segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Pedra / Piedra

Esta noite fui pela primeira vez ao Pax Julia depois do interregno do verão. Estava em cena “A Balsa de Piedra”, uma adaptação teatral do livro de José Saramago, Jangada de Pedra. Como não conheço o livro, não posso tecer opiniões sobre essa peça que acabei de ver. Para mais, este Prémio Nobel não é da minha preferência, não pela obra literária, mas pela sua “condição” humana....

Porém, isso tudo não me impediu de ir ver a peça. Inteiramente falado em espanhol, conseguia entender quase tudo, a minha filhota que me fez acompanhar nem por isso. Espero que seja um incentivo para ela, já que (teve de) escolheu como língua estrangeira o espanhol, em vez de ter escolhido uma língua que eu lhe pudesse ensinar devidamente....

Mas, adiante. Não conhecia os actores em palco, exceptuando a cubana Beatriz Viña. Ela foi-me apresentada na Biblioteca num dia desses, e como não consigo estar calado, critiquei Saramago, e claro, ela não achou lá muita graça! Neste peça notou-se até para mim quem é que era cubano, e quem era português. Não faz mal, porque quando eu falo português também se nota logo que não sou portador de um passaporte deste país....

Posso resumir que vi uma peça bem apresentada, bem encenada, mas que merecia (como tantas outras vezes) mais público. O espectáculo teatral aconteceu num domingo que só por si é uma grande condicionante. Ontem houve humor na Praça, na próxima semana há amor nesse lugar, portanto, pelos vistos só sobrava esse dia.