quinta-feira, 7 de junho de 2007

Era


Foto daqui, um site que tem muitas fotografias desse tipo....

Era uma vez....

Este post muito bem podia começar assim, era uma vez. Mas falo aqui sobre um projecto de nome “Era”. Na altura do aparecimento desse estilo estava na moda chamar iniciativas diferentes de projectos, e o francês Eric Lévi, após ter passado por várias outras experiências musicais, decidiu criar esse projecto denominado “Era”.

Estávamos em 1997, quando um som muito diferente do “normal” atacou os charts. “Ameno” foi o título mais conhecido, “Enae Volare Mezzo” foi outro sucesso, ambos publicados no primeiro álbum (e extraídos como single) do mesmo nome do projecto.

Mistura o cante gregoriano com música pop, de uma forma bastante apelativa. Havia, e ainda há, muita gente que despreza por completo este tipo de música, mas eu devo confessar que gosto muito. As letras em latim não querem dizer nada, segundo seu autor, não querem transmitir nenhuma particular mensagem, embora isso possa parecer. Foram escolhidos ao acaso porque ficam bem com este tipo de músicas. Haverá alguma razão por eu gostar assim tanto deste tipo de música, o cante gregoriano? Não sei, talvez numa das minhas anteriores vidas eu vivia num mosteiro ou algo parecido, além disso, sempre quando entro numa igreja, sinto-me bem.....

Seja como for, o cante gregoriano deve ter sido o primeiro cante oficializado e escrito em papel, tanto porque um Papa do século sete (salvo erro) quis uniformizar os cânticos nas igrejas cristãs. Pois, hoje em dia o que manda é música popular, curto pop. Misturar esses dois estilos parece ter sido uma aposta ganha, é que, tanto quanto sei, o projecto “Era” continua até hoje. Pelo menos encontrei músicas de um grupo chamado “The New Era”, num estilo semelhante. Os “Era” tiveram ainda outros êxitos como “Divano” e “Mother”, ou então, com versões diferentes de anteriores músicas, como no “The Mass”.

Podem chamar-me de doido, mas há neste momento dois estilos completamente diferentes entre si que eu gostaria de cantar. Esse Cante Gregoriano (mesmo se for a cappella) e música Country. Está bem, está bem, eu sei, eu sei....

Página oficial dos “Era” (site disponível em francês e inglês)

Para ouvir ou recordar (vídeos do youtube):

O divino Divano

The Mass (melodia muito parecida com Divano, um vídeo excelente!)

O primeiro êxito Ameno

E por fim, a minha música favorita deles, Enae Volare Mezzo, adoro....

Bem, só espero que com estas propostas musicais não ter descido na consideração que muita gente tem de mim! Mas trata-se de música que gosto, e o que gosto de ouvir gosto de publicar aqui e partilhar convosco....

4 Comments:

At 08 junho, 2007 07:12, Anonymous Anónimo said...

Confesso não ser apreciadora da sonoridade dos Era, mas gostava dos pioneiros (julgo) deste tipo de música, os Enigma.

 
At 08 junho, 2007 11:09, Blogger Zig said...

tó:
Bom blog também, o seu. Mais futebol do que política, claro, entende-se, quando se é benfiquista (lolol)

vampirella:
Os alemães Enigma foram realmente um dos primeiros desse estilo, no início dos anos 90, mas eu os classificava mais de chillout, comparando os dois primeiros êxitos deles, no caso dos Enigma o Sadness part1 e nos Era o Ameno já que os últimos privilegiaram mais o cante!

Como também tenho essa mania, a do cante, canto com eles, ou pelo menos, tento. E não, não sou parecido com aquele francês!

 
At 12 agosto, 2008 10:59, Blogger Inês said...

Olá!

Sou fanática dos ERA, amo aquelas músicas. Infelizmente, nunca encontrei nenhum CD deles à venda. Uma amiga emprestou-me o CD da imagem deste post, e eu consegui músicas deste ano na net (Reborn, ou mesmo Voxiffera). Pessoalmente, os exitos mais antigos como esses que sugeres são mais bem cantados do que Reborn e outras que tais. Gosto mais da voz da contora dos primeiros.

Espero por uma resposta!
Kisses*
Triguinha

PS:(o meu blog está meio em pausa, mas mesmo assim deixo o endereço. Visita-me também em http://kamedo.blogspot.com)

 
At 12 agosto, 2008 17:54, Blogger Zig said...

triguinha:

Penso que deve haver CD's desses à venda na net!

Não tenho muitas músicas deles, só as mais conhecidas, mas se quiser posso mandar alguns por mail, assim que tiver internet...

 

Enviar um comentário

<< Home