sábado, 30 de junho de 2007

Per Te....

Ao “vasculhar” o Youtube, encontrei este espectacular vídeo com uma música muito romántica de “Josh Groban”, “Per Te....”



Per te, per te, vivrò
Por ti, por ti, eu vou viver

L'amore vincerà
O amor vercerá

Con te, con te, avrò
Contigo, contigo, terei

Mille giorni di felicità
Milhares de dias de felicidade

Mille notti di serenità
Milhares de noites de serenidade

Farò quello che mi chiederai
Farei o que me pedires

Andrò sempre dovunque tu andrai
Irei sempre para onde tu irás

Darò tutto l'amore che ho per te
Darei todo o amor que tenho, por ti....



Bonito....

Ainda não, not yet, noch nicht....

Ainda não foi dessa que a piscina abriu. Uma avaria impediu o enchimento completo do tanque central, mas segundo uma funcionária no local, o espaço abrirá amanhã logo às 9 de manhã. Bem, pode ser desta que me consiga erguer cedo da minha caminha e começar bem o dia....

Knock three times!

Hoje recordo mais uma vez os belíssimos tempos que passei com o meu pai no camião dele. Principalmente nas férias escolares acompanhava-o para todo o lado. Tenho tantas lembranças desses tempos que nem imaginem, com as respectivas saudades, claro....

Esse camião tinha um auto-rádio onde eu tinha “autorização” para procurar sempre a melhor música. Naturalmente ele preferia a dele, já se imaginam de que tipo era. Mas eu, desde novo, tinha preferência (não sei porquê) para músicas cantadas em inglês.

Um dos meus cantores preferidos era Tony Orlando. Fazia-se acompanhar por um duo de cantoras de nome Dawn. Por isso, muitas vezes aparecia (e aparece) no nome do artista dessas músicas Tony Orlando & Dawn. Tinham três principais êxitos: Candida (1970), Knock Three Times (1971) e o maior, Tie a Yellow Ribbon (1973).



Eram outros tempos, não havia telemóveis nem computadores, a vida era muito mais simples. O pessoal se juntava em volta do gira-discos na rua, nos quintais, enfim, outros tempos....

A letra dessas canções girava, quase como esses gira-discos, sempre à volta do mesmo! A esperança de uma vida melhor, um amor julgado perdido, ou então, uma paixão secreta! Ora, vejam:


Oh, Candida
We could make it together
Nós juntos podiamos conseguir
The further from here, girl, the better
Quanto mais longe daqui, melhor
Where the air is fresh and clean
Onde o ar está fresco e limpo


Nessa ele fala para alguém que estava com ele há muitos anos, e pergunta por este meio se ela ainda gosta dele:


Tie a yellow ribbon 'round the old oak tree
Ata uma fita amarela em volta do velho carvalho
It's been three long year
Foram três longos anos
Do you still want me?
Ainda me queres
If I don't see a ribbon round the old oak tree
Se eu não ver uma fita amarela em volta do velho carvalho
I'll stay on the bus
Fico no autocarro
Forget about us
Esqueço tudo sobre nós
Put the blame on me
Culpo-me a mim próprio
If I don't see a yellow ribbon round the old oak tree


Nesta ele mantinha uma espécie de diálogo com uma senhorita que morava por baixo dele


Oh my darlin
Oh minha querida
Knock three times on the ceiling if you want me
Bate três vezes no tecto se me quiseres
Mmmm twice on the pipe, if the answer is no
Duas vezes no tubo, se a resposta for não....



Para quem se interessar:
Biografia do artista
Candida – Um estranho mas engraçado vídeo com esta música de fundo....(not under 18!!)
Knock Three Times – Vídeo Original (gosto desta canção!)
Origem da imagem


Pois, outros tempos, tempos mais fáceis, ou talvez não....

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Coisas do São João....

São João sois mudador
E até as águas mudais
Não mudeis os meus amores
Que são penas que me dais

Na ladeira do Calvário
Foi a minha perdição
Bailavam cartas de amor
Dentro do meu coração

Bailava ao sol, bailava
Na manhã de São João
Perdi o meu anel d'oiro
Anel do coração

_________________________________________


São João, p'ra ver as moças,
fez uma fonte na areia.
Mas as moças não vão à fonte,
e São João todo se arreceia.

São João, p'ra ver as moças,
fez uma fonte de prata.
Mas as moças não vão à fonte,
e São João todo se mata.

(Popular Alentejo)

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Só com convite....

Gostaria muito de começar este texto por “Divulgação Concerto”. Só que, esse concerto que vou falar hoje aqui é apenas para convidados, infelizmente. Trata-se do “Concerto com a Banda da Força Aérea” a realizar já este sábado às 22 horas no Pax Julia.

É mais uma experiência nova para o nosso coro, depois das agradáveis surpresas em Serpa e no aniversário deste Teatro Municipal no passado dia 17 do corrente mês. Vamos cantar cinco peças, duas a cappella (sem acompanhamento musical) e três com a banda.

A capella:
“When I fall in love” e “Michelle”

Com a Banda:
“With a little bit of luck”, “Gabriel’s Oboe” e “Coro dos Ciganos”.

As peças não serão apresentadas necessariamente por essa ordem.

É sempre estranho, mas ao mesmo tempo um desafio, cantar com um outro maestro.
Tivemos agora um ensaio com eles que correu muito bem. Sábado à tarde teremos o ensaio geral, e à noite, o concerto.

É sabido que a razão desse concerto reside no facto de a FAP comemorar o seu 55º aniversário em Beja. Nesse âmbito, a banda dessa força militar também marca presença nessa ocasião que convidam sempre todos os anos um ou dois coros locais para participarem nos seus concertos. Em Beja, calhou a nós, e claro, nós que gostamos de desafios, aceitámos o convite de imediato. Só é pena que nem toda a gente possa assistir a esse espectáculo....

Actualização:
O início do espectáculo não é às 21.30 como tinha pensado, mas sim, às 22 horas.
A sequência das peças será mesmo essa aqui apresentada.
Primeiro começa a orquestra, toca duas peças, depois entramos nós, apresentamos as duas peças a cappella, a seguir entrará de novo a orquestra para a apresentação das três peças em conjunto.

Afinal, haverá mais um coro em palco, o coro da orópria FAP, designado, tanto quanto sei, de Coro da Academia da FAP.

Saias

Tudo quanto é verde seca
Em vindo o calor do Verão
Só as penas reverdecem
Dentro do meu coração.

Ó água que vais correndo
Ao jardim a dar a volta
Os amores que eu não pretendo
Deixá-los não se me importa.

Tenho corrido e andado
Inda ninguém me prendeu
Prenderam-me esses teus olhos
Que descuido foi o meu.

Gosto muito de cantar
Que é meu divertimento
Eu gosto muito de dar
As minhas vozes ao vento.

(Popular Alentejo)

Prevenção, procura-se!

Estou cada vez mais convencido que há efectivamente alterações climatéricas no mundo, provocadas pela poluição causada das economias ditas emergentes. Há dias, finalmente, a China reconheceu que polui mais do que os EUA, algo que eu já desconfiava há muito tempo. Outras “menores” economias como a do Vietname ou a Indonésia, vão pelo mesmo caminho. Não há controle sobre emissões de gases, e as recentes intenções em reduzir esta poluição não passará certamente disso mesmo, de intenções!

Como é que se explica, então, um contraste tão drástico no clima aqui na Europa? Chuvas intensas e inundações na Inglaterra e Alemanha, calor abrasador e incêndios, nomeadamente na Grécia! Esse último pediu inclusivamente ajuda à EU, devido a esses incêndios que já causaram dois mortos nas forças de combate a esse flagelo. Isso serve de aviso ao que o nosso país possa sofrer neste verão. Os meios existentes foram louvavelmente reforçados, tanto no ar como em terra, há equipas de intervenção rápida nas zonas mais críticas e pessoal de emergência motivada para enfrentar mais um verão que se avizinha quente!

Mas isso tudo não chega! Onde é que estão as campanhas de sensibilização? Onde é que estão os anúncios na TV, Rádio e imprensa escrita sobre este assunto? Esses meios de comunicação estão actualmente cheios de assuntos que considero menores como os próximos reforços de jogadores de futebol, eleições em Lisboa e politiquices disto ou daquilo! Sobre prevenção de incêndios, nada, nadinha....

O Mundo dos Outros



Imaginem, uma sala de café, com mesas, cadeiras e bebidas. Nada de anormal, pois claro. Mas tinha algo diferente. Lá mais à frente se encontrava um palco, com instrumentos e microfones e a indispensável iluminação no tecto. Tinha, o que é o mais importante para mim, proibição absoluta de fumar! O quê? Um novo café em Beja e logo para não-fumadores? Não, caros amigos, foi a Sala Estúdio do Pax Julia transformada em café!

Tive esta noite o privilégio em assistir a mais uma produção da Arte Pública, de Gisela Cañamero. Designado como “O Mundo dos Outros”, é uma espécie de teatro musical, no estilo café-concerto (corrijam-me se estiver enganado com esta designação). Uma encenação bastante alegre em que se comentava musical- ou teatralmente notícias actuais saindo de um jornal e/ou crónicas escritas por José Gomes Ferreira dos anos 40.

Um ambiente descontraído ajudou ao bom desenrolar do espectáculo, que teve interpretações, tanto faladas como cantadas, dos vários intervenientes da peça. E claro, não me canso de a elogiar! Agora descobri mais “facetas” dela: pianista e actriz! Falo, claro, da Isabel Moreira. Estou cada vez mais rendido....


O Mundo dos Outros

em cena ainda esta quinta- e sexta-feira, às 22 horas, na Sala Estúdio, no Pax Julia – Teatro Municipal em Beja. Custo de entrada 3€.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Foto

Há 10 post’s não publico aqui nenhuma foto, as minhas desculpas!



Esta foto vem mesmo a calhar. Quem me dera estar nele, seria sinal que ia de férias. Este verão não vai ser possível....

Temos cá também a Força Aérea Portuguesa, mais uma razão para publicar uma foto assim. Vou agora ver a tão elogiada exposição na (vulgo) Ovibeja, exposição que está patente ainda até Domingo.
.

Imagem daqui

Recuo Grave!

A Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) classificou de recuo grave as notícias vindas dos corredores da Assembleia da República. Diz-se a boca pequena e grande que a assim chamada Lei do Tabaco vai sofrer um grande abrandamento, diz-se que ca. de 70 % dos deputados votarão a favor dessa alteração.

Nos lugares onde se faz mais sentir esse bafo, nos cafés e restaurantes, a “batata quente” sobra para os donos desses estabelecimentos, que vão decidir se o seu espaço ficará com ou sem fumo, e em caso afirmativo, em que lugares os fumadores possam satisfazer os seus vícios! Isso tudo “mediante” instalação de extractores de fumo “bem” dimensionados!

Ou seja, resumindo e concluindo, a montanha pariu um rato, não, um ratinho, para variar. Vai ficar tudo na mesma, excepto uns buraquinhos no tecto ou na parede com “potentes” ventoinhas a chupar o fumo dos estabelecimentos, que, claro, e principalmente no verão por causa do ar-condicionado, vão ficar desligados por mero “esquecimento”. Quem é que se vai queixar? Ninguém! Quem é que vai fiscalizar, ou medir, a “pureza”, quiçá porcaria, no ar? Ninguém!

Parabéns, senhores deputados da AR, fizeram gastar muita tinta nos jornais, fizeram crescer a esperança de milhões de portugueses que iríamos viver finalmente num país civilizado, mas não, não, fizeram “marcha a trás”, deram ouvidos aos “lobbies” e fizeram um grave recuo na questão do tabagismo!

terça-feira, 26 de junho de 2007

Soneto leve

Na hora mais serena penso em ti!
Na brisa amena, sinto-me leve;
Suave é o beijo do Bem-Te-Vi,
Visto este sonho que me embebe...

Remansos de mim, poesia se atreve
Vítima de nós, e eu vítima de ti;
Passos de letras, ainda que breve,
Correm de lentos, esmorecem aqui!

Neste poema, intemporal quimera
Leio e releio, qual infinita era...
Talvez te encontre naquilo que li;

Talvez te sinta, sinuoso poema...
Sigo o caminho de minha pena...
E a cantar, digo: Não te perdi!

(Cecília Rodrigues)

Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isto??????)

Após um dia cheio de trabalho e de estar a pensar que esse dia devia de ter 29 ou mais horas, essa anedota vem mesmo a calhar (será anedota?):


Dizem que todos os dias devemos comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias se deve tomar pelo menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias se deve tomar um iogurte pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos biliões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne o enfarte.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não me lembro bem para quê, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isto ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias se deve comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer uma camisola.
Deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas por dia.
E não se esqueça de lavar os dentes depois de comer.
Ou seja, tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massajar as gengivas, escovar a língua e bochechar com Tantum Verde.

O melhor é ampliar a casa de banho e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque, entre a água, a fibra e os dentes, vai passar ali várias horas por dia.
Devemos dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco a comer são vinte e uma.
Sobram três, desde que, nas viagens não encontre muito trânsito...

As estatísticas provam que vemos TV cerca de três horas por dia.
Menos tu que me estás a ler, porque todos os dias vais caminhar pelo menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dá meia volta e comece a regressar, ou a meia hora cresce para uma...)

E devemos cuidar das amizades, porque elas são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando estivermos fora...

Devemos estar bem informados também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e não estou a falar de sexo tântrico.

Também é preciso que sobre tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que não tenhas um bichinho de estimação...

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!

Tomar banho frio com a boca aberta, assim vais bebendo água e aproveitas para lavar os dentes.
Convida os amigos e os pais.
Bebe o vinho, come a maçã e dá a banana na boca à tua mulher.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda terias que comer um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao WC.
E já que vou, levo um jornal...

Tchau....
Se sobrar um tempinho, manda-me um e-mail.


Texto enviado por Francisco S.

Piscina

As Piscinas Municipais de Beja (piscina descoberta) reabrem este sábado, dia 30 de Junho, as suas portas. Em entrevista à Rádio Pax, Vítor Ramalho afirmou que essas piscinas reabrem nessa data após mais uma fase de remodelações deste excelente espaço de lazer bejense.

Essas obras foram iniciadas no ano passado e, tal como neste ano, levaram que a piscina reabrisse muito tardiamente. No ano passado essa remodelação se restringiu à casa das máquinas, este ano foi construído um tanque suplementar para um louvável reaproveitamento da água que se perdia no tanque principal. Esse último também levou uma pintura nova.

A piscina se manterá aberta até dia 15 de Setembro, nos moldes habituais, ou seja, de terça-feira a domingo, das 9 de manha até às 19 horas da tarde, hora em que ainda se pode entrar para permanecer até às 20 (pelo menos foi assim no ano passado). Às segundas-feiras a piscina está fechada para descanso do pessoal e limpezas.

Esta notícia alegra-me bastante, já que sou um frequentador assumido dessas piscinas. Nos primeiros dias após dessa reabertura não se pode meter lá os pés, porque a afluência da população é demasiadamente grande. Mas depois, a coisa se acalma, e vou tentar ir lá todos os dias depois do trabalho.

É uma oásis no deserto (segundo Mário Lino) e um “pontapé” na monotonia que este verão previsivelmente vai ser para mim (oxalá que esteja enganado)....

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Distante Melodia

Num sonho de Íris morto a oiro e brasa,
Vêm-me lembranças doutro Tempo azul
Que me oscilava entre véus de tule —
Um tempo esguio e leve, um tempo-Asa.

Então os meus sentidos eram cores,
Nasciam num jardim as minhas ânsias,
Havia na minha alma Outras distâncias —
Distâncias que o segui-las era flores…

Caía Oiro se pensava Estrelas,
O luar batia sobre o meu alhear-me…
— Noites-lagoas, como éreis belas
Sob terraços-lis de recordar-me!…

Idade acorde de Inter-sonho e Lua,
Onde as horas corriam sempre jade,
Onde a neblina era uma saudade,
E a luz — anseios de Princesa nua…

Balaústres de som, arcos de Amar,
Pontes de brilho, ogivas de perfume…
Domínio inexprimível de Ópio e lume
Que nunca mais, em cor, hei-de habitar…

Tapetes de outras Pérsias mais Oriente…
Cortinados de Chinas mais marfim…
Áureos Templos de ritos de cetim…
Fontes correndo sombra, mansamente…

Zimbórios-panteões de nostalgias,
Catedrais de ser-Eu por sobre o mar…
Escadas de honra, escadas só, ao ar…
Novas Bizâncios-Alma, outras Turquias…

Lembranças fluidas… Cinza de brocado…
Irrealidade anil que em mim ondeia…
— Ao meu redor eu sou Rei exilado,
Vagabundo dum sonho de sereia…

(Mário de Sá-Carneiro)

Saudosista, eu? Não!
Mas se soubesse nos meus tempos “áureos” o que sei hoje....

Turquia

Cada caso é um caso, como se costuma de dizer. Pois então, um alemanito de 17 anitos vai de férias à Turquia (país que eu dispensava por completo como destino turístico), numa discoteca conhece no seu “trance” de sei lá de quê uma rapariguita e começa um flirt! Nada de fora de comum, acontece inúmeras vezes por esse mundo fora!

Só que, após essa experiência amorosa, esse jovem se vê agora numa prisão desse país e enfrenta a possibilidade em ficar por ali nos próximos 8 anos! Mas o quê é que terá acontecido? Pois, essa rapariguita muito bem desenvolvida tinha apenas 13 (!) anitos, e a mãe (de nacionalidade inglesa), ao saber do caso, apresentou queixa às autoridades locais. Se fosse na Europa (sim, a Turquia não é Europa), esse caso seguia os seus caminhos normais como em qualquer país civilizado. Só que, na Turquia, que se quer europeu, não é bem assim. Falamos mal por cá, mas a justiça na Turquia ainda é mais lenta do que em Portugal, e as prisões só têm comparação com o antigo Vietname do Norte na altura da guerra. Esse alemanito está em muitos maus lençóis....

Claro, esse sururu em volta deste caso não é por acaso. A Turquia é um dos destinos turísticos preferidos dos alemães, e juntamente com as ameaças terroristas que todos os anos pairam sobre essa região, poderá vir a ser um grande entrave no fluxo das visitas a esse país! A outra questão, e essa sim muito mais importante, é a pretensão da Turquia em aderir à EU. Sendo o incumprimento dos direitos humanos um dos maiores entraves, esse caso não veio ajudar em nada a essa intenção dos turcos.

Notícia RTP

Notícia

Por estes dias em que a Força Aérea Portuguesa visita a capital do Baixo Alentejo, esta notícia não vem em boa hora, mas é de realçar, e dá que pensar....

domingo, 24 de junho de 2007

Feira de Adopção - Resumo

Tal como sabem, realizou-se este domingo mais uma Feira de Adopção da nossa associação. Tenho alguma dificuldade na classificação de como nos correu esta acção. Porque, como devem saber também, ou, pelo menos calculam, um evento desses implica um enorme esforço de toda a gente que colaborou directamente com a feira, que dispensou o seu tempo neste lugar.

Naturalmente, o dia escolhido à partida não era o melhor, já estamos no verão, e ainda por cima, foi o primeiro domingo deste ano que convidava a uma ida à praia. Talvez fosse essa uma das razões que a feira teve pouca afluência, além da altura do ano em que se pense mais nas férias do que noutra coisa....

No entanto, pessoalmente não me posso nem devo queixar! Embora o saldo “canino” fosse altamente negativo, conheci pessoas novas e reforcei a amizade que já tinha com os colegas da associação. Se não fossem alguns donativos monetários, a feira se poderia considerar um fracasso. É que, para além da saída de um cão algo debilitado que foi levado por uma alma carinhosa, demos apenas dois cães, mas por azares vários, esses mesmos dois voltaram após algum tempo ocupar o lugar nas boxes que tinhas deixado vagos! Ficaram apenas duas promessas de adopção de cães que estão no canil, e a angariação de dois novos sócios....

A vida é assim mesmo, é composto por sucessos e fracassos. Haverão certamente tempos melhores!

Agradecimentos:

A ACAB (Associação Cantinho dos Animais) quer aqui publicamente agradecer a todos que colaboraram directa e indirectamente nesta feira:

Aos antigos e “novos” voluntários, principalmente aos últimos que deram uma preciosa ajuda no transporte dos animais!

À Pastelaria Doce Fino (na Rua dos Infantes) pela cedência da sua carrinha para transporte das gaiolas.

À Associação Ornitológica do Baixo Alentejo pela cedência das gaiolas.

Ao Regime de Infantaria nº 3 Beja pela cedência e montagem da tenda.

À comunicação social bejense pela divulgação do evento.

À Câmara Municipal de Beja pela cedência do espaço.

A todos que visitaram a feira e que contribuíram com uma ajuda financeira.

Até a próxima!

sábado, 23 de junho de 2007

Feira de Adopção

“Puxei” este post para cima por ser muito importante para a nossa associação conseguir adoptar alguns cães.

Serve também para corrigir um erro. É que, o fim da feira não é às 18 horas, mas sim, durará até o pessoal quiser....

Quando: Domingo, 24 de Junho de 2007, das 10 às ....

Onde: Parque da Cidade de Beja

Organização: Associação Cantinho dos Animais de Beja

Patrocínios:

CM Beja
Associação Ornitológica do Baixo Alentejo
Regime de Infantaria nº3 Beja

Vamos realizar mais uma feira de adopção em tudo idêntica a do ano passado. Teremos ca. de 20 cães do nosso canil que procuram um novo dono.

Tal como no ano passado, a visita ao espaço da feira não implica a adopção de um dos animais, e toda a gente é bem-vinda!

Apareçam e divulguem!

Apelo Paracleto

Deixa-te estar assim um instante mais pousada
no parapeito da janela,
antiquíssima profetisa dos bosques.

Não te vás,
pequeno deus do orvalho
(pelo menos enquanto escrevo este poema).

Deixa-te estar um instante mais
pousada
no parapeito da janela
que eu não sou caçador não ouso
armadilhas nem flechas
nem te levarei de oferta à minha amada,
noiva de Salomão,
ave sagrada de Afrodite,
símbolo talmúdico da castidade.

Fica,
alado peixe duplo,
breve mensageira da Grande Mãe Telúrica.

Deixa-te estar um instante mais pousada
no parapeito da janela,
portadora do ramo de oliveira.

Quero saber se o Dilúvio Universal
já acabou lá fora
e se o Espírito de Deus paira de novo sobre
as águas da substância primordial
indiferenciada

(Emanuel Félix)

Europa


Imagem

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Não tenho ligado muito ultimamente a questões e acontecimentos noticiosos, as minhas desculpas.

O que está agora no auge dos noticiários é a presidência europeia de Portugal que tem o seu início marcado já no mês que vem. Como é sabido, a EU tem agora 27 membros, e cada membro tem a sua mentalidade, sua maneira de pensar e fazer política, com, claro, a finalidade em arrecadar o máximo do bolo financeiro europeu. A questão maior que tem preocupado os europeistas é a constituição europeia, porque sem um acordo ou tratado desses, qualquer conjunto de fosse do que fosse não teria legitimidade em existir.

Após o chumbo nos referendos em alguns países, essa futura constituição estava, e ainda está, em perigo, e com isso toda a comunidade europeia, pelo menos nos moldes actualmente existentes. Por essa razão foi convocada uma reunião em Bruxelas com representantes de todos os países para alcançarem um acordo sobre como é que se deveria resolver esse problema. Esta madrugada, após uma longa maratona negocial, chegaram a um compromisso que vai permitir a Portugal acabar definitivamente com esta questão, agora chamado de “Tratado Reformador”. Teremos a oportunidade histórica para ajudar a Europa em ser o que merece, um bloco unido que fala de uma só voz, cada vez mais necessário no mundo actual. Mas basta um só país sair fora desse baralho para tudo voltar a estaca zero!


Agora só mais umas fofoquices:

No mediático encontro dessa reunião, Sócrates foi recebido pela Chanceler alemã Angela Merkel com grande simpatia. Pergunto se esses cumprimentos teriam a mesma simpatia (para câmaras de filmar ver) se Portugal não assumisse a próxima presidência....

É sabido que a questão ecológica está em alta. Não há nenhum político que não tem essa palavra na sua agenda, a frente de todos o Ministro da Economia, Manuel Pinho. Gosta de se fazer ouvir falar em questões ambientais, apelando à poupanças energéticas, para depois seguir na sua frota de carros de alta cilindrada e a altas velocidades até ao lugar do seu próximo discurso....

Para finalizar, uma anedota que não tem nada a ver com a actualidade:

Na visita de Paulo VI a Portugal a 13 de Maio de 1967 ele terá perguntado a Salazar o porquê de tantos ministros (12) existentes no seu governo. O carrasco português terá respondido que Jesus também teve doze apóstolos....

Se Bento XVI visitasse Portugal nesse momento, Sócrates aparecia com 40 ministros e secretários de estado à frente do Papa. A ser confrontado sobre o porquê de tão elevado número, o PM respondia que Ali Baba também teve 40 ladrões....

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Listen to the Music

Caros amigos, nada melhor do que usar antídotos para elevar a moral de uma pessoa! Não falo de anti-depressivos ou outra coisa desse género, porque eu nunca, repito, nunca tomaria algo assim! O meu antídoto ontem foi nada mais e nada menos do que a minha filhota, de novo! Um simplicíssimo jantar, umas palavras com ela sobre as provas gerais de matemática e outros assuntos, chegaram para me sentir logo melhor!

Depois, ao chegar à minha “albergaria”, ouvi na rádio uma bonita canção, cujo título não podia ter sido escolhido melhor: “Listen to the Music” (1972) dos “Doobie Brothers”. É um verdadeiro “roadsong”, é daquelas canções que te transporta para as vastas planícies dos EUA, tu no meio delas, de carro, e muito bem acompanhado....

Os Doobie Brothers é considerada uma Classic Rock Band. Existe desde do início dos anos 70 e está em actividade até aos dias de hoje. As canções mais conhecidas são, à parte da aqui apresentada, “Long Train Running” (without love, where would you be now?, 1973), “Black Water” (1974) e “What a Fool (eu…?) believes” (1978), essa última mantida no melhor Disco-sound!



Lyrics – Letra (com tradução) “Listen to the Music” dos “Doobie Brothers”


Don't you feel it growin', day by day
Não o sentes a crescer todos os dias
People gettin' ready for the news
As pessoas preparam-se para a novidade
Some are happy, some are sad
Alguns estão felizes, alguns tristes
Oh, we got to let the music play
Oh, temos que deixar tocar a música
What the people need
O que as pessoas necessitam
Is a way to make 'em smile
É de uma forma de as fazer sorrir
It ain't so hard to do if you know how
Não é assim tão difícil se souberes como
Gotta get a message
Têm que receber a mensagem
Get it on through
Tem que passar
Oh now mama, don't you ask me why
Oh mãe, não me perguntes porquê

Oh, oh, listen to the music
Oh, oiçam a música
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time
Constantemente

Well I know, you know better
Bem, eu sei, tu ainda sabes melhor
Everything I say
Tudo o que digo
Meet me in the country for a day
Vem ter comigo ao campo por um dia
We'll be happy
Estaremos felizes
And we'll dance
E dançaremos
Oh, we're gonna dance our blues away
Oh, vamos afastar as tristezas dançando

And if I'm feelin' good to you
E se me estou a sentir bem contigo
And you're feelin' good to me
E tu estás a sentir-te bem comigo
There ain't nothin' we can't do or say
Não há mais nada que podemos fazer ou dizer
Feelin' good, feeling fine
Sentindo-se bem em pleno
Oh, baby, let the music play
Oh baby, deixa tocar a música

Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time

Like a lazy flowing river
Tal qual um rio calmo
Surrounding castles in the sky
Rodeado de castelos nos céus
And the crowd is growing bigger
A multidão está a crescer
List'nin' for the happy sounds
Ouvindo sons felizes
And Ii got to let them fly
E eu tenho que os deixar voar

Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time


Homepage do grupo

Imagem daqui

Vídeos (live em 1973 e vídeoclip oficial de 1975, com legendas em....japonês.... ) da canção. Não se assustem com o aspecto deles, eram os anos 70, minha gente....
Vídeo do “What a Fool believes”, era com este tipo de canções que eu dançava nas discotecas!


Pois é, pessoal: Listen to the Music

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Pausa



Pausa – para pensar e repensar a minha maneira de ser na vida....

Aqui no blog – logo se vê....

Champix

Decidi alterar o texto original deste post (que tinha apenas a ver com uma pequena pausa que pretendia fazer aqui no meu blog) dado à grande procura que este tema está a ter. Muita gente está a tentar largar o vício de fumar, e penso que este medicamento seja uma boa alternativa para o conseguir. Devo ainda acrescentar que pessoalmente não fumo nem tenho nada a ver com a produção ou promoção desse fármaco.

Nos inúmeros comentários a este post há muitos testemunhos sobre o champix, maioritariamente positivos. Gostaria muito que este texto fosse uma espécie de fórum, que as pessoas deixassem aqui as suas experiências sobre a malvada vida da dependência do tabaco.

Para ver o site oficial do produto, clicar aqui.

Nota muito importante:

Este post já atingiu mais de 200 comentários, o meu obrigado!
Mas, o blogger, sempre quando um texto tiver mais que 200 comentários, publica apenas os primeiros 200, para ver os restantes é necessário primeiro clicar em 'enviar um comentário' no fim dos comentários iniciais e depois, nessa caixa de comentários num link em que diz: Mais recente
Para piorar a "coisa", quando alguém escrever um comentário a esse post na janela dos primeiros 200, não o consegue visualizar logo, terá que clicar nesse link também.
.
Adenda
Existe um blog criado especialmente para pessoas que querem deixar de fumar em:
.
www.euvouparardefumar.blogspot.com
.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Love Hurts

Tenho inúmeras coisas a fazer e a resolver sem o conseguir, milhões de pensamentos de se’s disto ou daquilo na cabeça, só me lembro de uma canção que espelha tudo isso:

Love hurts, love scars,
Love wounds, and marks,
Any heart, not tough,
Or strong, enough
To take a lot of pain,
Take a lot of pain
Love is like a cloud
Holds a lot of rain
Love hurts, love hurts

Some fools think of happiness
Blissfulness, togetherness
Some fools fool themselves I guess
They’re not foolin me!

Excertos de “Love Hurts” dos “Nazareth”

Um dia, com mais paciência para blogar, meto aqui a letra toda e com tradução, e claro, com mais histórias minhas da época dessa canção....

Pensamento do dia....

Velhos é gente que tem a vida cheia de anos
Eu tenho a vida cheia de vida....

Prof. Moniz Pereira

Uma Flor



Uma Flor....
Uma pequena Flor!
Que eu colhi
só a pensar em ti....

terça-feira, 19 de junho de 2007

Até Que a Voz me Doa

Cantarei até que a voz me doa
E cantar, cantar sempre o meu fado
Como a ave que tão alto voa
E é livre de cantar em qualquer lado

Cantarei até que a voz me doa
O meu país, a minha terra, a minha gente
A saudade e a tristeza que magoa
E o amor de quem ama e morre ausente

Cantarei até que a voz me doa
O amor, a paz cheia de esperança
A alegria e o sorriso da criança
Cantarei até que a voz me doa

Pós.....

Depois de um fim-de-semana de emoções fortes e positivas e de um dia de ressaca emocional ontem (que continua esta manhã), live goes on, a vida continua. Ninguém pára o tempo, o relógio avança minuto pós minuto, hora pós hora, é tão certo como o Amém na igreja (expressão alemã....)!

No ensaio de ontem falámos, claro, sobre esse concerto de domingo, tecendo rascados elogios sobre já sabem quem (...). Foi realmente memorável, inesquecível. A nossa próxima actuação será dia 30 de Junho, e será simultaneamente a última dessa época. Vai ser mais uma experiência nova, vamos cantar com a Banda da Força Aérea, que, tanto quanto sei, metem 90 (!) elementos em palco. Três peças nossas serão cantadas com eles, duas a cappella. Só é pena, tanto quanto sei (outra vez....) que esse espectáculo não será aberto ao público em geral, só será possível aceder por convite. Mas vou me informar melhor.

Na Associação Cantinho dos Animais também há novidades. Teremos hoje mais uma reunião para combinarmos pormenores sobre mais uma campanha de adopção, em todo semelhante a do ano passado. Será, se tudo correr como previsto, no próximo domingo, dia 24, no Parque da Cidade. Esta acção terá, naturalmente, um grande destaque aqui no meu blog!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Pretender




Oh yes, I’m the great pretender
Oh sim, sou o grande fingidor
Pretending I’m doing well
Fingindo que as coisas estão bem
My need is such, I pretend too much
A minha necessidade é tanta, finjo demasiadamente
I’m lonely but no one can tell….
Estou só, mas ninguém o diria....

Excerto do "The Great Pretender" dos "Queen"


Se calhar, espero demais dessa vida!
Se calhar, tenho que ficar por aqui!
Se calhar....., mas amanhã já é outro dia.
Se calhar, amanhã a vida já me sorri....

SK

Cantar


Está provado! Posso começar a apreender cantar como deve de ser. Como sabem, tenho a mania de cantar. Penso que sei cantar, mas claro, num total amadorismo! Mas, antes de me aventurar numa aprendizagem mais a sério, decidi perguntar a alguém que sabe, a alguém que tenha como profissão habitual o ensinamento dessa arte.

Há já algum tempo efectuei uma pequena reparação num aparelho musical no Conservatório Regional de Beja. Quando a conversa chegou ao habitual “fazemos as contas”, tive uma brilhante ideia. Porquê é que não me paguem em “Víveres”? Gostaria de ter uma pequena aula com um professor de cante para saber de uma vez para sempre se tenho jeito para cantar!

Dito e feito, esse dia chegou hoje. Uma professora muito simpática de nome Joana Godinho, que se desdobra como muitos colegas dessa ultimamente tão maltratada profissão em vários lugares no Alentejo e Algarve, efectuou uma curta audição seguindo de uma um pouco mais longa conversa.

Veredicto: Para os meus 47 anos tenho uma voz bastante límpida, uma boa colocação dessa voz e um bom ouvido. É que, não chega apenas a voz, uma pessoa também tem que ouvir correctamente o que canta e principalmente tem de saber interpretar o tom de um som oriundo, por exemplo, de um instrumento musical como o piano.

Como não fumo nem nunca fumei, como não costumo gritar desalmadamente, tenho todos os ingredientes para começar a apreender a cantar. Falta agora só saber como e com quem....
.
Origem da imagem

Divulgação



Datas e pormenores aqui

domingo, 17 de junho de 2007

Concerto

Adjectivos, procuram-se. Não tenho palavras sobre o concerto desta tarde no Pax Julia. Foi o aniversário desse Cine-Teatro que já tinha aqui devidamente anunciado! Todos os intervenientes estiveram em bom plano, só foi pena que o público não correspondeu como esperado. Não em entusiasmo, gostaram muito, repetimos por duas vezes. Mas um concerto tão bem preparado merecia mais gente, minha gente!


Foto Pax Julia

Nós coro cantámos bem. O pianista Angelo Martino esteve ainda melhor. Mas a estrela da tarde foi, tal como eu tinha previsto, a Isabel Moreira. Cantou e encantou, adoro a voz dela e não só. Está muito segura em palco, muito à vontade e sorridente! Até parece que dá concertos há séculos, mas tem apenas 29 primaveras. Tem, portanto, ainda muitos anos pela frente para cantar e encantar o público nos seus concertos, porque ela vai chegar longe!


You can bet on it!

Garota de Ipanema

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, a menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar...

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar...

Ah, porque estou tão sozinho?
Ah, porque tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha...

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor...

(Vinícius de Moraes)

sábado, 16 de junho de 2007

Wouldn't it be good....


Foto

Estávamos no ano de 1984, eram tempos de mudanças para mim. Há um ano em Portugal e ainda não fluente na língua de Camões (aliás, o meu português dessa altura se limitava a pedidos de comida e bebida nos restaurantes....), não tinha outro remédio senão juntar-me a outros alemães que não faziam mais nada se não ir ao Algarve todos os fins-de-semana. Que bom, diriam vocês, mas não gostei desse tipo de vida! Como não falava português, eles é que faziam todos os diálogos. Onde eles iam, eu tinha que ir atrás. Restaurantes, bares, discotecas, etc. Bebiam mais do que as próprias esponjas. E claro, também faltou-me, tal como agora, um certo movimento na minha vida sentimental....

Tudo isto mudou quando comecei a estudar e rapidamente falar português. Tinha quase só amigos portugueses, muitos deles ainda hoje os conto como sendo meus amigos. Depois, no fim de 85, a minha primeira namorada portuguesa, belas lembranças! Não, não vos vou falar agora aqui dela, o quê é que pensam o que isto é? Isto é um blog, e não uma caixinha de fofocas!

Tanto na altura, quando fazia essas inúmeras viagens entre Beja e o Algarve de carro, como agora, tinha e tenho essa música (mais uma) na mente: Wouldn’t it be good, do inglês Nik Kershaw. Uma música Pop da era pós Disco, melódica e bonita. Lançado com o primeiro álbum dele, Human Racing, essa música se destacou por um belo videoclip de efeitos especiais (para a altura).



Lyrics - letra "Wouldn't it be good" de "Nik Kershaw" com tradução:

I got it bad
Estou mal
you don't know how bad I got it
tu não sabes de como mal que estou
You got it easy
Para ti tudo é fácil
you don't know when you got it good
tu nem sabes quando é que estás bem
It's getting harder
Está a piorar
just keeping life and soul together
para manter a vida e a alma juntos
I'm sick of fighting
Estou cansado de lutar
even though I know I should
embora até sei que devia
The cold is biting
O frio está a morder
through each and every nerve and fibre
através de cada nervo e fibra
My broken spirit is frozen to the core
O meu espírito está totalmente congelado
don't wanna be here no more
já não quero estar aqui

Wouldn't it be good to be in your shoes
Seria bom se eu estivesse no teu papel
even if it was for just one day
nem que fosse só por um dia
and wouldn't it be good if we could wish ourselves away
e seria bom se nos pudéssemos afastar com um desejo
Wouldn't it be good to be on your side
Seria bom estar ao teu lado
the grass is always greener over there
a vida está sempre melhor ali
Wouldn't it be good if we cold live without a care
Seria bom se pudéssemos viver sem preocupações

You must be joking
Deves estar a brincar
you don't know a thing about it
tu não sabes absolutamente nada sobre isso
You've got no problem
Tu não tens problemas nenhuns
I'd stay right there if it were you
Se fosse a ti ficaria mesmo aí
I got it harder
Para mim é mais difícil
you couldn't dream how hard it got it
tu nem sonhas como isto está mal para mim
stay out of my shoes
não queiras ser como eu
if you know what's good for you
se souberes o que é bom para ti
The heat is stifling
O calor está a sufocar-me
burning me up from the inside
queimando-me por dentro
The sweat is coming through each and every pore
O suor está a sair por todos os poros
don't wanna be here no more
já não quero estar aqui

Wouldn't it be good to be in your shoes
even if it was just for one day
and wouldn't it be good if we could wish ourselves away
Wouldn't it be good to be on your side
the grass is always greener over there
and wouldn't it be good if we could live without a care

Vídeo da canção (por muitos considerado o melhor dos anos 80!)
Homepage do artista
Foto (disco) daqui

Farmácia de Serviço


Com chuva anunciada até terça-feira, as farmácias estão em alta. No fim-de-semana, o que há, é a farmácia de serviço. Por sorte, a farmácia que estava aberta hoje estava na “minha” zona, assim não foi necessário efectuar uma viagem mais longa para poder comprar mais uma dose de comprimidos “prá gripi”. É uma farmácia moderna que tem, para além de medicamentos, tudo e mais alguma coisa à venda. Nada contra este facto, cada um trabalha como muito bem entender.

Só que, penso que Beja, como capital de distrito e pelo tamanho que tem, deveria de ter mais do que uma só farmácia de serviço aberta, principalmente aos fins-de-semanas. É que, ao entrar nessa farmácia pouco antes das cinco e meia da tarde, tinha dez números à minha frente. Só estavam dois funcionários a atender, dez minutos depois chegou um terceiro. Muito bem, até aí. Mas, num dos balcões, estava uma senhora toda empapoilada, estilo tia, a querer experimentar n’ cremes. No outro balcão estava uma senhora de idade com um molho de receitas na mão, a levar ali os seus bons 10 minutos.
Estavam dentro da loja já os seus bons 15 clientes, quando a coisa finalmente avançou. 25 minutos depois estava “despachado”, no verdadeiro sentido da palavra!

Com tantas farmácias existentes em Beja (7) e muitas delas com horários alargados, essa gente não poderia escolher um outro dia para efectuar as suas prolongadas compras e para levarem as necessárias explicações? Naturalmente, o que qualquer loja pretende, é vender os seus produtos. Mas deveria de haver uma lei, ou uma directiva, que proibisse a venda de produtos de beleza, ou semelhantes, em farmácias que estão de serviço. Penso eu....


Foto SK

I(iiiiiiiiiiiiiii)rritante


Isto é irritante! Passei uma noite tão má como não passo há muito tempo! Ainda estou engripado, não tenho tempo para me curar, e ontem pensei que seria dessa, vou-me deitar cedo, todo tapado para transpirar essa maldita gripe para fora do corpo!

Queria! Ainda não era uma hora quando me deitei, e a última vez que espreitei o relógio, passava das quatro! Durante essas horas levantei-me inúmeras vezes para tentar caçar esse bicho, tudo acompanhado de um concerto de tosse.

Mas será que esses sanguessugas voadoras têm um sexto, sétimo ou oitavo (sei lá....) instinto que encontram sempre um ser humano por mais tapado que ele esteja, por maior for o lugar ou a sala onde estiver? Será que um dos sentidos malditos deles é descobrir esse ser humano sofredor no preciso momento quando estiver prestes a adormecer? Será que alguém já efectuou um estudo técnico sobre esse fenómeno? Ofereço-me como cobaia, para finalmente acabar com isso.

De manhã, outra chatice. Pensei, claro, que conseguisse dormir até um pouco mais tarde, para, após ter tomado mais comprimidos contra a gripe, acabar com o que restava dela. Mais uma vez, queria! Bateram com tanta força à minha porta que essa minha intenção se ficou por aqui, por uma intenção! Pois, há dias em que nem se pode deitar na cama, quanto mais se levantar....

Era 2


Continuo a ouvir os Era, já consegui carregar mais músicas deles da net. Gosto especialmente de uma do ano 2000, do álbum Era2, Sentence. Foi usada num filme de terror (que por ventura não gosto nada), no “Underworld 2”. Claro, gosto da letra, se não, não falava aqui sobre essa canção.

Fica aqui parte do refrão:

I'll save you from yourself
Eu vou salvar-te de ti próprio
From the voices of the night
Das vozes da noite
They promise fame and fortune
Eles prometem fama e fortuna
All that you eagerly desire.
Tudo o que tu ansiosamente desejas


Letra completa

Soundtrack do filme que inclui essa música

Fotos daqui

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Pois é!


Clicar na imagem para melhor visualização.

Imagem descaradamente roubada daqui!

Escada sem corrimão

É uma escada em caracol
e que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol
mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
mais estragados estão.
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe.
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
O lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Corre-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
a escada sem corrimão.

(David Mourão-Ferreira)

Mensagem do Velho ao Moço

Você já foi criança um dia... mas os anos se dobraram e fizeram de você um jovem, quase um adulto...

E agora você me olha com certo desprezo só porque muitos anos se dobraram para mim e hoje eu sou um velho...

Você observa minhas mãos trêmulas e encarquilhadas e se esquece que foram as primeiras a acariciar as suas, inseguras na infância.

Critica os meus passos lentos, vacilantes, esquecendo-se de que foram eles que orientaram seus primeiros passos.

Reclama quando lhe peço para ler uma palavra que meus olhos já não conseguem vislumbrar com precisão, esquecido das várias palavras que eu repeti inúmeras vezes para que você aprendesse a falar.

Fala da lentidão das minhas decisões, esquecendo-se de que suas primeiras decisões foram por elas balizadas.

Diz que eu sou um velho desatualizado, mas eu confesso que pensei muito pouco em mim, para fazer de você um homem de bem.

Reclama da minha saúde debilitada, mas creia, muito trabalho foi preciso para garantir a sua.

Ri quando não pronuncio corretamente uma palavra, mas eu lhe afirmo que esqueci de mim mesmo, para que você pudesse cursar uma Universidade.

Diz que não possuo argumentos convincentes em nossos raros diálogos, todavia, muitas foram as vezes que advoguei em seu favor nas situações difíceis em que se envolvia.

Hoje você cresceu...

É um moço robusto e a juventude lhe empolga as horas...

Esqueceu sua infância, seus primeiros passos, suas primeiras palavras, seus primeiros sorrisos...

Mas acredite, tudo isso está bem vivo na memória deste velho cansado, em cujo peito ainda pulsa o mesmo coração amoroso de outrora...

É verdade que o tempo passou, mas eu nem me dei conta...

Só notei naquele dia... naquele dia em que você me chamou de velho pela primeira vez, e eu olhei no espelho...

Lá estava um velho de cabelos brancos, vincos profundos na face e um certo ar de sabedoria que na imagem de ontem não existia.

Por isso eu lhe digo, meu jovem, que o tempo é implacável, e um dia você também contemplará o espelho e perceberá que a imagem nele refletida não é mais a que hoje você admira...

Mas você sentirá que em seu peito o coração ainda pulsa no mesmo compasso...

Que o afeto que você cultivou não se desvaneceu.. .

Que as emoções vividas ainda podem ser sentidas como nos velhos tempos...

Que as palavras amargas ainda lhe ferem com a mesma intensidade. ..

E que apesar dos longos invernos suportados, você não ficou frio diante da indiferença dos seres que embalou na infância...

Por isso que eu lhe aconselho, meu filho:

Não ria nem blasfeme do estado em que eu estou, eu já fui o que você é, e você será o que eu sou...

Pense nisso!

Aquele que despreza seus velhos, é como galho que deixa o tronco que o sustenta tombar sem apoio.

A ingratidão para com os que nos sustentaram na infância é semente de amargura lançada no solo, para colheita futura.

Assim, façamos aos nossos velhos o que gostaríamos que nos fizessem quando a nossa idade já estiver bastante avançada.

O preconceito é uma opinião sem julgamento.
(Voltaire)

Texto enviado por mail

Pois é, caros amigos, e onde é que eu me situo?

Moço de espírito
Idade entre moço e velho
Velho e cansado de procurar por aquela coisa que alguns chamam de felicidade....

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ensaio

E pronto. Hoje foi o último ensaio no nosso coro com vista ao próximo concerto no dia 17 de Junho. Correu bem, muito graças aos dois elementos “estranhos” ao coro, estranhos no bom sentido, claro. Ensaiámos de novo todas as peças que vamos cantar com a solista Isabel Moreira e com o pianista Angelo Martino. Um ensaio muito curto, por grande infelicidade dos meus ouvidos.

Só espero não estar a meter muita “pressão” na actuação da Isabel, já que eu a apelidei aqui de maravilhosa! Mas é isso que sinto e penso dela, e pronto! Como sabem, este blog é a minha caixinha de pensamentos, digo o que penso, tal qual qualquer criança, com a ligeira agravante que este blog tem muitos visitantes! Que culpa tenho eu que há muita gente que goste do que escrevo....

Como disse, o ensaio correu bem, mas, não para mim. Estava ali só a base de comprimidos, estou com uma gripalhada que é obra. Isto é irritante, não acham? Passei todo o inverno sem gripes nenhumas, e logo agora, no verão (bem, quase verão....) me aparece uma coisa chata dessas pela frente. Não posso “meter” baixa, não posso dizer, bem, agora não faço nada por uns dias! Não tenho tempo para me curar! Resultado: quase no fim do ensaio a minha voz se despediu, só espero estar apto para domingo....

Post Scriptum:
O que escrevi agora não é para menosprezar os meus leitores! Este blog é um certo apoio para mim, faz me sentir bem que há pessoas que o gostem e que me dão os parabéns como aconteceu há pouco....

Duas notícias

Do (infelizmente) pouco tempo que tenho hoje para blogar aqui, deixo-vos apenas com duas notícias.

A primeira é saudada por uns, temida e até odiada por outros. Trata-se de um acordo da Frente Sindical da Administração Pública com o governo sobre a revisão do sistema de vínculos, carreiras e remunerações. Por um lado, toda a gente está unânime que o actual estado das coisas não pode continuar assim por mais tempo, mas por outro lado, a mudança desse estado de coisas é bastante discutida!

Notícia RTP

Muito pior está a Palestina. Os dois maiores movimentos, o Hamas e a Fatah não se entendem e lutam entre si pelo domínio do território. Pelo menos na Faixa de Gaza se pode falar de uma guerra civil que já custou muitas vidas. Agora pergunto eu: O quê é que aconteceu aos milhões de € que a EU mandou para essa zona conflituosa? Compraram armas e construíram um estádio de futebol....

Notícia RTP

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Divulgação Concerto

Nós, Coro de Câmara de Beja, temos a honra em participar no:

Concerto Comemorativo do 2º Aniversário da Reabertura do Pax Julia – Teatro Municipal

Domingo, 17 de Junho de 2007 às 17 horas
Preço de entrada 1,5 €
Reservas: 284315090 ou no local

Vamos cantar ou a cappella, ou em conjunto com o pianista Angelo Martino e a solista Isabel Moreira. É, depois do concerto em Serpa, mais uma experiência nova para o nosso coro, facto esse que só nos vai enriquecer musicalmente.

O convite partiu de uma ideia do director do teatro, José Filipe Murteira, durante a “prova dos nove” ao novo piano recentemente adquirido pelo Pax Julia. Angelo Martino, ao ser confrontado com essa ideia, gostou de imediato, e assim nasceu esse concerto!

As estrelas da tarde serão certamente a (maravilhosa) cantora lírica Isabel Moreira e o (virtuoso) pianista Angelo Martino. Esta segunda-feira passada tivemos um ensaio com eles, e, sem exagero, são realmente muito bons. Principalmente a voz da Isabel, que já tive oportunidade de ouvir no Museu Regional de Beja no espectáculo “Marianas”, é divina! Mesmo ali, fechei os olhos e deixei-me levar pelos cânticos....

Programa:

1º Canção Alentejana – (Popular Alentejo – arr. Manuel Faria) *
2º Odi et Amo – (Catulli Carmina de Carl Orff) *
3º Con el Vito – (Popular Andaluzia – arr. Manuel Massotti Littel) *
4º La Campanella – (Franz Liszt) **
5º Sonho de Amor (Liebestraum) – (Franz Liszt) **
6º Somewhere over the rainbow – (Musical – Harold Arlen) ***
7º Colors of the wind – (do filme Pocahontas, de Alan Menken) ****
8º Coro dos Ciganos – (O Trovador – G. Verdi) *****
9º Cruda Sorte (Amor tiranno) – (G. Rossini) ******
10º Improviso Fantasia – (F. Chopin) **
11º Nocturno – (F. Chopin) **
12º When I fall in love – (M. Fisher / J. Segal) *
13º Manhã de Carnaval – (António Maria e Luís Bonfá) *
14º Seguidille – (Carmen de Bizet) ****
15º I could have danced all night – (Frederick Loewe) *******

* Coro de Câmara de Beja
** Pianista
*** Todos
**** Solista e Pianista
***** Coro e Pianista
****** Solista, Pianista e uma curta participação dos Naipes masculinos do Coro
******* Solista, Pianista e Naipes femininos do Coro

Espero não me ter enganado no nome e nas designações das peças e nessas estrelinhas todas....

Vai ser um bonito espectáculo, apareçam!

Pistas....

Qualquer dica sobre a desaparecida Maddie é logo notícia! Seja em Marrocos, na vizinha Espanha ou como agora, há pouco, na Holanda! Quando é que será que isto acabe???




Foto e mais notícias aqui

terça-feira, 12 de junho de 2007

Noite de Santo António

Cá vai a marcha, mais o meu par
Se eu não o trouxesse, quem o havia de aturar?
Não digas sim, não me digas não
Negócios de amor são sempre do coração
Já não há praça dos bailaricos
Tronos de luz no altar de manjericos
Mas tem a praça que foi da figueira
A gente cá vai quer queira ou não queira

Ó noite de Santo António
Ó Lisboa de encantar
De alcachofras a florir
De foguetes a estoirar
Enquanto os bairros cantarem
Enquanto houver arraiais
Enquanto houver Santo António
Lisboa não morre mais

Lisboa é sempre a namoradeira
Tantos derrices que até já fazem fileira
Não digas sim, não me digas não
Amar é destino, cantar é condão
Uma cantiga, uma aquarela
Um cravo aberto debruçado da janela
Lisboa linda do meu bairro antigo
Dá-me teu bracinho
Vem bailar comigo

Ó noite de Santo António
Ó Lisboa de encantar
De alcachofras a florir
De foguetes a estoirar
Enquanto os bairros cantarem
Enquanto houver arraiais
Enquanto houver Santo António
Lisboa não morre mais

(Grande Marcha de Lisboa de 1950)

Não sei porquê, mas tenho a estranha sensação que antigamente as Marchas de Lisboa eram algo mais genuíno, menos elitista, enfim, mais popular....

Serpa

Quero partilhar convosco essas duas fotos, do nosso último concerto, em Serpa.


Com um cenário desses, até eu estava abanando a cabeça com o ritmo da música....



Fotos Nicola DiNunzio

Bullseye - Entrevista na DW

Em cheio! Normalmente não ligo a Horóscopos, já que a maior parte deles são tiradas de uma tômbola, hoje um, amanhã outro....

Mas esse é diferente. Li por acaso o suplemento “Domingo” do Correio da Manhã, desta semana, que diz o seguinte sobre o meu signo:

Dias favoráveis 11 e 14

Terá de contar com incompreensões e fraquezas. Tente não se isolar. Não complique a sua vida e a dos outros, criando obstáculos ou reservas infundadas. Estude todos os pormenores legais que envolvam contratos ou outros acordos. Esta semana nada deve ser feito de ânimo leve. Tenha atenção com a sua saúde.

Isto tudo em combinação com o que está escrito para este mês de Junho num livrinho de Miguel Sousa, nas previsões astrológicas de 2007 – Oráculo de Belline, que espreitou há dias, como quem não quer a coisa, por debaixo da minha habitual confusão de papéis, dá-me que pensar:

Vida sentimental estupenda....

Hmmmmm....
__________________________________________

Há dias fui entrevistado por um jornalista da rádio alemã Deutsche Welle, que quer dizer Onda Alemã, sobre a minha presença em Portugal, e não só. João Carlos fez uma excelente reportagem sobre esse assunto, sobre a presença alemã em Beja, entrevistou também o meu (meio) compatriota Nicola DiNunzio e o amigo João Espinho. Está tudo em português, é que, não sabia que essa rádio mundial tem também no seu programa a nossa língua, a língua de Camões.

Para ouvir a reportagem, em português, claro, clicar aqui. Depois escolhem o dia em que essa reportagem foi para o ar, o dia 11 de Junho, de manhã. É um ficheiro áudio, facilmente legível por qualquer PC, e para vos facilitar a vida, a reportagem em questão está entre os minutos 17,25 e 22,40.

Por favor, não liguem ao meu horrível português!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Informação útil

O QUE MUDA NO SELO DO CARRO

Os selos do carro para 2007 serão colocados à venda entre 14 de Junho e 31 de Julho.

Para os automóveis comprados a partir de 1 de Julho, os proprietários terão de liquidar, já este ano, o imposto único de circulação, que substituirá o "velho" IMV. Os revendedores, desde o Automóvel Clube de Portugal às papelarias e livrarias, vão perder, a prazo, o negócio do "selo do carro".

Já este ano passam a coexistir dois regimes do selo do carro. O primeiro, destinado ao actual parque automóvel - bem como aos carros comprados até 30 de Junho - segue o modelo de pagamento efectuado em 2006. Os "dísticos" impressos na Casa da Moeda - colocados à venda a 14 de Junho, com o preço actualizado à taxa de inflação - são recepcionados em casa pelos proprietários dos veículos e podem ser comprados através da intranet das Tesourarias das Finanças ou pela Internet. Os automobilistas podem, também, adquirir o "selo" nos revendedores, como papelarias. Para as empresas, tal como em 2006, subsiste a obrigação de pagar o imposto através da Internet.

O segundo regime, é destinado aos carros comprados a partir de 1 de Julho. Aqui, as regras mudam, tal como os montantes de imposto a pagar. E já este ano. No prazo de 30 dias após o registo da matrícula, o proprietário do novo carro - após pagar o novo imposto sobre veículos, que substitui o "velhinho" IA -, terá de pagar o imposto único de circulação. E este varia entre um mínimo de 75 euros e um máximo de 550 euros, anuais.

O imposto único de circulação aumenta, em relação à tabela do actual selo do carro, como contrapartida de uma baixa de cerca de 500 euros (em termos médios) no imposto pago à cabeça no acto de compra do carro, o ISV.

A mecânica do imposto camarário (anual) é simples, deixando de contabilizar o tipo de combustível bem como o ano do carro, tal como sucede com o actual "selo do caro". Em resumo, o IUC terá duas novas taxas, a penalizar, respectivamente, a cilindrada do motor e as emissões de dióxido de carbono, CO.

Para taxar a cilindrada existe escalões entre 25 e 300 euros. No caso das emissões, os escalões variam entre os 50 e os 250 euros. Assim, o imposto camarário resulta da soma destas quantias.

Vamos a um exemplo. Um veículo com motor de 1600 c.c. e que emita 125 gramas de CO, paga uma quantia de 50 euros (pela cilindrada) e 75 euros pela emissão de gás. No total o proprietário que compre um carro com estas características a 1 de Julho deste ano, paga 125 euros de imposto anual.

Texto enviado por mail

Tabela de preços dos selos, clicar aqui

Whirl

Hoje o meu estômago mais se parece com isto do que com outra coisa qualquer....


....e isto tudo combinado com uma ligeira constipação, a coisa está mesmo bonita....

O melhor! - Clandestino - Tudo a nu - Outros blogues

Finalmente Cowboy Bush encontrou um lugar onde possa futuramente descansar na sua mais do que merecida reforma! Esse lugar é a Albânia!!! Não, meus amigos, não estou a brincar, estou a falar a sério. É que, este país pobre que ainda não se refez dos malefícios da guerra fria, está eternamente grato a Bush por lhes ter ajudado a libertar o Kosovo, região predominadamente habitada por albaneses. Numa grande manifestação organizado na capital da Albânia, em Tirana, muitos milhares deram vivas à América e ao Bush. Uma senhora chegou mesmo a dizer que Bush é o melhor presidente do mundo! Se ela soubesse....

Hoje o mundo ficou a conhecer que houve dois clandestinos que visitaram o Brasil sem passaportes. Não há nada de invulgar nesse facto, mas tratou-se de nada mais e nada menos do que do próprio Papa Bento XVI mais o seu secretário de estado, Cardinal Tarcisio Bertone. Na sua visita ao Brasil no mês passado, esses dois pouco conhecidos senhores infringiram a lei, mas quem fica com a fava é a companhia aérea Alitalia que vai pagar a multa! Ninguém está a cima da lei, nem o próprio Papa!

Ainda no mesmo continente, na capital de México, em México City, ao que parece, ninguém foi multado num original protesto na rua. Centenas de ciclistas manifestaram-se em tudo nu contra as poucas condições que as pessoas têm nessa frenética cidade quando se deslocam nesse meio de transporte ecológico. Não sei se as autoridades desse país acataram esse protesto, mas pelo menos ganharam a atenção do mundo com esta acção....

Por fim, e para finalizar, peço a vossa atenção sobre o que escrevi nos meus outros blogues. Após três semanas de ausência, consegui arrastar-me à rua, de máquina fotográfica em punho, e com algumas ideias na cabeça (vindas das caminhadas deste fim-de-semana, pois claro...) montei duas pequenas fotoreportagens:

No Bom Alentejo falo sobre as árvores na cidade de Beja!

No Mau Alentejo há prédios que querem saltar à rua!

No Zig-risos há apenas alguns avisos estranhos!

Boa semana a todos!

domingo, 10 de junho de 2007

10 de Junho

Não ligo, tal como a grande maioria dos portugueses, muito a este feriado, O Dia de Portugal, Camões e das Comunidades (penso que seja essa a designação correcta, se estiver errado, que me corrigem, p.f.). Todos os anos a mesma coisa, discursos, condecorações, a única coisa que muda é o local e as caras....

Sei, sou um ingrato, é que, já participei uma vez mais ou menos activamente num dia desses. Foi há 5 anos, no pavilhão multiusos aqui em Beja, quando a comitiva toda se deslocou à capital do Baixo Alentejo. Todos os coros bejenses cantaram o hino nacional, e mais uma outra peça, a Canção Alentejana (Fui te ver, estavas lavando....). Foi engraçado....

Fica, no entanto, aqui um pequeno poema, uma espécie de conversa que Miguel Torga manteve há precisamente 20 anos em Macau:

Na Gruta de Camões

Tinhas de ser assim:
O primeiro
Encoberto
Da nação.
Tudo ser bruma em ti
E claridade.
O berço,
A vida,
O rastro
E a própria sepultura.
Presente
E ausente
Em cada conjuntura
Do teu destino.
Poeta universal
De Portugal
E homem clandestino.

Bom Português XIII - Solução

Muito obrigado aos participantes desta edição do Bom Português, portaram-se muito bem!

Solução:

1º Róis
2º As duas possibilidades estão correctas
3º Pretensão
4º Paralisia
5º Cãibra
6º Porta-bandeiras
7º As duas possibilidades estão correctas, mas preia-mar é mais usado
8º Papéis – papeis é uma forma do verbo papar....
9º Rinque – ringue é usado, p. ex., no boxe
10º Expectativa....

Divulgação


Pormenores em www.viladefrades.com

Could it be Magic

“Mas em quê é que tu pensas durante esse tempo todo?” perguntam-me por vezes perante o facto de eu costumar fazer caminhadas solitárias! Bem, tentando responder a uma pergunta tão estranha, e sendo eu do signo gémeos, para nós (duas pessoas....) é fácil mantermos um dialogo connosco próprios. Vivemos num mundo de sonhos, fazendo os filmes todos! O Steven Spielberg que se cuide....

Durante uma dessas caminhadas esta tarde tive muito tempo para escolher uma musiquinha (para variar....) que espelha o meu actual estado de espírito. Pensei numa bonita balada que me acompanha desde da sua aparição. É dos Showaddywaddy, Maybe maybe maybe, de 1977. Da minha juventude, portanto. Mas só a tenho numa velhinha cassete, na net também não a encontrei. Há apenas um curto excerto numa oferta de venda do álbum desse grupo, o “Red Star”. Para ouvir pelo menos esse pedacinho, clicar aqui e depois no nome da música!

Maybe, maybe maybe, I’ll have you for me….
Talvez, talvez, talvez, eu te terei para mim....

Letra completa

Como não tenho mais registos dessa canção, pensei nos "Take That". Tiveram um rejuvenescimento em 2006 com o álbum “Beautiful World” com o êxito “Patience” e ultimamente com o bonito “Shine”. Pois, anda tudo à volta do mesmo:

Letra dessa canção.

Mas a canção deles que realmente diz quase tudo o que penso neste momento é o “Could it be Magic” do álbum “Take That & Party”, de 1992.

Para não vos maçar muito, fica aqui apenas o refrão, mas com tradução:

Baby I want you come into my arms
Baby quero que venhas ter aos meus braços
Let me feel the wonder of all of you
Deixa-me sentir toda a tua maravilha
Could it be magic now and hold on fast
Poderia ser magia, agora, agarra rapidamente
Could this be the magic at last
Poderia essa ser a magia, finalmente....

Letra completa

Vídeo da canção

Homepage dos Take That


Não se iludem, caros amigos e leitores deste blog, este é o gémeos sonhador que acabou de escrever estas linhas, isto passa! O meu lado realista sabe muitíssimo bem que não terei grandes chances com alguém com uma diferença de idade equivalente à obrigatoriedade de recenseamento! Mas, vale sempre a pena tentar, a única coisa que possa ganhar são mais uns “blues”....

E pronto! Após ter falado muito esta manhã, depois de ter pensado ainda mais esta tarde, chegou a vez de ouvir outros pensamentos, no Pax Julia numa peça de teatro de Shakespeare, o Macbeth, das Produções Próspero. Não é muito vulgar para mim assistir a peças de teatro, e talvez por isso não apreciei a primeira parte deste drama. Mas no fim, após 140 minutos e muitos “mortos”, posso dizer que gostei, principalmente da soberba actuação de João Lagarto. Além desse conhecido actor estiveram em palco mais sete outros actores que se desdobraram em vários papéis. A razoável assistência na plateia penso que também gostou.

Não sei se estou certo com essa minha afirmação, mas parece que há públicos diferentes para os vários estilos de arte que existem. É que, numa comédia, as pessoas estão inquietos, falam e comentam. Mas nessa peça de teatro não se ouvia absolutamente nada, o silêncio que a plateia bem composta conseguia manter até chegou a impressionar....

sábado, 9 de junho de 2007

Modelo

“Bom dia, quer dar uma moedinha para o Cantinho dos Animais?” Foi com esta frase com que abordei hoje durante mais de três horas os transeuntes frente ao Hipermercado Modelo em Beja. Numa relação de uma em dez tentativas tive sorte, mas mesmo assim houve muita gente que nos deu uma contribuição, para além de algumas sacas de ração. Nós sabemos que a vida está difícil para todos, há pessoas que estão tão apertados com o orçamento familiar que já não sobra mais nada para outras coisas. Muita gente me confessou que bem gostariam de dar, mas não podem....

O nosso muito obrigado, em nome dos animais abandonados, a todos que contribuíram, toda a ajuda é pouca. Fica também aqui uma palavra especial de agradecimento ao Hipermercado Modelo por nos deixarem efectuar regularmente angariações de fundos para a nossa associação nas suas instalações!

Quanto ao resto? Pois o resto! Porquê é que a coisa tem que ser sempre assim tão complicada? Ou será que essa complicação existe apenas na minha cabeça? Se calhar, vou ter que me deixar de um certo tipo de “afunilamento” e ter que começar a ver a coisa de uma forma mais liberal, não sei....

Time will tell!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

1000



Mil
Eintausend
One thousand
Mille
Duizend

…vezes já vos presenteei com pensamentos meus aqui neste meu blog! Um número redondo que iniciei em Novembro de 2004, e mais de 32 mil visitas depois isto está para durar....

Até sempre!

Vingança de Chinês....



Normalmente não estou no meu PC à essa hora, normalmente estou a trabalhar! Pois, normalmente! Mas agora passou-se algo na minha oficina que me impede de lá estar. Peguei numa TV que já está aqui há muito tempo, de um emigrante que vem agora este mês do estrangeiro, e claro, necessita dessa televisão. Coloquei-a na minha bancada, liguei-a e, nada, nem sinal. Depois atendi um cliente, e a TV ficou ligada à corrente. Quando voltei, estava essa magana envolta de fumo. Vai levar muito tempo até esse fumo sair, mesmo com a ventilação ligada. Até parece que a TV se vingou por ter ficado aqui muito tempo à espera, vingança de chinês....

Canil....

Canil Municipal vai ser construído nos terrenos da Amalga

A Câmara de Beja vai construir um canil Intermunicipal nos terrenos da Amalga, Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente.
De acordo com o Município não é possível legalizar o actual espaço por estar a menos de 300 metros de uma zona habitacional pelo que a construção num outro local é a solução mais adequada.
Esta solução levou a que a Câmara transmitisse à Associação Cantinho dos Animais que teria que abandonar o actual local.
A Rádio Pax falou com a Presidente da Associação. Rute Carapinha acredita que ainda é possível arranjar uma solução conjuntamente com a autarquia.
Cantinho dos Animais vai ter que abandonar o local do Canil Municipal até ao dia 15 de Agosto. A Associação vai ter que encontrar solução para mais de 100 animais e é nesse sentido que lançou uma campanha de adopção e de angariação de voluntários.

Notícia Radio Pax de 05.06.2007

Notícia Áudio da Rádio Pax com entrevistas ao vereador do pelouro da CMB, Vítor Ramalho e à presidente da Associação Cantinho dos Animais, Rute Carapinha (Minuto 04.20 a 08.30)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Era


Foto daqui, um site que tem muitas fotografias desse tipo....

Era uma vez....

Este post muito bem podia começar assim, era uma vez. Mas falo aqui sobre um projecto de nome “Era”. Na altura do aparecimento desse estilo estava na moda chamar iniciativas diferentes de projectos, e o francês Eric Lévi, após ter passado por várias outras experiências musicais, decidiu criar esse projecto denominado “Era”.

Estávamos em 1997, quando um som muito diferente do “normal” atacou os charts. “Ameno” foi o título mais conhecido, “Enae Volare Mezzo” foi outro sucesso, ambos publicados no primeiro álbum (e extraídos como single) do mesmo nome do projecto.

Mistura o cante gregoriano com música pop, de uma forma bastante apelativa. Havia, e ainda há, muita gente que despreza por completo este tipo de música, mas eu devo confessar que gosto muito. As letras em latim não querem dizer nada, segundo seu autor, não querem transmitir nenhuma particular mensagem, embora isso possa parecer. Foram escolhidos ao acaso porque ficam bem com este tipo de músicas. Haverá alguma razão por eu gostar assim tanto deste tipo de música, o cante gregoriano? Não sei, talvez numa das minhas anteriores vidas eu vivia num mosteiro ou algo parecido, além disso, sempre quando entro numa igreja, sinto-me bem.....

Seja como for, o cante gregoriano deve ter sido o primeiro cante oficializado e escrito em papel, tanto porque um Papa do século sete (salvo erro) quis uniformizar os cânticos nas igrejas cristãs. Pois, hoje em dia o que manda é música popular, curto pop. Misturar esses dois estilos parece ter sido uma aposta ganha, é que, tanto quanto sei, o projecto “Era” continua até hoje. Pelo menos encontrei músicas de um grupo chamado “The New Era”, num estilo semelhante. Os “Era” tiveram ainda outros êxitos como “Divano” e “Mother”, ou então, com versões diferentes de anteriores músicas, como no “The Mass”.

Podem chamar-me de doido, mas há neste momento dois estilos completamente diferentes entre si que eu gostaria de cantar. Esse Cante Gregoriano (mesmo se for a cappella) e música Country. Está bem, está bem, eu sei, eu sei....

Página oficial dos “Era” (site disponível em francês e inglês)

Para ouvir ou recordar (vídeos do youtube):

O divino Divano

The Mass (melodia muito parecida com Divano, um vídeo excelente!)

O primeiro êxito Ameno

E por fim, a minha música favorita deles, Enae Volare Mezzo, adoro....

Bem, só espero que com estas propostas musicais não ter descido na consideração que muita gente tem de mim! Mas trata-se de música que gosto, e o que gosto de ouvir gosto de publicar aqui e partilhar convosco....

quarta-feira, 6 de junho de 2007

G8

Penso que nunca tinha falado aqui sobre este grupo e sobre as cimeiras deles. É um grupo que reúne os oito países mais ricos do mundo, pelo menos no papel. Mas já lá vamos. Cada vez que esse grupo se reúne, há manifestações dos assim chamados grupos anti-globalização. Não sou a favor da globalização, pelo menos da actualmente praticada. Sou é contra toda e qualquer violência, e nessas manifestações há muito disso! Há quem diga que são grupos infiltrados, “gang’s” habituados à luta. Só sei que assombram regularmente esse tipo de reuniões, por isso pergunto: para quê continuar com essa forma de reunir? Na era das novas tecnologias não seria melhor fazerem videoconferências? Mas lá eles é que sabem....

Agora um pouco de história. Tudo começou em 1975 como G6, por iniciativa da França e da Alemanha pela mão de Giscard d´Estaing e Helmut Schmidt, para regularizarem melhor a política dos câmbios das moedas dos estados membros e para atenuarem a crise do petróleo dos anos 70. Os estados fundadores foram: EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e o Japão. Um ano mais tarde se juntou o Canadá, e finalmente em 98 a Rússia se “impôs” a participar também, (embora nessa altura tudo menos do que rico, muito pelo contrário) para chegarem ao número actual.

Os chefes de estado desses países se reúnem regularmente em lugares diferentes, para discutirem a situação mundial. Representam mais do que 50% do comércio e dois terços da riquezas mundial. Nesta actual reunião que está a decorrer na Alemanha há para além dos representantes dos estados membros observadores de várias nacionalidades. A EU está presente desde do início, e ultimamente também há delegações de economias emergentes na reunião como da China, Índia e do México.

Claro que muita gente critica essas reuniões por serem os mais poderosos do mundo. Têm, por assim dizer, a faca e o garfo na mão, podem, querem e mandam no mundo. Por outro lado é uma excelente oportunidade para abordar questões actuais e vitais como a poluição e a pobreza. Para quem não sabe, essas reuniões são apenas conversas, em conjunto ou bilaterais. O G8 não existe como organização ou associação, são “apenas” conversas não formais. Agora, se podem mudar o mundo, lá isso podem. Ou melhor, podiam. Então, perguntamos nós: Porquê é que não o mudam???

Últimas notícias da cimeira aqui