domingo, 15 de outubro de 2006

Pôr do Sol

Hoje foi de certeza o dia em que mais me arrependi de não ter uma máquina fotográfica digital! Hoje vi um pôr de sol memorável. Foi no “tal” sítio em Zambujeira do Mar (pois!), lugar onde tive que voltar novamente por razões profissionais. Bem, essa TV avariou novamente, já não a vejo pela frente, o dono dela também não, mas ficámos amigos na mesma! Trouxe a TV para Beja, um monstro de um plasma de 110 cm! Aqui na minha oficina, com calma, vou investigar melhor esta avaria! Mas voltando ao Pôr do Sol. Escrevo esta palavra em maiúsculo porque foi de facto memorável! O pôr do sol neste sítio é bonito já por natureza, mas esse era especial. Havia tantos turistas a fotografar, fazendo com que eu ficasse ainda mais irritado pela falta de uma máquina para fixar o momento! Como não tenho a imagem, vou tentar descrever o momento, não sei se consigo! O céu sobre esta terra estava azul, ainda, o sol estava escondido por detrás de uma espécie de uma coluna de nuvens, lembrando um tornado, mas muito mais largo. O sol, ou pelo menos os seus raios, iluminaram os lados desta coluna, por cima houve uma grande nuvem, em forma de um delta que chegava mais ou menos até a praia. Esse jogo de luz iluminou o que normalmente não se vê. Pequenas nuvens que pairaram sobre o mar, em várias altitudes, memorável, inesquecível....

Ainda me sentei numa esplanada e a seguir meti-me ao caminho. Conheço bem o trajecto, faço-o várias vezes nas minhas idas à Odeceixe na nossa campanha de esterilização de animais. Com cães a bordo vou por Ourique por causa das curvas. Por Aljustrel é mais perto, claro. Bem, há pouco cheguei a ter arrepios. Na recta antes de Messejana essa tal nuvem em forma de delta parecia perseguir-me, volta e meia olhava para o lado, e aí estava ela! Mas depois começaram a surgir relâmpagos! Até me assustei! Foi dentro desta nuvem onde aconteceram estas descargas eléctricas. Parecia que os anjos estavam zangados comigo, andaram atrás de mim! Aquilo meteu medo, sozinho na estrada, sem viva alma por perto, e aquilo a iluminar os céus! Talvez estivesse lá o meu anjo, não sei! Talvez esteja zangada comigo por eu não me ter certificado na altura da aparição divina se era mesmo ela....

Pois, nestas horas ao volante do meu carro tive muito tempo para ouvir notícias. E claro, falou-se de Sócrates. Hoje autoelogiou-se, dizendo que está no bom caminho. Está em campanha (outra vez ou ainda?) interna do PS, viaja de um lado para o outro dentro de Portugal. Diz que o défice está a baixar como nunca, as finanças do estado estão equilibrados dispensando mesmo este ano um orçamento suplementar! Uau, grande feito! E diz mais! O melhor sinal que tudo vai bem é que a oposição já não o critica tanto, está muito calada. Pudera, está a seguir uma política considerada de direita, o maior partido da oposição, o PSD, vai criticar o quê? Deve ser por isso que Sócrates insiste naquela pseudo-reforma da Segurança Social, para não “descair” totalmente à direita! Só que, assim compromete as reformas, mas quer lá ele saber.

Tudo vai bem para ele, pois! Mas à custa de quê? A custa do IVA de 21%, à custa de um dos maiores preços de combustíveis e do IA na união europeia. Assim é fácil triunfar. O português tem o seu orçamento cada vez mais apertado, o dele é que vai bem. Vai tão bem que milhares e milhares de emigrantes ucranianos e brasileiros deixam o país para procurar trabalho ao lado na vizinha Espanha. Gente com autorização de residência, imagina-se! Mas não são só emigrantes, há ainda, ou outra vez, muitos portugueses que são forçados a sair do país a procura de uma vida melhor fora de portas. Mas para Sócrates, tudo está bom, tudo vai bem....

2 Comments:

At 16 outubro, 2006 11:55, Anonymous Anónimo said...

A última estatística que vi foi em Novembro de 2003, tinham entrado 12 736 estrangeiros, mas tinham saído, 14 598 Portugueses, fiquei a pensar...
Boa semana

 
At 16 outubro, 2006 13:33, Blogger Zig said...

barão da troiaII:
A notícia que escrevi no post vem de Espanha, entretanto já desmentido cá pelo SEF. Agora, que temos cada vez mais estrangeiros cá e portugueses lá fora, isso é verdade. Vejo isso na escola da minha filha, tem cada vez mais colegas estrangeiros. Nada contra eles, também sou um, mas dá que pensar....

 

Enviar um comentário

<< Home