segunda-feira, 18 de junho de 2007

Cantar


Está provado! Posso começar a apreender cantar como deve de ser. Como sabem, tenho a mania de cantar. Penso que sei cantar, mas claro, num total amadorismo! Mas, antes de me aventurar numa aprendizagem mais a sério, decidi perguntar a alguém que sabe, a alguém que tenha como profissão habitual o ensinamento dessa arte.

Há já algum tempo efectuei uma pequena reparação num aparelho musical no Conservatório Regional de Beja. Quando a conversa chegou ao habitual “fazemos as contas”, tive uma brilhante ideia. Porquê é que não me paguem em “Víveres”? Gostaria de ter uma pequena aula com um professor de cante para saber de uma vez para sempre se tenho jeito para cantar!

Dito e feito, esse dia chegou hoje. Uma professora muito simpática de nome Joana Godinho, que se desdobra como muitos colegas dessa ultimamente tão maltratada profissão em vários lugares no Alentejo e Algarve, efectuou uma curta audição seguindo de uma um pouco mais longa conversa.

Veredicto: Para os meus 47 anos tenho uma voz bastante límpida, uma boa colocação dessa voz e um bom ouvido. É que, não chega apenas a voz, uma pessoa também tem que ouvir correctamente o que canta e principalmente tem de saber interpretar o tom de um som oriundo, por exemplo, de um instrumento musical como o piano.

Como não fumo nem nunca fumei, como não costumo gritar desalmadamente, tenho todos os ingredientes para começar a apreender a cantar. Falta agora só saber como e com quem....
.
Origem da imagem

2 Comments:

At 19 junho, 2007 09:21, Blogger RCataluna said...

Óptimo!

Tiveste sorte em encontrar alguém que te desse umas dicas tão importantes!!!

Abraço e força!

 
At 19 junho, 2007 10:35, Blogger Zig said...

rcataluna:
Não era uma questão de arranjar dicas, o que eu queria realmente era saber se valeria a pena investir num ensino desses, já que não é barato. E essa opinião tinha que vir de alguém que ensina diariamente essa arte, que está habituado a lidar com todo o tipo de alunos, até com tipos como eu que têm a mania que sabem algumas coisas!

Já estou a aprender piano e educação musical, e agora mais o cante, tudo junto não vai ser possível, vou ter que fazer escolhas....

 

Enviar um comentário

<< Home