Por isso, obrigado Tovarich´s sem a vossa pressão versus a do Tio Sam nunca teriamos uma obra de potencial tremendo ao qual escapa aos iluminados o destino a dar.
Eleições? Ja estamos fartos que nos mintam....
Olhem....tomem a chave da loja e governem-se.....

 
At 24 outubro, 2006 11:43, Blogger O Chaparro said...

ainda bem que nao houveram muitos estragos em beja.
boa semana pra ti.
abraço

 
At 24 outubro, 2006 12:27, Blogger Zig said...

contraciclo:
Lá etá você. Quem é que construiu a base? Os russos, os americanos? Não, foram os alemães. Agora porquê? Por isso que você diz, por causa da dita guerra fria. Mas disso já falei exaustivamente no meu blog. Basta recuar um pouco em “Já passou”....

Não estou a glorificar os alemães nem escrevo disso por ser um, nem por eu ter vindo para Portugal por causa da base. Mas um pouco de justiça histórica não ficaria nada mal!

Falei das eleições na Bulgária.


o chaparro:
Pelo menos neste campo estamos com sorte!

Boa semana para ti também, longe de Beja....

 
At 24 outubro, 2006 17:36, Blogger RCataluna said...

O aeroporto de Beja só me cheira a dinheiro jogado à rua ou a parar em bolsos de determinadas pessoas! Penso que a montanha vai parir um rato e que o aeroporto, depois do tempo que se tem perdido, passará a ser uma miragem, mais cedo ou mais tarde...

Um abraço!

 
At 24 outubro, 2006 23:23, Blogger Zig said...

rcataluna:
Pois, nem os Deuses sabem como acaba esta história....

 

Enviar um comentário

<< Home