sábado, 9 de junho de 2007

Modelo

“Bom dia, quer dar uma moedinha para o Cantinho dos Animais?” Foi com esta frase com que abordei hoje durante mais de três horas os transeuntes frente ao Hipermercado Modelo em Beja. Numa relação de uma em dez tentativas tive sorte, mas mesmo assim houve muita gente que nos deu uma contribuição, para além de algumas sacas de ração. Nós sabemos que a vida está difícil para todos, há pessoas que estão tão apertados com o orçamento familiar que já não sobra mais nada para outras coisas. Muita gente me confessou que bem gostariam de dar, mas não podem....

O nosso muito obrigado, em nome dos animais abandonados, a todos que contribuíram, toda a ajuda é pouca. Fica também aqui uma palavra especial de agradecimento ao Hipermercado Modelo por nos deixarem efectuar regularmente angariações de fundos para a nossa associação nas suas instalações!

Quanto ao resto? Pois o resto! Porquê é que a coisa tem que ser sempre assim tão complicada? Ou será que essa complicação existe apenas na minha cabeça? Se calhar, vou ter que me deixar de um certo tipo de “afunilamento” e ter que começar a ver a coisa de uma forma mais liberal, não sei....

Time will tell!

10 Comments:

At 09 junho, 2007 17:17, Anonymous Anónimo said...

Eis que é chegado o momento de tomar uma posição neste tema mesmo correndo o risco de ser banido pelo autor deste blogue, inclusive de comentar.
"Animais abandonados?"
Mas o que é isto!
Então os animais não nasceram livres?
Não é uma violência os nossos co habitantes do planeta serem privados desse bem supremo para nosso exclusivo prazer egoísta da sua companhia?
Então quando alguém devolve a liberdade a um animal é um criminoso?
Isto há com cada coisa...
O que mais me impressiona, é o facto de não ver á porta do Modelo ninguém fazer pressão e agitação de opinião em relação às aves em vias de extinção, aos peixes que mal sobrevivem nos cursos de água poluídos, aos trangénicos que reduzem toda biodiversidade e que são tóxicos para o meio ambiente...
Não!
O universo de paixão em relação aos animais de que se animam estes amantes dos animais, resume-se aos cães e gatos!
Que até por serem demais implicam um desequilibrio sobre os eco sistema, com prejuizos de outras espécies, essas também animais, mas que em nada preocupa os tão amigos destes.
Já é tempo de se acabar com a totice dos cães que enchem passeios e esquinas de porcaria e as noites de uivos, não contando com os casos de agressões umas felizmente ligeiras mas outras bem graves perpetradas pelos cães, únicos amigos dos que deveriam ser amigos de todos, inclusive os que lhes servem de alimento.

 
At 09 junho, 2007 17:29, Blogger Zig said...

contraciclo:
Acho que respondeste a tí próprio....

 
At 09 junho, 2007 19:42, Anonymous Anónimo said...

A maior parte dos cães que atacam com gravidade (senão todos) têm donos inconscientes que os deixam livremente por aí. Se tentarmos fazer um esforço para perceber a natureza desses ataques, muitos estão relacionados com o facto dos donos desses mesmos cães os treinarem para serem "maus", ou o facto de viverem uma vida inteira presos, longe do contacto com humanos, e por isso mesmo, os tomam como inimigos. É óbvio que se um ser humano invadir um território povoado de animais selvagens, poderá na mesma ser atacado por estes. A maior parte dos cães e gatos que vivem livremente nas ruas, só o estão nessa condição porque há pessoas estúpidas que os abandonam. Não sendo castrados, reproduzem-se, para além de estarem sujeitos a contrair doenças más não só para si como para os outros animais e humanos. Tenho 3 cães e por mais prazer egoista que eu tenha derivado da sua companhia, garanto que eles também têm muito prazer com a minha. 2 deles foram resgatados da rua, onde ladravam e uivavam livremente, incomodando os outros; alimentavam-se de lixo, logo rompiam sacos que os humanos imundos achavam ser muito pesado deitar no contentor e colocavam ao lado do mesmo, e assim contribuiam para sujar a cidade; estavam cheios de parasitas, o que não era bom para eles nem para quem quer que frequentasse as ruas onde eles habitavam... enfim, se não estão melhor agora, limpos, bem alimentados, bem cuidados e com um tecto real que os protege das intempéries, não sei o que dizer. E sim, sou realmente muito egoista... ao querer proporcionar-lhes melhores condições é óbvio que só pensei no meu prazer (que me obriga a não sair tanto para cuidar deles ou a gastar muito dinheiro no seu conforto) e não no bem-estar destes seres que não têm culpa de viverem numa sociedade em que foram acarinhados quando pequenos e depois de perderem a gracinha toda porque cresceram, foram jogados fora. ah! uma das cadelas é cega... foi o seu primeiro dono que lhe atirou uma pedra porque estava bêbado. O outro é um belo exemplar de caça (raça pura), mas desconfio que o medo que tem de foguetes venha do medo que devia ter dos tiros, e por isso foi jogado fora.
Zig, foi uma pena eu não ter passado hoje no Modelo há hora que estavas lá, gostava muito de te conhecer ou convidar-te para um café!

 
At 09 junho, 2007 20:53, Blogger Zig said...

vampirella:
Era bom se todos tivessem a consciência e a bondade como os animais como tu.

Se gostas tanto de animais e se tiveres algum tempo livre, porquê é que não te faças de voluntário na nossa associação! Que tal?

 
At 09 junho, 2007 20:56, Anonymous Anónimo said...

Vou enviar-te um mail.

 
At 09 junho, 2007 23:17, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Faço das palavras da vampirella as minhas;
Em relação ao contraciclo que tão bem comentou: tem toda a razão!!! Coitados de todos os animais, especialmente os em vias de extinção... tomemos por exemplo o caso das cegonhas!!! Ainda os hei-de ver a atirar nelas para acabar com a praga
Um abraço
Ana Cris

 
At 10 junho, 2007 00:24, Anonymous Anónimo said...

Não vamos atirar nas cegonhas porque elas nunca serão uma praga. Felizmente é um exemplo isolado de recuperação duma espécie que chegou a ter nalgumas variedades apenas uma dúzia de exemplares. Enquanto tratam dos cãezinhos melhor que algumas pessoas tratam os filhos, extinguem-se POR DIA tres espécies de animais. Que foram a nossa companhia no planeta durante milhões de anos e que agora por uma questão de egoísmo, de lucro sempre ilegítimo se tiver este preço, se deixa extingir. Nunca mais voltará a haver. E quando não houver elo nenhum entre as espécies, a espécie humana extinguir-se á também.

 
At 10 junho, 2007 01:32, Blogger Zig said...

vampirella:
Já respondi.

Ana Cristina:
Temos que ter paciência, nem todos pensam da mesma forma....

contraciclo:
Se fosses um leitor habitual desse blog saberás que estou preocupado com todos os seres vivos deste planeta, e não só com os cães. Acontece que pertenço a uma associação deste tipo, logo, defendo a minha bandeira!

Mas descansa, não será banido daqui.

 
At 10 junho, 2007 09:03, Anonymous Anónimo said...

Contraciclo: é óbvio que me preocupo com todo o tipo de seres vivos, até plantas. Condeno toda e qualquer atrocidade contra animais e claro que lamento muito a extinção de espécies. No entanto não vejo o que posso fazer directamente para as ajudar. Vivo na cidade e aqui o grande problema são os cães e gatos vadios e a esses eu tenho oportunidade para fazer algo por eles. E sim, trato muito bem os meus cães, talvez melhor do que algumas pessoas tratarão os filhos, mas que culpa tenho eu disso? Se existem pais capazes de espancar ou maltratar as suas crianças, não serei concerteza culpada e também não será por isso que irei tratar mal os meus animais.

 
At 18 abril, 2008 14:47, Blogger ANIMAIS said...

olá gosto muito do vosso blog...
está muito interessante...
continua assim...
e ja agr vai tamem comentar o meu blog www.tinaandcris.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home