quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Amizade? - Beja 2X !!!

As surpresas sobre o estado mais ortodoxo e fechado do mundo ainda não acabaram, pelo menos para mim. Depois da minha descoberta da existência de um parlamento de fantoches neste país, ouvi hoje na rádio da existência de uma associação amizade com a Coreia do Norte! Há gente mesmo estúpida, cega e parva. Claro que essa associação não poderia existir no país para o qual se destine, já que nada entra nem sai sem autorização! Logo, o presidente desta associação discutível mora em Espanha, na Catalunha. Fala bem o espanhol (catalão?) e só fala bem deste país e defende-o. Logo, quem defende um país destes onde a população morre aos milhares à fome, mas promovem armas de destruição maciça, não pode estar bem da cabeça. Esta é a diferença entre o mundo livre e o fechado, aqui toda a gente pode expressar-se, mesmo dizendo baboseiras destas. Não entendo é como pode haver pessoas a defender tipos e regimes destes....

Mas que luxo! Raramente a nossa capital alentejana aparece nas notícias, agora apareceu logo por duas vezes! Ontem o motivo foi a campanha da CMB de remoção de publicidade em forma de cartazes dos sítios indevidos como da iluminação pública ou paragens de autocarro. Acho muito bem, é que por vezes acumulam-se dezenas de cartazes nestes lugares, desde publicidade aos horrendos touradas a espectáculos de música pimba. Confesso que também já contribui na proliferação desta praga quanto afixei papeis para encontrar a minha cadela. Isto agora já é história, a CMB promete mão pesada aos infractores. Quando afixei alguns cartazes do nosso concurso no último Sábado voltei após esse concurso ao local do “crime” e retirei os papeis!

Hoje Beja foi notícia novamente. O presidente da CMB apareceu em grande plano para anunciar uma redução dos impostos cobrados directamente aos municípios pela câmara. Muito bem, Beja necessita de mais incentivos para a fixação das pessoas no Alentejo. Claro, há sempre um mas. Afirma Francisco Santos que Beja reduz os impostos já que o governo central não o faz. Ao mesmo tempo ele diz que essa redução só foi possível porque aumentou o encaixe do imposto imóvel devido à sua reestruturação. Há donos de imóveis que agora pagam muito mais do que antigamente. Embora a decisão do aumento deste imposto não vem da CMB, mas sim, do governo e é ao nível nacional, não posso deixar de afirmar aqui a velha frase: Dá com uma mão e tira com a outra! É que o dinheiro tem de vir de algum lado, os € não se inventam! Agora com a nove lei do financiamento das autarquias hoje em discussão na AR será que essa redução anunciada pelo presidente da CMB se vai manter?

12 Comments:

At 11 outubro, 2006 15:43, Anonymous Anónimo said...

Em relação à redução da derrama de 10 para 9% não me parece que tenha grande impacto. A derrama é um imposto aplicado sobre o valor de IRC a pagar. Estão sujeitos a este imposto as empresas LDA (sociedades por quotas)e as SA não sei se pagam derrama. Quanto maior é o valor do IRC a pagar mais se paga de derrama. Não me parece que as pequenas empresas vejam uma redução que se note neste imposto.
O nosso presidente diz que este é um sinal ao investimento na nossa cidade. Parece-me que não chega. Onde é que essas empresas se vão instalar? O actual Parque Industrial está na mão de privados que não constroem e esperam a chegada de uns "patos" para fazerem o negócio da vida. A câmara tem que fazer um novo Parque com preços baixos para fazer concorrência ao actual fazendo cair os preços dos lotes e exigir contrapartidas a quem lá que se quiser instalar. Isto complementado com uma redução que se veja na derrama será um forte incentivo à fixação de empresas em Beja.

 
At 11 outubro, 2006 16:12, Blogger Zig said...

hpalma:
Como trabalho por conta própria em nome individual não sei que imposto é esse. Relatei apenas aqui o que Francisco Santos disse. Pois, essa do Parque Industrial é uma pena. Na altura quando o parque estava às moscas, a CMB vendeu os terrenos a preços muito baixos na condição de os novos donos lá construirem. Só que muitos não o fizeram e a situação é essa que descreveste. Um novo parque não vejo onde. Os preços dos terrenos actualmente são dos mais caros em Portugal o que é um paradoxo visto a vastidão do Alentejo. E assim vamos nós....

 
At 11 outubro, 2006 17:26, Blogger O Chaparro said...

e viva Beja. Essa grande cidade

 
At 11 outubro, 2006 18:11, Blogger Zig said...

o chaparro:
Para quem vive fora, tem saudades....

 
At 11 outubro, 2006 21:13, Anonymous Anónimo said...

O senhor Francisco Santos, é um perfeito paradigma do disparate.
Bem pode ele ir vender baldes de água salgada em pleno oceano.

 
At 11 outubro, 2006 22:11, Blogger Zig said...

anónimo:
Não ia tão longe, mas ele era bem capaz de vender um frigorífico a um esquimó! (lol)

 
At 11 outubro, 2006 22:40, Anonymous Anónimo said...

Zig:
ouvi uns zuns zuns que havia a possibilidade de fazer o novo Parque industrial do lado esquerdo da estrada de quem sai da rotunda em direcção a Serpa (onde já existem várias empresas instaladas). Não sei se é verdade porque foram apenas "conversas de café". Na minha opinião, se essa possibilidade existe, deveria ser considerada uma prioridade porque sem empresas não há emprego, sem emprego há cada vez mais pessoas a abandonar a cidade e sem empresas não há impostos para o nosso Presidente! (esta ultima foi inspirada!!;) ).
Também é verdade que os preços dos terrenos em Beja são carissimos, mas essa responsabilidade também deve ser atribuida à Autarquia que vai disponibilizando os terrenos a conta gotas, fazendo com que existam "muitos cães a lutar pelo mesmo osso". E que é que paga por isso, quem é?? Somos todos nós, pois claro!

 
At 11 outubro, 2006 23:18, Blogger Zig said...

hpalma:
Não sabia, mas seria mesmo a única possibilidade. Não há mais sítios onde instalar um novo Parque Industrial, e esse seria o terceiro.
É melhor estarmos calados, se não, os preços destes terrenos sobem ainda mais....

 
At 12 outubro, 2006 00:10, Blogger RCataluna said...

Também vi a reportagem de hoje na RTP - Beja precisa de (muito) mais...

Abraço!

 
At 12 outubro, 2006 00:33, Blogger Zig said...

rcataluna:
Mas será que exista alguém que sabe o quê é que Beja realmente precisa?

 
At 12 outubro, 2006 18:53, Anonymous Anónimo said...

@zig

Afinal parece que sempre vai avançar um novo parque industrial.É o próprio presidente que o diz na entrevista à TVbeja (www.tvbeja.com).
Só espero que o actual parque não fique agora ainda mais esquecido!

 
At 12 outubro, 2006 23:37, Blogger Zig said...

hpalma:
Óptima notícia! Só espero que a gestão deste novo parque seja contida e melhor ordenada!
No velho parque com essa notícia os terrenos que estão às moscas vão certamente baixar de preço!

 

Enviar um comentário

<< Home