Informação útil
O QUE MUDA NO SELO DO CARRO
Os selos do carro para 2007 serão colocados à venda entre 14 de Junho e 31 de Julho.
Para os automóveis comprados a partir de 1 de Julho, os proprietários terão de liquidar, já este ano, o imposto único de circulação, que substituirá o "velho" IMV. Os revendedores, desde o Automóvel Clube de Portugal às papelarias e livrarias, vão perder, a prazo, o negócio do "selo do carro".
Já este ano passam a coexistir dois regimes do selo do carro. O primeiro, destinado ao actual parque automóvel - bem como aos carros comprados até 30 de Junho - segue o modelo de pagamento efectuado em 2006. Os "dísticos" impressos na Casa da Moeda - colocados à venda a 14 de Junho, com o preço actualizado à taxa de inflação - são recepcionados em casa pelos proprietários dos veículos e podem ser comprados através da intranet das Tesourarias das Finanças ou pela Internet. Os automobilistas podem, também, adquirir o "selo" nos revendedores, como papelarias. Para as empresas, tal como em 2006, subsiste a obrigação de pagar o imposto através da Internet.
O segundo regime, é destinado aos carros comprados a partir de 1 de Julho. Aqui, as regras mudam, tal como os montantes de imposto a pagar. E já este ano. No prazo de 30 dias após o registo da matrícula, o proprietário do novo carro - após pagar o novo imposto sobre veículos, que substitui o "velhinho" IA -, terá de pagar o imposto único de circulação. E este varia entre um mínimo de 75 euros e um máximo de 550 euros, anuais.
O imposto único de circulação aumenta, em relação à tabela do actual selo do carro, como contrapartida de uma baixa de cerca de 500 euros (em termos médios) no imposto pago à cabeça no acto de compra do carro, o ISV.
A mecânica do imposto camarário (anual) é simples, deixando de contabilizar o tipo de combustível bem como o ano do carro, tal como sucede com o actual "selo do caro". Em resumo, o IUC terá duas novas taxas, a penalizar, respectivamente, a cilindrada do motor e as emissões de dióxido de carbono, CO.
Para taxar a cilindrada existe escalões entre 25 e 300 euros. No caso das emissões, os escalões variam entre os 50 e os 250 euros. Assim, o imposto camarário resulta da soma destas quantias.
Vamos a um exemplo. Um veículo com motor de 1600 c.c. e que emita 125 gramas de CO, paga uma quantia de 50 euros (pela cilindrada) e 75 euros pela emissão de gás. No total o proprietário que compre um carro com estas características a 1 de Julho deste ano, paga 125 euros de imposto anual.
Texto enviado por mail
Tabela de preços dos selos, clicar aqui
6 Comments:
Façam-se as contas que se fizerem o resultado é só um, a saber, mais um roubo.Boa semana
barão da troiaII:
Na Alemanha diz-se assim:
Melkkuh autofahrer
Vaca leiteira automobilista
Boa semana também!
Caro Zig
Em relação ao ano passado, depois de me dirigir várias vezes às finanças ( o selo estava esgotado!!!) fui aconselhada a pagar pela net.À custa da treta da internet tive uma continha de 150 euros para pagar quando fui apreendida sem o selo (que nunca me enviaram) apesar de ter o comprovativo. E ainda fui chamada de má pagadora!!! Obviamente este ano fui das primeira e... o sistema informático avariou da 1ª vez, pifou da 2ª vez e ... já me aconselharam para pagar pela net!!! pra rir, né?
ana cris
Ana Cristina:
Houve muita gente nessa situação no ano passado sobre a qual protestei bastante aqui neste blog. Os nossos governantes querem estar na vanguarda da Europa para algumas coisas para na prática ficarem para trás. Cá para mim, vou ao "meu" quiosque habitual perto do rodoviária e trato do assunto ali!
pois sim! no quiosque também estava esgotado!!!
Ana cris
Ana Cristina:
Ali havia a desculpa por ter sido o primeiro ano, espero que este ano tudo corra bem!
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