segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Rottweiler

É um caso para dizer: de quem é a culpa? Do dono, do cão ou até da vítima? Vamos ao caso. Ontem, antes do pôr do sol, um cão de raça Rottweiler conseguiu fugir do lugar onde normalmente se encontra, saiu disparado para a rua e mordeu na primeira pessoa que lhe apareceu pela frente. Essa pessoa era uma senhora de 30 e poucos anos, mãe de dois menores. Ficou gravemente ferida na cara, pescoço, braços e peito e foi levada para o hospital. Se não fossa a pronta intervenção de um transeunte o caso poderia ter atingido maiores dimensões. Curiosamente, após largar a vítima, o cão regressou calmamente a casa....

Supostamente, o dono é um cidadão brasileiro, e, claro, não tinha nenhuma licença para ter um animal desses. É sabido que o Rottweiler é uma raça considerada perigosa e necessita de uma licença própria. Isto tudo aconteceu perto de Beja, em Penedo Gordo, lugar onde naturalmente hoje não se fala de outra coisa.

Regressando à pergunta inicial, de quem é a culpa? Do dono, naturalmente. Não tinha nada de deixar de fugir o animal, “safou-se”, foi a resposta aos porquês! Resultado: Para além de uma quase insignificante multa, nada mais vai acontecer a essa pessoa “descuidada”! O infeliz animal vai ser abatido, nesse caso até dou o meu aval. Por mais protector de animais que eu seja, a vida humana está em primeiro lugar! A senhora vitimada, então, leva as favas todas! Não tinha culpas absolutamente nenhumas, passou ali por acaso e vai ficar com marcas desse acidente para sempre. Caso para dizer: e se fosse com uma criança....

14 Comments:

At 15 outubro, 2007 18:16, Anonymous Anónimo said...

Mas isso é assim? O cão dá-lhe na cabeça e ataca o primeiro que encontra? Ou dono quando entra em casa também ataca o primeiro que encontra (o cão)?!?

 
At 15 outubro, 2007 18:17, Anonymous Anónimo said...

A minha maior admiração é como é que isso não acontece mais vezes na nossa cidade com a quantidade de cães de raça perigosa que se vêm todos os dias passear com os seus donos muitas das vezes sem açaime ou mesmo trela.
Como sabes caro colega, também adoro animais..mas não posso concordar com a existência de armas mortiferas que vagueiam pelas ruas.
Se a culpa é dos donos ou dos animais, isso é assunto para debate e a meu ver, dá pano para mangas.
Hoje em dia é sempre necessário estar a lerta enquanto passeio o meu cão, vai-se lá saber quando é que me salta um charrorito desses que estamos a falar para atacar o meu, como tenho conhecimento de vários casos.

 
At 15 outubro, 2007 18:35, Blogger 3dete3 said...

Zig, acho que a coisa não é assim tão simples...
A multa acho que é significativa, o cão eutanasiado embora seja o melhor dada a situação, acaba por ser algo esquesito, pois não sei se te lembras da história do pitt bull que teve de quarentena lá no canil, permanecendo varios anos numa box de 80X80 sem sequer ver a luz do dia....

 
At 15 outubro, 2007 18:39, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente o pobre cão será abatido... Penso que certas raças de cães deviam estar interditadas a certos tipos de pessoas, porque normalmente só indivíduos com um perfil de violência é que possuem cães considerados perigosos. As leis deviam ser rígidas para a auisição desses cães, as multas para casos destes deviam ser pesadas, e os donos deviam ser obrigados a registar o cão. Lamento imenso pela pobre senhora, e confesso que tenho um medo terrível de certos cães e de me acontecer algo semelhante; mas só posso lamentar que o animal seja abatido, mesmo sendo por questões de segurança. Lamento porque é uma vida e não teve culpa de lhe ter calhado na rifa um dono que será bem mais besta que ele.

 
At 15 outubro, 2007 19:20, Blogger Zig said...

hpalma:
É por isso que nós humanos somos seres “ditos” racionais....

té:
As leis existem, mas como não há fiscalização (visto pelo número de animais de raça perigosa registados em Beja), cada dono de um cão desses não se sente na obrigação de cumprir essas leis.

Nesta e como em muitas outras áreas da vida em Portugal, tudo é uma questão de fiscalização. As leis existem, falta é cumprir essas leis!

dete:
Claro que não é assim tão simples. Estamos de fora do caso, e nem sei se tudo o que me contaram corresponde à verdade. A metade nem sequer coloquei aqui, fiz, por assim dizer, uma filtragem verídica....

A eutanásia desse animal penso que seja o mal menor! É triste, mas é o melhor, porque acima de tudo é a vida humana.

Não me lembro desse caso, se calhar, na altura as leis não eram claras, não sei.

vampirella:
Nem mais! Há donos que não merecem, e nem deviam ter certos cães, ou talvez, qualquer cão! Mas lá entramos de novo naquilo que disse à té, nas leis! Não há fiscalização, e nem sequer os vizinhos denunciam a existência de um cão desses na sua vizinhança, pelas razões conhecidas. Até acho, mesmo se algum vizinho denunciar um caso desses as autoridades não faziam nada, à boa maneira das nossas bandas....

Todos:

Todos nós gostamos muito de cães, fazemos muito para os ajudar e para lhes dar uma vida um pouco melhor, mas quando se entra no campo da violência, quando um desses nossos amigos atacar um nosso semelhante, ali é que temos que ser duros, infelizmente!

 
At 15 outubro, 2007 19:37, Blogger Van Dog said...

Não basta haver legislação. É preciso haver maneira de garantir o cumprimento da lei. Cães agressivos não deviam andar soltos. Se esse "fugiu", a responsabilidade é de certeza do dono. Responsabilizem-no de forma exemplar. Pode ser que passem a ter mais cuidado...

 
At 15 outubro, 2007 21:40, Anonymous Anónimo said...

@Zig
O que eu queria dizer é que se um cão sai e ataca o primeiro que encontra é porque algo de errado se passa. O mesmo acontece com as pessoas. Muitos comportamentos que temos em adultos, foram inseridos na nossa cabeça em pequenos. Mesmo as raças ditas perigosas podem ser "educadas" a não o serem. O problema está nos donos e no exibicionismo estupido ao dizerem que têm um cão que é uma fera.
Fui mordido em criança no pescoço por um cão depois de estar a brincar com ele durante horas. Baixei-me para atar os sapatos e ele atacou-me! Deve ter pensado que lhe ia atirar uma pedra como muitas vezes outros o fizeram.

 
At 15 outubro, 2007 22:21, Blogger jocasipe said...

Situação chata e complicada. Espero que as minhas "york" não desatem a morder o pessoal.... TYenho muito cuidao com elas... para que não as pisem, claro! Mas é uma situação bem chata, sem dúvida.

 
At 15 outubro, 2007 23:59, Blogger Zig said...

van dog:
Naturalmente que cães como tu não têm esses problemas...(lol)

Claro que tens razão. Curiosamente, quando se ouve desses casos em que um cão desses ataca uma pessoa, não se sabe do desfecho, não se sabe quem é que foi responsabilizado e qual foi a pena aplicada. Neste caso, como conheço muita gente dessa aldeia às portas de Beja, vou verificar o desfecho dessa situação.

hpalma:
Certo, e nesse caso talvez esse cão não tivesse tido educação nenhuma. Um cão ainda relativamente novo que necessita ter espaço e de passar tempo com o seu dono. Se calhar, está sempre fechado e assim que se apanhou livre fez o que quis!

jocasipe:
Ainda hoje estive com uma cadela dessas na mão, porque nem cabe nas minhas duas mãos. Adoro essa raça, são muito meigos, e para dizer a verdade, nem sei se sabem ladrar....

 
At 16 outubro, 2007 17:15, Anonymous Anónimo said...

Jocasipe,
Pergunte à senhora que foi atacada. Ela saberá se o animalzinho meigo sabe ladrar. Adoro cães e exactamente por isso, quero andar na rua descansada e sem medo deles. As bestas não devem viver em sociedade, sejam elas cães ou Homens.

 
At 16 outubro, 2007 17:18, Anonymous Anónimo said...

Jocasipe,
Peço desculpa, enganei-me ao dirigir-lhe o comentário. É para o dono da tasca.
Boa tarde a todos.

 
At 16 outubro, 2007 17:48, Blogger Zig said...

Silvia:
Hmm, das duas uma. Ou não leu bem o meu texto e os respectivos comentários aos comentários, ou então, apenas quer aqui expressar a sua indignação, atitude que entendo perfeitamente, já que você deve estar dentro (de parte) do assunto!

Tasca? Onde é que ouviu isso??? Nem sequer bebo álcool! Qualquer das maneiras, obrigado pela visita e pelo comentário.

 
At 16 outubro, 2007 21:13, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig,
"Dono da tasca" é só uma expressão poderia ser dono da loja ou... enfim é o dono cá do sitio. Sem qualquer conexão com alcool que eu sei que não consome, pois já o visito há uns aninhos. Peço desculpa se me expressei mal. Indignada? Estou mesmo muito. Tenho uma filha na escola primária que fica a 50 metros do ocorrido.

 
At 17 outubro, 2007 01:12, Blogger Zig said...

Sílvia:
Sim, sei, estava a brincar!

Neste caso, tem toda e mais alguma razão para estar indignada! Isso para mim é um caso de polícia, mas hoje ouvi dizer que o cão vai ser "transferido" para uma casa de familiares do dono....

 

Enviar um comentário

<< Home