terça-feira, 23 de outubro de 2007

Acordem! - Espaço

Acordem! Após o “porreiro, pá” é a segunda exclamação do nosso PM. Bem podia ser um “acordem-pá”, não tinha nada contra! É que, a ocasião é mesmo essa: acordem! Neste assunto estou em total acordo com ele, na questão europeia! José Sócrates usou essa palavra para alertar alguns europeus críticos ao novo tratado, já que um novo sururu como na Holanda ou na França poderá deixar tudo a perder. O resto do mundo, diga-se Brasil, China e principalmente os EUA já fizeram saber que a Europa está mais forte, e a continuar assim teremos mais hipóteses neste mundo global que, se estivermos desunidos, nos engolirá sem hesitar….

O espaço. É um assunto que me interessa desde pequeno. Ontem, a RTP2 repetiu um dos episódios dos documentários sobre a corrida ao espaço entre a EUA e a então URSS, embora já ter visto fiquei colado ao écran. Claro que a história é contada a partir de olhos americanos já que Wernher von Braun era tudo menos do que um santo, era cientista, sim, mas também era um nacionalsocialista, digamos, quase convicto! Mas nesta Alemanha de então não ser nacionalsocialista era automaticamente ser contra o regime de Hitler. É um documentário muito bem feito, embora com algumas falhas no que diz respeito aos planos desse cientista alemão, ou melhor, o como esses planos chegaram aos mãos dos americanos! É que, quando foram buscar esses planos na tal mina abandonada, essa parte alemã onde se situava essa mina já estaria nas mãos dos russos. Penso que houve episódios que ainda hoje não podem ser divulgados!

Pois é, sem essa corrida ao espaço, ou melhor, sem esses V2 de Wernher von Braun, hoje em dia não havia viagens ao espaço, ou pelo menos não nessa dimensão hoje já realizada. Por outro lado, o mundo bem poderia ser diferente, mais ligado à terra, com menos pobreza e com mais sensibilidade para com os pobres! Ficará sempre essa dúvida se os milhões gastos nessa corrida ao espaço teriam tido mais aproveitamento em outras áreas, como na questão humanitária. Mas por outro lado, a dita derrota dos russos e o desmembramento do bloco do leste muito se ficou a dever à derrota nessa corrida ao espaço! Ficará sempre esse sonho de um mundo melhor, sonho que até eu tenho, embora noutro âmbito….

2 Comments:

At 24 outubro, 2007 09:42, Blogger jocasipe said...

O nosso primeiro anda a utilizar uma terminologia assim a modos que... aparvalhada! Estão bem um para o outro.
Também sempre gostei da Historia da corrida ao espaço. Mais uma vez foi o belicismo humano que fez desenvolver essa tecnilogia.

 
At 24 outubro, 2007 11:04, Blogger Zig said...

jocasipe:
É o populismo....

Ontem deu mais um episódio, mas pareceu-me encurtado, faltaram bastantes factos como por exemplo os fracassos da marinha americana no lançamento dos seus rockets.

 

Enviar um comentário

<< Home