sábado, 22 de setembro de 2007

Delírio

Hoje ficou-se a saber que há um caso grave de delírios da política portuguesa! Pouco depois da retoma das actividades parlamentares da AR, o (super!) ministro das finanças, Teixeira dos Santos, anunciou uma meta de 2,4% para o défice (da mente dele...?) orçamental para o próximo ano! Este ano se vai “conseguir” uma percentagem de 3,3 que, sendo assim, no próximo ano descerá muito abaixo do exigido pela EU.

Agora, não sei se apanhou sol amais nas férias, se os obrigatórios sorrisos por parte dos visitados em visitas ministrais lhe afectaram o cérebro, o certo é que esse ministro vive completamente fora da realidade portuguesa! Com o PS na oposição, esse partido acusara sempre o PSD de terem uma obsessão pelo défice do estado, e hoje em dia o PS faz o quê? Mas a que custo este senhor vai atingir essa meta? Sim senhor, tem um grande mérito na recuperação da dívida fiscal de muitos contribuintes que, muitas vezes, se tiveram que endividar ainda mais só para não aparecer nessa lista negra dos devedores ao fisco que é, como é sabido, pública!

Por outro lado e como lado oposto da moeda, não paga o que deve a fornecedores ou prestadores de serviços a tempo e horas, dando-se muitas vezes o caso caricato de uma pessoa individual ou empresa ter que pagar o IVA de uma factura que ainda não foi paga, ficando por sua vez com dívidas ao fisco por não ter ainda o dinheiro na mão!

Pior, muito pior, está a população em geral! O trabalhador dito “normal” está cada vez mais endividado, os preços sobem a toda a hora, os combustíveis, os seguros, e o pior, a prestação da casa. O IVA continua a 21%, o imposto sobre os combustíveis continua altíssimo. Mas não, em Lisboa está um delirante ministro a anunciar um défice heróico que faz pensar que Portugal vive na maior das abundâncias, esquecendo-se por completo do “seu” povo que está cada vez mais asfixiado! Por essas e por outras razões não se entende a alta desse partido nas sondagens! Mas quem sou eu para denunciar fosse o que fosse....