quinta-feira, 28 de junho de 2007

Prevenção, procura-se!

Estou cada vez mais convencido que há efectivamente alterações climatéricas no mundo, provocadas pela poluição causada das economias ditas emergentes. Há dias, finalmente, a China reconheceu que polui mais do que os EUA, algo que eu já desconfiava há muito tempo. Outras “menores” economias como a do Vietname ou a Indonésia, vão pelo mesmo caminho. Não há controle sobre emissões de gases, e as recentes intenções em reduzir esta poluição não passará certamente disso mesmo, de intenções!

Como é que se explica, então, um contraste tão drástico no clima aqui na Europa? Chuvas intensas e inundações na Inglaterra e Alemanha, calor abrasador e incêndios, nomeadamente na Grécia! Esse último pediu inclusivamente ajuda à EU, devido a esses incêndios que já causaram dois mortos nas forças de combate a esse flagelo. Isso serve de aviso ao que o nosso país possa sofrer neste verão. Os meios existentes foram louvavelmente reforçados, tanto no ar como em terra, há equipas de intervenção rápida nas zonas mais críticas e pessoal de emergência motivada para enfrentar mais um verão que se avizinha quente!

Mas isso tudo não chega! Onde é que estão as campanhas de sensibilização? Onde é que estão os anúncios na TV, Rádio e imprensa escrita sobre este assunto? Esses meios de comunicação estão actualmente cheios de assuntos que considero menores como os próximos reforços de jogadores de futebol, eleições em Lisboa e politiquices disto ou daquilo! Sobre prevenção de incêndios, nada, nadinha....