sexta-feira, 14 de setembro de 2007

F1 - MM - Monsaraz

Hecatombe na Formula 1! A FIA (Federation Internationale de l’Automobile) condenou, após 10 horas de reunião, a McLaren à perca de todos os pontos conseguidos este ano nas corridas deste desporto automobilístico, na sua vertente dos construtores. Os pontos conseguidos pelos seus dois pilotos se mantêm! Além disso o construtor inglês terá que pagar uma multa de 100 milhões de dólares!

Não tinha acompanhado muito este caso em que a McLaren, por parte de um engenheiro (não, não “esse”...), foi acusado de fazer espionagem na Scuderia da Ferrari. Acusado e provado, embora não a 100%, era tempo de encontrar uma pena para os ingleses. Penso que ninguém imaginaria uma penalização tão pesada, mas pensando bem, até é justa. Além disso, a McLaren terá de tirar todas as partes do carro das F1 que supostamente foram copiadas da Ferrari. Apenas acho a multa monetária demasiadamente pesada, mas, tal como já vimos cá em Portugal no futebol, as federações têm que “angariar” os seus fundos de algum lado....
________________________________________
.
Marques Mendes terá passado por Beja! Terá, porque nem dei por ele! Num jantar com apoiantes da distrital de Beja, criticou o governo por ter dois pesos e duas medidas. Por um lado vão criar benefícios fiscais para empresas novas ou já existentes no interior do país, mas por outro lado vão fechando serviços públicos como centros de saúde. Claro que estou de acordo com essas críticas, o que não significa que eu esteja de acordo com a possível continuação de MM como líder do PSD.

Foto e notícia do Correio Alentejo



________________________________________
.
Numa tourada em Monsaraz no último sábado foi abatido um touro ilegalmente. Para já, e que me desculpem os que gostam desta coisa, acho as touradas estúpidas. No meio de um círculo, rodeado por espectadores, está um pavão vestido à mar.... gritando, ora a pé, ora a cavalo, a enfrentar um “furioso” touro. Um dá cócegas ao animal com um pano, o outro espeta-lhe um ferro na nuca, sem o touro lhe ter feito mal nenhum. Mas pronto, gostos são gostos, e só lá vai quem quiser, ou seja, eu não lá meto os pés! Vi uma única tourada, em Beja, em Agosto de 1983, foi a primeira e a última.

Naturalmente como defensor da vida animal que sou, também sou contra as touradas. Não ando na rua a protestar contra essas “corridas”, não tenho tempo para isso! Aqui no meu blog pouco tenho falado disso, e esta quase de certeza se ficará por aqui. Voltando à notícia. É sabido que é proibido matar um touro em Portugal. Alguns conseguiram uma excepção com uma lei manhosa, promulgada pelo PR de então, baseada na tradição. Ora, Monsaraz também se baseou nessa esquisita tradição, mas encontrou uma forma, digamos, muito original. Taparam o touro com um pano preto e acabaram assim, “escondido” aos olhos do público, com a vida do desgraçado. Sem palavras....
.
Foto e notícia do Correio Alentejo
.
Nota:
Naturalmente que as notícias no jornal Correio Alentejo me serviram apenas de base para estes textos, os temas têm logicamente um outro desenvolvimento no próprio jornal.

4 Comments:

At 14 setembro, 2007 00:48, Blogger Van Dog said...

Beurk... e RRRRRR... são os únicos sons que consigo emitir quando leio a palavra "tourada"...

 
At 14 setembro, 2007 01:08, Blogger Zig said...

van dog:
Apoiado! Prefiro torradas....

 
At 14 setembro, 2007 10:46, Blogger jocasipe said...

A história da espionagem na F1 já tem vários meses, e não tenho qualquer duvida (nem a FIA) que a McLaren é culpada. Achei a pena demasiado curta. Pouparam os pilotos, quando eles tiveram um papel fulcral neste caso - Vide Pedro de La Rosa. A FIA nem sempre tem medidas adequadas para "salvar" a F1. Este caso foi um rombo na credibilidade, uma especie de Doping no Le Tour!

 
At 14 setembro, 2007 11:23, Blogger Zig said...

jocasipe:
Estás mais dentro do assunto do que eu, porque desde que a RTP deixou de transmitir as corridas da F1 pouco tenho ligado a esse desporto.

Se calhar é uma questão de competências, de quem é que devia julgar esse caso na vertente desportiva. Tivemos cá um exemplo disso no futebol.

 

Enviar um comentário

<< Home