quarta-feira, 6 de junho de 2007

G8

Penso que nunca tinha falado aqui sobre este grupo e sobre as cimeiras deles. É um grupo que reúne os oito países mais ricos do mundo, pelo menos no papel. Mas já lá vamos. Cada vez que esse grupo se reúne, há manifestações dos assim chamados grupos anti-globalização. Não sou a favor da globalização, pelo menos da actualmente praticada. Sou é contra toda e qualquer violência, e nessas manifestações há muito disso! Há quem diga que são grupos infiltrados, “gang’s” habituados à luta. Só sei que assombram regularmente esse tipo de reuniões, por isso pergunto: para quê continuar com essa forma de reunir? Na era das novas tecnologias não seria melhor fazerem videoconferências? Mas lá eles é que sabem....

Agora um pouco de história. Tudo começou em 1975 como G6, por iniciativa da França e da Alemanha pela mão de Giscard d´Estaing e Helmut Schmidt, para regularizarem melhor a política dos câmbios das moedas dos estados membros e para atenuarem a crise do petróleo dos anos 70. Os estados fundadores foram: EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e o Japão. Um ano mais tarde se juntou o Canadá, e finalmente em 98 a Rússia se “impôs” a participar também, (embora nessa altura tudo menos do que rico, muito pelo contrário) para chegarem ao número actual.

Os chefes de estado desses países se reúnem regularmente em lugares diferentes, para discutirem a situação mundial. Representam mais do que 50% do comércio e dois terços da riquezas mundial. Nesta actual reunião que está a decorrer na Alemanha há para além dos representantes dos estados membros observadores de várias nacionalidades. A EU está presente desde do início, e ultimamente também há delegações de economias emergentes na reunião como da China, Índia e do México.

Claro que muita gente critica essas reuniões por serem os mais poderosos do mundo. Têm, por assim dizer, a faca e o garfo na mão, podem, querem e mandam no mundo. Por outro lado é uma excelente oportunidade para abordar questões actuais e vitais como a poluição e a pobreza. Para quem não sabe, essas reuniões são apenas conversas, em conjunto ou bilaterais. O G8 não existe como organização ou associação, são “apenas” conversas não formais. Agora, se podem mudar o mundo, lá isso podem. Ou melhor, podiam. Então, perguntamos nós: Porquê é que não o mudam???

Últimas notícias da cimeira aqui