Combustível - Nome
Quando não os consegues derrotar no terreno, derrota-os na secretaria! Essa velha máxima no futebol parece ter chegado à Formula 1! É sabido que a McLaren/Mercedes apanhou um “banho” no Brasil que lhe custou o título mundial de condutores. Nada, mas absolutamente nada satisfeito com esta derrota, agora vêm ao público a dizer que em alguns dos carros que ficaram classificados entre os Ferrari e o carro de Hamilton terminaram a corrida com o combustível demasiadamente quente. Bem, nem sabia que esse facto é relevante em corridas da F1, mas, se calhar, as cabeças dos líderes da McLaren é que aqueceram demais. Isto cheira-me mas é a mau perder….
Actualização:
Aparentemente, Raikonnen já não é campeão mundial, haja paciência!
Atendimento em alemão, precisa-se! Nos últimos dias tenho telefonado para várias “instâncias” competentes para tentar resolver o meu auto-infligido problema de informática, e, cada vez que perguntam pelo meu nome, respiro fundo! Pois, S de sapato, i de Ildefonso, e de Emílio, e assim por adiante. Para além de ter que aturar as músicas nos intervalos das conversas (nada contra, por exemplo, as 4 estações de Vivaldi, desde que for de qualidade aceitável e não totalmente destorcido…) pedem-me sempre o nome! Caramba, não há nessas andanças ninguém que entende alemão? Nem seria necessário conversar em alemão já que a língua de Camões para mim não tem problemas, mas, pelo menos os nomes em alemão devia de ser do conhecimento geral! Sabem quem foi Siegfried? É isso mesmo, o herói dos Nibelungen! Mas, quem? Siegfried, S de sapato, i de….
11 Comments:
:)
van dog:
V de Vitor, a de Afonso....
hehe...
Desculpa, mas "V" de Vitor"????
Só uma correcção: O combustível dos BMW Sauber e Williams, pretensamente estaria mais de 10 graus (o admitido) abaixo da temperatura ambiente. A temperatura da gasolina tem muita importancia na performance de um carro de competição, tal como inúmeros outros pormenores.
Já agora, e para ser rigoroso: Pergunta: Quais as vantagens de um Fórmula 1 estar abastecido com uma gasolina a uma temperatura inferior?
Resposta - A mistura faz-se mais facilmente com o oxigénio e a gasolina fica mais fria, o que permite a um Fórmula 1 adquirir um maior poder explosivo, ao mesmo tempo que ocupa um volume menor.
António Vasconcelos Tavares em: http://dn.sapo.pt/2007/10/23/desporto/tribunal_apelacao_deve_ratificar_rai.html
van dog:
Então, V de quê?
jocasipe:
Desculpa a minha ignorância, mas o combustível tem alguma margem de temperatura permitida nessas corridas?
É normal as equipas da competição refrigerarem os combustiveis, por forma a reduzirem-lhe o volume e dessa forma ter mais autonomia (para além do poder exlosivo do motor melhorar, bem como ser mais seguro que a gasolina esteja a temperaturas inferiores). Com polémica na F1 já em 1995, a FIA introduziu uma adenda em que limita o "congelamento" da gasolina, de forma a que no final da corrida seja admitida uma diferença para a temperatura ambiente de -10 graus. No Brasil, a temperatura era muito elevada e, efectivemente ficou provado que havia carros que tinha -12 e -13 graus. Mas as medições da temperatura exterior também não foram fiáveis, como a FIA admite. Por outro lado esta é uma questão que não tem punição definida no regulamento, e o mais que poderá acontecer é uma pena pecuniária. digo eu...
jocasipe:
Pois, tem lógica! Só não entendi uma coisa: O Raikonnen é campeão, ou não? Ou o título está suspenso até desição final? É que, sem net própria estou um pouco ao léu das notícias....
Depois de tudo o que aconteceu este ano, mal seria que o Raikonen não fosse campeão. O titulo não está suspenso.
A McLaren apelou, claro, mas estou convicto que o máximo que acontecerá é uma pena pecuniária, e mais um esclarecimento ao emorme regulamento da F1.
jocasipe:
Obrigado!
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