sábado, 15 de setembro de 2007

Espectáculo!


Já não há muitas dúvidas! Os novos heróis nacionais são os jogadores de Râguebi que deram hoje mais uma excelente prova de nacionalismo! Bateram-se com a Nova Zelândia, no segundo jogo do grupo C dos campeonatos do mundo desta modalidade que se realiza na França. Como alguém frisou, em Lyon estiveram em campo a melhor equipa amadora e a melhor equipa profissional do mundo. O resultado quase não interessa, foi de 108 – 13, o que interessa é que toda a gente que rodeia estes mundiais tem a máxima simpatia pela nossa equipa!

Penso que não seja pelo facto de Portugal ser um alvo fácil, ou por ser alguém que está em França apenas para fazer “cócegas” aos grandes. Porque aparentemente este desporto ainda é um desporto genuíno, algo que reúne as pessoas e que não as divide! Um desporto de paradoxos, aparentemente violento, mas acreditando nos próprios jogadores, de violência pouco tem. É rude, claro, é bem disputado, cada centímetro de terreno conta, como se viu no único ensaio da nossa equipa em que o árbitro teve dúvidas se foi, ou não, um ensaio válido. Falou com alguém por intercomunicador, e esse alguém validou os 5 pontos. Esse tipo de intercomunicação não podia existir também no futebol?

Por falar em futebol! Depois desse, para ser brando, infeliz episódio que envolveu o seleccionador nacional, nada melhor do que ver imagens de Râguebi na TV. Imagens impressionantes da maneira de como cantam o hino nacional! De cantores pouco têm, e nem precisam, até parece que Portugal inteiro estava a cantar e a emocionar-se com eles! Posso estar enganado, mas quando essa equipa liderada por Tomaz Morais voltar a pisar terreno nacional será certamente recebida por muita gente. Também me parece que nos próximos tempos se vai ouvir falar muito desse desporto.

Foto e notícia RTP

Reacções do seleccionador

Página oficial dos Campeonatos do Mundo de Râguebi (disponível em inglês, francês e espanhol)

Página oficial da Federação Portuguesa de Râguebi

E para quem tiver interesse, as regras do jogo

Nota:
Sendo quase tudo novo neste desporto para a maior parte dos portugueses, a própria palavra também parece ser nova! Muita gente já usa Râguebi, claro que a palavra inglesa Rugby também serve.

2 Comments:

At 16 setembro, 2007 09:45, Blogger jocasipe said...

Também vibrei com prestação da nossa equipa de raguebi. Estes sim, merece o nosso aplausio e admiração!
Na hora do jogo estava eu à espera de ver os treinos da F1 na bélgica, e não é que os gajos da sportv apenas os transmitiram em diferido?! Uma hora depois!!!! e para quem? Num canal transmitiam o raguebi e no outro um jogo de futebol inglês. E depois fazem publicidade a dizer F1 em directo e exclusivo só na sport tv! Naturalmente receberam um mailzito a chamar-lhes "alguns nomes"... pois!

 
At 16 setembro, 2007 14:54, Blogger Zig said...

jocasipe:
Devem ser os tais jogos de audiência, tal como fazem cá a TVI e a SIC.

 

Enviar um comentário

<< Home