domingo, 30 de setembro de 2007

BITIJ 2007



Este folheto indica todos os espectáculos apresentados da BITIJ 2007 no Pax Julia – Teatro Municipal.

Os que estão marcados com o símbolo * são dedicados a alunos das escolas, mediante marcação através do n.º 284 315 090

Para melhor visualização, clicar na imagem.

A ler também no site do teatro.

sábado, 29 de setembro de 2007

Festival do Amor III


.
Estamos nessa “barraca”, na Praça da República em Beja, durante este fim-de-semana, no decorrer do Festival do Amor!

Passem por lá, temos algumas coisitas à venda, e principalmente temos animais para adopção!

Nota:
Juro que não foi de propósito! A aparição do casal a sair da loja dos “totolotos” foi mera coincidência!

Tudo sobre este Festival na página oficial do evento!

Actualização:

A nossa presença já deu bastantes frutos. Conseguimos dar para adopção dois cães (só o "pretinho" ficou) e quatro gatos. As vendas também correram bastante bem! No fim, o tempo piorou e começou a chover, o que naturalmente condicionou a afluência do público.

Devo ainda dizer que houve “interessados” em adoptar um animal, mas nas conversas que temos sempre antes de uma pessoa poder levar um ser vivo desses, chegámos à conclusão que não tinham condições! Dar, só e apenas para nos vermos livres dos nossos amiguinhos, não é connosco! Definitivamente! Se houvesse pessoas que ficaram aborrecidos com esta situação – paciência!

Última Actualização:

A chuva do dia de domingo acabou com o amor! Pelo menos na Praça da República a maior parte dos stands não abriu, a nossa barraca apenas abriu até às 15 horas, altura em que um verdadeiro dilúvio se abateu sobre a cidade.

Sendo assim, o balanço se ficou pelo mesmo do Sábado....

Por vezes....

....acontece que, ao ver que tenho bastantes leitores no meu blog, fico sensibilizado porque sinto que faço algo que as outras pessoas gostam!

Hoje estou num dia assim, estou a pensar por mim o quê é que eu (ainda) estou cá a fazer, pensando, sonhando, mas a vida continua, queira-se ou não! Ultimamente este blog tem sido a minha “safa”, a minha janela para o mundo!

Sendo assim, agradeço a todos que me visitam aqui nesta minha “casa” e desejo a todos um óptimo fim-de-semana!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Fogo!

Ainda estou a tremer! Porque não é todos os dias que se descobre um fogo! Há pouco, entrei no meu café habitual, e cheirava-me a fumo. “Deixaste outra vez queimar a pega de um tacho, não?“ exclamei. “Não, vem de fora”, foi a resposta. Pronto, vá de procurar. Descobri que saía fumo de um armazém na Rua O Beco, uma travessa da Rua dos Infantes, onde fica um Restaurante, também de nome O Beco. Chamei prontamente os bombeiros, de cabeça fria, tem que ser. Só que, depois ligaram-me desses mesmos bombeiros a fazerem perguntas. Fiquei algo irritado, mas pelos vistos são procedimentos de rotina.

Os bombeiros levaram uma eternidade a chegar, mas já lá vamos! O armazém pertence a uma loja de vestidos de noivas, frente ao Museu Regional. A dona, toda aflita, contava que pouco tempo antes fora visitada por pessoas (que oficialmente não se pode criticar se não é se logo chamado de racista) que lhe furtaram uma carteira que continha bastante dinheiro e que foram ver vestidos nesse mesmíssimo armazém. Mas não se pode dizer nada, no entanto, podem nada a ver com esse incêndio, mas é de desconfiar....

O “resultado” desse fogo não sei, mas será certamente um grande prejuízo. Mas, e é essa a razão de eu escrever aqui esse post (porque se não fosse eu a descobrir o fogo seria certamente outra pessoa....), os bombeiros levaram uma eternidade a chegar. A razão? A rua que vai dos Correios até às Portas de Mértola estava cortada, e os bombeiros não foram avisados! Perderam ali preciosos minutos que em casos extremos pode ser a diferença entre uma simples ocorrência e um desastre.

Pergunto: Porquê é que os bombeiros, ou os serviços de emergência em geral (a PSP também não foi avisada), não foram avisados desse corte dessa via? É indiferente qual é a razão do corte que nesse caso é por motivos de obras, mas tem que ser anunciado!

Não foi, porquê???

Três perguntas - Reposição

Para quem costuma acompanhar as notícias da actualidade, essas perguntas têm uma resposta fácil:

Qual é a terra mais recente de Portugal?

Qual é o novo milagre de Fátima?

Qual é o dia dedicado ao coração?

Amanhã darei as respostas correctas!

Resposta:

1º Vulcão dos Capelinhos, Faial – Açores.

Esta terra (o que está no chão é terra....) tem apenas 50 anos, ontem fez 50 anos quando começou a erupção desse vulcão. Toda a história a ler em http://www.vulcaodoscapelinhos.org/

2º O novo milagre é tão simplesmente o facto de o Fátima ter eliminado o FCP naquela taça de não sei o quê....

3º O jocasipe acertou. Dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Coração, juntamente com o Dia Mundial da Música. Pois, música no coração....

Actualização:

Sorry, folk’s, enganei-me, acontece a todos! Mesmo com o folheto na mão, escrevi aqui que o dia Mundial do Coração seria no dia 1 de Outubro. É comemorado no dia anterior, naturalmente, a 30 de Setembro. Com tantos dias disto ou daquilo, por vezes fico baralhado.

Para ficar claro:

30 de Setembro – Dia Mundial do Coração
1 de Outubro – Dia Mundial da Música, e Dia Internacional do Idoso

As minhas desculpas....

Música

Como um raio a rasgar a vida, como uma flor
a florir desmedida, como uma cidade secreta
a levantar-se do chão, como água, como pão

Como um instante único na vida, como uma flor
a florir desmedida, como uma pétala dessa flor
a levantar-se do chão, como água, como pão

Assim nasceste no meu olhar, assim te vi,
flor a florir desmedida, instante único
a levantar-se do chão, a rasgar a vida

Assim nasceste no meu olhar, assim te amei,
vida, água, pão, raio a rasgar uma cidade secreta
a levantar-se do chão, flor a florir desmedida

(José Luís Peixoto)

Letra e música daqui

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Funcionários Públicos - A opinião de um juiz!

Essa é forte:

Funcionários Públicos - A opinião de um juiz!

"Bom, não sou funcionário público mas tenho muitos à minha volta, e desde puto que cresci no meio deles. Por isso, vou também meter o bedelho.
É público e notório que existem MUITOS funcionários públicos que não fazem nenhum e outros que, mesmo fazendo alguma coisa, são manifestamente incompetentes. E, é também certo, raramente ou nunca lhes acontece alguma coisa.
Porém, isso é culpa deles, funcionários? Ou não será de um Estado que, desde sempre, assim o permite?
Mais, quem tem um MÍNIMO de conhecimento do funcionalismo público também sabe que existem alguns funcionários que fazem por si e pelos outros - exactamente graças a estes é que o Estado ainda existe.
Pergunto: é justo que estes, os bons, comam pela mesma medida dos maus?
É ÓBVIO que é imprescindível começar a diferenciar os bons dos maus.
Mas pergunto, de novo: NÃO SERÁ QUE É POR AÍ QUE SE DEVE COMEÇAR? Ou é justo que se comece por pôr todos no mesmo saco, retirando-lhes direitos que adquiriram quando ingressaram na função?
Depois, há tudo aquilo que o povo desconhece: por exemplo, sabiam que os funcionários judiciais podem passar ANOS - repito, ANOS - a mais de 300 Km de casa? Tenho vários destes no meu tribunal. E não me esqueço da funcionária que tive em Benavente, que saía de casa (em LEIRIA) às 6h00 da manhã para vir de TRANSPORTES para o tribunal, onde chegava DUAS HORAS DEPOIS. Trabalhava que nem uma moura e, às 20h00, voltava para casa. Onde chegava pelas 22h00. Em regra, por essa altura já os filhos dela (com 1 e 3 anos) estavam deitados. Ela aproveitava então para, no PC dela, fazer actas...
E agora? Agora come com menos reforma, menos direitos, congelamentos...
E, pelos vistos, parece não ter direito a protestar. Porquê? Porque parece que há outros que não fazem nenhum...
Justo? Não creio.
Por fim: é justo que os problemas financeiros do Pais sejam pagos à custa dos funcionários públicos? Só por má fé se pode dizer que sim.
E, no entanto, é o que está actualmente a acontecer...
Poupa-se nos aeroportos? Nos TGV's? Nos estádios de futebol para a Palestina? Nas reformas dos políticos? Não. Poupa-se nos salários dos FP's, nas suas reformas.
E resulta? CLARO QUE SIM! AFINAL, OS FP'S SÃO A MINORIA ODIADA DE TODOS OS DEMAIS PORTUGUESES. Tudo o que seja bater neles, é sucesso político garantido.
Nos entretantos, fazem-se aeroportos, TGV's, estádios na Palestina, gastam-se milhões em Timor, etc., etc., etc. e o povo... cantando e rindo. Agora, aparecem os FP's a querer fazer greve.
Então digo isto: no meio de toda esta merda, parece que só mesmo os FP's é que ainda estão vivos.

De resto, o povo português morreu há muito."

Carta recebida por mail, de autor conhecido!

Fora de Casa (28 de Setembro a 4 de Outubro de 2007)

Em Beja, os próximos dias estão inteiramente dominados pelo Festival do Amor que já vai na sua segunda edição. Teve a sua estreia há dois anos e partiu de uma ideia do Presidente da Região de Turismo Planície Dourada, Vítor Silva. Este ano o programa é bastante mais completo, espera-se muita gente em Beja para apreciar o amor e as suas vertentes....

A Associação Cantinho dos Animais de Beja estará de novo presente nesse Festival, e se tudo correr como previsto também teremos lá alguns cães para adopção.
____________________

Beja:

Todos os eventos do Festival do Amor podem ser consultados no seu site oficial, ou no folheto publicado aqui neste blog um pouco mais abaixo!

Pax Julia – Teatro Municipal:
(marcações: 284315090)


Sendo um espaço de excelência, este teatro não podia ficar ao lado do Festival do Amor!

Cafetaria:

28 de Setembro (sexta-feira) 19.15 horas
Apresentação do livro de “Al Berto” – “Degredo no Sul”

29 de Setembro (sábado) 16.00 horas
Jornadas do Amor – “Amor na rede, amor sem rede?”

29 de Setembro (sábado) 19.00 horas
- Apresentação do livro de “António Manuel Revez” – “Se não comprarem, mato-me!”
- Leitura dos Contos

30 de Setembro (domingo) 17.30 horas
Lançamento do livro de “Fialho de Almeida” – “Amor? Dez Contos de Fialho de Almeida”

____________________

Sala Estúdio:

Nesta sala decorre, até domingo, uma formação nomeada “Oficina de Escrita Erótica”, que terminará nesse dia com uma apresentação de uma “dramatização final” de nome “Morrer de Amores”, pelas 19 horas.


29 de Setembro (sábado) 16.30 e 18.00 horas (dois espectáculos) – 3€
Sonho de uma Noite de Verão – Exercício Final de Palco (Teatro)
Reposição dos dias 15 e 16 de Setembro
Organização: Companhia de Teatro da Capricho Bejense - Homlet

Esta peça de teatro é o resultado de um workshop que esta companhia organizou. Os alunos estão repartidos pelos dois espectáculos, ou seja, o elenco será diferente de um espectáculo para o outro!
____________________

Auditório:

28 de Setembro (sexta-feira) 22.00 horas - M12 - 5€
- Poesia Erótica com Luís Graça e Rui Unas
- La Vie en Rose (projecto musical)


29 de Setembro (sábado) 22.00 horas – M12 – 10€
As Vampiras Lésbicas de Sodoma (teatro)
Apresentação: Companhia de Teatro do Chiado


30 de Setembro (domingo) 15.00 horas – M16 - 5€
É por aqui (teatro)

____________________

Eventos nesse teatro depois do Festival do Amor....

1 a 7 de Outubro (segunda-feira a domingo)
VI BITIJ – Bienal Internacional de Teatro para a Infância e Juventude
Com o Alto Patrocínio do Presidente da República

Um vasto programa teatral apresentado por 11 companhias de 6 países dividido em 15 espectáculos, tanto na Sala Estúdio como no Auditório
No site do Pax Julia se encontra apenas a programação das peças apresentadas para o público em geral. A restante programação, dedicado para os alunos das escolas, pode ser consultada na Bilheteria.


2 de Outubro (terça-feira) 21.30 horas – M12 – 3€
Still Life – Natureza Morta (cinema)
Origem: China

___________________

Ainda em Beja:

29 de Setembro (sábado) a 7 de Outubro (domingo)
Made in China – A China em Exposição
Local: Casa da Cultura
Para ler a programação completa desse evento, clicar aqui

____________________

Aljustrel:

28 de Setembro (sexta-feira) a 30 de Setembro (domingo)
X Jornadas da Juventude

____________________

Mértola:

30 de Setembro (domingo)
Feira de S. Mateus

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Festival do Amor II

Um “explícito” folheto sobre o Festival do Amor está a ser distribuído pela cidade mas que não chega para as “encomendas”.

Por isso, e como bom serviço público que quero aqui prestar, publico aqui o folheto na íntegra.

É só clicar nas imagens!

Festival do Amor

Para quem ainda não sabe:
.


Foto retirada daqui

Site oficial do Festival

Organização: Região de Turismo Planície Dourada

Produção: Cocas Produções

Blog oficial: Praça da República em Beja

Estupefacto!

Incrédulo ouvi esta manhã a notícia na rádio que a pequena Esmeralda de 5 anos vai ser entregue ao dito pai biológico. Recorda-se que um tipo de nome Baltazar Nunes após um “despejo” hormonal nocturno ouviu falar que essa sua acção fisiológica terá tido consequências e tal qual egocêntrico psicopatia pôs uma acção em tribunal para requerer o que é seu! Outro tipo não menos perspicaz de nome José Luís Martins, esse tipo de advogados que não tem escrúpulos e que só espera com essa sua perícia enganar alguma tipa rica que lhe proporcionará uma vida descansada numa praia algures no Brasil, conseguiu o impensável, conseguiu por meios ditos legais que essa criança vá ser entregue a esse egocêntrico! Pelos vistos não conta o que o pai adoptivo passou, não conta que a criança está bem no seio familiar desse militar, e muito menos conta o que essa criança vai passar na dita mudança de pai!

Estou incrédulo, estou estupefacto, estou completamente parvo!

Quo vadis, PSD?

Esta velha e famosa frase romana se pode aplicar ao actual estado do maior partido da oposição em Portugal - Onde vais! É de facto um caso para a ciência política investigar para entrar nos anais da história como exemplo a não seguir. São elas lavagens de roupa suja em público, descer a níveis só conhecidos a partir de uma certa ilha no Atlântico, acusações mútuas que o cidadão normal tem dificuldade em seguir. Até já se fala em tribunais, já que os órgãos partidários pelos vistos não são suficientes.

Bem, e para os mais distraídos, Luís Filipe Menezes e Marques Mendes disputam a liderança no PSD, em eleições directas (pelos militantes) já nesta sexta-feira. O maior ponto da discórdia é se ca. de 1400 militantes, que à última hora regularizaram as suas quotas para poderem participar nessas eleições, podem efectivamente participar nesse escrutínio, ou não. O conselho jurisdição do partido já reprovou essa possibilidade, o que naturalmente desagrada ao autarca de Gaia, e é essa a razão de toda essa “guerra”.

Para os militantes do PSD, só resta esperar para ver. São quase como obrigados em escolher o “mal menor”, já que nenhum dos dois candidatos corresponde efectivamente ao candidato ideal, alguém com perfil para destronar o actual governo nas próximas eleições legislativas. Porque é isso que verdadeiramente está em causa, a próxima campanha eleitoral! Neste momento, nenhum desses militantes pode dizer com convicção que um desses dois candidatos tem realmente hipótese para ganhar essas eleições! Mas, e acreditando nas “sondagens”, Marques Mendes será esse “mal menor”, pelo menos não tem opositores de peso dentro do próprio partido como Rui Rio, no caso de Menezes.

Para os simpatizantes do PSD (em que eu me incluo já que não houve disponibilidade pela distrital de Beja em me aceitar como militante, estatuto que neste momento também já não aceitaria....) e para os eleitores fieis nesse partido, essa situação é bastante grave. Após os últimos acontecimentos será muito difícil manter a credibilidade que esse partido ainda tinha, ou seja, pode vir a perder eleitorado. Em meu ver, nada ficará como antes, estão-se a abrir fendas dentro do partido que vão levar muito tempo a serem tapados. Assim, muito dificilmente o PSD terá chances em suceder ao PS nas próximas legislativas.

Aliás, o Partido Socialista é o grande beneficiado dessas trapalhadas todas. Lá no Largo do Rato não cabem em si de contentes, é só sorrisos largos nos gabinetes nesse prédio, para não falar da minha habitual “gracinha”, de terem esgotado os cremes das mãos de tanto os esfregarem. Sócrates já nem necessita aparecer nas TV’s com a sua habitual campanha eleitoral constante, a oposição trata disso. Mas quem perde, meus amigos e leitores deste blog, é o país! Porque só com uma oposição forte o governo não consegue fazer o que lhe apetece, ou seja, brincar com os portugueses fingindo que no nosso país está tudo bem! Não está, todos sabemos disso, mas o governo prefere assobiar para o lado, remetendo-se ao combate ao défice em vez de atacar os reais problemas do país.

Agora, aquela das quotas pagas à última de hora, qualquer semelhança com o sucedido na distrital de Beja é mera coincidência....

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Música

Abençoada e bendita,
a harmonia é a alma que palpita
em cada acção, solenidade ou rito.
Imensa, universal, cosmopolita,
a Música é a voz do infinito!

(Excerto do “A Música” de Ramón Campoamor)

Reflexão

Um dos inúmeros mails, que circula pela net, subscrevo por inteiro:

Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constróem aeroportos em cima de pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais, O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de Euros não terá qualquer repercussão na economia do País.

Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar. Com 7,5 mil milhões de Euros pode construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de Euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de Euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de Euros cada um). Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de Euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

CABE ao Governo REFLECTIR.
CABE à Oposição CONTRAPOR.
CABE AOS CIDADÃOS MANIFESTAREM-SE!!!
CABE À TUA CONSCIÊNCIA REENCAMINHAR OU DEIXAR FICAR

Mail enviado por Carla R.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Amizade

Após um longo interregno, aparecem logo dois correntes quase de seguida. Digo isso não em sentido negativo, muito pelo contrário, gosto de correntes, gosto desse tipo de desafios aqui na blogosfera.

Esse novo desafio me foi lançado de novo pelo amigo Ricardo que consta em assinalar, ou destacar, no próprio blog 10 blogues amigos. Melhor explicando:

"A corrente da amizade consiste em que cada pessoa escolhida indique mais 10 blogues com o objectivo de agradecer a gentileza que tiveram de compartilhar connosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida. Depois de escolhidos os participantes, devemos fazer uma visitinha ao blog de cada uma e deixar um comentário avisando da corrente"

Esse último ponto não o vou fazer de imediato porque sei que há bloguistas que não ligam muito a essas correntes, e eu entendo perfeitamente essa opinião. Vou, por assim dizer, comentando....

Essa lista não está por ordem, nem alfabética nem preferencial! Além disso, muitos blogues indicados no blog que me desafiou se repetem aqui.


Trequita
Uma amiga bloguista, alentejana de Beringel, mas deslocada na Madeira na sempre difícil profissão de Professora. Embora sendo de cá, não a conheço pessoalmente, mas graças aos blogues é como se a conhecesse.

Nikonman
O blog que me levou tanto a mim, como a tantos outros, em se meter nessas andanças dos blogues. Somos amigos desde dos meus tempos na Base Aérea, o que não quer dizer que estamos sempre de acordo em todos os assuntos. Tem o blog mais visitado da região, é bastante irreverente e versátil, e por vezes polémico quanto baste....

O Bom Gigante
O blog que me desafiou, pertencente a uma pessoa que já posso considerar um amigo. Conhecemo-nos há relativamente pouco tempo, curiosamente e só por causa da blogosfera. Uma pessoa calma e simpática, o que se reflecte naturalmente no seu blog. Infelizmente tem pouco tempo para escrever nele, senão seria um dos blogues mais visitados de Beja, disso tenho a certeza!

Jocasipe
Um blog relativamente recente, mas que se afirmou rapidamente na cena bloguista pela qualidade apresentada. Amante do desporto automóvel já tem bastantes leitores fieis, eu incluído! No relacionamento pessoal temos uma enorme curiosidade: Ele conhece-me a mim (quem é que não me conhece....) mas não faço ideia quem é que ele é....

Van Dog
Um blog de um cão! Fazendo eu parte de uma associação protectora de animais só posso gostar desse blog! Claro que não é um cão que nele escreve, e nem sei quem é que está por de trás dessa escrita, mas também não interessa! É um blog muito bem elaborado e ilustrado com cartoons engraçados que merece ser visitado diariamente!

Uma Cigarra na Paisagem
O blog de Gisela Cañamero, propulsionadora da Arte Pública de Beja. Em termos culturais, é das pessoas mais criativas que conheço, e sendo uma mulher psicologicamente muito forte só se podia traduzir num assinalável sucesso artístico visível em peças teatrais de estilos vários. Em meu ver, a companhia liderada por ela leva o nome da cidade fora de portas, facto que nem sempre é conseguido por entidades dito competentes....

Spooky’s Cave
Mais um blog de uma amante da vida animal, ou não fosse o seu cão a razão de ter começado esse blog. Infelizmente pouco tem escrito nessa sua “cave”, uma das razões será certamente a sua profissão de professora! Já tinha 3 cães à sua guarda, mas não contente com isso, ficou com mais uma cadela que nos foi trazido numa campanha de adopção. Estava bastante debilitada, recuperou-a com todo o carinho que só uma mulher pode dar! Esta minha amiga é sem dúvida uma mulher com M grande!

À sombra do Chaparro
É sem dúvida o meu blog humorístico preferido! Farto-me de rir com as bacoradas que lá estão escritas. É um blog que só quer mesmo ser divertido, mais nada! Não conheço o seu autor pessoalmente, sei apenas que é oriundo de Beja, mas trabalha fora de portas e tem muitas vezes saudades da sua terra. Posso no entanto estar enganado e ser uma das pessoas com quem me cruzo na rua sem saber quem é....

Ireflexões
Um blog sarcástico e “muito mal frequentado”, também oriundo da nossa cidade. Não tem papas na língua, diz as coisas como elas são, sem rodeios ou receio de represálias. Escreve que nem um livro, denunciando muitas vezes casos que não eram do meu conhecimento. Quem me dera poder escrever assim, porque há coisas nesta vida, ou nesta nossa cidade, que mereciam ser faladas de outra forma....

À sombra da Azinheira
Um blog de um amigo da minha geração, alguém que (infelizmente) só raramente encontro na rua, mas esses breves encontros são sempre de uma grande empatia. Esse alguém pouco escreve no seu blog, mas o que escreve é sempre de grande qualidade, e de bom humor irónico! Seria bom se encontrasse tempo para escrever mais!


Pois é, a amizade é uma coisa boa nestes tempos difíceis que o são para todos! Mesmo sendo apenas virtual, prezo bastante essa amizade bloguista. Falta aqui falar de pelo menos mais dez blogues que também visito, embora com menos frequência!

Os donos dos blogues aqui indicados estão completamente livres em continuar essa corrente, ou não. Mesmo se não o fizerem, continuarão a ser meus amigos. Porque, a verdadeira amizade é isso, não espera nada em troca....

Pedra / Piedra

Esta noite fui pela primeira vez ao Pax Julia depois do interregno do verão. Estava em cena “A Balsa de Piedra”, uma adaptação teatral do livro de José Saramago, Jangada de Pedra. Como não conheço o livro, não posso tecer opiniões sobre essa peça que acabei de ver. Para mais, este Prémio Nobel não é da minha preferência, não pela obra literária, mas pela sua “condição” humana....

Porém, isso tudo não me impediu de ir ver a peça. Inteiramente falado em espanhol, conseguia entender quase tudo, a minha filhota que me fez acompanhar nem por isso. Espero que seja um incentivo para ela, já que (teve de) escolheu como língua estrangeira o espanhol, em vez de ter escolhido uma língua que eu lhe pudesse ensinar devidamente....

Mas, adiante. Não conhecia os actores em palco, exceptuando a cubana Beatriz Viña. Ela foi-me apresentada na Biblioteca num dia desses, e como não consigo estar calado, critiquei Saramago, e claro, ela não achou lá muita graça! Neste peça notou-se até para mim quem é que era cubano, e quem era português. Não faz mal, porque quando eu falo português também se nota logo que não sou portador de um passaporte deste país....

Posso resumir que vi uma peça bem apresentada, bem encenada, mas que merecia (como tantas outras vezes) mais público. O espectáculo teatral aconteceu num domingo que só por si é uma grande condicionante. Ontem houve humor na Praça, na próxima semana há amor nesse lugar, portanto, pelos vistos só sobrava esse dia.

domingo, 23 de setembro de 2007

Casotas

Tal como já tinha aqui anunciado, a ITV, a tal associação alemã de protecção dos animais, cumpriu com o prometido e ajudou a melhorar as condições de vida dos animais abandonados no canil. Ofereceram-nos uma verba para nós comprarmos 20 casotas (16 para nós, 4 para o canil de Ourique), que ficaram por uns dias na minha oficina, já que temos apenas possibilidade em deixá-los neste canil no fim-de-semana, porque durante a semana a maior parte de nós trabalha!

A “pilha” das casotas


O “desgraçado” que teve que carregar com elas.....


O lugar final



Pelo menos alguns dos cães têm agora abrigo para o inverno que se avizinha. É que, nós, as pessoas, quando chove, metemo-nos em casa. Agora, a casa dos cães abandonados (condição temporária, assim esperemos...) é o canil!

O nosso muito obrigado à ITV, em nome dos nossos amigos de quatro patas!

sábado, 22 de setembro de 2007

Orgulho de Pai!

É um daqueles textos que, sinceramente, não sei como o começar! Pronto, tem a ver com aqueles babetes, de preferência em doses industriais. Nesse post do outro dia uma amiga nossa já tinha desvendado o “segredo” parcialmente, e hoje, após o tal “por a conversa em dia”, chegou a hora de contar aqui a razão de tanta “baba”, de tanto orgulho!

Trata-se, claro, da pessoa que mais me preocupa, embora que não pareça, e ao mesmo tempo que mais orgulho me dá, a minha filhota! Como já tinha aqui frisado, ela inscreveu-se, como que não queira a coisa, num concurso de modelos, o Fashion Dreams – Segue a tua Estrela, que a Modalfa estava a efectuar pelo país todo! Dessa inscrição aqui em Beja, ela foi escolhida para as meias finais em Lisboa, e daí passou para a final, também em Lisboa.

Bem, ao contar sobre os dois maravilhosos dias que passou na nossa capital, o meu rebento não parava de falar. Gostou imenso, e aprendeu ainda mais. Elaboraram uma peça de teatro, visitaram as gravações das novelas da SIC, encontraram-se com inúmeras personalidades como Teresa Guilherme, Isabel Figueira ou Luciana Abreu, só para nomear alguns! Deram-lhes inúmeros conselhos sobre as artes de representar e desfilar. Pernoitaram, ela e mais os outros 20 concorrentes, numa Pousada da Juventude, e claro, sozinhos e sem os pais à vista, foi só brincadeiras! Mas claro, nada de fora de comum, pequenas asneiras que todos nós já cometemos...
.


Foto AK

O desfile final que apurava os vencedores desse concurso aconteceu nesse palácio aqui na foto. Ela disse me o nome desse edifício, mas não me recordo agora! Estava lá muita gente, jornalistas com câmaras em punho, e claro, os olheiros! A minha filha, nada nervosa como se não fosse com ela, lá desfilou com os colegas. Não ganhou o concurso, mas ganhou certamente em experiência!

Bem, ela era quase a “Benjamina” do concurso! Com 15 anitos era a segunda mais nova do grupo. Os que ganharam são um pouco mais velhos, e a mais "velha" concorrente tinha 22. Quase todos os participantes já não eram novatos nessa área o que naturalmente facilita bastante! Mas a minha filha não se deu por vencida, muito pelo contrário! Pró ano há mais! Porém, ela está consciente que isso não é um mar de rosas! Ela não é nenhuma convencida, sabe perfeitamente das suas limitações. Isso tudo me descansa bastante, porque não faltam casos em que esses âmbitos sobem à cabeça dos jovens e a vida depois só corre para trás!

Resumindo e concluindo:

Tenho muito orgulho nela!

Não percam, amanhã, domingo, depois do jornal da tarde, na RTP1, no “Só Visto”, uma grande reportagem sobre esse concurso!

Actualização:
Para quem viu e não a conhece, a minha filhota era a modelo (já a posso designar assim, já desfilou!!!) que deu apenas um 12 a um dos colegas que se estava a "exibir"....

Músicas da minha Vida VII

Mais Músicas da minha Vida

O celtiberix deu o mote neste seu post! Fala de um grupo de Pop-Rock dos anos 70, “The Rubettes”. Tinha eu sensivelmente a idade que tem agora a minha filhota quando este grupo inglês estava na “berra” na Alemanha. Este meu amigo bloguista frisou no seu post o maior êxito deles, “Sugar Baby Love” (1974), uma canção melódica e romântica que entrava facilmente no ouvido das pessoas! Mas, e ao contrário dele, essa canção não está ligada a um qualquer acontecimento na minha juventude, o que possivelmente significa que ele seja um pouco mais velho do que eu!

Depois desse enorme sucesso seguiram-se “Juke Box Jive” (1974), I can do it (1975) ou o polémico “Under one Roof” (de 1976, e que estava muito à frente do seu tempo), só para lembrar alguns. A que vou publicar aqui também é desse ano, e essa, sim, está inteiramente ligada a uma imagem nesses meus tempos. Adorava passear de bicicleta na floresta e em redor de um enorme lago de nome Hammerweiher que tinha a módica extensão de 8 km....




Letra – Lyrics: You’re the reason why – The Rubettes

The things you say don't always hurt me
As coisas que tu dizes nem sempre me magoam
The things you do don't always make me cry
As coisas que tu fazes nem sempre me fazem chorar
The things you do they don't always hurt me
As coisas que tu fazes nem sempre me magoam
But when they hurt me you're the reason why
Mas quando me magoarem é por tua causa

The things you do are without reason
As coisas que tu fazes são sem razão
The things for me to do is let it lie
As coisas que eu tenho a fazer é deixá-los estar
But when I lie the pain ain't easin'
Mas quando eu minto a dor não é simples
You know the reason you're the reason why.
Tu sabes a razão, tu é que és a razão.

Sometime's I'm up sometime's I'm down
Às vezes estou bem disposto, às vezes estou mal disposto
Sometime's I don't know where I'm going anyway
Às vezes nem sei para onde ir
Sometimes I feel just like a clown
Às vezes me sinto que nem um palhaço
And I don't know where I'm going
E não sei para onde ir
And I just don't know the way
E nem sequer sei o caminho

The things you say don't always hurt me
(…)

Sometimes I'm up…

(Guitar solo)

Sometimes I feel just like a clown
And I know just where I'm going
But I just don't know the way

The things you say don't always hurt me
(…)
.

.
O vídeo é de fraca qualidade, e está encurtado, mas é o que há no Youtube!
.

Delírio

Hoje ficou-se a saber que há um caso grave de delírios da política portuguesa! Pouco depois da retoma das actividades parlamentares da AR, o (super!) ministro das finanças, Teixeira dos Santos, anunciou uma meta de 2,4% para o défice (da mente dele...?) orçamental para o próximo ano! Este ano se vai “conseguir” uma percentagem de 3,3 que, sendo assim, no próximo ano descerá muito abaixo do exigido pela EU.

Agora, não sei se apanhou sol amais nas férias, se os obrigatórios sorrisos por parte dos visitados em visitas ministrais lhe afectaram o cérebro, o certo é que esse ministro vive completamente fora da realidade portuguesa! Com o PS na oposição, esse partido acusara sempre o PSD de terem uma obsessão pelo défice do estado, e hoje em dia o PS faz o quê? Mas a que custo este senhor vai atingir essa meta? Sim senhor, tem um grande mérito na recuperação da dívida fiscal de muitos contribuintes que, muitas vezes, se tiveram que endividar ainda mais só para não aparecer nessa lista negra dos devedores ao fisco que é, como é sabido, pública!

Por outro lado e como lado oposto da moeda, não paga o que deve a fornecedores ou prestadores de serviços a tempo e horas, dando-se muitas vezes o caso caricato de uma pessoa individual ou empresa ter que pagar o IVA de uma factura que ainda não foi paga, ficando por sua vez com dívidas ao fisco por não ter ainda o dinheiro na mão!

Pior, muito pior, está a população em geral! O trabalhador dito “normal” está cada vez mais endividado, os preços sobem a toda a hora, os combustíveis, os seguros, e o pior, a prestação da casa. O IVA continua a 21%, o imposto sobre os combustíveis continua altíssimo. Mas não, em Lisboa está um delirante ministro a anunciar um défice heróico que faz pensar que Portugal vive na maior das abundâncias, esquecendo-se por completo do “seu” povo que está cada vez mais asfixiado! Por essas e por outras razões não se entende a alta desse partido nas sondagens! Mas quem sou eu para denunciar fosse o que fosse....

Amar y Querer

A la infiel más infiel de las hermosas
un hombre la quería y yo la amaba;
y ella a un tiempo a los dos nos encantaba
con la miel de sus frases engañosas.
Mientras él, con sus flores venenosas,
queriéndola, su aliento empozoñaba,
yo de ella ante los pies, que idolatraba,
acabadas de abrir echaba rosas.
De su favor ya en vano el aire arrecía;
mintió a los dos, y sufrirá el castigo
que uno le da por vil, y otro por necia.
No hallará paz con él, ni bien conmigo
él que sólo la quiso, la desprecia;
yo, que tanto la amaba, la maldigo.
.
(Ramón de Campoamor)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Paz - Frieden - Peace - Paix - Pace - Vrede


.
21 de Setembro, Dia Internacional da Paz!

Tempo...

Por entre reuniões, “chocar” a gripe, dores de cabeça e claro, o trabalho, não tenho tido tempo para aqui postar “condigamente”! As minhas desculpas!

Fica para o fim-de-semana....

Rádio

Pois, outra vez a rádio! Quem me pregava partidas antigamente era o RCP, agora meti-me na cabeça deixar sempre esse aparelho montado no meu automóvel na RR, a “tal” que encontra um bom compromisso entre o blá blá e a música! Há pouco, ligo esse receptor de frequências moduladas e dá esta canção:

Olha para mim, se estiveres a fim
Falamos depois a qualquer hora
Olha para mim, tudo tem um fim
Vemo-nos depois

Pois....

...e esta manhã, quando o dedo, agarrado a este corpo mal dormido, carregou na mesma tecla, saiu dos altifalantes:

How I wish, how I wish you were here.
We're just two lost souls swimming in a fish bowl,
year after year,
running over the same old ground. What have we found?
The same old fears,
wish you were here.

Pois, pois….

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Fora de Casa (21 a 27 de Setembro de 2007)

Mais um “Fora de Casa”, a uma semana de um dos pontos altos em Beja, o Festival do Amor, pelo menos muita gente o considera assim....

Até parece ser uma semana de interregno, é que, culturalmente falando e em comparação com a semana que passou, aparentemente pouco se passa em Beja e arredores!

____________________

Beja:

Pax Julia – Teatro Municipal:

La Balsa de Piedra (Teatro)



23 de Setembro (domingo)
21.30 – Preço de Entrada 5€ / 3,5€ - M12

Peça teatral a partir dao obra de José Saramago – Jangada da Pedra
Co-Produção: Lendias D’Encantar, Teatro D’Dos e CMB

A mesma peça será repetida nos dias 25 e 26 de Setembro (terça e quarta-feira), às 15 horas, a pensar nos alunos das escolas secundárias! O preço é de apenas 1€, mas será necessário efectuar marcação prévia pelo n.º 284315090!

Nota:
O grupo de teatro D’Dos é o mesmo que apresentou em Julho passado a peça “Noite Árabe”. Oriundos da Cuba, encontram-se no nosso país em intercâmbio cultural!

____________________

La Vie en Rose (Cinema)

De Oliver Dahan, com Marion Cotillard e Gerard Depardieu



24 de Setembro (segunda-feira)
21.30 – 3€ - M12

Um filme que fala da vida, da ascensão e queda de Edith Piaf, o “Rouxinol de Paris”, como era chamada.

Nota:
O preço de entrada para os filmes de cinema no Pax Julia normalmente é de 3€, exceptuando nos filmes infantis, onde é de 2€.

Fotos: www.paxjulia.org
_____________________

Ainda em Beja:

As Palavras Andarilhas continuam até o dia 23 de Setembro (domingo).

A Semana Europeia da Mobilidade tem o seu ponto alto nos dias 21 e 22 de Setembro (sexta-feira e sábado).

Os programas, tanto para essa acção de mobilidade como para as Palavras Andarilhas, podem ser apreciados aqui neste blog um pouco mais abaixo....

_____________________

Aljustrel:

Mistérios Bufus (Teatro)

26 de Setembro (quarta-feira)
21.30 – entrada livre
Biblioteca Municipal
Produção: Arte Pública

Excertos do anúncio da Arte Pública:

Paulo Duarte, com a Palavra no Corpo, surge-nos sério, cómico, histriónico, contido - em toda a pujança física e vocal, num brilhante jogo de comunicação.

Seis "estórias" que são breves monólogos de carácter satírico: O Nascimento do Jogral , As Bodas de Canãa, A Ressurreição de Lázaro, A Matança dos Inocentes, O Cego e o Paralítico, Bonifácio VIII.

Para obter mais informações, pedir aqui

_____________________

Ferreira do Alentejo:

Texto retirado da página da CM dessa localidade

Realiza-se no próximo dia 27 de Setembro (quinta-feira), pelas 21.30 horas, na Biblioteca Municipal, a Cerimónia de Lançamento da VIII edição dos Jogos Culturais do Concelho de Ferreira do Alentejo.
Para além da apresentação do tema da referida edição, proceder-se-á ao lançamento do livro das VI e VII edições.Na ocasião, o grupo Experiment'Arte, sediado no Algarve, apresentará o recital literário/musical "Poeta em Construção", espectáculo que cruza a leitura em voz alta, a encenação, a imagem e a palavra contada/tocada.

Fala do Homem Nascido

Venho da terra assombrada
do ventre de minha mãe
não pretendo roubar nada
nem fazer mal a ninguém

Só quero o que me é devido
por me trazerem aqui
que eu nem sequer fui ouvido
no acto de que nasci

Trago boca pra comer
e olhos pra desejar
tenho pressa de viver
que a vida é água a correr

Venho do fundo do tempo
não tenho tempo a perder
minha barca aparelhada
solta rumo ao norte
meu desejo é passaporte
para a fronteira fechada

Não há ventos que não prestem
nem marés que não convenham
nem forças que me molestem
correntes que me detenham

Quero eu e a natureza
que a natureza sou eu
e as forças da natureza
nunca ninguém as venceu

Com licença com licença
que a barca se fez ao mar
não há poder que me vença
mesmo morto hei-de passar
com licença com licença
com rumo à estrela polar

(António Gedeão)

Despedido!

Fiquei “alertado” por este muito mal frequentado blog e confirmei a notícia aqui e aqui:

José Mourinho deixa o Chelsea!

Ou seja, o caminho está aberto para entrar na selecção de todos nós!

Actualização da notícia

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Semana Europeia da Mobilidade

Beja aderiu este ano de novo à Semana Europeia da Mobilidade. Mas em vez dos inúteis fechos de ruas ou zonas da cidade, a CMB aposta, e bem, em outro tipo de acções como campanhas de prevenção ou passeios de bicicleta!

Dado que não encontrei nenhuma referência à essa aderência da nossa cidade nos dois jornais de maior tiragem em Beja, e nem o site da CMB dá alguma informação, decidi publicar aqui o folheto que está a ser distribuído pela nossa urbe:

Para melhor visualização clicar nas imagens!
.



Devo ainda acrescentar uma opinião meramente pessoal! Há muito tempo procuro alternativas ao carro, já que os preços de combustível continuam a aumentar. Os autocarros urbanos não satisfazem minimamente, já que na minha zona passam apenas de meia em meia hora, tanto quanto sei. Não raramente encontro uma pessoa numa dessas paragens ali perto antes de ir almoçar, e a mesmíssima pessoa ainda lá está no meu regresso....

Beja tem, em meu ver, duas enormes condicionantes no que diz respeito ao maior uso de transportes alternativos como, por exemplo, a bicicleta, meio usado bastante em outros países, mas também cada vez mais em Portugal. A cidade é quase uma localidade serrana, só transponível por atletas ou pelo menos por pessoas bem treinadas. A outra condicionante é que Beja nunca foi pensado para esses “cavalos de ferro”. Mesmo nas zonas novas impera o lema: Ou casa, ou rua! Está tudo tão apertadinho que quase parece que estamos em Hongkong (cidade com maior índice de habitantes por quilómetro quadrado do mundo), mas estamos no vasto Alentejo! As novas casas a serem construídas perto do Hotel Mélius são disso o melhor exemplo! Isso tudo em combinação com a falta de mentalização por parte dos automobilistas que não estão habituados a partilhar as vias citadinas com este meio de transporte, torna Beja quase um caso perdido nesse âmbito....

Hino Nacional

Futebol vs Râguebi




Descubram as diferenças....

Obrigado rcataluna pelo link

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Só eu!

Sou, de certeza absoluta, das últimas pessoas que vá a lugares já visitados por muita gente. Às vezes até parece que não existo! Mas já lá vamos! Hoje “acedi” a um convite de uns amigos para ir jantar à casa deles, e lá fui! Claro, uma jantarada, já não estou habituado a comer tanto assim, e isso tudo com o som dos jogos de futebol à mistura! Depois, uma visita à Praça da República onde está patente a Feira do Livro e não só, tudo inserido nas Palavras Andarilhas. Na Igreja da Misericórdia, uma escritora muito conhecida e meia dúzia de pessoas a assistir. Bem, o habitual! Quem é que manda organizar coisas dessas cá em Beja em alturas tão importantes como nos jogos de futebol? Quem? Há situações que nunca mudam. Mas, não me posso criticar a mim mesmo, porque literatura portuguesa não é muito comigo, logicamente.

Na Praça encontrei um amigo, demos umas voltas, entretanto já aparecia mais gente certamente muito bem dispostos depois dos resultados futebolísticos das nossas equipas! Acabada a volta, ir aonde? Bem, vamos ao “Páginas à Margem”, de Jorge Serafim. Nunca tinha lá entrado, e é essa “não ida” que me faz pensar que não existo. Então, há um lugar desses tão perto da “minha“ zona, e só agora é que o vou conhecer? Só mesmo eu! Um lugar bonito, calmo, com música alternativa de fundo, um quintal engraçado, e uma lista infindável de possíveis coisas para tomar.

Decidi-me por um chá de surpresa, porque gosto que me surpreendam. Tenho a garganta algo dorida, é que, tal qual flor de estufa, qualquer alteraçãozita climática me ataca logo. Entre explicações sobre a casa por parte desse meu amigo que me acompanhou e que por acaso é irmão do dono desse estabelecimento e meu colega de coro, lá fui bebendo o excelente chá. Também me contou que a alentejana que faz parte do anúncio da “rapidinha” é a irmã deles, bem me parecia que a conhecia de algum lado.

Resumindo, essa casa é de facto uma boa alternativa na oferta de lugares de lazer em Beja, é que, não se pode classificar nem como Bar, Café ou Restaurante. É engraçado, e diferente. Naturalmente que a visita é para repetir....

Fundos....

Volta e meia, aparece um Ovo de Colombo, uma grande descoberta. Normalmente essa descoberta apenas é novidade para alguns, para os menos iluminados! Se essas pessoas tão surpreendidas fossem do “Zé Povinho”, vá e não vá, mas neste caso os surpreendidos são da autoridade! É que, toda a gente já sabia, mas os que mandam em nós, não! Necessitam dos tais estudos, daquelas coisas que normalmente dá lucro para muito pouca gente, gente engravatada, sempre sorridente, pudera, com a conta bancária recheada até eu estava sempre a sorrir!

Mas vamos ao caso. Uns desses recentemente iluminados e que nos governam em algumas partes deste país, fizeram parte de um estudo com o bonito nome “Incendi”! Parece um “Mea Culpa”, mas não, é a sério, esse estudo se chama mesmo assim! É um estudo encomendado não só pelos iluminados portugueses, mas sim, também de outras gentes oriundas de todo o sul da Europa, para encontrar soluções contra os incêndios que, verão pós verão, flagelam essas regiões! Conta com um “fundo” de sete milhões de €, o Al(l)garve recebeu só e apenas um desses milhõeszinhos! Para quê? Para revelar o que toda a gente já sabe. A conclusão “preliminar” desse estudo é – Prevenção! Ora, mas que enorme descoberta!

Diz esta conclusão que, melhor do que despejar toneladas atrás de toneladas de água por cima dos incêndios e gastar rios de dinheiro em maquinaria pesada ou em aviões de combate aos fogos, o melhor seria cortar as matas e limpar as florestas antes de cada época dos incêndios! Pelos vistos há gente que necessita de uma confirmação ao que todas as outras pessoas já sabiam! Ou então, todo o sul da Europa, ou os tais acima referenciados, gostam de receber fundos europeus....

Enigma

A “velha” rotina já recomeçou, todos os dias me levanto às 7.30 horas, ou seja, de madrugada! Depois, mal entro no carro, ligo o rádio. Não tenho nenhuma estação radiofónica preferida, e ao ligar esse rádio liga na estação em que ficou no dia anterior. Antes gostava muito do RCP, mas essa agora só dá blá blá! Tenho ouvido muito a RR, penso que encontraram um bom compromisso entre esse blá blá e a música. Mas vamos ao título do post. Por essas horas essa estação apresenta sempre (tanto quanto sei...) um enigma aos seus ouvintes. O de hoje gostei particularmente:

Quantas voltas dá um cão antes de se deitar?

Alguém sabe?

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Frases

Para o fim deste dia não vos vou presentear com críticas à ministra que está a falar na TV, nem vou falar de outros assuntos da actualidade!

Todos nós temos um endereço de e-mail. Recebo dezenas de mensagens por dia, muitas delas infelizmente nem sequer tenho tempo para ler. Algumas dessas mensagens reencaminho, para amigos e conhecidos, e eles farão delas certamente o mesmo que eu!

Alguns, no entanto, trazem mensagens interessantes da vida, como frases que vou publicar aqui agora:


Ama-me quando eu menos merecer,
pois é quando eu mais precisar
(Provérbio Chinês)
:
Para quê repetir erros antigos
quando há tantos erros novos a cometer?
(Bertrand Russel – Filósofo Inglês)
:
Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias
enquanto aguardam a grande felicidade
(Pearl S. Buck – Escritora Americana)
:
O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eternidade
(William Shakespeare – Poeta e Dramaturgo Inglês)
:
Nunca ande pelo caminho traçado
pois ele conduz somente até onde os outros já foram
(Alexander Graham Bell – Inventor Escocês)
:
Sempre há um pouco de loucura no amor,
porém há um pouco de razão na loucura
(Friedrich Nietzshe – Filósofo Alemão)
:
O amor é a melhor música na partitura da vida
sem ele você será um eterno desafinado
no imenso coral da humanidade
(Roque Schneider – Padre Brasileiro)
:
Mesmo a maior viagem
começa com o primeiro passo!
(Provérbio Chinês)

Caso Scolari

O maior “opinionmaker” português da actualidade, Ricardo Araújo Pereira, já se pronunciou sobre o “Caso Scolari”!

Para ver, ouvir e - rir.....

Vídeo 1

Vídeo 2

domingo, 16 de setembro de 2007

Boa semana!


.
Desejo a todos uma excelente semana de trabalho, e que todos os trabalhos sejam tão “duros” como aqueles nesta imagem....

Desafio

Fui desafiado pelo amigo Ricardo, através do seu blog, para o seguinte:

1º Pegar no livro mais próximo
2º Abri-lo na página 161
3º Procurar a 5º frase completa
4º Colocar a frase no blog
5º Não escolher a melhor frase nem o melhor livro (usar o mais próximo)
6º Passar o desafio a cinco pessoas

Bem, o que esse meu amigo talvez não saiba, não sou lá grande leitor de livros! Mas, lembrei-me de um livro que comecei a ler numa das nossas (Cantinho dos Animais) acções de angariação de fundos. E sendo eu a pessoa que tem o “espólio” todo da associação (tenho espaço....), vá de procurar o livro. E, surpresa das surpresas, ainda cá mora! Trata-se de um Romance de D. H. Lawrence – Canguru. A frase em questão diz esta coisa simplesmente deliciosa:

“Como uma árvore arrancada, mas que ainda cresce e enflora por força das raízes, assim é o homem essencialmente activo”

Não sei qual é o contexto do livro, mas se calhar, este desafio me desafia para retomar a leitura, hábito perdido na minha juventude.

Para cumprir o desafio na íntegra, vou desafiar 5 “presumíveis” leitores de livros:

Teresa – Trequita

Isabel – Spooky’s Cave

Gisela – Uma Cigarra na Paisagem

Chico – Instantâneos de Beja

H - Ireflexões


Peço desculpas pelo atrevimento, e por isso, não há problemas se o desafiado não "acatar" nesta corrente!

Silêncio

Há o silêncio de antes da palavra.
E aquele que, depois dela, deixa sítio
para subirem pausas
com outras dentro desenvolvendo o limbo
por onde suba inviolável, alta
a melodia do que foi esquecido.
Esse silêncio pauta.
Vai decifrando vestígios
de quanto o precedeu no gasto mapa
de que é possível compulsar o ritmo.
E estar à escuta com, ao fundo, a alma
a desprender-se. Subindo
até o silêncio recobrir a água
e desnudar a solidão do espírito.

(Fernando Echevarría)

sábado, 15 de setembro de 2007

Espectáculo!


Já não há muitas dúvidas! Os novos heróis nacionais são os jogadores de Râguebi que deram hoje mais uma excelente prova de nacionalismo! Bateram-se com a Nova Zelândia, no segundo jogo do grupo C dos campeonatos do mundo desta modalidade que se realiza na França. Como alguém frisou, em Lyon estiveram em campo a melhor equipa amadora e a melhor equipa profissional do mundo. O resultado quase não interessa, foi de 108 – 13, o que interessa é que toda a gente que rodeia estes mundiais tem a máxima simpatia pela nossa equipa!

Penso que não seja pelo facto de Portugal ser um alvo fácil, ou por ser alguém que está em França apenas para fazer “cócegas” aos grandes. Porque aparentemente este desporto ainda é um desporto genuíno, algo que reúne as pessoas e que não as divide! Um desporto de paradoxos, aparentemente violento, mas acreditando nos próprios jogadores, de violência pouco tem. É rude, claro, é bem disputado, cada centímetro de terreno conta, como se viu no único ensaio da nossa equipa em que o árbitro teve dúvidas se foi, ou não, um ensaio válido. Falou com alguém por intercomunicador, e esse alguém validou os 5 pontos. Esse tipo de intercomunicação não podia existir também no futebol?

Por falar em futebol! Depois desse, para ser brando, infeliz episódio que envolveu o seleccionador nacional, nada melhor do que ver imagens de Râguebi na TV. Imagens impressionantes da maneira de como cantam o hino nacional! De cantores pouco têm, e nem precisam, até parece que Portugal inteiro estava a cantar e a emocionar-se com eles! Posso estar enganado, mas quando essa equipa liderada por Tomaz Morais voltar a pisar terreno nacional será certamente recebida por muita gente. Também me parece que nos próximos tempos se vai ouvir falar muito desse desporto.

Foto e notícia RTP

Reacções do seleccionador

Página oficial dos Campeonatos do Mundo de Râguebi (disponível em inglês, francês e espanhol)

Página oficial da Federação Portuguesa de Râguebi

E para quem tiver interesse, as regras do jogo

Nota:
Sendo quase tudo novo neste desporto para a maior parte dos portugueses, a própria palavra também parece ser nova! Muita gente já usa Râguebi, claro que a palavra inglesa Rugby também serve.

Estou



Aceitam-se babetes, de preferência em doses industriais!

Alguém adivinha a razão?
.
Actualização:
Bem, peço desculpas! Houve quem pensasse (nos comentários, e há pouco na rua) que eu tivesse ficado pai de novo! Não é isso, sou pai, sim, há 15 anos, sou um pai babado, e a razão deste texto tem tudo a ver com esse meu rebento, e mais (ainda) não digo!

Músicas da minha Vida VI

Para ver mais músicas clicar aqui

Nesta noite sem sono, o que fazer? Ouvir música, claro. Cliquei na playlist do meu reprodutor de músicas de mp3 do meu PC algures a meio, e aí apareceu ela, mais uma canção da minha vida! É de 1980, “Keep on lovin’ you”, dos “REO Speedwagon”. É sem dúvida dos meus grupos preferidos dessa época, misturam estilos de música como Folk, Country, Pop e até Rock como poucos! Esta, claro, foi mais “comercial”, e claro, foi um estrondoso sucesso que ainda hoje é bastante tocada um pouco por todo o lado!

“Vasculhei” a lista dos post’s do meu blog de alto a baixo, mas não tenho a certeza se já coloquei aqui a letra dessa canção. Seja como for, certamente não ficasse com tradução, falha essa que ultimamente já não cometo. Acerca dessa letra, pois, não pensem que a levo demasiadamente à letra. Keep on lovin’ you, continuo a te amar, claro, estou sempre apaixonado por alguém, estou sempre amando alguém, embora isso não me tenha levado a lado nenhum, até ver! Mas quando oiço esta canção, não sei. O vídeo então....


Letra – Lyrics: “Keep on lovin’ you” dos “REO Speedwagon”

You should've seen by the look in my eyes, baby
Devias ter visto através dos meus olhos
There was somethin missin’
Que alguma coisa estava a faltar
You should've known by the tone of my voice, maybe
Devias ter notado no tom da minha voz
But you didn't listen
Mas não estavas a ouvir
You played dead
Fingiste-te morta
But you never bled
Mas nem sequer sangraste
Instead you lay still in the grass
Em vez disso estavas deitada na relva
All coiled up and hissin
E tudo veio a cima

And though I know all about those men
Embora eu soubesse tudo acerca desses homens
Still I don't remember
Mesmo assim não me lembro
Cause it was us baby, way before then
Porque eramos nós, muito antes disso
And we're still together
E ainda estamos juntos
And I meant, every word I said
E cada palavra que disse era verdadeira
When I said that I love you I meant
Era verdade quando te disse que te amava
That I love you forever
Que te amo para sempre

And I'm gonna keep on lovin you
E vou continuar de te amar
Cause it's the only thing I wanna do
Porque é a única coisa que quero fazer
I don't wanna sleep
Não quero dormir
I just wanna keep on lovin you
Quero apenas continuar de te amar

And I meant every word I said
When I said that I love you I meant
That I love you forever

Muita informação sobre este grupo


Nota:
Por vezes pode acontecer que a tradução esteja algo, digamos, estranha. Acho que já o tinha dito aqui uma vez, é que, fazer tradução de uma língua para a outra não é facil por si só, e quando nenhuma dessas línguas em causa é a língua materna, muito menos....




Para ver este vídeo, clicar no play!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Palavras Andarilhas 2007


.

.
Um excelente folheto que anuncia numa lista, de uma maneira simples, os eventos das Palavras Andarilhas, está a ser distribuído pela cidade!

Para melhor visualização clicar nas imagens

Foto


Esta foto chegou hoje por mail. É do concerto em que participei no último sábado em Santo André, a Cantata de Santo Agostinho, do Padre Cartageno.
Foi um bom concerto, passei momentos excelentes....

F1 - MM - Monsaraz

Hecatombe na Formula 1! A FIA (Federation Internationale de l’Automobile) condenou, após 10 horas de reunião, a McLaren à perca de todos os pontos conseguidos este ano nas corridas deste desporto automobilístico, na sua vertente dos construtores. Os pontos conseguidos pelos seus dois pilotos se mantêm! Além disso o construtor inglês terá que pagar uma multa de 100 milhões de dólares!

Não tinha acompanhado muito este caso em que a McLaren, por parte de um engenheiro (não, não “esse”...), foi acusado de fazer espionagem na Scuderia da Ferrari. Acusado e provado, embora não a 100%, era tempo de encontrar uma pena para os ingleses. Penso que ninguém imaginaria uma penalização tão pesada, mas pensando bem, até é justa. Além disso, a McLaren terá de tirar todas as partes do carro das F1 que supostamente foram copiadas da Ferrari. Apenas acho a multa monetária demasiadamente pesada, mas, tal como já vimos cá em Portugal no futebol, as federações têm que “angariar” os seus fundos de algum lado....
________________________________________
.
Marques Mendes terá passado por Beja! Terá, porque nem dei por ele! Num jantar com apoiantes da distrital de Beja, criticou o governo por ter dois pesos e duas medidas. Por um lado vão criar benefícios fiscais para empresas novas ou já existentes no interior do país, mas por outro lado vão fechando serviços públicos como centros de saúde. Claro que estou de acordo com essas críticas, o que não significa que eu esteja de acordo com a possível continuação de MM como líder do PSD.

Foto e notícia do Correio Alentejo



________________________________________
.
Numa tourada em Monsaraz no último sábado foi abatido um touro ilegalmente. Para já, e que me desculpem os que gostam desta coisa, acho as touradas estúpidas. No meio de um círculo, rodeado por espectadores, está um pavão vestido à mar.... gritando, ora a pé, ora a cavalo, a enfrentar um “furioso” touro. Um dá cócegas ao animal com um pano, o outro espeta-lhe um ferro na nuca, sem o touro lhe ter feito mal nenhum. Mas pronto, gostos são gostos, e só lá vai quem quiser, ou seja, eu não lá meto os pés! Vi uma única tourada, em Beja, em Agosto de 1983, foi a primeira e a última.

Naturalmente como defensor da vida animal que sou, também sou contra as touradas. Não ando na rua a protestar contra essas “corridas”, não tenho tempo para isso! Aqui no meu blog pouco tenho falado disso, e esta quase de certeza se ficará por aqui. Voltando à notícia. É sabido que é proibido matar um touro em Portugal. Alguns conseguiram uma excepção com uma lei manhosa, promulgada pelo PR de então, baseada na tradição. Ora, Monsaraz também se baseou nessa esquisita tradição, mas encontrou uma forma, digamos, muito original. Taparam o touro com um pano preto e acabaram assim, “escondido” aos olhos do público, com a vida do desgraçado. Sem palavras....
.
Foto e notícia do Correio Alentejo
.
Nota:
Naturalmente que as notícias no jornal Correio Alentejo me serviram apenas de base para estes textos, os temas têm logicamente um outro desenvolvimento no próprio jornal.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Fora de Casa (14 a 20 de Setembro de 2007)

Actualizado às 23.30 horas (Capricho)

Tal como anunciado, esta é a minha nova rubrica sobre eventos culturais em Beja e arredores. Todas as quintas-feiras publicarei aqui sugestões para o fim-de-semana e para a semana seguinte! Não será uma informação exaustiva, até porque isso para mim seria impossível de conseguir.

Em primeiro lugar estarão os eventos no Pax Julia, já que o pessoal que trabalha nesse teatro faz o favor de serem meus amigos. Claro que não é a única razão! Este espaço de excelência tem uma programação muito diversificada e rica que merece ser (ainda mais) divulgada. Naturalmente também falarei aqui sobre eventos que o Coro de Câmara de Beja vai realizar, já que faço parte activa dele.

Outros eventos irei “descobrir” na internet, e se alguém quiser que um evento em especial faça parte dessa minha rubrica, é só mandar um mail!

____________________

Beja:


Pax Julia – Teatro Municipal:


Espectáculo de Encerramento dos Ateliers de Verão da Casa do Lago

14 de Setembro (sexta-feira)
21.00 horas – entrada livre, mediante levantamento de convite (previamente na bilheteria)

Inclui apresentações de Dança, Música, Desfile de Moda etc.
____________________

António Zambujo (Fado)

15 de Setembro (sábado)
21.30 – Preço de entrada: 10€ (sem reduções)

O fadista bejense António Zambujo apresentará nessa noite o seu novo disco “Outro Sentido”. Cantará também peças dos seus dois discos anteriores, além de interpretar fados “clássicos” como “Nem às paredes confesso”, etc.
A ler melhor aqui.

Nota:
A exibição de filmes se iniciará apenas a 24 de Setembro. Além disso, o Pax Julia apresentará duas peças de teatro, integrados no Festival do Amor, nos dias 29 e 30 de Setembro, respectivamente.
A ler na página oficial do Pax Julia.

____________________

Outros palcos em Beja:


Sonho de uma Noite de Verão – Exercício Final de Palco (Teatro)

15 de Setembro (sábado) e 16 de Setembro (domingo)
pelas 21.30 horas - entrada 2,5€
Local: Cine-Teatro Capricho
Organização: Companhia de Teatro da Capricho Bejense - Homlet
Reservas: 964526788

Esta peça de teatro é o resultado de um workshop que esta companhia organizou. Os alunos estão repartidos pelos dois espectáculos, ou seja, o elenco será diferente de um dia para o outro!

Mais informações aqui

____________________


Palavras Andarilhas
- IX Encontro de Aprendizes do Contar
- Feira do Livro e da Leitura

De 17 de Setembro (segunda-feira) a 23 de Setembro (domingo)

Um vastíssimo programa em redor do livro, da leitura e do conto, repartido pela Biblioteca Municipal de Beja, Praça da República e Igreja de Misericórdia.

Para consultar o programa, clicar aqui.

Nota:
Aparentemente, a programação terá sofrido alterações, quem quiser consultar a programação definitiva pode solicitá-la aqui através do meu mail.

Para ver o excelente folheto do evento clicar aqui

____________________

Moura:

Feira Anual de Setembro + XXVII Feira do Artesanato

13 de Setembro (quinta-feira) a 16 de Setembro (domingo)
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura

Programa da feira

____________________

Ferreira do Alentejo:

Feira de Setembro

14 de Setembro (sexta-feira) a 16 de Setembro (domingo)
Local: Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo

Programa da feira

____________________

E pronto! São estas as minhas sugestões culturais para os próximos sete dias. Sendo esta a primeira vez que coloco aqui uma agenda cultural, naturalmente haverá ainda muito a melhorar ou acrescentar.

Aceitam-se sugestões, críticas e propostas!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O que fazer?



1 : 1





E agora???

O que fazer? Falar mal destes “gajos” que não sabem, ou querem jogar? Continuar com o bota-abaixísmo típico das nossas latitudes? Culpar o chocolari, culpar o árbitro alemão?

Ou então, cair em nós, acalmar, pensar, e continuar a apoiar a nossa selecção!

Porque é o que temos....

Dalai Lama - Novo Ano Escolar


Dalai Lama está em Portugal! O líder espiritual tibetano visita pela segunda vez o nosso país. À chegada a Lisboa, numa conferência de imprensa desvalorizou o facto de não ser recebido oficialmente por nenhum elemento do governo português. “Não quero criar embaraços”, disse o religioso budista, “o propósito da minha visita é promover o valor humano e a harmonia religiosa”! É que, internamente, o sempre atento Paulo Portas do CDS/PP criticou há dias este facto, e externamente, a China fez saber que não vê com bons olhos essa visita, já que Portugal tem actualmente a presidência europeia. Ora bem, os chineses não aproveitaram uma excelente oportunidade em terem ficado calados, e, se eu fosse esse líder espiritual, ficaria contente em não ser recebido por nenhum desses políticos....

Notícia e foto daqui
.
Sete ministros, mais “engenheiro”, viajaram pelo país a “inaugurar” o novo ano escolar. Distribuindo computadores portáteis (made in China) e lançando Bandas Largas (não confundir com a Banda Gástrica), querem mostrar que este ano as coisas funcionam bem. E mais! A ministra desta área até anunciou que tem um sonho! I’ve got a dream! Tem a “ambição” de criar a obrigatoriedade do 12º ano escolar para todos. Bem, se actualmente nem sequer todos conseguem terminar o 9º, não sei como é que isso vai ser. Ela é que sabe. Qualquer das maneiras será uma óptima medida se passasse desse sonho! Mas, se calhar, essa medida não fosse mais do que uma fuga para frente, já que há cada vez menos alunos e cada vez mais professores no desemprego. Assim se matava duas moscas com uma tacada....

Como sempre, há divergências entre o governo e os sindicatos, até nesta questão. O novo ano lectivo começou com nota máxima para o engenheiro, mas para a FNE (Federação Nacional dos Sindicatos da Educação) não é bem assim. Foi feita uma distribuição dos professores muito à pressa, muitos lugares foram preenchidos à última de hora, e muitos ainda faltam por preencher! O governo “aposta na divulgação sucessiva de medidas que não passam de operações de autopromoção junto da opinião pública” escondendo assim as deficiências do início deste ano escolar.
.
A ler aqui

O Fado de cada um

No meu fado
Amargurado
A minha sina
Bem clara se revelou,
Pois cantando
Seja quem for advinha
Na minha voz soluçando,
Que eu finjo ser quem não sou.

Bem pensado
Todos temos o nosso fado
E quem nasce mal fadado
Melhor fado não terá.
Fado é sorte
E do berço até á morte
Ninguém foge, por mais forte
Ao destino que Deus dá.

Excertos de -O Fado de cada um- de -Amália Rodrigues- (1948)

Hoje aconteceu...

Se as coisas continuarem assim, qualquer dia o 11 de Setembro é proclamado o dia de Bin Laden. Cada vez que se aproxima esse dia fatídico se fala mais sobre os ataques terroristas do que em qualquer outra altura do ano. Fala-se tanto, e – zás, lá ele reapareceu! Com o dedo levantado do tipo “eu é que mando” e querendo imitar o nosso Altíssimo, essa amostra barata do Pai Natal pelos vistos ainda mexe. E claro, cada vez que ele se “mexe” aparece em todos os telejornais do mundo, tem audiência mundial garantida. Mas, começo cada vez mais a pensar que esse Bin Laden é apenas uma invenção de alguém que quer manter acesa a chama do conflito cristão versus árabes!

Pelos vistos, a ASAI (asai – aiai) “atacou” de novo. Desta vez o “alvo” foram ca de 70 estabelecimentos de diversão nocturna no Porto. Dessas sete dezenas, 13 foram encerradas por razões várias, instauraram dois processos-crime e 22 contra-ordenações. Uma pessoa foi detida por não ter comprovativos de compra da música utilizada num desses locais. Por um lado, acho esta acção positiva. Por outro lado, cada vez que eles aparecem num local, levam atrás de si um enorme aparato de forças de segurança, transformando qualquer lugar em estado de sítio. Até parece que entram em guerra contra tudo e todos! Assim não, senhor António Nunes!

Estranho. Aqui na Europa estamos permanentemente em guerra interna para ver quem, ou qual país, ultrapassa qual. Este é melhor que o outro, nós estamos pior do que aquele. Estamos é nos a esquecer de uma coisa! Não estamos sós no mundo! Há lá fora países como a China, a Índia ou o Brasil a esfregarem-se as mãos porque nós estamos apenas a “guerrear-se” uns aos outros! Isso mesmo, naturalmente por outras palavras, fez hoje saber a Consultaria Accenture, diz que se não temos cuidado essas economias emergentes vão ultrapassar a Europa. Diz que a falha está principalmente na educação. Mas neste aspecto ao menos Portugal pode estar descansado, o nosso “engenheiro” diz que a educação vai bem!

Notícias surpreendentes nos chegam da Polónia. Além de nos terem atrasado no futebol, agora querem impedir que a presidência europeia, que está nas mãos de Portugal, atribua um dia contra a pena da morte, previsto para o dia 10 de Outubro. Inicialmente fiquei algo revoltado com esta notícia pensando, outra vez estes polacos! Mas ao ler uma notícia, em língua inglesa, entendi a razão! A Polónia não quer um dia contra alguma coisa, mas sim, a favor. E esse a favor é a favor da vida. Ora, apoiado totalmente! Querem implantar um dia mundial de protecção de toda a vida humana! Naturalmente que o “engenheiro” só pode estar contra essa intenção polaca já que implantou muito recentemente algo em Portugal que não se enquadraria nesse dia....

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Gostos não se discutem!


Imaginem-se ter uma matrícula dessas no vosso carro...

Imagem enviada por Paula F.

Don't forget!


9/11 – Foi há 6 anos, mas parece que foi ontem!

Nota:
Podia ter colocado aqui uma imagem das torres a arder, mas o que o mundo necessita é de paz e de ser relembrado que há outros caminhos!

Cães, mais cães e....

Na TV, na RTP1, está no ar o programa Prós e Contras. Normalmente gosto muito de ver programas de informação, e especialmente esse já que tenta tratar de uma forma mais ou menos isenta os assuntos da actualidade. O tema de hoje é, como não podia deixar de ser, o caso Madeleine. Não vou de novo escrever aqui sobre este alegado rapto, já chega! Quero-vos falar apenas de um assunto sobre o qual já estou um pouco baralhado! Lembram-se certamente que foram cães ingleses que “descobriram” a tal mancha de sangue no alegado lugar do crime! Pouco depois, vi uma reportagem sobre um grupo de treinadores de cães que ensinam os seus animais precisamente para esta finalidade! Pergunto-me o porquê da polícia portuguesa não solicitar esses serviços, pergunta essa que também foi feita por um desses treinadores! Tanto quanto sei, os cães de cá como os de lá gozam da mesma inteligência! Se calhar, a SIC tem que repetir novamente a série austríaca com o Pastor Alemão Rex....

Para ver um excelente cartoon sobre este facto, clicar aqui

Continuando na vida animal. Tal como aqui anunciado, voluntários nossos estiveram no sábado último no canil municipal para proporcionar um dia diferente aos nossos animais. O dia serviu também para tirar fotos aos animais todos com a finalidade da elaboração de um assim chamado Book, onde constam todos os animais existentes no canil! Esse livro servirá depois de base para a futura adopção dos cães, e cada um terá a sua ficha com todos os seus dados. Bem, nesse dia um dos animais foi adoptado, já não é nada mal.
Para quem não sabe, infelizmente pouco posso fazer directamente para os nossos cães, já que os meus brônquios não gostam muito do ambiente interno de qualquer canil. Pelo menos, na nossa última acção de adopção e na entrega do canil à CMB, estive à porta de “guarda”, e claro, o trabalho numa associação dessas não se restringe só aos cães, há 1001’a coisa a fazer. Cada um faz o que pode!

Para finalizar, o meu alvo preferencial, o “engenheiro” Sócrates. Hoje, numa campanha alegadamente em favor da “sua” ministra da educação, disse uma coisa absolutamente extraordinária: O ensino em Portugal vai bem! Mas onde é que esse senhor vive? No tal planeta Zog? Parece que sim! Baseia essa sua opinião no aumento do número de alunos! Claro que aumentaram, já que “acena” com um computador portátil para que muita gente conclua a “escola toda”. Mas daqui a 8 ou 10 anos, com a gritante falta de natalidade existente actualmente em Portugal (sobre as razões já não necessito falar, pois não?), esse n.º. de alunos descerá drasticamente! Mas isso não lhe interessa, pois nessa altura certamente terá um cargo algures no estrangeiro....