quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Hoje....

....aconteceu um estranho acidente perto de Paredes. Numa linha de alta tensão (220kV) ficaram electrocutados 4 pessoas, duas infelizmente faleceram e as outras duas sofreram queimaduras em mais de 50% do corpo. Ainda houve uma quinta vítima, embora com ferimentos ligeiros, um filho de um dos falecidos que entrou em estado de choque ao ver o sucedido....

Não quero dar aqui lições a ninguém, mas penso que não se respeitaram as regras de segurança básicas nesses trabalhos. Para quem não sabe, sou electricista de profissão, de profissão mesmo, aprendido e estudado, claro, na Alemanha. Mais uma vez, não quero dar lições a ninguém, mas desde do primeiro (dos 3 e ½) ano aprendemos as cinco regras básicas de segurança, que são: Medir, desligar, assegurar-se que ninguém volte a ligar, fazer curto circuito e meter a instalação à terra! Claro que nesse caso não se podia aplicar nenhuma dessas regras, porque, e pelos vistos, os trabalhos foram efectuados apenas perto dessa linha de alta tensão. Mas uma, a de meter a instalação à terra (eléctrica), que nesse caso era uma ferramenta, uma grua utilizada nesses trabalhos, podia encontrar aplicação nesse caso. Não sei se é habitual fazer esse tipo de operação nesses trabalhos, o de conectar um cabo flexível à chapa dessa grua e ligá-lo à terra! Isso certamente não evitaria esse acidente, mas diminuiria o número dos acidentados, ou a gravidade dos seus ferimentos! Estou a falar, claro, em teoria, porque a alta tensão é muito traiçoeira! Basta saber que mil volts conseguem atravessar um milímetro de ar, é só fazer as contas! Se essa grua se aproximou a 20 cm dos cabos, aconteceu o inevitável!

Agora vamos falar de coisas boas. Afinal, sempre vou conseguir participar na inauguração da nova igreja de Fátima, a Igreja da Santíssima Trindade. A inauguração oficial é na sexta-feira, o pessoal do Coro do Carmo mais do Grupo Coral da Vidigueira se deslocam até ao Santuário no dia anterior. Só me é possível ir no sábado, ainda a tempo para participar nos dois concertos nessa igreja com a (já aqui falada) Oratória, do Padre Cartageno. O concerto principal, o de sábado às 15 horas, terá transmissão directa na RTP1!

Só mais uma pequena notícia do “meu” coro, o Coro de Câmara de Beja. Como em todos os anos, o nosso “ponto alto” é o concerto do Natal que este ano se vai realizar a 15 de Dezembro, novamente no Pax Julia – Teatro Municipal, em Beja. Do pouco que sei sobre esse concerto (por enquanto, o maestro pouco quer revelar....), e visto que estamos a ensaiar uma peça conhecida de nome “Moonlight Serenade” (adaptada para coro, claro), esse concerto se prevê muito – romântico. E mais não digo, por agora, mas também, pouco mais sei! Certamente irei revelar aqui mais tarde todos os pormenores desse concerto!

Lentamente estou a voltar a falar das actualidades. É necessário tempo e alguma cabeça fria para poder comentar aqui certos acontecimentos, tempo, e principalmente cabeça, que ultimamente não tenho tido muito. Mas, por vezes, pequenos acontecimentos no meu dia-a-dia, e principalmente um bonito sorriso pode fazer toda a diferença, ai se pode....

2 Comments:

At 10 outubro, 2007 20:52, Blogger Van Dog said...

Uauff!

 
At 10 outubro, 2007 23:10, Blogger Zig said...

van dog:
Pois, esse sorriso! Gostaria muito poder dizer:

Nobody knows it, but you've got a secret smile, and you use it only for me

 

Enviar um comentário

<< Home