quarta-feira, 31 de outubro de 2007

De Longe

No silêncio sinto passar hora após hora
como um cortejo lento, compassado, e frio
Ah, quando estás longe de minh'alma tudo chora,
e ao rumor de teus passos até em sonhos sorrio!

Eu sei que voltarás, que brilhará outra aurora
em meu horizonte grave como um sonho sombrio;
reviverá em meus bosques tua risada sonora
que os cruzava alegre como o cristal de um rio.

Um dia, ao encontrarmo-nos tristes no caminho
eu pus entre tuas mãos meu pálido destino.
E nada mais formoso jamais hão-de oferecer-te!

Minh'alma é, frente à tua, como o mar frente ao céu:
passarão entre elas, como a sombra de um voo,
a Tempestade e o Tempo, e a Vida, e a Morte!

(Delmira Agustini)

Atchim - Rotunda - Poupança

Atchim…..santinho! Se isso vos acontecer muito, façam como eu, registam-se num novo site que pretende medir a frequência em que a população é afectada por doenças de foro respiratório. Uma excelente iniciativa! Aderi de imediato, já que tenho alguns problemas nessa área, tenho desde dos meus 15 anos de idade uma ligeira bronquite crónica. Flor de estufa, é o que é….

Quem ontem passou pelo Largo dos Duques em Beja reparou numa enorme mancha branca no chão! Não foi uma carrinha que transportava latas de tinta e que deixou cair algumas delas, não senhor! No espaço um pouco por cima da Igreja Santa Maria foi “instalada” mais uma rotunda para regular melhor o trânsito nessa zona. Aplaudo essa iniciativa da CMB, já que, por vezes, aconteceram ali conflitos entre automobilistas mais apressados. Passo muitas vezes por dia nessa “minha” zona, mas ainda não me habituei totalmente a esse novo “sinal” de trânsito. Não montaram algo mais físico no meio dessa bola branca, porque, penso eu, tem que haver um bom acesso para camiões até ao armazém da COOP ali existente. O condutor tem é que se habituar, não tem outro remédio. Já não tem prioridade quando se dirige a partir dessa igreja rua acima até ao Pax Júlia. Apenas há um ponto negativo a salientar: foram suprimidos dois lugares de estacionamento!

Hoje é Dia Mundial da Poupança. Nem mais! Pois, poupar o quê! O dinheiro não chega para nada, por isso, esse dia nas nossas latitudes não tem grande aplicação! É que, ao anunciar esse dia nas notícias, o jornalista, quase na mesma frase, fala das famílias sobre-endividadas que existem em número cada vez maior no nosso país. Mas, tenham calma, não estejam alarmados, em Lisboa há um senhor que diz que em Portugal está tudo a correr às mil maravilhas….

terça-feira, 30 de outubro de 2007

War of the Worlds


.
Faz hoje 69 anos em que Orson Welles pôs os EUA em "pé de guerra". Certamente ajudado pela situação na Europa, milhões de americanos acreditaram que a Terra fora invadida por marcianos. Eram tempos em que se acreditava em tudo que vinha dos altifalantes da rádio (o que ainda hoje acontece, em certos lugares, a certas alturas….) quando um algo inocente programa radiofónico mexeu com os ouvintes dessa grande nação! Milhões saíram, ou melhor, fugiram de casa depois de terem escutado Orson Welles no seu programa radiofónico “The War of the Worlds”, adaptado de um livro com o mesmo nome!
.
A ler melhor aqui (em inglês)

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Imagem

Há tanto tempo que não publico aqui uma imagem!

Não sei qual é a origem desta foto, estava no computador com o qual estou a escrever neste momento, e claro, tem tudo a ver com um certo sonho meu....

Rádio

Pois, a rádio! Sei que me estou a repetir, mas acontece-me com tanta frequência que o tenho que dizer aqui! Bem, afinal, este é o meu blog, escrevo aqui sobre o que me acontece, sobre o que penso e sonho, e outras coisas assim….

Well, esta manhã está a ser particularmente difícil, custou-me bastante a me levantar da cama, voltar à realidade e deixar o mundo perfeito dos sonhos!

É que, ontem, ao ligar essa mesma rádio, na “vertente” Rádio Comercial, saía dos altifalantes qualquer coisa assim:

Don’t go away like this, it wasn’t supposed to be this way!

Well, a este senhor que canta esta canção, que, claro, não sei quem é e que nem faz a mínima ideia que acertou em cheio com a aparência dessa sua frase neste preciso momento, neste lugar e a esta hora, tenho que responder com uma pergunta:

And how was it supposed to be?

Esta manhã, de novo! No café, ainda de ressaca das emoções desse fim-de-semana, mais uma canção, vinda dos altifalantes desse local, e, de novo, acertando (quase) em cheio:

Every breath you take,
Every move you make,
Every bond you break,
Every step you take
*
*
Retirei a última frase do refrão desta canção dos Police, para evitar mal entendidos e para não destorcer o sentido deste post....
*
*
Pois é, caros amigos, está a ser uma manhã de segunda-feira difícil, cheia de impressões, de imagens e sons, pensamentos e principalmente de dúvidas. Espero, ao menos, que vocês tenham uma

Boa Semana

de trabalho, e que não sejam como eu….

domingo, 28 de outubro de 2007

Ontem

Bem, ontem, pus em prática o que aprendi no workshop, mas para a vertente cantar, já que tenho a mania de entender um pouco dessa arte! Explorei o Windows Media Player que instalei recentemente numa nova versão, que tem aplicações que nunca mais acabam! Tendo eu num outro disco quase 7 mil músicas arquivadas, é só mandar esse WMP procurar e ele arquiva automaticamente todos os títulos que estão classificados em vários estilos.

Pois, ontem cantei até que a voz me doía! Uma delas era a seguinte:

And it’s a real good feeling
You’ve got me rockin’ and reelin’
You’ve got me baggin’ and steelin’
For your sweet love....

Pois, o Peter Kent que se cuide…..claro, isso queria eu….mas, deixem estar, é só a continuidade do meu sonho….

Naturalmente, e assim que tiver a net em condições, esta canção terá “tratamento” no “Músicas da minha Vida”, tanto esta como muitas outras que redescobri!

sábado, 27 de outubro de 2007

Barulho

Para hoje, só alguns pensamentos. É que, estou na Casa da Cultura, após um excelente Workshop dirigido por Isabel Moreira, pouco tempo tenho para me dirigir a vós! Por isso, o meu “rápido” pensamento de hoje se prende com uma afirmação: Será que o divertimento de alguns tem necessariamente ser a desgraça de outros? Naturalmente que não! Mas na última noite e naquela que se segue é o caso! Como sabem, está no ar o festival das tunas aqui em Beja, e, consequentemente, o quase necessário barulho que acompanha um acontecimento desses! Pois, os que têm a infelicidade em viver perto do museu regional só conseguem dormir a partir das 6 de manhã! Pergunto: Havia necessidade de tanto tempo???

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Rússia - Coincidência

Há pouco assisti à chegada de Vladimir Putin a Mafra. É sabido que se realizou ontem, em Lisboa, uma mini-cimeira entre Portugal e a Rússia, e hoje é a vez da cimeira se chamar EU – Rússia. São encontros extremamente importantes, os frutos dessas conversas certamente se vão saber num futuro muito próximo. É que, a Rússia não pode viver sem a EU, e vice-versa. Esse enorme estado no leste do velho continente tem enormes reservas de gás natural e petróleo, e a única maneira de a vender é para a Europa, logo ali ao lado. Também, graças ao actualmente alto preço dessa matéria-prima, o país presidido por esse senhor de (quase) todos os poderes está a viver uma inesperada recuperação económica. Ainda bem, digo eu, porque uma Rússia pouco estável é um grande factor de risco para toda a Europa. Mas o que me levou a escrever sobre este tema foi a maneira como Putin cumprimentou os seus dois anfitriões. Primeiro, Sócrates. Frio, cordial, talvez pensando: outra vez este chato que fala muito. Durão Barroso: com um enorme sorriso na cara, quase parecendo velhos amigos. Minha gente, isso quer dizer muito….

Esta manhã aconteceu-me algo bastante positivo e com o qual não contava de todo! É que, ontem tive um dia bastante difícil na minha oficina, parecia que cada cliente que passava pela porta era um cliente aborrecido. Os inúmeros telefonemas também não ajudavam, e um dos últimos clientes que me “apareceu pela frente”, pagou as favas, como costumo dizer. Fui algo rude para com ele, depois pedi desculpas, mas ele não as aceitou saindo pela porta pela qual entrou sem dizer mais nada. Bem, há pouco, antes de entrar na Biblioteca, encontrei esse mesmo senhor, mas com um sorriso estampado na cara, pedindo mil desculpas pelo seu comportamento de ontem e por não ter reparado, ou não ter ligado ao meu estado de espírito. Foi, de facto, muito positivo ter encontrado essa pessoa esta manhã, e com pequenas coisas dessas posso dizer que Deus existe e que por vezes, com pequenas coincidências dessas, a vida não é assim tão má como muitas vezes parece!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fora....de Casa

Pelas razões conhecidas, esta semana não há “Fora da Casa”, a minha rubrica cultural semanal. Por isso, remeto-vos à página oficial do Pax Júlia – Teatro Municipal que se encontra na barra lateral do meu blog.

Em destaque nessa sala está o Festival Internacional de Tunas no sábado à noite, festival que aliás vai “povoar” a praça frente ao museu regional o fim-de-semana todo! Na quarta-feira estará em cena uma excelente peça de teatro da companhia A Barraca. A não perder.

Como sabem, tenho procurado na net por eventos culturais, mas quase sempre sem sucesso. Talvez as entidades oficiais, como as câmaras municipais, não liguem muito a esse meio de comunicação, um meio por excelência, mas muito pouco utilizado nas nossas latitudes. Outros países na EU divulgam até o mais pequeno evento na net como pesquisas minhas comprovam! Rara excepção é o site do “nosso” Pax Júlia, porquê é que a “nossa” CM de Beja não segue esse exemplo? Outras câmaras municipais do distrito de Beja também não são muito de aconselhar nesse âmbito. Tenho ido a todas, aquela que se destaca pela positiva é a de Ferreira do Alentejo e a de Mértola. Pela negativa a da Vidigueira que nem sequer abre a sua página inicial!

Beja Digital, quo vadis???

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Rottweiler III

De novo vou puxar este assunto para a ribalta! Como podem entender, este caso é me muito caro já que está envolvido um animal, um dos nossos amiguinhos de quatro patas! Mas, perguntam alguns de vocês, se sou um defensor da vida dos animais, porquê é que defendo uma solução “dura” para este caso? Bem, quando digo que esse animal devia de ser abatido quero apenas proteger a todos, o ser humano e a vida animal! Porque em primeiro lugar está o ser humano, todos nós somos seres humanos e sem nós nem sequer havia protecção animal. Também, se a humanidade não existisse não era necessário proteger os animais, mas esse já é um outro assunto!

Voltando ao caso. Segundo as minhas últimas informações, e para variar, não acontecia absolutamente nada na sequência desse ataque de um Rottweiler a um transeunte na localidade de Penedo Gordo perto de Beja! É que, a GNR aconselhou à vítima não apresentar queixa já que se trate de um cão vadio! Imaginem só! Mas vadio, porquê? Porque não era registado e nem tinha as vacinas em dia! Por isso, e certamente para evitar papelada e chatices à própria GNR, consideraram este caso por encerrado. Mas alguém de bom senso falou com essa vítima e aconselhou-a a apresentar queixa! O cão vai ficar em observação durante 40 dias para verificar se aparecem doenças. Essas doenças posteriormente vão ser tratadas na própria vítima, ou melhor, a pessoa vai ser prevenida contra essas doenças.

Conclusão: Uma vítima de um ataque, fosse de quem fosse, se não se “mexer” fica “lixada”….

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Acordem! - Espaço

Acordem! Após o “porreiro, pá” é a segunda exclamação do nosso PM. Bem podia ser um “acordem-pá”, não tinha nada contra! É que, a ocasião é mesmo essa: acordem! Neste assunto estou em total acordo com ele, na questão europeia! José Sócrates usou essa palavra para alertar alguns europeus críticos ao novo tratado, já que um novo sururu como na Holanda ou na França poderá deixar tudo a perder. O resto do mundo, diga-se Brasil, China e principalmente os EUA já fizeram saber que a Europa está mais forte, e a continuar assim teremos mais hipóteses neste mundo global que, se estivermos desunidos, nos engolirá sem hesitar….

O espaço. É um assunto que me interessa desde pequeno. Ontem, a RTP2 repetiu um dos episódios dos documentários sobre a corrida ao espaço entre a EUA e a então URSS, embora já ter visto fiquei colado ao écran. Claro que a história é contada a partir de olhos americanos já que Wernher von Braun era tudo menos do que um santo, era cientista, sim, mas também era um nacionalsocialista, digamos, quase convicto! Mas nesta Alemanha de então não ser nacionalsocialista era automaticamente ser contra o regime de Hitler. É um documentário muito bem feito, embora com algumas falhas no que diz respeito aos planos desse cientista alemão, ou melhor, o como esses planos chegaram aos mãos dos americanos! É que, quando foram buscar esses planos na tal mina abandonada, essa parte alemã onde se situava essa mina já estaria nas mãos dos russos. Penso que houve episódios que ainda hoje não podem ser divulgados!

Pois é, sem essa corrida ao espaço, ou melhor, sem esses V2 de Wernher von Braun, hoje em dia não havia viagens ao espaço, ou pelo menos não nessa dimensão hoje já realizada. Por outro lado, o mundo bem poderia ser diferente, mais ligado à terra, com menos pobreza e com mais sensibilidade para com os pobres! Ficará sempre essa dúvida se os milhões gastos nessa corrida ao espaço teriam tido mais aproveitamento em outras áreas, como na questão humanitária. Mas por outro lado, a dita derrota dos russos e o desmembramento do bloco do leste muito se ficou a dever à derrota nessa corrida ao espaço! Ficará sempre esse sonho de um mundo melhor, sonho que até eu tenho, embora noutro âmbito….

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Combustível - Nome

Quando não os consegues derrotar no terreno, derrota-os na secretaria! Essa velha máxima no futebol parece ter chegado à Formula 1! É sabido que a McLaren/Mercedes apanhou um “banho” no Brasil que lhe custou o título mundial de condutores. Nada, mas absolutamente nada satisfeito com esta derrota, agora vêm ao público a dizer que em alguns dos carros que ficaram classificados entre os Ferrari e o carro de Hamilton terminaram a corrida com o combustível demasiadamente quente. Bem, nem sabia que esse facto é relevante em corridas da F1, mas, se calhar, as cabeças dos líderes da McLaren é que aqueceram demais. Isto cheira-me mas é a mau perder….

Actualização:
Aparentemente, Raikonnen já não é campeão mundial, haja paciência!

Atendimento em alemão, precisa-se! Nos últimos dias tenho telefonado para várias “instâncias” competentes para tentar resolver o meu auto-infligido problema de informática, e, cada vez que perguntam pelo meu nome, respiro fundo! Pois, S de sapato, i de Ildefonso, e de Emílio, e assim por adiante. Para além de ter que aturar as músicas nos intervalos das conversas (nada contra, por exemplo, as 4 estações de Vivaldi, desde que for de qualidade aceitável e não totalmente destorcido…) pedem-me sempre o nome! Caramba, não há nessas andanças ninguém que entende alemão? Nem seria necessário conversar em alemão já que a língua de Camões para mim não tem problemas, mas, pelo menos os nomes em alemão devia de ser do conhecimento geral! Sabem quem foi Siegfried? É isso mesmo, o herói dos Nibelungen! Mas, quem? Siegfried, S de sapato, i de….

domingo, 21 de outubro de 2007

Hoje,

a escrever em PC alheio limito-me a escrever sobre apenas um assunto. Podia escrever sobre a excelente vitória da Ferrari na F1 no Brasil que até deu a inesperada vitória de Raikonnen no campeonato mundial de pilotos, podia falar dos incêndios que parecem ter regressado ao país ou até dos condutores de domingo como esta tarde em cima do tabuleiro da ponte sobre o caminho-de-ferro perto da ESTIG, mas não, vou falar sobre o que realmente interessa, sobre a Europa!

Referendo sim, ou não? Digo categoricamente que NÃO! Porquê? Por razões várias! Esse novo “Tratado de Lisboa” é tão complexo que ninguém que esteja dentro da matéria o compreende. Nem eu tenho a “pachorra” de o ler e consequentemente de o entender! Mas há mais razões! Os últimos referendos em Portugal nunca foram vinculativos, e esse certamente não fugirá desse facto! Por último, um referendo em Portugal nunca é feito pelas razões do tema do referendo, mas sim, seguirá sempre as opiniões dos partidos políticos. Por essas e mais algumas razões, digo não ao referendo.

Desejo-vos a todos uma boa semana de trabalho e, tenham cuidado com os estranhos barulhos nos vossos telemóveis….

sábado, 20 de outubro de 2007

Sem net

Estou sem net, para variar! Há algum tempo penso em mudar de operadora, não só da net, mas também a do telefone fixo. Não tenho pago a facturação da PT, por razões várias. Para além da falta crónica de liquidez, acho abusivo a mensalidade que esta operadora cobra aos seus clientes, mesmo sem telefonar. Faço tudo por telemóvel, já que muito raramente um cliente meu tem telefone fixo. Todo o resto faço por mail. Mas, esta manhã (claro, no sábado...) curtaram-me a linha sem qualquer pré-aviso, e com isso também o acesso à net. Mas o que está mal só pode ainda piorar! Liguei à telepac e depois ao Sapo para perguntar se é legítimo esse procedimento, ou não, e qual é o meu espanto ao ouvir que o serviço internet também foi cancelado. Tenho que reactivar a linha, e só depois me ligam a net, mas só com novo username. Ou seja, nos próximos dias não esperem grandes coisas aqui neste blog! Só sei que estou bastante chateado com esta situação, é que, já podia ter tudo regularizado, só não contei com um corte total da linha telefónica. Se calhar, estão a pedir que mude de operadora, o que, se calhar, também vou fazer....

De novo, as rotundas

A - Continuar em frente: Se o condutor pretender continuar em frente, deve aceder à rotunda de preferência pela via de trânsito da esquerda, ou o mais à esquerda que lhe for permitido. Dentro da rotunda deve colocar-se na via de trânsito interna e assinalar a mudança de direcção, uma vez que passou a saída anterior à escolhida. Para sair da rotunda deve tomar a via de trânsito exterior sem afectar os veículos que nela circulam, que têm prioridade.

.

B - Primeira saída à direita: Se o condutor pretender sair na primeira saída à direita da rotunda, deve aceder a mesma pela via de trânsito da direita ou o mais à direita que lhe for permitido. Na rotunda deve manter-se na via de trânsito exterior assinalando com os sinais de mudança de direcção que vai sair logo na primeira saída.



.


C - Saída à esquerda ou mudar de sentido: Se o condutor pretender sair à esquerda ou mesmo mudar de sentido, deve aceder à rotunda pela via de trânsito da esquerda ou o mais à esquerda que lhe for permitido e colocar-se na via de trânsito externa . Na rotunda deve assinalar com os sinais indicadores de mudança de direcção a sua saída à direita, uma vez passada a saída anterior escolhida.


.

D - Fazer a inversão do sentido de marcha: Se o condutor pretende fazer a manobra de inversão do sentido de marcha, deve aceder à rotunda pela via de trânsito da esquerda ou o mais à esquerda que lhe for permitido e colocar-se na via de trânsito interna. Na rotunda deve assinalar com os sinais indicadores de mudança de direcção a sua saída à direita, uma vez passada a saída anterior escolhida.


.



E - Primeira saída à direita e saída à esquerda ou mudar de sentido: Como se poderá verificar pela imagem ao lado, podem, entre inúmeras outras situações, circular em simultâneo dois veículos, ou mais, sem que haja confronto de itinerários entre os mesmos.



.


F - Saídas para itinerários complementares: Se o condutor pretender sair na primeira saída à direita da rotunda, e tendo em consideração a especificidade do itinerário complementar para o qual se destina, deve posicionar-se de forma a não confrontar-se com o trânsito comum de saída da rotunda. Na rotunda o condutor deve manter-se na via de trânsito exterior ou média ( se houver ) consoante o destino escolhido após a saída da rotunda, não esquecendo de assinalar a manobra de saída, já que esta ocorre logo na primeira saída.


.
De há uns anos a esta parte temos assistido à proliferação de rotundas, com o intuito de melhorar a circulação automóvel. Contudo, o legislador ordinário não regulamentou especificamente o modo de contornar esses obstáculos rodoviários, principalmente quando possuem mais do que uma via de trânsito. No Montijo, e não só, é frequente vermos situações – muitas delas praticadas por veículos pertencentes a escolas de condução – em que nos interrogamos sobre se determinado modo de contornar a rotunda está de acordo com as regras rodoviárias. Refiro-me, nomeadamente, à utilização do pisca para a esquerda quando se procede ao seu contorno e à utilização da faixa mais à direita para contornar toda a rotunda.
.
É às regras gerais constantes no Código da Estrada que podemos ir buscar a solução para os problemas ainda levantados. O art.1º - alínea p) refere que o trânsito se processa em sentido giratório. Logo, daqui retiramos que a utilização do pisca do lado esquerdo para contornar a rotunda utilizando sempre a mesma faixa, não faz qualquer sentido. Na verdade, os piscas só devem ser utilizados para mudar de vias dentro da rotunda ou para dela sair.Quanto ao modo de contornar as rotundas, dado que a maior parte se encontram dentro das localidades, temos de atender ao art.14º - nº2 do Código da Estrada. Como tal, devem os condutores utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção ou ultrapassar. Também o art.3º - n.º2 deste mesmo Código prescreve que as pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias. Por fim, o Código no seu art.43º - n.º1 estabelece que o condutor que pretenda mudar de direcção para a direita deve aproximar-se, com a necessária antecedência e quando possível, do limite direito da faixa de rodagem e efectuar a manobra no trajecto mais curto.
.
Na prática, destes artigos retiramos que a faixa exterior da rotunda só deve ser utilizada para dela sair e não para a contornar. Assim como, as faixas interiores destinam-se ao seu contorno, devendo o condutor mudar para a faixa mais à direita quando pretender sair da rotunda.
.
A “circular explicativa” divulgada pela DGV (que poderá ler através do link abaixo) procura justamente dar algumas indicações aos automobilistas sobre a forma ideal de “escapar” ileso a uma praça desta natureza. Como refere a nota, “há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo se percebe, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”.
.
Veja : Artigo sobre : Circulação de Veículos
Veja : Circular da DGV (sobre este assunto)
_____________________________

Artigo recebido por mail, a ver também aqui

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Divulgação

Workshop em Voz:

A voz – presente no corpo - é, também ela, um essencial veículo de expressão e de comunicação ao ser humano. Está intimamente ligada com as nossas emoções. Com a voz nos exteriorizamos. É uma das importantes manifestações do ser - biológico, mental, emocional.

Para que seja saudável, o conjunto de órgãos pertencentes ao aparelho vocal necessita de funcionar em conjunto. Muitas vezes isso não se verifica - o indivíduo não tem consciência de que a postura corporal, o movimento de respiração, a articulação, a ressonância na produção vocal que habitualmente utiliza não são os mais eficientes - resultando daí vários tipos de problemas de voz: dor de garganta, rouquidão, nevrites, cansaço das cordas vocais, nódulos, pólipos, perda de voz, entre outros.

Procuraremos, com este workshop, tornar o indivíduo mais consciente das características, potencialidades e necessidades da sua voz.


Workshop “Uma Voz Saudável”
27 a 28 de Outubro – das 14.00 às 19.30 horas
Total de horas: 10
Casa da Cultura – Sala Estúdio

Inscrição: 30€
(o pagamento é efectuado antes da 1ª sessão; no 1º dia os formandos deverão chegar às 14.00h.)
Organização: Arte Pública
Docente: Isabel Moreira

Inscrições:
Unicamente por e-mail, para:
artepublica@gmail.com
Com indicação de:
Nome, idade, ocupação e razão da inscrição

Público – Alvo:
Estudantes, Professores, Formadores, Locutores, Apresentadores, Actores
Outro tipo de profissionais ou interessados que trabalhem activamente com a voz ou que gostariam de resolver problemas de colocação de voz, de voz cansada e/ou de rouquidão.

Certificado
Será passado um Certificado de Frequência unicamente a quem cumprir as totalidade da Formação.
Observação:
O workshop tem um n.º limitado de vagas;
as inscrições serão aceites por ordem de entrada.

Objectivos:
- reconhecer posturas e formas de respiração erradas
- saber relaxar todo o aparelho vocal e reconhecer pontos de tensão
- adquirir um bom movimento de respiração
- trabalhar com a área abdominal na articulação de palavras
- trabalhar tecnicamente a articulação de um texto
- aprender a projectar a voz
- tomar conhecimento de hábitos e rotinas para uma voz saudável
- entender o funcionamento do aparelho respiratório em combinação com o funcionamento do aparelho vocal
- saber relacionar a intenção do discurso - falado ou cantado - com um bom e saudável funcionamento do aparelho vocal.

.
Isabel Moreira

Inicia estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília – onde completa o ensino secundário e o Curso Complementar de Canto com a Professora Elsa Saque. Estuda piano com a professora Leonor Fernandes.
Segue para Amsterdão onde realiza os estudos em Bachelor of Music em Direcção Coral da Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten (Universidade de Artes de Amesterdão), Conservatorium van Amsterdam (Conservatório de Amsterdão). Estuda com Jos Vermunt, Jos van Veldhoven (direcção coral) Ernst van Tiel e Sam ten Velden (direcção orquestral).
É Bachelor of Music em Canto Clássico da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, Faculteit Muziek Procede a pós-graduação em Canto Clássico com a professora Eugenie Ditewig na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, Faculteit Muziek (Escola Superior de Artes de Utrecht, Faculdade de Música).
Tem diversificado a sua actividade profissional como cantora lírica, maestrina e docente.
Fixou-se recentemente em Beja, onde é colaboradora regular das produções levadas a cena pela arte pública – como cantora, directora musical e coral e professora de voz.

Notícias da ACAB

Notícias da Associação Cantinho dos Animais de Beja

Será convocada uma Assembleia Geral, provavelmente para o dia 30 de Novembro. A principal razão dessa convocatória se prende com a necessidade da alteração dos estatutos já que a CMB tem desde do dia 15 de Agosto o domínio total sobre o espaço do Canil Municipal. A outra razão é que será discutida a necessidade, ou não, de uma nova direcção da associação, já que alguns elementos dessa direcção foram saindo ao longo dos últimos 17 meses!

Na próxima Ruralbeja que se realiza de 9 a 11 de Novembro estaremos englobados na RuralBio, uma das várias partes dessa feira. Sendo a CMB apenas a supervisionadora da feira, fomos colocados nessa parte dessa Feira de Outono. No início da próxima semana seremos contactados pelos organizadores da RuralBio, que é, tanto quanto sei, a ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) para acertar pormenores dessa nossa participação. O meu desejo é, como sabem, poder organizar nesse espaço uma feira de adopção, espero que seja possível realizar esse meu desejo!

Por último, tenho me batido, quase sem sucesso, por uma espécie de fuga para a frente! Em minha opinião, a única maneira de a nossa associação persistir a longo prazo será conseguir ter instalações próprias, perto de Beja. Porque neste momento o acesso ao canil é limitado, embora possível, mas que não satisfaz por inteiro as necessidades e principalmente os deveres de uma associação como a nossa. Por isso, gostaria muito de fazer uma grande campanha para alguém com um grande coração nos doasse um terreno perto da nossa urbe, ou então, nos disponibilizasse por um tempo alargado um terreno. Seria muito bom, pode ser que (mais) esse sonho se torne realidade!

Porreiro, pá!

Porreiro, pá! Com essa expressão “bem ao gosto português”, José Sócrates deu asas à sua satisfação, frente a Durão Barroso, após da aprovação da proposta do agora chamado Tratado de Lisboa. Esta madrugada, pouco antes da uma, se deu o “sim” final, como em qualquer casamento, “concebendo” a união europeia. Meses de negociações, anos de incertezas, muitas pedras colocadas no caminho, umas grandes (Polónia), outras mais pequenas (Itália, Áustria), foram retiradas no caminho para finalmente se poder cantar vitória! Falta “só” os 27 países da união assinarem, ou rectificarem esse tratado (dia 13 de Dezembro, também em Lisboa) e assim finalmente se vai dar esse grande e esperado passo para a união da até agora pouco unida União Europeia!

Notícia RTP

Músicas da minha Vida XI

Mais “Músicas da minha Vida

Há pouco, a minha companhia de muitos momentos diários me disse assim: “Eu, quando estou chateada, oiço música!” Essa sábia frase lhe saiu tão bem, lá do alto dos seus poucos anos de vida, que lhe dou toda e mais alguma razão. A música nos leva para longe do dia-a-dia, afasta-nos por momentos da realidade, faz-nos sonhar, sonhar com algo que, um dia, sim, talvez um dia se possa tornar realidade!

É que, por vezes, os sonhos se misturam com a realidade, porque, por vezes, esse (meu) sonho se torna visível mesmo à minha frente. Mas, sendo apenas um sonho, embora materializado, não consigo aproximar-me dele, afasto-me à pressa, quase não dando tempo de reacção, para que essa reacção não me possa acordar desse sonho....
.

.
Lyrics – Letra (excertos): “We’ll be together” de “Sandra”


An' we'll be together
E vamos estar juntos
with a little luck a little luck
com um pouco de sorte
we'll be comin' out of the dark
vamos sair do escuro
say you will
diz que sim
say you'll come my way
diz que vens ter comigo

An' this means forever
E isso significa para sempre
with a little luck a little luck
we'll be comin' out of the dark
say you will
say you'll come...

Vídeo da canção (excelente!)

Ficheiro áudio (clicar no play)

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Europa


A primeira notícia de hoje é, sem dúvida, a Cimeira de Lisboa! Cerca de 400 personalidades dos países da EU “povoam” hoje a capital, fazendo-se ouvir com sirenes policiais. 27 países dessa EU tentam chegar a um acordo, a um acordo histórico, para acabar de vez com essa falha constitucional, para fazer a Europa falar a uma só voz em questões do foro internacional. A recente guerra no Iraque provou que a nossa Europa está tudo menos unida nessas questões, e com esse acordo, com esse possível “Tratado de Lisboa”, esse estado de coisas será algo do passado. A Europa ficará mais forte internacionalmente, ainda mais do que está neste momento com o Euro a valer já 1.43 dólares....

Claro, há sempre problemas de última de hora! Como costumo dizer, muitos cozinheiros estragam a sopa. Pois, a Itália não ficou satisfeita por ter perdido a paridade de lugares no parlamento europeu com a França, e claro, a Polónia! Afectado pela mania das grandezas (de facto são um país grande, mas com enormes deficiências, para quem o conhece) e pela súbita importância que ganharam em ser contra quase tudo, querem ver reconhecido mecanismos de bloqueio por parte de pequenos países, ou por outras palavras, não querem que uma Alemanha, uma França ou uma Espanha mande na Europa. Mas segundo o nosso PM e presidente em exercício da EU, estamos muito, muito perto de um acordo!

Pelo contrário, ou melhor, contrariando todo esse optimismo do PM está a CGTP, pela voz do inevitável Carvalho da Silva, naturalmente num outro contexto! Quer que o emprego em Portugal e no resto da Europa ficasse menos precário, que não se aplicasse a assim chamada “flexisegurança”. Numa enorme manifestação de rua que terá reunida 200 mil pessoas, esse líder sindical afirmou tratar-se de um dia histórico, por ter sido a maior manifestação dos últimos 20 anos e que por esse facto ser um aviso sério às actuais políticas de José Sócrates. Mas, e como se não fosse eu, que me desculpem com essa minha opinião: Mete os dois num saco, bate nele e acerta-se sempre na pessoa certa. Não posso com os dois, cada um puxa para o lado que mais lhe convém, cada um diz ter razão e no meio está o povo que não sabe em quem acreditar....

Fora de Casa (19 a 25 de Outubro de 2007)

Mais um Fora de Casa, mais uma semana cultural que vos apresento aqui hoje. De novo, poucos eventos há para apresentar. Ou não encontro mais eventos, ou então, não há mesmo mais do que isso....
_____________________________

Beja:

Pax Julia – Teatro Municipal
(reservas: 284315090)

Decorre ainda, até dia 21 de Outubro (domingo), a
ANIMATU – Festival de Cinema de Animação Digital
Ver programação aqui ou aqui

21 de Outubro (domingo) 15.00 horas
To the Top of the World (cinema infantil – incluido na ANIMATU)
Auditório – M4 – 2€
1º Longa Metragem de Animação Portuguesa – 2007 – 74min.

22 de Outubro (segunda-feira) 21.30 horas
Mysterious Skin – Pele Misteriosa (cinema) – Auditório – M18 (!) – 3€
Um filme de Gregg Araki, com Joseph Gordon-Levitt e Brady Corbet
EUA / Holanda -2004 – 99 min.
_____________________________

Serpa:

25 de Outubro (quinta-feira) 21.30 horas
No Rasto de Miguel Torga (teatro)
(a partir de textos de Miguel Torga)
Local: Cine-Teatro Municipal de Serpa

Poeta

Quereis saber que é ser-se poeta?
Pois bem. Aqui vos deixo em breves traços:
É vaguear em sonhos p´los espaços,
Sem que o nosso ideal encontre a meta!

Querer ter a magia dum profeta,
Ter forças p´ra vencer nossos fracassos,
À ilusão e à vida dar os braços
Quando o Cupido atira a sua seta.

É descer aos mistérios das ravinas,
Desvendar horizontes nas colinas
E em tudo achar motivos de beleza!

Ser simples como as ervas pelo chão
E agradecer a Deus este condão,
Que é sentir dentro em nós a Natureza!

(Antero de Quental)

Rottweiler II

Aparentemente, só hoje houve alguma reacção na imprensa sobre este caso. Posso estar enganado, mas é estranho que um caso tão grave como este só hoje é notícia. Fala-se sobre muitos aspectos, já ouvi tantas versões, mas a Rádio Voz da Planície conseguiu reunir o essencial dessa ocorrência:

http://www.vozdaplanicie.pt/?q=C/NEWSSHOW/15995

Só é estranho que a vítima tenha que usar um nome fictício como se tivesse que esconder alguma coisa. Estranho também é que o cão tivesse desaparecido, alegadamente para uma casa de familiares perto de Montijo (informação minha)....

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O jipe espanhol

Hoje, por falta de tempo (estou a preparar a rubrica "Fora de Casa"), há apenas uma pequena anedota que acabei de receber:

Dois agricultores, um português e um espanhol, conversam:
- Qual é o tamanho da sua herdade? - pergunta o espanhol.
Responde o português:
- Para os padrões portugueses, o meu monte tem um tamanho razoável. Trezentos hectares. E a sua?
Responde o espanhol:
- Olha, eu saio de casa de manhã, ligo o meu jipe e ao meio-dia ainda não percorri metade da minha propriedade.
- Eu sei o que isso é - diz o português sem se descoser
- eu também já tive um jipe espanhol. São uma merda! Só dão chatices...

A Cidade

A cidade é um chão de palavras pisadas
a palavra criança a palavra segredo.
A cidade é um céu de palavras paradas
a palavra distância e a palavra medo.
A cidade é um saco um pulmão que respira
pela palavra água pela palavra brisa
A cidade é um poro um corpo que transpira
pela palavra sangue pela palavra ira.
A cidade tem praças de palavras abertas
como estátuas mandadas apear.
A cidade tem ruas de palavras desertas
como jardins mandados arrancar.
A palavra sarcasmo é uma rosa rubra.
A palavra silêncio é uma rosa chá.
Não há céu de palavras que a cidade não cubra
não há rua de sons que a palavra não corra
à procura da sombra de uma luz que não há.

(José Carlos Ary dos Santos)

Pobreza - Impune - Carta de Condução

No dia em que se assinala o “Dia Internacional da Erradicação da Pobreza” (17.10) só tenho uma única pergunta: Estando Portugal no fundo na lista europeia no que toca a esse assunto porque uma pessoa em cinco ganha menos do que o considerado limite para se sair dessa pobreza, porquê é que esse governo parece cantar vitória em quase todos os aspectos? Pois, o défice está a descer, a menina dos olhos deste governo brilha mais do que todo o resto no nosso país! As prioridades também são outras, quinta-feira começa a cimeira de Lisboa que se quer “histórica”....

Por isso, várias organizações se juntaram numa acção de nome “Pobreza Zero”. Uma meta difícil de atingir, mas não custa nada em dar uma olhadela ao site oficial dessa boa iniciativa!
_____________________________

Hoje se soube que ficou impune a morte de uma criança de três anos por ter ingerido um líquido corrosivo (em 2004), os pais nem sequer vão ter direito a uma indemnização. É um caso polémico, eu sei, mas não deixa de ser verdade de que uma criança pequena faleceu e que não vai acontecer absolutamente nada....
_____________________________

Para finalizar quero ainda relembrar que a partir do ano que vem mudam as regras na validade da nossa carta de condução! A data indicada nesse documento já não serve, uma pessoa terá que a renovar conforme a sua idade. Por exemplo, a minha pessoa que actualmente tem 47 anos (pois....) tem que a renovar aos 50, 60, 65, 70 anos e depois de 2 em 2 anos....

Quem não tiver a paciência em descobrir essas novas regras no documento oficial, pode sempre pedir-me a lista simplificada da DGV, que um amigo meu me fez chegar, através do meu mail!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

El dia que me quieras

Acaricia mi ensueño
el suave murmullo
de tu suspirar.
Como ríe la vida
si tus ojos negros
me quieren mirar.
Y si es mío el amparo
de tu risa leve
que es como un cantar,
ella aquieta mi herida,
todo, todo se olvida.

El día que me quieras
la rosa que engalana,
se vestirá de fiesta
con su mejor color.
Y al viento las campanas
dirán que ya eres mía,
y locas las fontanas
se contarán su amor.

La noche que me quieras
desde el azul del cielo,
las estrellas celosas
nos mirarán pasar.
Y un rayo misterioso
hará nido en tu pelo,
luciernagas curiosas que verán
que eres mi consuelo.

El día que me quieras
no habrá más que armonía.
Será clara la aurora
y alegre el manantial.
Traerá quieta la brisa
rumor de melodía.
Y nos darán las fuentes
su canto de cristal.

El día que me quieras
endulzará sus cuerdas
el pájaro cantor.
Florecerá la vida
no existirá el dolor.

La noche que me quieras
(...)

Esta canção de Carlos Gardel (música) e Alfredo Lepera (letra) de 1935 é a segunda peça nova que estamos a ensaiar para o nosso concerto de natal, adaptado para coro a quatro vozes, naturalmente, e tanto quanto me apercebi, a “intrometer-se” (nós - coro) na actuação de um (ou uma) solista. Será um concerto com o tema “Memórias”. Isto promete....

Vídeo da canção no Youtube, numa versão que me parece ter sido tirado de um filme

Pois, el dia que me quieras....

Teste de Personalidade

Este é um teste à personalidade de cada um, que tem bastante interesse, em meu ver, claro. Embora esteja em inglês, é de fácil compreensão. O internauta escolhe uma imagem em cada pergunta, e no fim sai o "veredicto". Fiquei bastante surpreendido com o meu, mas, se calhar, as pessoas me vêem assim....

Experimentem:

http://a.imagini.net/friends

Good luck!

Alimentação - Arma

Hoje, dia 16 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. É um dia que diz respeito a toda a gente, não é como outros dias como por exemplo o dia do não fumador ou o dia da criança (como eu....)! Todos nós nos alimentamos, até gastamos uma boa parte do nosso orçamento nessa necessidade. Nesse aspecto não sou um exemplo para ninguém, alimento-me em cafés ou com comida pré-cozinhada vinda dos grandes superfícies. Contento-me com pouco, mas isso certamente não é uma boa maneira de se alimentar.

O que me leva a escrever sobre o tema é um outro aspecto. Não tenho bem a certeza quem encomendou um estudo (esse sim, um estudo valioso) sobre a alimentação nas escolas públicas, mas o que descobriram em muitos desses estabelecimentos de ensino não é nada positivo. Criticaram principalmente o facto de muitas câmaras municipais não terem nos seus quadros um nutricionista que supervisiona a alimentação nas escolas da sua área. Enumeraram 11 distritos em que há muitas falhas nesse aspecto, entre eles, Beja e Évora. Aqui na capital do Baixo Alentejo não sei se há uma pessoa com estas funções, mas a minha filha se queixava frequentemente que a comida na sua antiga escola não prestava porque a ementa era sempre segundo normas nutritivas! Bem, pelos vistos, não se pode agradar a Gregos e Troianos....

A PSP e a GNR vão ter finalmente armas novas. Como bem sabem, sou pacifista, não gosto nada de armas, mas neste caso, claro, são bem necessárias. Quantas e quantas vezes um presumível delinquente conseguiu escapar por uma arma velha ter encravada, ou pior, em vez de disparar contra as pernas acertavam no corpo, com consequências letais. São logo 45 mil que nos próximos tempos vão substituir as velhas relíquias! Um número tão elevado de novas armas também vai permitir que cada agente terá a sua própria arma, e não uma que está sempre em rotatividade, que passa de turno em turno. A arma escolhida é uma Glock 9mm que equipa grande parte das forças policiais nos EUA.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Rottweiler

É um caso para dizer: de quem é a culpa? Do dono, do cão ou até da vítima? Vamos ao caso. Ontem, antes do pôr do sol, um cão de raça Rottweiler conseguiu fugir do lugar onde normalmente se encontra, saiu disparado para a rua e mordeu na primeira pessoa que lhe apareceu pela frente. Essa pessoa era uma senhora de 30 e poucos anos, mãe de dois menores. Ficou gravemente ferida na cara, pescoço, braços e peito e foi levada para o hospital. Se não fossa a pronta intervenção de um transeunte o caso poderia ter atingido maiores dimensões. Curiosamente, após largar a vítima, o cão regressou calmamente a casa....

Supostamente, o dono é um cidadão brasileiro, e, claro, não tinha nenhuma licença para ter um animal desses. É sabido que o Rottweiler é uma raça considerada perigosa e necessita de uma licença própria. Isto tudo aconteceu perto de Beja, em Penedo Gordo, lugar onde naturalmente hoje não se fala de outra coisa.

Regressando à pergunta inicial, de quem é a culpa? Do dono, naturalmente. Não tinha nada de deixar de fugir o animal, “safou-se”, foi a resposta aos porquês! Resultado: Para além de uma quase insignificante multa, nada mais vai acontecer a essa pessoa “descuidada”! O infeliz animal vai ser abatido, nesse caso até dou o meu aval. Por mais protector de animais que eu seja, a vida humana está em primeiro lugar! A senhora vitimada, então, leva as favas todas! Não tinha culpas absolutamente nenhumas, passou ali por acaso e vai ficar com marcas desse acidente para sempre. Caso para dizer: e se fosse com uma criança....

Oratória comemorativa dos 90 anos das Aparições de Fátima

Foi, sem dúvida, um fim-de-semana inesquecível para todos os que participaram nas actuações da “Oratória comemorativa dos 90 anos das Aparições de Fátima”! Foram meses de ensaios que culminaram nesses concertos que foram ouvidos por milhões de pessoas, muitos milhares dentro da igreja, muitos milhões nas transmissões televisivas e radiofónicas para Portugal e para todo o mundo. Para quem não sabe, a RTP1 transmitiu parte do concerto em directo, a RTP Internacional, tanto quanto sei, o transmitiu na íntegra. O concerto de domingo teve honras de ser transmitido pela RAI, com um telespectador muito especial: o próprio Papa! Pergunto-vos: O quê desejar mais?

O primeiro concerto aconteceu na quinta-feira no auditório Paulo VI. Só me juntei à “comitiva” no sábado. Não fui o único. Um coralista da Vidigueira teve a grande amabilidade em me levar a Fátima nesse sábado, logo cedo de manhã. O meu muito obrigado! Os “restantes” concertos tiveram lugar na nova igreja, os dois com início marcado para as 15 horas da tarde. O primeiro desses dois, a minha “estreia”, correu bastante bem, houve apenas um grande e incomodativo senão. Muitos peregrinos ou curiosos entraram nessa igreja apenas para a ver, para matar a grande curiosidade que tinham. Compreendo este facto, mas incomodou bastante. O de hoje (domingo) já foi mais calmo, com um pouco menos pessoas a assistir. Resumindo: gostei! Ou melhor, gostei bastante!

Pode ser que um dia consiga encontrar tempo para colocar aqui a letra desta Obra.

As fotos que se seguem foram todas tiradas neste fim-de-semana memorável, e são, naturalmente, da minha autoria. Quem quiser, pode copiá-las à vontade, essas neste post como as nos dois anteriores!
.
Como sempre, para melhor visualização, clicar na imagem!
.
Na nossa chegada ao Santuário, esta é a primeira foto que tirei. Após alguns problemas com a máquina fotográfica, lá consegui pô-la a funcionar!

.
Com muita pena minha, esta foto tirada no ensaio um pouco antes do primeiro concerto ficou desfocada!

.
Sempre boa disposição, antes...
.
...e depois do concerto!
.
Agora, a foto do ano!
Em total e absoluto exclusivo para o Blog do Zig, os 3 Pastorinhos! Lúcia, Jacinta e Francisco! A do meio, a “nossa” Mafaldinha, uma menina muito simpática e com uma excelente voz!
.
Gente jovem....
.
...e um pouco menos jovem neste fim-de-semana que teve...
.
....esta muito capaz e simpática senhora como organizadora do evento, no que toca a assuntos relacionados com os coros participantes.
Muito obrigado pelo bom trabalho!
.
Muitas estações televisivas presentes nesses dias que....
.
....volta e meia tinham que fazer uma pequena pausa!
.
Voltando ao concerto propriamente dito.
Bem, esta é uma fotografia “proibida”, tirei-a segundos após o fim da actuação. Foi, como podem ver, uma ovação enorme!
.
A orquestra, momentos antes de sair da “cena”
.
Por fim, a “abalada”. Ficámos instalados no Seminário de Leiria, um espaço a perder de vista com quartos que “nunca mais acabam”.
Estes são os meus companheiros de viagem...
.
Até um dia, caros amigos, até breve!

domingo, 14 de outubro de 2007

Nova Igreja da Santíssima Trindade – Interior

Ao passar a porta principal, o visitante se depara com uma espléndida sala
.
Muitas cadeiras

.
Foto tirada a partir do altar
.
Mais uma foto que demostra a grandeza da igreja
.
A cruz por cima desse altar...
.
...e a famosa pedra retirada da entrada do túmulo de S. Pedro, e colocada frente ao altar da nova igreja!
.
Um dos “pequenos” espaços na cave da igreja....
.
....com o mais recente poço dos desejos de Portugal!

Nova Igreja da Santíssima Trindade – Exterior

Tenho que dividir esta fotoreportagem em vários post’s distintos, são muitas fotografias, normalmente o blogger não vai nisso, e para agravar, não consigo reduzir o tamanho (em kb) de cada foto....
.
Todas as fotos são da minha autoria!
.
O plano da nova igreja

.
Visto ao longe, parece-se com uma concha

.
A entrada principal...

.
...mais em pormenor...
.
...e uma (das muitas) língua que não me é estranha!

.
Uma das 13 portas exteriores

.
A enorme traseira do edifício

.
A cruz exterior, num estilo moderno

.
Para variar, muita obra para concluir!

.
Das 4 estátuas que rodeiam a nove igreja, uma de um senhor que deixa muitas saudades!

Inacreditável!

Antes de escrever sobre o fim-de-semana passado, verifiquei a minha caixa de e-mail. Entre os 67 (!) mensagens encontrava-se uma que me deixou simplesmente perplexo! Será possível tanta ignorância, tanta burrice junta? Pelos vistos, sim. Mas vejam com os vossos próprios olhos:

http://www.who-sucks.com/video/there-is-no-hope-for-humanity

Fátima

Cá estou eu, descansando da vida de trabalho em Beja, descansando e cantando no Altar do Mundo. O concerto de ontem correu bastante bem, tirando o ruíde de fundo, claro, mas a curiosidade dos milhares de visitantes falou mais alto (literalmente), queriam é ver em primeiro lugar a nova Igreja. Esta tarde haverá mais um concerto no mesmo lugar.

Estou numa ligação pública à net, não resisti em dar-vos notícias minhas. Afinal, fazem parte da "família".

Tirei montes de fotografias, algumas bastante curiosas como vão ver ainda esta madrogada, assim o espero, e se Deus quiser....

sábado, 13 de outubro de 2007

As Velhas

Caramba! Esta nunca me aconteceu! Uma velha a pedir-me para dançar com ela! Pronto, lá lhe fiz a vontade, porque dizer não fica mal à frente dos outros! Depois até pediu o meu n.º do telemóvel, mas que velha atrevida! Mais tarde, a outra velha também quis dançar comigo, aí é que eu disse que não! Então, quê é isso....

Passei há pouco (+ filhota) um tempinho muito bem passado na sala estúdio do nosso Pax Julia – Teatro Municipal. Vi numa engraçada peça duas “velhas” a falarem de si e dos outros, de amigos e amigas, uns ainda vivos, outros já menos vivos....

Gostei, (como sempre) mais desta produção da Arte Pública. Está em cena ainda neste sábado, com início marcado pelas 22 horas! Não percam!

Nota:

Este foi o meu último post até segunda-feira! Vou cantar a Fátima neste sábado e domingo, com mais 300 (!)coralistas, aproximadamente! O concerto de sábado tem transmissão directa na RTP1 às 15 horas. Depois, é só procurar o Wally....

Atrevido como sou (mas talvez não o suficiente, em assuntos mais importantes....), levo uma máquina fotográfica ao palco. Na segunda-feira vão ver os resultados!

Bom fim-de-semana!

Visita

Texto recebido por mail:


"O município de Beja entrega segunda-feira as Chaves da Cidade aos Príncipes das Astúrias, D. Felipe e D. Letizia, as primeiras individualidades estrangeiras a serem agraciadas com aquele alto galardão municipal.

A entrega das chaves vai decorrer durante uma visita daqueles elementos da Casa Real espanhola ao Alentejo, a convite e acompanhados pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que inclui a passagem por Beja e uma deslocação a Alqueva. Em Beja, após uma visita, a partir das 12:00, à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais belos templos barrocos do Sul de Portugal e que alberga o Museu Episcopal, os Príncipes das Astúrias são recebidos, meia hora depois, nos Paços do Concelho, para uma cerimónia em que lhes serão entregues as Chaves da Cidade. "Trata-se de um gesto simbólico para assinalar e agradecer a visita ilustre dos Príncipes das Astúrias", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Beja, Francisco Santos. De acordo com a autarquia, esta é a terceira vez que o município de Beja atribui as Chaves da Cidade, anteriormente entregues, em 1843, à rainha D. Maria II, e, em 1987, ao então Presidente da República, Mário soares. Apenas titulares de órgãos de soberania nacionais e estrangeiros, diplomatas estrangeiros ou personalidades nacionais de relevo podem ser agraciadas com as Chaves da Cidade de Beja, segundo o município. Após um almoço privado, ainda em Beja, Cavaco Silva, D. Felipe e D. Letizia seguem para Alqueva, onde, às 16:00, presidem, em pleno coroamento da barragem alentejana, à entrega do prémio internacional "Puente de Alcántara" ao aproveitamento hidroeléctrico do empreendimento. O prémio, instituído pela Fundación San Benito de Alcántara (Cáceres, Espanha), destina-se a premiar as melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas. O júri do concurso, presidido pelo Infante D. Carlos de Borbón, decidiu atribuir o prémio ao aproveitamento hidroeléctrico de Alqueva por considerar tratar-se de uma obra que está "integrada harmonicamente na paisagem". Por outro lado, destaca o júri, ao criar o maior lago artificial da Europa, Alqueva irá contribuir de forma decisiva para a melhoria socio-económica da região e para o desenvolvimento energético de Portugal. O júri assinala ainda a contribuição do projecto para a recuperação do acervo arqueológico da região. Alqueva recebeu o prémio juntamente com o aproveitamento hidroeléctrico de Carauchi, na Venezuela. Além da entrega do prémio, a cerimónia de segunda-feira inclui a inauguração de um Memorial representativo de Alqueva, nas vertentes de projecto, obra, território e objectivos, e uma homenagem a todos os que tornaram possível a obra. A entrega do prémio ao empreendimento português foi já hoje criticada pela Associação para a Defesa da Natureza da Estremadura (ADENEX), uma organização ambiental espanhola, por considerar que premeia uma obra que foi "um dos maiores ataques à conservação da natureza na Europa"."

Programa oficial da visita

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Champix II

No dia 21 de Junho deste ano escrevi um post sobre um assunto que nada tinha a ver com o champix. No entanto, dei a este post o título desse medicamento da Pfizer. Durante este tempo que passou, várias pessoas deixaram o seu testemunho sobre a utilização do medicamento. Os mais interessantes publico agora aqui: (copiados directamente da caixa dos comentários)
_____________________________

Deixo aqui um aviso amigo.
Se pensão deixar de fumar, não usem o CHAMPIX.
Pessoalmente já experimentei e não aconselho a ninguém.
1-vais deixar de dormir.
2-vais ter dores terriveis por tudo o que é articulação.
3-ao usares com um simples vaso dilatador nasal a vossa tenção arterial minima dispara em flexa.
4-o folheto diz que se não suportares a doze poderás tomar 0.5mg. Falso porque o 0.5mg não esta a ser comercializado.
5-ninguem o diz mas o CHAMPIX é um ant-depressivo.
6-se nada temeres então prepara 350€, na melhor das maneiras.

_____________________________

o que se diz na NEt!!!N�o desanimem, eu n�o sou da Pfeizer e estou na 2� semana de CHAMPIX...at� ando a dormir muito bem. E podem sempre ir a uma consulta num hospital. Nada de desanimar. sou uma fumadora de 1 ma�o h� muitos anos sem paragens. Talvez de umas horitas .

_____________________________

Pelo que vejo, sou nets blog o unico que vai na 3ª semana de Champix...e deixo aqui o meu testemunho:
- fumava há 10 anos, e já andava há muito tempo a pensar deixar de fumar. PAstilhas e adesivos, não resultaram...penso que até foi pior na recaída. Realidade: já não toco num cigarro há 14 dias. Champix relamente ajuda mais do que qualquer outro tratamento que conheço, mas tem que se querer muito!! pois o vicio psicológico não desaparece; somente desparece o fisico. Reacções: Sonolencia na 1ª semana. Depressão na 2ª e uma descida acentuda na libido (MAs já melhorou :-) )).
Espero ter ajudado.
_____________________________

Olá. Estou na quinta semana do Champix e não fumo há 21 dias. Realmente existem alguns efeitos colaterais, no meu caso sonolencia, cansaço e dor de estomago, mas acho que vale a pena, porque fumei por 18 anos 2 maços por dia e nada me fez parar, portanto, pense que o tratamento dura 03 meses e depois estaremos livre de problemas até maiores que estes.
_________________________

Esta semana decidi fazer umas pesquisas sobre o Champix bem encontrei sites interessantes, fiquei no entanto pasmado com o preço que vendem o medicamento na net cá vai um exemplo( http://www.euroclinix.com.pt/champix.html) o pacote inicial neste site custa nada mais nada menos que 135.82€, mesmo assim decidi ir ao meu médico pedir ajuda e hoje comprei na farmacia o mesmo pacote inicial por 44.35€ hummmmmmm, incrivel 306% + caro, deixo só o alerta para irem mesmo ao médico e não se iludirem em comprar logo pela net como vêm é uma roubalheira de todo o tamanho.Agora vamos ver se consigo largar o vicio pois corro riscos sérios de ter um AVC.
_____________________________

Zoias, eu estou na 3 semana do champix e posso dizer que não fumo há 5 dias.
Fumava cerca de maço e meio por dia.A nível de efeitos secundários tive insónias durante cerca de 3 dias (mas isso acontece devido á provação da nicotina em qualquer programa para deixar de fumar, acreditem que já exprimentei pastilhas, adesivos, acumpultura... e nada tinha resultado comigo), alem disso noto algumas alterações de humor, mas como vaipes, não é contante, mas não é nada que 1 hora de ginásio nao resolva para aliviar a tensão ;)
Espero de alguma maneira ter ajudado.
P.S. Não sei o preço dos medicamente pois arranjaram-me 2 amostras gratis (4 semanas), se alguem me poder ajudar em relação ao preço e se é necessário receita médica, agradeço.

_____________________________

Estou a usar o Champix desde o dia 17 de Setembro. Fumava 20 a 30 cigarros por dia à cerca de 20 anos. Foi-me receitado por um médico, que me disse que este Champix tinha uma taxa de sucesso muito elevada.Segui as indicações que me deu para o tomar (vem na caixa), e na 2ª semana, mais precisamente no dia 25 de Setembro parei de fumar.Ao principio do dia (dia 25), dia pré estabelecido por mim para parar de fumar, estava com algum receio, (pensei sempre em fumar pelo menos um ou dois cigarros) mas ao longo do dia, senti sempre que conseguia estar mais um bocado sem pegar no cigarro. Consegui chegar ao fim do dia sem stress e sem irritação que para mim foi uma vitória. Hoje dia 12 de Outubro, continuo a não fumar, e confesso que nunca acreditei que fosse possivel não sentir a necessidade de pegar no cigarro. Efeitos secundários não tive nenhum, a não ser alguma sonolência nos primeiros dias da 2ª semana (quando parei).
Mas acredito que haja algumas pessoas que tenham outras reacções.
Eu não tive.
Abraço e boa sorte para quem tentar

_____________________________

Nota:
Não tenho nenhum contracto com a Pfizer, estou apenas a tentar ajudar as pessoas para largarem este vício. Serviço Público, portanto....

Al Gore – Prémio Nobel da Paz 2007


.
Ele, e mais uma equipa ligada à ONU, foram escolhidos para este prémio emblemático na edição deste ano. Há pouco, no Instituto Nobel da Paz em Oslo, ficou conhecida esta decisão já esperada.

Este vice-presidente dos EUA da era Clinton, está a notabilizar-se no combate à poluição ambiental no mundo para assim evitar o assim chamado efeito estufa, e o consequente aquecimento global do planeta.

Uma boa escolha, em meu ver!

A minha teoria do défice

Quase parece ser uma tese o que vou escrever hoje aqui. Não estou a tirar um mestrado de alguma disciplina, mas sim, estou a tentar manter-me com o pescoço em cima da linha de água, eu e mais alguns milhões de portugueses. É o mestrado da vida, e esta é a minha maneira de o “tirar”....

Como é sabido, já há muitos anos essa palavra “défice” está na boca de qualquer governante português, está um pouco por todos os jornais e noticiários televisivos. Mas o quê é que é esse tal défice? É a diferença entre o que se gasta e o que se ganha, dito de uma forma muito simplista, e aplicando ao estado português, é a diferença entre o que ele gasta (em salários, o que “dá” às autarquias, enfim, tudo o que sai do “bolso” dele) e o que ganha, maioritariamente através de impostos. Isso tudo misturado num orçamento geral e depois numa gigantesca conta final, aí é que sai o famoso défice, também designado como défice orçamental, défice porque o que o estado gasta é superior ao que ele ganha.

Mas qual é essa preocupação com esse défice? É simples! Estamos na Europa e temos o Euro. Antigamente, quando havia um défice, o quê é que se fazia? Desvalorizava-se a moeda, e pronto. Por exemplo, em 1983, um marco alemão valia 46 Escudos, e em 87 quase 100! Isto hoje em dia já não é possível, o estado português já não tem essa ferramenta da desvalorização da moeda para estabilizar as finanças do país! O que resta? O combate a esse dito défice!

Num país relativamente pequeno como o nosso, e, ainda por cima, quase que não tem recursos naturais, o que fazer? Estrangular literalmente a população! É isso mesmo! Pelos vistos, os últimos governantes não encontraram outro caminho se não esse, para sair dessa encruzilhada chamada défice. É que, a EU impôs um limite a Portugal, já que, se as contas portuguesas não encarrilarem, haverá medidas duras por parte dessa EU contra Portugal, nomeadamente aplicação de multas ou reduções de subsídios. Porquê? Porque se Portugal tiver uma grande instabilidade financeira, toda a zona Euro pode sair enfraquecida, toda a Europa terá mais dificuldades em se impor nesse mundo cada vez mais globalizado.

Défice, défice, défice! Já não oiço essa palavra! 21% de IVA, uma das “gasolinas” mais caras da Europa que ainda por cima no próximo ano aumentará em 2,5 cêntimos, a bem do tal défice! Mas, poupar onde? Mesmo se todos os governantes desse país não renovassem a sua frota automóvel ciclicamente e mesmo se não tivessem todas essas enormes regalias como cartões de crédito, telemóveis etc. etc., esse défice pouco se alteraria! O PSD bem tenta agora remar contra essa maré do combate a esse maldito défice, mas na altura quando esse partido estava ao rumo do país fez exactamente o mesmo! Não há outro remédio, é um problema estrutural do país, temos que viver com isso....

Mais tarde voltarei de novo a este tema, com uma nova teoria minha, a teoria da “Mentira dos números do Défice”!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Fora de Casa (12 a 18 de Outubro de 2007)

Esta semana, poucos eventos consegui encontrar na net para além dos espectáculos no Pax Julia. Gostaria muito que este espaço, esta minha rubrica fosse o mais abrangente possível. Por isso, quem souber de algum evento, por favor me o comunique com alguma antecedência! Obrigado!

_____________________________

Beja:

Pax Julia – Teatro Municipal
(reservas: 284315090)

Já anunciado nesta rubrica na semana passada, estreia hoje, quinta-feira, 11 de Outubro, a nova peça da Arte Pública, “As Velhas”, na sala Estúdio, às 22 horas. Estará em cena até sábado dia 13. O preço de entrada será de 3 €.


12 de Outubro (sexta-feira) 21.30 horas
Nem contigo nem sem ti (cinema) - Auditório – M12 – 3€
Título original: I could never be your woman – EUA – 2007 – 97 min.
Um filme de Amy Heckerling, com Michelle Pfeiffer e Paul Rudd

13 de Outubro (sábado) 21.30 horas
Banda Conjunta do Alentejo (música) – Auditório – M6 – 1€
Espectáculo comemorativo do Dia Mundial da Música

15 de Outubro (segunda-feira) 21.30 horas
Golpe quase perfeito (cinema) – Auditório – M12 – 3€
Título original: The Hoax – EUA – 2007 – 115 min.
Um filme de Lasse Hallström, com Richard Gere e Alfred Molina

17 a 21 de Outubro (quarta-feira a domingo)
ANIMATU – Festival de Cinema de Animação Digital
Organização: Associação Zootrópico / CMB
Ver programação aqui ou aqui

_____________________________

Ainda esta noite (11 de Outubro), o Professor Joaquim Mósca apresenta o seu livro “Contos do Meio Dia” na Biblioteca Municipal José Saramago.

_____________________________

Serpa:

13 de Outubro (sábado) 21.30 horas
Além as Estrelas são a nossa Casa (teatro)
Produção: Centro Dramático de Évora
Local: Cine-Teatro de Serpa
Reservas: 284543050

Louvável!

Em Beja, na Escola Secundária Diogo de Gouveia discutem-se hoje os Direitos dos Animais, no âmbito das Jornadas “Filosofia para a Cidade”, organizadas e realizadas por professores dessa disciplina.

Louvável!

A ler aqui e aqui

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Polémicas?

O que vou escrever agora e aqui não é para alimentar polémicas, nem para pôr água na fervura! Mas, para alguém como eu (e certamente não estou sozinho nesta minha opinião), fica a ideia que se está a brincar connosco, que por vezes pequenos acontecimentos ou incidentes são alimentados de tal maneira que se tornam em grandes notícias, notícias de primeira página.

A primeira, a alegada interferência por parte de alguns elementos da PSP da Covilhã na delegação do Sindicato dos Professores da Região Centro. Claro que não sei o que realmente aconteceu e, para ficar claro, estou com os professores na sua luta pela dignificação da sua classe, mas penso que se está a provocar uma tempestade num copo de água. Se calhar, esses dois elementos da PSP dessa cidade serrana apenas foram lá numa boa, para ver como é que as coisas andavam, e para verificar que tipo de policiamento será necessário para o tal anunciado cordão humano. É um procedimento normal, sei disso desta da entrega do canil à CMB onde também apareceram forças policiais, naturalmente e logicamente desnecessárias no nosso caso! Agora, e na minha humilde opinião, está se a fazer um caso onde ele não existe. Claro que não vou muito com a cara do actual PM, claro que não estou de acordo com certos procedimentos de controle por parte do seu governo, mas transformar uma simples visita de elementos da PSP em um caso que já mete as mais altas patentes do estado é que dá que pensar!

A segunda, as palavras de Catalina Pestana. Um tema polémico e muito sensível, o caso da Casa Pia que ainda não está resolvido. Há muita gente que pensa que esse caso nunca se resolverá, certamente há muita verdade nisso. A minha opinião é a mesma de há algum tempo. Houve casos, sim, mas os verdadeiros obreiros e culpados nunca serão encontrados. Fez-se muito barulho, acusou-se este e aquele só para esconder os verdadeiros culpados. Agora já é tarde, já passou demasiado tempo para fazer uma investigação como deve de ser. E as últimas palavras dessa senhora se calhar vão nesse sentido! Ela já entendeu que aqueles que estão acusados neste momento não são os verdadeiros culpados, um ou outro talvez, mas a grande maioria dessa canalha ainda anda a monte! O pior foi ela ter dito que os casos de pedofilia continuam nessa instituição. No outro dia li uma reacção dos trabalhadores da Casa Pia que estão muito revoltados com essas acusações que provocaram uma enorme instabilidade e desconfianças mútuas nessas instalações. É que, sendo um caso bastante sensível e chocante, quaisquer palavras dessa senhora são logo metidas numa Goldwaage (expressão alemã) numa balança dourada.

Rural Beja - Feira de Outono

RuralBeja 2008 clicar aqui!

O Parque de Feiras e Exposições de Beja recebe, de 9 a 11 de Novembro, mais uma edição da Rural Beja - Feira do Outono.

A edição 2007 da Rural Beja incluirá no seu programa diversos eventos, com destaque para a ViniPax, BejaSénior, RuralBio, Desafio Rural, Exposição e concurso de aves, para além da Feira tradicional e diversos espectáculos.

As entradas no recinto são livres.

Texto e foto daqui
.
.
Nesta feira organizaremos uma grande Feira de Adopção. Vou dando notícias aqui no meu blog!

À Camarada de Sempre

Fora, na vida tumultuária,
foste uma doce e boa companhia;
mas aqui, muito mais, Poesia,
foste necessária.

Quando o meu corpo, ali, desembarcou,
perdi a rua, a gente, o mar, o sol
e aquele "mais" que por lá ficou
sem conta, nem rol:

Uns trapos de sol-pôr.
Umas palavras que sabem bem.
Uns braços — braços que o meu pudor
não mostra a ninguém.

Cheguei nu. Tantas voltas me deram,
tantos raios contra minha calma,
que a própria camisa da alma
rota e negra ma puseram.

Ouvi passos. (Estava quebrado e mudo)
Como enfermeira não chegaste,
mas como irmã, flor, ave, talvez tudo
e nunca mais me abandonaste.

E disseste, no fundo, dentro em mim:
Vou tirar-te essas nódoas que consomem
porque bem vês, uma alma assim
nem parece dum homem.

E secaste o meu suor
com teu lenço de enxugar.
E como se fora um peixe do mar
tiraste espinhas à minha dor.

Bruniste minha máscara trigueira
que a dor, às vezes, tornou grotesca.
E tiveste, sempre, à minha beira
um copo de água fresca.

Longas como velas de estearina
tuas mãos lúcidas e pontudas,
deram-me hóstias de morfina
para as minhas dores agudas.

Pela tua mão a minha mão alcança
funduras onde nada se perde.
E caiaste meus muros de verde
que é a cor da Esperança.

Ah! como a tua mão me levanta!
Nos teus braços puros como o sal,
a minha voz, bem ou mal,
é sempre um pássaro que canta.

(Luís Veiga Leitão)

Hoje....

....aconteceu um estranho acidente perto de Paredes. Numa linha de alta tensão (220kV) ficaram electrocutados 4 pessoas, duas infelizmente faleceram e as outras duas sofreram queimaduras em mais de 50% do corpo. Ainda houve uma quinta vítima, embora com ferimentos ligeiros, um filho de um dos falecidos que entrou em estado de choque ao ver o sucedido....

Não quero dar aqui lições a ninguém, mas penso que não se respeitaram as regras de segurança básicas nesses trabalhos. Para quem não sabe, sou electricista de profissão, de profissão mesmo, aprendido e estudado, claro, na Alemanha. Mais uma vez, não quero dar lições a ninguém, mas desde do primeiro (dos 3 e ½) ano aprendemos as cinco regras básicas de segurança, que são: Medir, desligar, assegurar-se que ninguém volte a ligar, fazer curto circuito e meter a instalação à terra! Claro que nesse caso não se podia aplicar nenhuma dessas regras, porque, e pelos vistos, os trabalhos foram efectuados apenas perto dessa linha de alta tensão. Mas uma, a de meter a instalação à terra (eléctrica), que nesse caso era uma ferramenta, uma grua utilizada nesses trabalhos, podia encontrar aplicação nesse caso. Não sei se é habitual fazer esse tipo de operação nesses trabalhos, o de conectar um cabo flexível à chapa dessa grua e ligá-lo à terra! Isso certamente não evitaria esse acidente, mas diminuiria o número dos acidentados, ou a gravidade dos seus ferimentos! Estou a falar, claro, em teoria, porque a alta tensão é muito traiçoeira! Basta saber que mil volts conseguem atravessar um milímetro de ar, é só fazer as contas! Se essa grua se aproximou a 20 cm dos cabos, aconteceu o inevitável!

Agora vamos falar de coisas boas. Afinal, sempre vou conseguir participar na inauguração da nova igreja de Fátima, a Igreja da Santíssima Trindade. A inauguração oficial é na sexta-feira, o pessoal do Coro do Carmo mais do Grupo Coral da Vidigueira se deslocam até ao Santuário no dia anterior. Só me é possível ir no sábado, ainda a tempo para participar nos dois concertos nessa igreja com a (já aqui falada) Oratória, do Padre Cartageno. O concerto principal, o de sábado às 15 horas, terá transmissão directa na RTP1!

Só mais uma pequena notícia do “meu” coro, o Coro de Câmara de Beja. Como em todos os anos, o nosso “ponto alto” é o concerto do Natal que este ano se vai realizar a 15 de Dezembro, novamente no Pax Julia – Teatro Municipal, em Beja. Do pouco que sei sobre esse concerto (por enquanto, o maestro pouco quer revelar....), e visto que estamos a ensaiar uma peça conhecida de nome “Moonlight Serenade” (adaptada para coro, claro), esse concerto se prevê muito – romântico. E mais não digo, por agora, mas também, pouco mais sei! Certamente irei revelar aqui mais tarde todos os pormenores desse concerto!

Lentamente estou a voltar a falar das actualidades. É necessário tempo e alguma cabeça fria para poder comentar aqui certos acontecimentos, tempo, e principalmente cabeça, que ultimamente não tenho tido muito. Mas, por vezes, pequenos acontecimentos no meu dia-a-dia, e principalmente um bonito sorriso pode fazer toda a diferença, ai se pode....