quarta-feira, 18 de outubro de 2006

SCUTS


Pouco a pouco o governo do PS faz política considerada de direita. Hoje surgiu a notícia que três vias rápidas que são bafejadas pela famosa palavra SCUT, ou seja, são auto-estradas sem portagens, vão começar a ser pagas já a partir de meados do próximo ano. Estranho, uma das grandes bandeiras eleitorais de Sócrates era mesmo a manutenção dos SCUTS, mais uma vez ficou provado que esse governo já não liga nenhuma às promessas anteriores. De certeza absoluta que muita gente votou neste governo por causa desta promessa, lembro-me bem dos debates acesos que houve sobre as vias rápidas que estavam a ser construídas no norte na altura das eleições. Curiosamente são agora precisamente estas auto-estradas que passam a ser pagas, salvo um único troço antes de chegar a Caminha. São abrangidas, tal como disse, três dos sete auto-estradas sem portagem actualmente existentes em Portugal. É a A28 até Caminha, a A17 (ainda parcialmente em construção) de Mira para Porto e uma via rápida do Porto em direcção a Paços de Ferreira.

Pessoalmente sou a favor de auto-estradas com portagem. Claro, seria melhor se não houvesse portagem nenhuma como na Alemanha, mas Portugal não tem condições para ter esse luxo, a Alemanha é aliás o único país na Europa da actualidade que não tem portagens. Fui sempre contra os SCUTS, não faz sentido que um agricultor por exemplo de Serpa que nunca vai para o litoral tenha que pagar essas vias rápidas. Por outro lado a manutenção dos SCUTS era uma promessa eleitoral do PS, disso não há a mínima dúvida. Agora dizem que no grande Porto o nível de vida melhorou e é essa a única razão da mudança! Tal como diz Rui Rio, só no Porto porquê? Em Lisboa onde também há SCUTS, ou na A8, a vida não melhorou? São pobrezinhos? Seja como for, este passo considero positivo, têm é que acabar na sua totalidade com estas borlas. Está a custar milhões aos contribuintes, foi um erro à partida!

Ainda algumas curtas notícias com opiniões minhas.

No Porto a ocupação do Teatro Rivoli continua. Já estavam sem electricidade, agora também vão ficar sem água. Até foi proibida a entrega de comida aos ocupantes. Exageradamente dura esse medida, é certo, mas este espaço pertence à câmara do Porto e claro, essa ocupação é ilegal. Não sabia que a manutenção do teatro custa 7500€ - por dia! Só visto. Este luxo não podia continuar, faz esta câmara muito bem em alterar este estado das coisas. Claro, a ministra da cultura teve que se meter novamente! Dois vereadores da oposição estão no local para tentar resolver a situação.

No próximo ano os custos da electricidade vão aumentar quase 16%! E a culpa é – dos consumidores! Foram ditas palavras algo infelizes por parte de um secretário de estado, mas disse claramente que a culpa é daqueles que gastaram mais do que deviam! Mas que grande parvoíce! Ou seja, a economia aumenta, há cada vez mais máquinas na indústria que substituem a força humana e este tipo diz que é a nosso culpa. Então, esse governo é tão bom em previsões e não conseguiram prever esse aumento? Também critico a quase total ausência de campanhas de poupança de energia enquanto o estado gasta ao seu belo prazer como nas novas auto-estradas que mais parecem supermercados com tanta iluminação. E estes gastos, não contam?

Estava prevista a saída da Europa do Rali Lisboa – Dakar em Portimão mas tal não vai ser possível! “Razões técnicas” impedem essa saída. Recordo que no início deste ano na anterior edição deste emblemático rali a “caravana” saiu de Espanha para o continente africano, este ano a organização encabeçada por João Lagos gostaria de ter saído de Portugal. Não especificou em detalhe este recuo, é que a câmara de Portimão e o estado português estavam totalmente disponíveis para realizar as respectivas obras. Seja como for, nesta edição vai haver novamente muitos portugueses a participar, vai haver de novo duas etapas em Portugal. Vão ser anunciados mais detalhes a 23 de Novembro. Bem, pode ser que eu este ano consiga ver a caravana passar....

16 Comments:

At 18 outubro, 2006 23:44, Anonymous Anónimo said...

Este governo é uma mentira pegada. Ponto final!
Não cumpriu nada, e o défice está como a gente sabe: na mesma e com tendencia para aumentar, pois quanto mais se carrega em impostos, menos dinheiros há disponivel para reinvestimentos. É a competitividade a perder todos os dias, o desemprego, perdas de regalias (não são luxos, são coisas minimas comparadas com a tua terra) pese embora a gritaria da direita a apoiar as medidas tipicas do seu quadrante que nunca tiveram a coragem de encetar. Sabe-lhes bem que o odioso fique para o PS. Se o governo alemão, inglês e frances aplicassem os cortes e perdas de regalias que tanto aplaudem, bem poderiamos fechar o Algarve e adeus turismo. Porque isto meu amigo, é um sistema de muitas variáveis e as coisas estão todas ligadas...
Por outro lado, o Rivoli.
Mais uma pulhice do Rui Rio quando se dizem só meias verdades. Por isso transcrevo o artigo: "...(sic)O Teatro Municipal Rivoli, no Porto, recebeu, em 2005, mais de 130 mil espectadores. Descontando o mês de Agosto, altura em que o equipamento está invariavelmente fechado, calcula-se uma audiência média de 388 pessoas por dia. A este valor, exclusivo para espectáculos, haverá ainda a adicionar os cerca de 50 mil clientes que, no ano passado, frequentaram o Café Concerto e a Cafeteira. A frequência de oficinas e workshops não está contabilizada...........................Mas é importante colocar duas ressalvas por um lado, o custo suportado pela autarquia não contempla só o Rivoli, mas a animação da cidade. Ou seja, há uma verba que continuará a ser despendida com a recém-criada Porto Lazer, que se ocupará do S. João e de outras festas. Por outro lado, a Culturporto fazia serviço público, o que significa que a totalidade da receita da bilheteira dos espectáculos etc.... " in Jornal de Notícias.
EDP..mais uma mentira para nos enganar. Durante anos deu lucro, agora de repente dá perjuizo. Em Espanha é mais barata, por cá é cara e ainda querem subir mais, e nós Zig, como diz esse outro idiota do ministro, é que temos a culpa.
E sabes? Concordo. Há muito que deveriamos ter corrido com eles...

 
At 18 outubro, 2006 23:44, Anonymous Anónimo said...

tenho que discordar uma vez que na Madeira não se pagam portagens! Temos aqui a via rápida que atravessa toda a ilha, além de uma quantidade de tuneis que facilitam a nossa vida... mas aqui não há portagens. Até tenho colegas madeirenses que me perguntam muito admiradas:
"Vocês para andar na estrada têm que pagar?"

 
At 19 outubro, 2006 00:22, Blogger Unknown said...

Desta vez discordo consigo. Há uma SCUT que serve o interior do país e que eu por acaso utilizo com frequência, que é a A23 (Torres Novas - Castelo Branco - Guarda). Esta auto-estrada trouxe de facto uma maior desenvolvimento à Beira Interior, ao interior ribatejano e ao norte-alentejano. Sei do que falo, ainda sou do tempo em que não havia auto-estrada e levava entre 3:30h a 4:00h de viagem entre Vila Viçosa até Castelo Branco enquanto que agora levo apenas 1:45h. E não há nenhuma alternativa a esta auto-estrada pelo que não faz sentido que ela venha eventualmente a ser paga. Recordo que no tempo de Durão Barroso se colocou essa hipotese. Eu utilizo quase diariamente a A23, que tem o maior túnel de Portugal e que é simultâneamente o mais seguro da Europa (Túnel da Gardunha). Como eu, cerca de 40000 pessoas utilizam a A23 quase diariamente. Já viu os custos que eu teria que suportar todos os dias???

Uma coisa é o litoral onde têm um nível de vida 3 ou 4 vezes superior ao do interior e no litoral pagarem portagens, mas no interior não!

Abraço!

 
At 19 outubro, 2006 00:33, Blogger Zig said...

contraciclo:
Desde que os números estão apresentáveis para Europa ver para Sócrates está tudo bem!

Alemanha é a terra das minhas origens, agora sinto-me português, um alentejano emprestado!

Aquilo do Rivoli não sabia. Mesmo assim, 7500€ por dia acho demais!

Temos que os aguentar, foram eleitos, que remédio. Mas sabes uma coisa, devias de criar um blog, escreves bem....

trequita:
Bem, a Madeira não é um país (até ver!), por isso não conta na minha listagem. Também fiquei admirado, fizemos essa pergunta também aos nossos amigos do coro da Madeira. Agora se explica o défice....
bjs.

O restaurador:
Bom, ultimamente não acertamos uma, estamos sempre em desacordo (lol)! Claro, quando toca no próprio bolso a coisa muda. Também gosto de ir ao Algarve e não pagar nada na Via do Infante, mesmo assim, fico com a minha opinião. Talvez fosse bom para casos de utilizadores frequentes fazer um preço mais baixo, com a Via Verde até seria fácil de realizar.

Na auto-estrada de que falas só andei uma única vez quando viajei de Beja para Guarda no ano passado, de facto, é muito boa e segura!

 
At 19 outubro, 2006 01:48, Anonymous Anónimo said...

Tens medo dos números?
7500 €uro é o orçamento diário de todo o departamento cultural do Porto, não só do Rivoli, e esse gera recursos que minorizam a despesa de funcionamento.
Mas 7500 €uro é o que custa um metro de auto estrada.
Numa cidade como Beja em que haja 1000 (sabes que são muito mais?)candeeiros de iluminação pública com uma lãmpada de alto rendimento a 100 Watts , dá-te só aí um consumo de 100 Kilowatts por hora, totalizando em oito horas de funcionamento o lindo numero de 800 kilowatts. Sabes a como está o kilowatt? Então faz as contas, só a esse número, esquecendo por momento quanto custa por dia todo o staff e demais empregados duma camara como a de Beja. Depois transpõe esta despesa para uma urbe 20 vezes maior como o Porto e diz-me só se a cidade não merece ter uma casa de cultura com a classe e a tradição do Rivoli suportada numa pequena parte pela camara. Uma pequena parte digo eu em jeito de benificio da duvida,uma vez qeu duvido que ela de prejuizo. Os 7500€ diários são a verba de todo o departamento cultural, não para o Rivoli. Cheira-em a qualquer coisa menos clara...

 
At 19 outubro, 2006 12:37, Blogger Zig said...

contraciclo:
Pode ser tudo verdade, mas desde que recusaram subsídios prometidos para o meu coro estou mais atento para estas questões. Somos o único grupo em Beja capaz de trazer um espectáculo como o concerto de Natal para esta cidade, por isso acho injusto que se gasta tanto dinheiro por dia num lado, por muito menos por ano(!!!) a gente faz o que faz!!!

Ainda não respondeste à minha pergunta....

 
At 19 outubro, 2006 17:14, Blogger O Chaparro said...

passei p deixar um abraço e convidar p ver novo blog:

omundoporosteusolhos.blogspot.com

abraço

 
At 19 outubro, 2006 18:05, Blogger Zig said...

o chaparro:
Ok amigo, mais logo vou dar uma espreitadela.

 
At 19 outubro, 2006 22:04, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Não posso perder a oportunidade de comentar. O nosso rico dinheirinho que tanto custa a ganhar e que vai em grande parte para impostos é realmente muito bem empregue. Estive no Porto recentemente na Casa da Música onde jantei. Fiquei deslumbrada com o estilo urban da entrada do restaurante, tipo estação de metro antiga não remodelada (com cor cinzenta, lixo e cheiroa condizer). E foi para ali o dinheiro dos meus impostos...
Em relação ao coro de que faz parte dou-lhe os parabéns...realmente a direcção é optima e a interpretação excelente (num coro cujos intervenientes poenso que não são profissionalizados!, ou seja fazem outras coisas!) A actuação na Cuba foi belissima, particularmente os espirituais negros. Meu caro eu até me admiraria que vos dessem os subsídios, num país em que na maioria das vezes só se digna promover a mediocridade.
Um abraço e ânimo, continue cantando e amigo dos animais, que esses sim não nos enganam
Ana Cristina

 
At 19 outubro, 2006 23:31, Blogger RCataluna said...

Também concordo com a introdução de portagens. Contudo, isto prova que este governo muda de estratégia como quem muda de camisa. Parece que vai sair uma sondagem que revela uma queda de popularidade deste governo, fruto, em grande parte, da arrogância e da prepotência com que falam e tomam decisões...

a ver vamos...

Abraço!

 
At 20 outubro, 2006 00:12, Blogger Unknown said...

Eu tenho que concordar com as portagens, já que não me parece que haja condições para as manter se nõ for assim, e há alternativas, ou seja, só vai por lá quem quer.
Eu para ir trabalhar sou obrigada a passar diariamente na ponte 25 de abril, não tenho alternativa, e sou obrigada a pagar!
Se concordo? claro que não, mas não concordo porqeu não tenho alternativa á ponte, porque se tivesse não me queixava...
Beijinho

 
At 20 outubro, 2006 00:49, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
...e eu pensava que era tudo do bom e do melhor, visto pelo que custou aos contribuintes....

Você esteve lá?!?!?! Bem, claro que não somos cantores profissionais, temos alguns subsídios, mas não chega para oferecer concertos de qualidade aos bejenses!

É verdade, um animal é um fiel amigo, pena é que haja tanta gente que não pense assim....

rcataluna:
Disso eles já estavam à espera! É normal com a implantação de reformas ditas duras e outras medidas impopulares. Mas vais ver, um ano antes das próximas eleições vão começar a dar-nos mel novamente....

cruzeiro:
Certo, mais dia menos dia tinham que acabar. Só que ninguém esperava que isso acontecesse tão cedo.

Penso que a ponte é um caso à parte. Ali não há mesmo alternativas, os transportes públicos não conseguem satisfazer toda a gente, mas temo que isso vai continuar assim até inventarem o carro voador....
bjs

 
At 22 outubro, 2006 21:10, Blogger Unknown said...

Só deixa de acontecer no dia em que fizerem o mesmo que fizeram no no Porto há uns anos, que destruiram as portagens, era o que deviam fazer na 25 de Abril. :-)
Bjo

 
At 22 outubro, 2006 23:38, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Nada de violência....

 
At 14 novembro, 2006 18:43, Anonymous Anónimo said...

SCUTs E PORTAGENS BEM REAIS

Muito se tem dito e pouco esclarecido sobre a questão das SCUTs, portagens virtuais, auto-estradas, estradas alternativas e, ainda, a nova “treta” do utilizador pagador.
O que é uma SCUT e como se constrói?
É uma questão em que os próprios dirigentes do PS, impulsionadores do projecto, dão bem mal conta de si, não sabendo defender um sistema de rede viária que é um bom meio de desenvolvimento regional. De facto, a força das contradições neste partido da esfera do poder é tal que, o próprio José Sócrates não sabe o que dizer sobre a aplicação de portagens nestas estradas.
Uma estrada com perfil de auto-estrada (scut) é construída por um consórcio de empresas vencedor de um concurso feito pelo Estado. Este consórcio constrói a dita estrada e o Estado não investe um cêntimo! Naturalmente, a empresa que tem a concessão da referida estrada, recebe uma quantia, paga pelo Estado, por cada viatura que lá passa… tal como a BRISA recebe pelas portagens dos camionistas e automobilistas que atravessam as estradas da sua concessão. Ora, se o Estado paga por nós, e somos muitos, é uma despesa que tem de suportar e não é pequena, é fácil incutir nos utilizadores a ideia de terem de pagar… o chamado princípio do utilizador pagador, encontra aqui pernas para andar. Mas, aquilo que é honesto dizer é que, cada um de nós, quando compra um litro de combustível, paga para as SCUT cerca de 6 cêntimos e que, quando compra um carro novo, o brutal IA é, também para suportar as referidas estradas!
Assim foi criado um imposto no combustível e na aquisição de viaturas novas para auto sustentar a construção e manutenção das estradas alternativas ás super lotadas estradas nacionais e auto estradas da poderosa BRISA. Digam-me, se souberem, qual a alternativa, daqui (Aveiro) para o Porto, à auto-estrada da BRISA?... A estrada nacional 109 não o é com toda a certeza por passar por dentro de povoações, Vilas e até cidades, sendo por isso, perigosa para o tráfego de pesados e não oferecer boas condições de fluidez para o intenso tráfego de automóveis. O princípio do utilizador pagador é, uma autêntica vigarice e uma fórmula de extorquir dinheiro aos condutores, inventado pela parceria política do PSD/PP. Por este princípio, têm sido introduzidas taxas nos vários serviços públicos porque, os agiotas da nossa praça acham que, “quem utiliza deve pagar”… ora, quantos de nós pagam e não utilizam, felizmente, por exemplo, os serviços de saúde, o sistema de desemprego, de pensões, etc? Um sistema público é para ser solidário que é criado e não para ser sobre taxado com ideias de pagar quando se utiliza.
O automobilista é uma espécie de galinha de ovos de ouro para os políticos merceeiros que nos governam, à custa daquilo que nos conseguem subtrair, senão vejamos: compra-se um novo carro e paga-se, de imediato o brutal IA ( para as SCUT). A seguir é necessário pagar o Seguro…depois o selo de circulação para a manutenção da rede viária (o selo é uma portagem). Como já disse, em cada litro de combustível pagamos cerca de 6 cêntimos para as SCUT. Pagamos, também, as cada vez mais caras portagens das auto-estradas, as reparações oficinais e as inspecções periódicas, para não falar dos custos da carta de condução e nas multas que, episodicamente, o deficiente sistema de fiscalização do trânsito nos vai aplicando…tudo com taxa de IVA de 21%!!!
A propósito das inspecções periódicas das viaturas cabe, e bem, aqui dizer que, vai sendo tempo de, se aos condutores é exigido viaturas em segurança, aos proprietários das ruas e estradas, Câmaras municipais e IEP, ser igualmente exigido terem as ruas nas devidas condições de segurança e, até serem multados quando assim não for… ou a lei é só para uns e não para outros?
Ide, por essa União Europeia fora e, logo aqui ao lado, em Espanha, vereis as Autovias (scuts) que não se pagam… os espanhóis já estão perto dos 10.000 km de scuts e, nós, sempre bem atrás de quem quer que seja, qualquer dia estamos nos 600 km!
Cá por mim, troco os novos estádios de futebol e outras obras megalómanas por, estradas boas e seguras pagas com os impostos que me impõem!


Jorge Afonso

(deputado municipal BE de Aveiro)

 
At 14 novembro, 2006 23:54, Blogger Zig said...

Jorge Afonso:
Antes de mais, muito obrigado pelo (enorme) comentário.

Começo pelo fim do seu texto, a comparação com a vizinha Espanha. Lá esta questão nem se põe, é que a Espanha está a fazer um enorme esforço para se manter unida, os Bascos e os Catalãs gostariam de se separar. Por isso, lá os Scut é um bombom para os separatistas.

Agora por cá, parto do princípio se o PS nunca tivesse inventada essa palavra SCUT e se não os tivesse feitos, não haveria esse problema, logicamente. Mas quem começou realmente foi Cavaco Silva, com a auto-estrada do Infante no Algarve. Daí os do PS "roubaram" a ideia....

Finalizando, para mim é uma questão política. Tem de haver uma linha constante nessas políticas, em todas as áreas, não só nos Scut. Tal como digo em outros textos no meu blog, cada governo acusa o anterior de terem feito só asneiras e mudam tudo ao seu belo prazer. No fim, quem paga é o povo. Quem ganha são os indemnizados pelas mudanças.

Dos estádios já nem falo, vocês lá em cima têm um bom exemplo desses "elefantes brancos....”

 

Enviar um comentário

<< Home