domingo, 8 de outubro de 2006

CCC = Cultura - Concurso - Concerto

Depois da nega que o ministério da cultura nos deu no apoio para a nossa semana de música para o Natal, estou agora sempre ouvidos a qualquer notícia que apareça desta ministra da cultura em termos de apoios! Bem, numa conferência de imprensa em Guimarães durante uma reunião informal dos ministros (leia-se: conselho de ministros informal = passeio dos ministros ao norte = milhares de € dos contribuintes gastos em almoços do bom e do melhor, alojamentos e extras....) essa senhora anunciou que vai candidatar essa cidade para ser a capital da cultura europeia em 2012. Muito bem! Mas sem €, nada feito. Ora, para evitar os acontecimentos do Porto 2001, o presidente da câmara da cidade berço da nação perguntou logo: E então, quanto é que nos dão? Não vou transformar a cidade em estaleiro! Agora pergunto eu: Quem é que entende esta gente? Em vez de estar satisfeito, este autarca quer logo tudo! E para Beja, nada....

Agora notícias da minha outra actividade “extracurricular”. Organizámos hoje o já aqui anunciado Concurso para Cães de Raças Indefinidas. Infelizmente tivemos poucos cães a concorrer, não sei bem qual foi a razão! Foram poucos, mas bons. Tivemos alguns belos exemplares deste melhor amigo do homem (e da mulher!) a cruzar a improvisada passarela frente ao hipermercado Modelo. O nosso obrigado aos participantes que se deslocaram até a este espaço comercial bejense, um obrigado também ao Modelo e um obrigado especial ao veterinário Dr. André que se disponibilizou para fazer de júri! No próximo ano haverá mais, e espero com mais concorrentes!

Falta ainda falar do concerto desta noite na Igreja do Carmo. Foi dado pelo Coro Nossa Senhora da Luz de Vila Boa de Quires. Ao contrário do esperado esteve pouco público, o coro convidado merecia mais atenção por parte da população de Beja. Tenho notado este facto ultimamente em espectáculos em geral que a adesão dos bejenses é cada vez menor! Será do bombardeamento constante das telenovelas ou é simplesmente desinteresse? Seja como for, a opinião das pessoas de Beja é normalmente negativa quando perguntada sobre eventos musicais, diz-se que em Beja não se passa nada! Mas o que há é pouco frequentado! Não sei o quê é que estão à espera! Se querem um Andrea Bocelli têm que ir para Lisboa, aqui em Beja não há gente dessa.....(infelizmente....)

Voltando ao concerto. As primeiras duas peças pertenceram ao coro local que teve a sua habitual qualidade. A actuação do coro da zona de Marco de Canavezes também foi de boa qualidade, essa gente do norte estava bem afinada. Trouxeram sete músicos, entre eles, um organista, cinco músicos com instrumentos de sopro e um músico a tocar nos tímpanos. É raro haver concertos desses em igrejas, normalmente coros declaradamente litúrgicos cantam quanto muito apenas acompanhados por um órgão. Esse coro tinha ainda algumas particularidades. Tem muito mais sopranos do que os outros naipes, as posições dos naipes são ao contrário do normal, ou seja, sopranos e tenores à direita, e ao contrário dos coros de Beja as vozes femininas têm muita juventude, as masculinas nem tanto! Gente do norte, e pronto!

Ainda uma rectificação. O jornal Diário do Alentejo anunciou que o concerto dado amanhã em Cuba por esse coro do norte também tinha a participação do coro de Beja. Essa notícia não corresponde à verdade, vão actuar sozinhos.

3 Comments:

At 08 outubro, 2006 10:40, Blogger RCataluna said...

Em Beja não se criaram hábitos de sair à noite ou de frequentar eventos culturais. É um processo que exige tempo e uma estratégia agressiva e concreta. Temos de tirar as pessoas de casa.

Na sexta feira estava num restaurante com a minha irmã e um amigo, eram 10:15 e quase que fomos enxutados de lá! Já nem comemos sobremesa, fomos embora... Procuramos um sítio onde comer qualquer coisa doce. Não encontramos nada. Pegámos em nós e fomos a Serpa, ao Lebrinha, comer sericaia. Eram 11:30, rua com gente, esplanadas cheias, óptimo ambiente...

Alguns estabelecimentos fecham muito cedo, para não falar da "seca" que é o fim-de-semana. Ainda bem que hoje há desportivo, em Beja. Eu vou.

Abraço e boa semana!

PS: O sacana do Alonso lá se safou...

 
At 08 outubro, 2006 14:40, Blogger Zig said...

rcataluna:
É uma cidade muito caseira! Também não me importava, com a companhia certa, claro....

Conheço bem o caso de Moura, as pessoas gostam muito de passear à noite pela cidade.

Hoje, após um belo almoço no Beco (claro) mais filha, vou trabalhar! Depois, às 18 horas, toca a desmontar o stand na Ruralbeja....

 
At 08 outubro, 2006 14:47, Blogger Zig said...

rcataluna:
Já me esquecia (sem me esquecer, o meu PC está maluco, um dia vai entrar em órbita ao planeta terra....),pois, o raio do Alonso....

 

Enviar um comentário

<< Home