sábado, 30 de junho de 2007

Knock three times!

Hoje recordo mais uma vez os belíssimos tempos que passei com o meu pai no camião dele. Principalmente nas férias escolares acompanhava-o para todo o lado. Tenho tantas lembranças desses tempos que nem imaginem, com as respectivas saudades, claro....

Esse camião tinha um auto-rádio onde eu tinha “autorização” para procurar sempre a melhor música. Naturalmente ele preferia a dele, já se imaginam de que tipo era. Mas eu, desde novo, tinha preferência (não sei porquê) para músicas cantadas em inglês.

Um dos meus cantores preferidos era Tony Orlando. Fazia-se acompanhar por um duo de cantoras de nome Dawn. Por isso, muitas vezes aparecia (e aparece) no nome do artista dessas músicas Tony Orlando & Dawn. Tinham três principais êxitos: Candida (1970), Knock Three Times (1971) e o maior, Tie a Yellow Ribbon (1973).



Eram outros tempos, não havia telemóveis nem computadores, a vida era muito mais simples. O pessoal se juntava em volta do gira-discos na rua, nos quintais, enfim, outros tempos....

A letra dessas canções girava, quase como esses gira-discos, sempre à volta do mesmo! A esperança de uma vida melhor, um amor julgado perdido, ou então, uma paixão secreta! Ora, vejam:


Oh, Candida
We could make it together
Nós juntos podiamos conseguir
The further from here, girl, the better
Quanto mais longe daqui, melhor
Where the air is fresh and clean
Onde o ar está fresco e limpo


Nessa ele fala para alguém que estava com ele há muitos anos, e pergunta por este meio se ela ainda gosta dele:


Tie a yellow ribbon 'round the old oak tree
Ata uma fita amarela em volta do velho carvalho
It's been three long year
Foram três longos anos
Do you still want me?
Ainda me queres
If I don't see a ribbon round the old oak tree
Se eu não ver uma fita amarela em volta do velho carvalho
I'll stay on the bus
Fico no autocarro
Forget about us
Esqueço tudo sobre nós
Put the blame on me
Culpo-me a mim próprio
If I don't see a yellow ribbon round the old oak tree


Nesta ele mantinha uma espécie de diálogo com uma senhorita que morava por baixo dele


Oh my darlin
Oh minha querida
Knock three times on the ceiling if you want me
Bate três vezes no tecto se me quiseres
Mmmm twice on the pipe, if the answer is no
Duas vezes no tubo, se a resposta for não....



Para quem se interessar:
Biografia do artista
Candida – Um estranho mas engraçado vídeo com esta música de fundo....(not under 18!!)
Knock Three Times – Vídeo Original (gosto desta canção!)
Origem da imagem


Pois, outros tempos, tempos mais fáceis, ou talvez não....