sábado, 28 de outubro de 2006

Jackpot


Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Já imaginaram, 131 milhões de €? Alguém sabe quanto dinheiro é que é? Eu não. Mas é a previsão para o 1º prémio no Euromilhões da próxima semana. É o maior de sempre, o anterior com “apenas” 115 milhões saiu no verão do ano passado na Irlanda. Portanto, esta semana não saiu. Já agora, os números são:

3 – 4 – 8 – 44 – 50 * 7 – 8

Pode ser que na semana que vem não me esqueça de jogar. Claro, toda a gente se imagina de ganhar este prémio. Mas será que toda a gente faz ideia o que é ganhar tanto dinheiro? Penso que não. A imaginação começa logo a trabalhar, os sonhos serão realidade. Vou fazer isto e aquilo, vou ajudar toda a gente, mas, mas, eu serei a mesma pessoa? Olha que não, olha que não. Nenhum mortal é tão forte psicologicamente para poder afirmar isso com convicção, e porquê? Porque o dinheiro altera qualquer pessoa. Para começar, na realização do sonho mais nobre, o de ajudar “toda a gente”, ou então, pelo menos os familiares ou amigos, alguém vai dar com a língua nos dentes e todo o mundo vai saber que fulano tal ganhou o jackpot. A partir desse momento a vida pode tornar-se num autêntico inferno, contrariando todos os sonhos. Vai ser impossível sair à rua livremente. Serão alvos de todo o tipo de pedidos de ajuda e os bancos fariam fila à porta de casa. Só resta mesmo sair da terra onde vive, ou seja, mudar completamente de vida. Dinheiro não paga tudo, não paga amizades nem o amor, e isso todo está na terra onde se vive.

Por outro lado, pode sempre esperar até começar a ajudar os outros. Um ou dois meses, mas quem seria capaz? Tendo dinheiro e vontade de ajudar e não poder, para já? Acho difícil. Mais uma questão é o dinheiro propriamente dito. Ficará onde? No banco de confiança onde toda a gente conhece toda a gente? Não! Num banco qualquer na Suíça ou nas Ilhas Caimão? Também não porque uma pessoa gosta de ter acesso directo a ele! Mas há mais. Uma pessoa com tanto dinheiro entre mãos quer também melhorar a sua própria vida. Para começar, vai-se despedir. Começam logo as perguntas: Então, vais fazer o quê? Vais para o desemprego? Pois, seria muito descaramento apresentar-se no centro de emprego! Se passarem meses e as pessoas verem que o felizardo não faz nada e tem uma vida boa começam logo as bocas e as invejas. Olha, vive de quê? Se calhar vende droga ou armas, sei lá. Depois compra casa e um novo carrão, pagos com quê?

Pois, meus amigos! Pensem duas vezes antes de jogar na próxima semana no Euromilhões porque pode sair a qualquer um de vocês! Mesmo com estes factos todos não me importava ganhar o próximo jackpot....

2 Comments:

At 28 outubro, 2006 17:44, Anonymous Anónimo said...

com tantos inconvenientes o melhor mesmo é não jogar, não vá a sorte bater à porta! ehehe

 
At 28 outubro, 2006 18:48, Blogger Zig said...

hpalma:
Deve ser por isso que me "esqueço" regularmente de jogar....

 

Enviar um comentário

<< Home