quinta-feira, 31 de julho de 2008

Aufgeben - aufgegeben


Ghost Picture Show




Verdade ou montagem? Realidade ou manipulação de imagens? Não sei, mas algumas das imagens parecem-me verdadeiras!

Verifiquem vocês mesmos!

“Ladradores” problema

Mais uma excelente crónica de André Cláudio do Hospital Veterinário do Baixo Alentejo - Animália no jornal semanal Correio Alentejo da edição da semana passada:

Em todas as vizinhanças existe pelo menos um “ladrador” crónico, que ladra noite e dia, chuva ou sol, dias de semana ou fins-de-semana.
O seu cão é assim? Os proprietários destes “cães-problema” desenvolvem uma capacidade de ignorar o barulho produzidos que podem deixar os vizinhos à beira de um ataque de nervos – ou de um ataque homicida. No entanto, um cão que ladra constantemente não está melhor que o vizinho e então você deve a ambos uma solução para o problema.
O primeiro passo é tentar perceber porque ladra tanto o seu cão. Os cães ladram para exprimir uma variedade de emoções: ansiedade, aborrecimento, territorialidade, agressão, vontade de brincar, fome. Algumas condições no ambiente em que vive o seu cão podem despertar estas emoções (e os latidos) mais frequentemente.
O típico “incomodador” de vizinhos é um cão de quintal que não está a receber o exercício e atenção de que precisa. Os cães são animais sociais: precisam de ser parte da família. Se o seu cão está no exterior por não se saber comportar em casa, dê-lhe outra hipótese: peça conselhos ao seu veterinário ou a um treinador canino para o ajudarem a resolver esses problemas.
Quando o trouxer de volta à vida familiar, mantenha-o ocupado com saídas regulares. Exercitar, tanto o corpo como a mente, faz maravilhas pelos cães, especialmente naqueles que ladram por aborrecimento ou excesso de energia. Ficará surpreendido como quanto mais calmo, feliz e silencioso o seu animal ficará!
Para aqueles que continuam a ladrar (alguns cães são ladradores natos), a sua tarefa é treinar a responder ao comando de ficar calado quando está em casa e reduzir os motivos que o fazem ladrar quando não está.
Ensine ao seu cão a parar de ladrar, distraindo-o com as ordens “quieto” ou “chega” e recompensando-o por lhe obedecer. Ele fará a ligação rapidamente, com muita repetição e muitas recompensas. Sacudir uma lata cheia de moedas é uma distracção frequentemente recomendada e funciona bem. Gritar ao seu cão não faz nada excepto fazê-lo sentir-se a si temporariamente melhor.
Trabalhe para minimizar aquilo que faz o seu cão ladrar quando não está em casa. Se o seu cão ladra quando olha por uma janela que dá para a rua, mantenha-o afastado dessa janela quando sai. Muitos cães ladram quando ouvem um portão ou a porta de um carro a fechar, outros ladram quando ouvem pessoas a passar perto da sua casa. Abafe estes sons, deixando um rádio ligado perto dele quando não está e é mais provável que o seu cão durma do que ladre. Dê-lhe uns ossos apropriados para ele roer que o mantenham ocupado enquanto está só.
Para os mais persistentes existem colares anti-latido, que funcionam a pilhas e que libertam um borrifo de citronella cada vez que o cão ladra. Embora não sejam fáceis de encontrar, são uma boa alternativa aos colares eléctricos (dão choques eléctricos cada vez que o cão ladra).
Vale a pena tentar. É a sua paz de espírito, do seu cão e dos seus vizinhos que está em jogo.

Notícias 31.07.2008

Nesta quinta-feira...

...a Rádio Voz da Planície noticia a intenção do governo em encerrar compulsivamente a Universidade Moderna, que a associação dos municípios do litoral contesta a prospecção petrolífera na costa alentejana e que o assaltante da loja da Benetton se encontra em prisão preventiva (finalmente!).

...a Rádio Pax destaca as preocupações do NERBE com a instalação da Embraer em Évora, a confirmação da responsabilidade da ASAE pelo desligar dos parquímetros na nossa cidade e a queda de uma grua na Rua 5 de Outubro em Beja.

...o Correio Alentejo também noticia o desligar dos parquímetros em Beja acrescentando os últimos desenvolvimento deste caso, a abertura de um posto de abastecimento para embarcações no Alqueva e também noticia o encerramento da Universidade Moderna.

Por falta de tempo fico-me com estas notícias por hoje.

A Farmácia de Serviço de Beja será a Santos na Rua St. André e a temperatura máxima do ar deverá atingir 33ºC.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Olimpíadas

Como é sabido, os jogos olímpicos começam já daqui a nada! A RTP tem os direitos televisivos das transmissões desses jogos em Portugal, e ainda bem. Por isso, TODOS vão poder ver em directo (a horas impróprias) ou em diferido esses jogos na TV. Vou tentar publicar aqui no meu blog diariamente um “apanhado” das modalidades desportivas que vão ter direito a transmissão.

Por falar em modalidades desportivas! Pois, só os humanos têm direito a jogos desses. Então, e os cães?


Roseira Brava




Digam o que quiserem, gostei muito dessa novela e principalmente do seu genérico.
Só é pena de não “apanhar” a TV Memória onde essa série de 1996 está a ser (re)transmitida!

Step one!

Tal como dizem os chineses, mesmo a maior viagem começa sempre com o primeiro passo, e o passo que demos hoje se pode considerar como o primeiro de muitos, o primeiro de numa longa viagem. É que, após inúmeros outros passos dados, mas noutras direcções ou até passos falsos, o passo de hoje parece ser o primeiro na direcção certa.

Falo da localização do nosso novo canil. Já há algum tempo andamos à procura da melhor localização para um canil só nosso, já que temos os dias contados no actual canil municipal por imposições legais comunitárias. Temos visto muitos terrenos em quase todos os municípios do distrito, mas todos se revelaram impróprios para esse fim, pelas mais diversas razões.

Temos estado naturalmente também em conversações com a edilidade camarária de Beja, pela pessoa do vereador Miguel Ramalho, que, após algumas localizações possíveis, nos levou hoje a um terreno situado pouco depois da Salvada, na estrada de Vale de Russins. Fica a cerca de 17 km de Beja, penso que é uma distância aceitável. É um terreno da propriedade da CMB onde uma parcela nesse espaço nos poderá ser cedido por essa autarquia! Naturalmente que ainda há muitas arestas por limar, como, por exemplo, se é possível instalar neste lugar um canil, a localização correcta, a possibilidade de por lá termos energia eléctrica, água (furo) e de como se pode resolver a questão do esgoto.

São ainda muitas as perguntas e incertezas sobre esse assunto, mas, após um longo período de incertezas ainda maiores, penso que o primeiro passo está dado! Claro, depois da questão burocrática resolvida, há ainda um longo caminho a percorrer na construção do canil propriamente dito. Uma instalação dessas não vai ser barata, vamos necessitar de toda e mais alguma ajuda.

Tenho, e devo, que agradecer à CMB por não nos ter posto simplesmente na rua, por ter mantido sempre o diálogo nessa questão do canil, por ter procurado sempre uma solução e por ter encontrado agora esse caminho da cedência desse terreno para a nossa associação. Claro, agora é connosco! Temos que por as mãos à obra (ou como se diz...)!

Notícias 30.07.2008

Hoje...

...a Rádio Voz da Planície divulga a “Festa da Água” na Piscina Municipal de Beja, noticia detenções e apreensão de droga no “Pias Summer Festival” e que em Serpa os manuais escolares vão ser gratuitos para o 1º ciclo.

...na Rádio Pax é notícia a reacção de João Paulo Ramôa ao facto da Embraer ter escolhido Évora para a localização da sua nova fábrica de aeronaves, que os professores do sul estão “no trilho da esperança” e o NERBE vai promover uma acção de formação na área de Higiene e Segurança Alimentar.

...no Correio Alentejo o destaque vai para a detenção do assaltante da loja da Benetton, para uma nova exposição no Museu Botânico da cidade e para uma campanha de recolha de óleos alimentares em Moura.

...o JN noticia a possibilidade de as grandes superfícies poderem estar abertas 24 horas por dia, a TSF noticia um aumento de queixas sobre hospitais e clínicas privadas e uma censura ao acesso à internet para jornalistas estrangeiros na China; a RTP destaca a descoberta do grupo desaparecido na margem do Rio Teixeira.

Em Beja, a Farmácia de Serviço será a Central na Rua Conde Boavista, a temperatura do ar será no máximo de 32ºC.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Depois...

...deste bastante cansativo dia vos quero “incomodar” apenas com duas pequenas questões!

O primeiro assunto se prende com a constante “luta” entre a classe médica e o governo, ou dos governos ao longo dos últimos anos. É uma luta como tantas outras, uns querem dar apenas o necessário ou o menos possível, os outros pedem sempre mais e quase nunca estão satisfeitos e ambas as partes reclamam que a razão está no seu lado! Não sou nenhum entendido nessa matéria, porque se o fosse “puxaria” certamente para um dos dois lados em “conflito” nessa divergência sem fim. Portanto, estando eu de fora, posso e devo ter a minha opinião sobre este caso. A minha solução é – formar mais médicos! Se houver mais profissionais de saúde no “mercado” a procura por eles, ou melhor, a disputa por eles entre o sector público e o privado já não tinha razão de existir, além disso, as entidades patronais já não tinham que gastar tanto dinheiro nos vencimentos dessas pessoas como dizem que gastam. É simples!

A segunda questão é mais simples e gera mais consenso. Sabem qual é um dos muito poucos sectores da economia portuguesa que apresenta lucros? Certo, adivinharam! O da distribuição. Os “Belmiros” e companhia continuam a fazer lucros de fazer inveja a qualquer um. Claro e lógico, não roubam a ninguém, e muito menos estão metidos em ilegalidades (ok, há quem tenha outra opinião...). Mas, qual é o segredo? Nenhum. Basta olhar para cada um de nós onde é que está a efectuar as suas compras, para onde é que vai peregrinar religiosamente todos os fins-de-semana! Somos nós que fazem deste sector um dos mais lucrativos de Portugal! Soluções? Nenhuns...por haver poucas alternativas, infelizmente!

Divulgação

Eventos desta semana no âmbito da AniBeja 2008:

29 Julho (terça-feira) 21.30h
Semi-Pro (cinema)
Um filme de Kent Alterman; com Will Ferrell, Woody Harrelson e André Benjamin
EUA – 2008 – M12 – 90min.
Local: Largo das Alcaçarias – entrada livre
(Nota: Para quem não souber a localização deste largo clicar no seu nome)

No início dos anos 70, havia duas Ligas de basquetebol nos Estados Unidos: enquanto a NBA dominava a modalidade, a ABA distinguia-se pela sua atitude rebelde e pelas exibições espectaculares que produzia. Jackie Moon (Will Ferrell) é um homem que fez fortuna com a canção "Love me sexy" (que ainda por cima não foi escrita por ele, mas pela mãe) e que resolveu investir tudo na sua verdadeira paixão: o basquetebol. Torna-se então proprietário, treinador e jogador de uma equipa da ABA, os Flint Michigan Tropics. Mas quando a NBA anuncia a fusão com a ABA e a decisão de manter apenas as quatro equipas com melhores resultados, Moon resolve recuperar uma antiga estrela da NBA caída em desgraça, Monix (Woody Harrelson) e tentar que a sua equipa seja classificada.

(Texto: Cinecartaz – Público; Origem da Foto)
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

31 Julho (quinta-feira) 22.00h
Alenfole (Música Tradicional – Instrumental em Acordeão)
Local: Largo de Santo Amaro (Perto do Castelo) – Entrada Livre

(Nota: Curiosamente não há muitas referências acerca deste grupo na net...)

Notícias 29.07.2008

Nesta terça-feira…

...na Rádio Voz da Planície os destaques vão para uma notícia que dá como incerto o futuro do aeroporto de Beja por não estarem definidas as contrapartidas a pagar à FAP, fala das palavras do presidente do MMS (Movimento Mérito e Sociedade) que classifica de "Gabarolas Incompetentes" os governantes de Portugal e que vai estar de visita hoje na nossa cidade e noticia o facto das autarquias a partir do próximo ano lectivo terem mais competências na área da educação.

...a Rádio Pax noticia um assalto à mão armada da loja da Benetton em Beja (estava apenas uma funcionária na loja, o assaltante apareceu de cara destapada com uma pistola, “pediu” o dinheiro que estava na caixa e saiu de imediato logo a seguir; factos confirmados por mim), que a FDTI, no âmbito do programa Novas Oportunidades, vai criar em Beja e em Serpa um curso de operador de informática e que o valor das avaliações bancárias terá baixado no 2º trimestre de 2008.

...o Correio Alentejo, por sua vez, noticia que Ferreira do Alentejo tem um novo regulamento de urbanização e edificação, que o projecto da Liga para a Protecção da Natureza em Castro Verde recebeu um prémio internacional e os desenvolvimentos de um homicídio em Ponte de Sor.

...no DN se acusa que as renumerações dos gestores públicos terão subido 30% no ano passado, no DD se noticia uma baixa nos preços dos combustíveis na Galp, no JN se diz que o sangue está garantido em Portugal graças a mil dadores por dia e finalmente no jornal desportivo O JOGO se fala da confirmação da FPF dos castigos ao Boavista e a JNPC.

Por Beja, a Farmácia de Serviço será a Palma no Largo D. Dinis nº 4, na temperatura máxima prevista para hoje aparentemente as várias previsões existentes na net estão de acordo: 31ºC.

Actualização:

A “pessoa” (para não lhe chamar outros nomes) que assaltou a loja da Benetton terá sido reincidente nessas andanças e “praticou” esse acto com uma pistola falsa. Certamente (digo eu) já terá sido libertado e já deve estar pronto para outra...

Legalidades

Numa das próximas reuniões no seio de uma das duas colectividades a que pertenço, vou pedir ao seu presidente, quase no fim, que dê essa reunião como concluída, fechar a acta, levá-la consigo e sair da sala. Depois da saída dessa pessoa do lugar da reunião, vou perguntar aos restantes participantes se essa mesma reunião terminou, e, no caso de a resposta for não, pergunto se ainda há condições para continuar e se é possível tomar decisões importantes!

Para quem não estiver a ver aonde quero chegar com esta conversa toda, vai achar-me maluco de vez! Claro que não, seria a resposta. Para os que estão a ver onde quero chegar, pergunto: como é que é possível que um desfecho deste tipo seja invalidado através de uma opinião de uma pessoa muito importante na nossa sociedade e que a continuação dessa reunião mais as suas decisões passe a ser legal?

Não estão em causa os “pormenores técnicos” dessa reunião, é completamente indiferente se o assunto é a modernização da casa de banho da casa do povo de uma qualquer aldeia ou a descida de divisão de um dos mais históricos clubes de futebol em Portugal! O segundo assunto dessa dita reunião, o da suspensão de JNPC penso que é irrelevante, existem telemóveis e mails, ele continuará a ter os cordelinhos na mão na mesma, para grande desgosto de LFV e companhia. Mas para mim trata-se de uma questão de princípio! Não se pode alterar um desfecho de uma reunião presidida por pessoas legitimamente eleitas com base de uma opinião de uma pessoa, por mais importante que ela seja! Isto vai abrir um precedente, uma situação que se pode repetir em qualquer altura e em qualquer lugar, basta haver divergências graves para “invocar” essa dita reunião terminada de uma forma muito pouco convencional...peeeenso eu de que...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Este ano

Nestas férias...



e também porque...



É que, no ano passado, mesmo com esta campanha (lembram-se?) e alertas como este



faleceram em Agosto de 2007 mais de 80 pessoas nas estradas portuguesas.

Este ano, como vai ser???

Mais vale conduzir assim



para que não se continue a ver imagens destas!

Que inveja tens tu das rosas



Se os beijos espigassem
Como espiga o alecrim
Havia muitas cachopas
Cujo rosto era um jardim

Que inveja tens tu das rosas
Se és linda como elas são
A rainha das flores
Tratadas por tuas mãos

Tratadas por tuas mãos
Pelas tuas mãos mimosas
Se és linda como elas são
Que inveja tens tu das rosas

Tens uma rosa na boca
E em cada face um botão
As folhas ornam-te o peito
E a raiz o coração

Notícias 28.07.2008

Neste início de semana de trabalho (para alguns)...

...na Rádio Voz da Planície é notícia a adjudicação da construção de terminais e edifícios no novo aeroporto de Beja, que um profissional da GNR foi constituído arguido por se ter recusado de lavar pratos e o regresso às origens da Feira Anual de Serpa, convertida na I Feira Histórica e Tradicional, a realizar-se no centro histórico dessa vila feita cidade.

...na Rádio Pax os destaques vão para o aumento dos trabalhadores na Herdade Vale da Rosa de 300 para 900 trabalhadores até 2012, para a inauguração desta noite da Praceta Beja III (nas traseiras dos espaços de restauração na zona universitária) e um alargamento da Central Fotovoltaica de Amareleja.

...no Correio Alentejo as notícias vão para um investimento por parte do governo de 58 milhões de € na rede viária (maioritariamente no norte) do Alentejo, fala de um ligeiro sismo no concelho de Évora e o regresso do Ourique Desportos Clube para o futebol sénior.

...no Diário Económico se culpa o desemprego por ser a maior razão do crédito malparado, o JN fala dos desenvolvimentos do caso do roubo de armas às agentes da PSP do Entroncamento e no jornal desportivo O JOGO se realça a vitória de ontem do Sporting sobre o Benfica.

Por cá, a Farmácia de Serviço é a Silveira na Rua Mértola 21, a temperatura máxima do ar será previsivelmente de apenas 31ºC.

Mealheiro

Este texto não é para substituir os corrosivos textos do nosso amigo H, porque ele é insubstituível! Mas algum dos meus caros leitores me sabe explicar porquê é que os mealheiros (leia-se parquímetros) no Largo dos Duques (frente à COOP) e não só estão todos desligados? É que, esta manhã, vi numa verdadeira peregrinação os utentes desses estacionamentos a correrem de um aparelho desses para o outro e nenhum estava ligado. A seguir, quis, como cidadão exemplar que tento ser, passar pela PSP a contar o sucedido, mas já lá estava um dos funcionários da empresa responsável pela manutenção dessas máquinas (e meu amigo) à porta dessa força de segurança pública, por isso, nem parei. Agora, das duas, uma! Ou alguém os (os mealheiros) avariou, ou então, todos estão desligados por avaria comum. É que, não vá um agente de segurança (leia-se polícia) mais zeloso começar a multar toda a gente...

Actualização:

Segundo as minhas (pouco fidedignas) informações, a ASAE terá mandado desligar esses ”Slot Machines” por não terem baixadas, ou actualizadas, as tarifas de estacionamento na altura da descida do IVA.

Portanto, finalmente a ASAE fez algo de positivo na nossa cidade. Podemos estacionar por uns tempos de graça. No entanto, nesses mealheiros ficaria bem que seja afixado um aviso de “fora de serviço” para que essa peregrinação não continue. Pronto, ok, caminhar um pouco faz bem à saúde. Por outro lado, as moedas preparadas nas mãos de cada utente ficam agora nas mãos dos (cada vez em maior número) pedintes que por lá proliferam, já que estão muito bem informados desta situação. Nada contra eles, até são simpáticos, mas não deixam de ser um pouco chatos!

Será possível?

Depois do Aliciante, agora parece que o H nos vai deixar também! Confesso que não lia muito o blog da Madalena, mesmo sendo um dos blogues mais bonitos da região. O blog do H, não. Ia lá religiosamente várias vezes ao dia, ultimamente. Mesmo sendo um pouco provocativo, penso que é, neste momento, o melhor blog da cidade. Mas as últimas postagens dele já deixavam de adivinhar esse desfecho, espero que seja apenas temporário e que está a fazer apenas uma pausa.

Por outro lado, na altura quando conheci o Hugo pessoalmente, ele me confessou que o blog estava a tomar uma direcção não por ele desejada, na altura não o entendi muito bem. Se calhar, e como vivemos numa aldeia, a maneira de escrever dele o terá prejudicado de alguma maneira, ou então, vai mesmo deixar a nossa cidade.

Não sei, estou apenas a especular, pode ser que está apenas a brincar connosco, está de férias e vai voltar cheio de gozo e de sorrisos.

domingo, 27 de julho de 2008

Togo

Esse nome certamente que não vos diz nada. Quanto muito, é um país africano. Mas não. É o nome de um cão-guia, importado do Canadá, e é o primeiro cão-guia atribuído em Portugal a uma adolescente. A razão é simples. Pelas minhas informações, a única escola (!) existente em Portugal que treina animais para esse fim e as respectivas pessoas para a sua utilização, a Associação Beira-Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, devido à enorme procura existente no nosso país consegue apenas atribuir cães-guia a adultos.

Ora bem, para o pai da Sofia Santos, esse obstáculo foi apenas um incentivo para resolver esse problema da sua filha, o da falta de um animal desses. Com apoio de várias entidades e angariações de fundos com várias campanhas, viajaram para o Canadá, ficaram por lá quase um mês e trouxeram a Togo, uma cadela que entente apenas francês, logo, é a Tôgô, uma cadela bonita de raça Labrador (infelizmente ainda não há imagens na net dessa linda menina...).

Bem, caros amigos, essa do cão-guia ser uma cadela, dá que pensar! Então, nos humanos, se há bombeira, actriz e médica, uma cadela, em vez de cão-guia, terá forçosamente que ser uma cadela-guia, ou não???

Para quem não sabe...

...ou não sabia (como eu), a caravana da McDonald’s Sports Tour está hoje em Beja, mais precisamente no Parque da Cidade. Tem várias actividades como ténis e basquetebol, indicado para crianças entre os 6 e 11 anos de idade.



Deve estar quase a terminar, mas para os interessados, clicar aqui para saber mais desta iniciativa.

Notícias 27.07.2008

Neste domingo...

...nas escassas notícias disponíveis online a nível regional, a Rádio Voz da Planície fala de um protesto contra a instalação de uma fábrica de suinicultura em Castro Verde e de um acampamento da JCP em Mina de São Domingos. Esta Rádio destaca ainda uma notícia nacional, a de uma recomendação para redução de sacos de plásticos, recomendação vinda da AR e dirigida ao governo.

...na RTP, o governo dá importância ao melhoramento das estradas em redor da barragem do Alqueva por ser fundamental para o desenvolvimento turístico da região, Paulo Portas pede mais controle sobre o rendimento mínimo e é noticia uma aterragem de emergência de um avião britânico na Alemanha devido a uma tentativa de abertura das portas de emergência em pleno voo por parte de duas passageiras alcoolizadas...

Em Beja (e tudo sem álcool), a Farmácia de Serviço é a Fonseca na Rua Sousa Porto 11, a temperatura máxima do ar poderá atingir uns 33ºC.

Estava quase!

Numa final antecipada, perdemos por 4-5 com o Brasil nas meias-finais do campeonato do mundo de Futebol de Praia que se realizam em Marselha, França.

No Hóquei em Patins, nomeadamente nos campeonatos europeus a disputar em Oviedo (Espanha), perdemos na final frente à selecção anfitriã por 0-1!

E já nem posso confiar no meu FCP que, frente ao seu público, perdeu na apresentação da sua equipa para esta época com os escoceses do Celtic de Glasgow, também por 0-1! Jesualdo Ferreira não ficou nada satisfeito, pelo menos com o resultado...

Faltava mesmo só o quase! Todos os jogos perdidos pela diferença mínima. No entanto, sempre há algo positivo, desportivamente falando. O Sporting de Braga está na pré-eliminatória da Taça UEFA ao derrotar os turcos do Sivasspor (que nome!) em casa por 3-0. Já tinha ganho na Turquia por 2-0.

sábado, 26 de julho de 2008

Os Tudor

Tal como disse há pouco, a “culpa” do aparecimento tardio do meu bloco noticioso de hoje foi dos Tudor! A RTP repetiu uma excelente série sobre esses Tudor, a casa nobre que deu vários Reis e Rainhas à Inglaterra no século XVI e XVII, com destaque para o famoso Henry VIII, conhecido mulherengo que teve nada mais e nada menos do que 6 esposas, curiosamente entre elas até constava uma alemã.

Viveu apenas 55 anos, eram outros tempos, tempos conturbados onde guerras e decapitações estavam na ordem do dia! Esses episódios deram mais relevância à segunda esposa desse rei, a manhosa Anne Boleyn, também decapitada sob acusação de bruxaria. Bem, essa (re)transmissão dessa série se “deu” sempre depois da meia-noite e durava sensivelmente até às 2 da manhã. Portanto, durante essa semana pouco dormi, recuperei essas horas de falta de sono esta manhã, o que me valeu, como habitualmente, uma valente dor de cabeça. Portanto, está explicada a tardia aparição das minhas notícias do dia.

Voltando aos Tudor. Naturalmente que não vou conseguir resumir essa série televisiva apenas nessas poucas linhas. Devo confessar que fiquei colado ao ecrã para seguir com atenção essa história. Gostei bastante! Esse Henry VIII usou e abusou do seu estatuto de rei, aproveitava todas as oportunidades para “tomar” todas as mulheres pelas quais se interessava. É muito interessante ler a história desse reinado, dificilmente igualável em qualquer outra parte do mundo. Ou seja, do primeiro casamento com Catherine of Aragon nasceu uma filha, a mais tarde conhecida Bloody Mary (responsável por mais de 300 decapitações). Divorciou-se dessa primeira mulher numa afronta contra a dominante igreja católica, separando-se assim dessa igreja e criando uma espécie de nova religião. Da segunda esposa nasceu outra filha, a depois conhecida Virgin Elizabeth (nunca casou nem nunca esteve com um homem...). Da terceira mulher, a simples mas bonita Jane Seymour nasceu o único filho deste rei, o futuro Edward VI (estava muito doente e morreu aos 16 anos), e por aí adiante...

A lista de sucessão desta casa nobre inglesa



Para quem tiver interesse pode ler aqui a história dos réis da Inglaterra até 1707, já que depois o reino se uniu com a Escócia, criando o ainda actual Reino Unido. Nessa lista, todos os nomes são links que levam a muitas outras histórias...

Limpeza étnica

Artigo de Mário Crespo no Jornal de Notícia do dia 21 de Julho - recebido por mail:


O homem, jovem, movimentava-se num desespero agitado entre um grupo de mulheres vestidas de negro que ululavam lamentos. "Perdi tudo!" "O que é que perdeu?" perguntou-lhe um repórter.

"Entraram-me em casa, espatifaram tudo. Levaram o plasma, o DVD a aparelhagem..."

Esta foi uma das esclarecedoras declarações dos auto desalojados da Quinta da Fonte. A imagem do absurdo em que a assistência social se tornou em Portugal fica clara quando é complementada com as informações do presidente da Câmara de Loures: uma elevadíssima percentagem da população do bairro recebe rendimento de inserção social e paga "quatro ou cinco euros de renda mensal" pelas habitações camarárias. Dias depois, noutra reportagem outro jovem adulto mostrava a sua casa vandalizada, apontando a sala de onde tinham levado a TV e os DVD. A seguir, transtornadíssimo, ia ao que tinha sido o quarto dos filhos dizendo que "até a TV e a playstation das crianças" lhe tinham roubado. Neste país, tão cheio de dificuldades para quem tem rendimentos declarados, dinheiro público não pode continuar a ser desviado para sustentar predadores profissionais dos fundos constituídos em boa fé para atender a situações excepcionais de carência. A culpa não é só de quem usufrui desses dinheiros. A principal responsabilidade destes desvios cai sobre os oportunismos políticos que à custa destas bizarras benesses, compraram votos de Norte a Sul. É inexplicável num país de economias domésticas esfrangalhadas por uma Euribor com freio nos dentes que há famílias que pagam "quatro ou cinco Euros de renda" à câmara de Loures e no fim do mês recebem o rendimento social de inserção que, se habilmente requerido por um grupo familiar de cinco ou seis pessoas, atinge quantias muito acima do ordenado mínimo. É inaceitável que estes beneficiários de tudo e mais alguma coisa ainda querem que os seus T2 e T3 a "quatro ou cinco euros mensais" lhes sejam dados em zonas "onde não haja pretos". Não é o sistema em Portugal que marginaliza comunidades. O sistema é que se tem vindo a alhear da realidade e da decência e agora é confrontado por elas em plena rua com manifestações de índole intoleravelmente racista e saraivadas de balas de grande calibre disparadas com impunidade. O país inteiro viu uma dezena de homens armados a fazer fogo na via pública. Não foram detidos embora sejam facilmente identificáveis. Pelo contrário. Do silêncio cúmplice do grupo de marginais sai eloquente uma mensagem de ameaça de contorno criminoso - "ou nos dão uma zona etnicamente limpa ou matamos." A resposta do Estado veio numa patética distribuição de flores a cabecilhas de gangs de traficantes e auto denominados representantes comunitários, entre os sorrisos da resignação embaraçada dos responsáveis autárquicos e do governo civil. Cá fora, no terreno, o único elemento que ainda nos separa da barbárie e da anarquia mantém na Quinta da Fonte uma guarda de 24 horas por dia com metralhadoras e coletes à prova de bala. Provavelmente, enquanto arriscam a vida neste parque temático de incongruências socio-políticas, os defensores do que nos resta de ordem pensam que ganham menos que um desses agregados familiares de profissionais da extorsão e que o ordenado da PSP deste mês de Julho se vai ressentir outra vez da subida da Euribor.

Notícias 26.07.2008

Nas notícias deste sábado (que aparecem um pouco mais tarde do que o habitual, a culpa foi dos Tudor!)...

...a Rádio Voz da Planície destaca as novas regras da acção social nas escolas, mais precisamente na atribuição de livros escolares gratuitos e refeições e as comemorações da batalha de Ourique nessa localidade alentejana.

...no Diário do Alentejo os destaques vão para um artigo da directora artística da Arte Pública Gisela Cañamero intitulado “A mudança vem a galope” e o falecimento de duas conhecidas personalidades, Ernestina Pinheiro e Capitão Lemos da Silveira.

...na RTP o destaque vai para um investimento de 400 milhões de € em duas fábricas de aeronáutica em Évora, a visita de Obama a Londres e uma afirmação de Hugo Chavez em querer vender a Espanha 10 mil barris de petróleo por dia a um preço de 100 dólares.

Por cá, a Farmácia de Serviço é a Pacheco na Praça Diogo Fernandes nº 1, a temperatura máxima do ar deverá ser de 32ºC (previsão RTP).

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Desejos

Desejo a todos
os meus leitores e não leitores,
aos meus amigos e inimigos,
a todos que me conhecem e desconhecem,
aos bons e menos bons,
aos altos e baixos,
aos gordos e magros,
aos preto e brancos e a cores,
aos ricos e pobres,
a eles e elas,
aos bonitos e aos feios,
a velhos e novos,
aos que trabalham e
aos que estão de férias
um



Absolutamente fantástico
Indispensavelmente descansado
Totalmente necessário
Radicalmente fabulástico

BOM FIM-DE-SEMANA!

Rosa Branca




De uma rosa nasceram
Duas roseiras da paz
Mal o vento as movia
Mal o vento as mexia
Iam-se as rosas beijar

Rosa Branca, tu não vás
Ao meu jardim sem eu ir
Teu coração não é capaz
De fazer o que o meu faz
Leva as noites sem dormir

Leva as noites sem dormir
Pensando em ti, meu amor
Eu não posso resistir
Rosa Branca, deixa-me ir
Para o teu peito encantador

A rosa depois de seca
Foi-se queixar ao jardim
Respondeu-lhe o jardineiro
Tudo no mundo tem fim

Notícias 25.07.2008

Nesta sexta-feira que começou com alguns pingos de chuva...

...a Rádio Voz da Planície destaca a sentença no julgamento do militar da GNR de Gomes Aires, o falecimento de um presumível assaltante durante a sua fuga às autoridades e as “Noites de Santiago” em Entradas.

...a Rádio Pax fala da visita de hoje do ministro da agricultura a Ferreira do Alentejo, o arranque do 1º Festival de Música Electrónica em Pias também designado como “Pias Summer Festival” e que Alvito recebe um encontro de “Gaitas e Vozes”.

...o Correio Alentejo escreve sobre a falta de médicos que prejudicam as urgências no Baixo Alentejo e também destaca o Festival de Pias para além da capa do jornal (escrito) desta semana.

...no DN o destaque vai para uma proposta para que a tarifa social da EDP seja aplicada a mais famílias, no JN se fala de uma possível descida dos preços dos combustíveis e que os consumidores não vão pagar incobráveis da EDP enquanto na TSF o destaque vai para a libertação dos 10 reféns dos FARC raptados na semana passada.

Em Beja, a Farmácia de Serviço será a Santos na Rua St. André Loja 1/2, a temperatura máxima do ar deverá atingir os 31ºC, ou talvez não...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Frase sábia

As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.

(Santo Agostinho)

Informação importante!

Informa-se os meus estimados leitores que a nova variante de Beja já abriu ao trânsito. Liga directamente os 2 maiores espaços comerciais da nossa cidade à nova rotunda para quem sai em direcção ao Algarve, e tudo isso sem portagem!

Já não é necessário esperar muito tempo para sair desses espaços comerciais, já não é necessário observar com calma os peões que por essas antigas saídas se passeiam, já não é preciso irritar-se com o otário da frente que deixa passar os outros que foram meter gasolina na bomba do Intermarché, já não é necessário deixar passar a senhora que só quer ir ao Mac com os miúdos, e já não é necessário fazer o entretanto cortado caminho do meio no caso do Inter, caminho que muitos continuam a procurar! Em soma, as compras, a partir de agora, vão desenrolar-se de uma forma muito mais calma!

Por outro lado, é preciso ter cuidado para não confundir essa nova saída (entrada) da rotunda com a saída (entrada) para Beja! Porque ela é tão bem feita, com barreiras nas bermas com chapa por baixo e tudo, direitinha e limpinha. Até o caminho para peões, a tal passerelle de Beja, tem barreiras nas bermas também com chapa por baixo, não vá ali cair um ciclista e se magoar!

Resumindo, a nossa cidade está cada vez mais bonita e funcional (não estou a gozar)!

Divulgação espectáculo musical

No âmbito da AniBeja 2008 actuam esta noite, pelas 22.00h no Parque da Cidade em Beja, os Seara Jovem, com entrada livre.



Os Seara Jovem são um grupo de música popular portuguesa oriundos de Monforte, concelho pertencente ao distrito de Portalegre. A sua génese foi a Escola de Música da Câmara Municipal de Monforte, orientada pelo Prof. António Lagarto. Fizeram a sua primeira aparição em público no dia 25 de Abril de 1992 num espectáculo para o Lar de Idosos de Monforte, sendo esta a data que consideram o seu aniversário. A partir daqui transitaram para a Sociedade Filarmónica Monfortense passando a integrar os quadros de agrupamentos culturais desta colectividade. Desde 1992 e com mais de meio milhar de actuações, percorreram já o país de Norte ao Sul, Madeira e Açores inclusive, tendo obtido também a internacionalização através de espectáculos realizados em Espanha e no Canadá.

(Imagem CM Monforte; texto e mais info sobre o grupo no seu site oficial)

Notícias 24.07.2008

Nesta quinta-feira (mais) fresquinha...

...a Rádio Voz da Planície destaca que o Ministério Público determina o derrube da fábrica Montaraz em Garvão, um “empate” entre as vozes municipais no que toca à privatização, ou não, do jornal bejense Diário do Alentejo e duas propostas culturais, uma em Beja e outra em Serpa.

...a Rádio Pax noticia um incêndio num restaurante em Beja, protestos de pescadores e desavenças políticas em Castro Verde.

...o Correio Alentejo fala da criação de um curso de medicina na Universidade do Algarve, que a região espanhola Extremadura vai cooperar na garantia de qualidade ambiental do Alqueva e anuncia a criação de um Bioparque em Castro Verde.

...no DN se denunciam roubos de combustível para depois ser vendido a um Euro por litro e anuncia que o valor da “lista negra” do fisco atingiu 3.2 mil milhões de €, o JN noticia que o Ministério Público tenta salvar depoimento de Carolina Salgado e que os advogados dos McCann vão analisar à lupa o livro de Gonçalo Amaral.

Na nossa cidade, a Farmácia de Serviço será a Central na Rua Conde Boavista nº 5, a temperatura do ar não deverá passar de uns fresquinhos 30 a 33ºC, dependendo da fonte da previsão de meteorologia utilizada...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Hoje...

O dia de hoje ficou marcado por vários assuntos, não sei qual deles com mais importância. Começo por aquele que acabei de ver na TV, ou seja, com os problemas no bairro Quinta da Fonte em Loures. A RTP acabou de transmitir uma reportagem sobre esta zona problemática nos arredores de Lisboa, para quem viu penso que ficou a saber muito mais sobre o que se esconde por detrás desse nome.

Não conhecia esse bairro, não sabia que é uma zona mesmo isolada e nem fazia ideia que tem apenas e só uma rua de acesso. Só esse facto diz quase tudo, ou seja, facilmente alguém, ou um grupo com más intenções consegue “controlar” esse bairro. Claro que foi uma peça tipicamente jornalística onde só aparecem as pessoas que querem aparecer, só falam aqueles que têm coragem para falar. Pensava que nesse bairro viviam só pessoas da etnia cigana e famílias de raça negra, mas não. Também lá moram pessoas “ditas” normais, pessoas que por lá compraram casa iguais a milhares e mais milhares de outras famílias pelo país fora. Só que, essas vivem por lá quase isoladas, não saem de casa, vivem angustiadas e deprimidas. Não têm hipóteses de vender essa casa já que ninguém a compraria, agora com os últimos acontecimentos ainda menos.

Naturalmente nessa reportagem não apareceu ninguém da etnia cigana já que não estavam nesse bairro quando a reportagem fora rodada. “Apenas” apareceram pessoas que falaram da vida diária que levam, vidas que são “quase” iguais às nossas, só que, vivem num bairro que anda na boca de todos os portugueses, um bairro que no futuro dificilmente recuperará dessa má fama que tem actualmente. Soluções? Não sei, não sou autarca de Loures, não sou psicólogo nem outras coisas começadas por “psico” ou terminadas em “ogo”, só sei que esse tipo de problemas não são exclusivos do nosso país, todo o mundo dito moderno os tem. Exclusão social, desemprego, racismo, ou então, aproveitamento da situação, saber dos direitos e não querer saber dos deveres – you name it!

O caso Maddie! Só de ouvir esse nome dessa infeliz menina provoca as mais variadas reacções! Foi rapto? Foi homicídio? Muito provavelmente nunca o saberemos. Muito foi falado e escrito sobre o caso, e agora que a investigação a esse desaparecimento foi arquivado por falta de provas e novos desenvolvimentos, vem agora o ex-investigador desse caso, Gonçalo Amaral, lançar novas polémicas para a fogueira (que nunca se irá apagar) em forma de um livro. Para quem está de fora como eu, para quem não entende nada de trabalho policial como a maior parte de nós, o que se tem revelado até agora sobre esse livro, ou melhor, o que está escrito nele, levanta a maior das dúvidas se essa investigação realmente correu da melhor forma. Esse ex-investigador defende que a Maddie morreu nessa mesma noite acidentalmente, ou seja, que não foi raptada. Escreve que foram ignorados testemunhos importantes e que houve influência directa de entidades fora da investigação para que essa tomasse o rumo da possibilidade de rapto. Pessoalmente? Estou indeciso, só sei que esse livro certamente vai ser um bestseller e que esse investigador terá o seu futuro assegurado, a não ser, claro, que venha a ser acusado e condenado por aquilo que escreveu...

O caso Esmeralda! Mais uma vez, só de ouvir esse nome provoca as mais variadas reacções. Nunca antes se terá ouvido falar tanto em pai biológico e pais afectivos, em poder paternal e em decisão judicial de paternidade. Hoje se ficou a saber que a entrega da menina a esse dito pai biológico (recuso-me de escrever aqui o nome para que as buscas na net não me encontrem...) ficou suspensa por decisão judicial. Na prática é mais do que certo que essa entrega nunca se vai realizar já que com o passar do tempo a menina de agora 6 anos se vai habituar cada vez mais aos pais adoptivos. Aplaudo essa decisão! Digam o que quiserem, sempre defendi que a Esmeralda deve ficar com o Sargento Luis Gomes e sua esposa. A única ligação que esse dito pai biológico tem para com a “sua” filha é apenas o facto de ter tido relações sexuais com a mãe da criança, e mais nada. Será que é apenas o ego machista dele que o impede de não desistir do caso? Para quê é que ele quer a menina? Certo, “requereu” a paternidade poucos meses após o nascimento da criança, mas desde quando, moralmente falando, ele que teve apenas a “participação” de poucos minutos na concepção da bebé, tem mais direitos do que uma mãe que carregou durante 9 meses essa pequena vida dentro da barriga dela? Não entendo! A razão estará no mundo machista que continua a prevalecer em Portugal? Talvez. Mas o que realmente interessa é a menina, e ela está muitíssimo bem com quem está agora! Tenho dito!

Feias e simultaneamente giras






É sabido que aparece muita coisa no mail que não interessa, mas não resisti em mostrar-vos algumas destas imagens que me chegaram da pessoa que sempre pede desculpa por qualquer coisinha...

Notícias 23.07.2008

Nesta (já mais fresca) quarta-feira...

...na Rádio Voz da Planície é notícia a vinda do presidente de Cabo Verde a Moura, fala de mais uma voz municipal que defende a privatização do DA e boas notícias vindas do município de Alvito.

...a Rádio Pax destaca um suicídio de um militar na Base Aérea de Beja, a criação de uma micro-reserva biológica pela QUERCUS na nossa região e uma exposição no Museu Botânico da nossa cidade.

...o Correio Alentejo noticia uma parceria da Universidade Aberta com a CM de Grândola, que jovens vigiam as florestas no concelho de Odemira e as comemorações do aniversário da Batalha de Ourique.

...no DN se denuncia a continuação da excessiva demora na adopção de uma criança e a história em redor da captura do sérvio Karadzic, o JN parece dar fim à “novela Quaresma” dando-o finalmente quase certo no Inter e noticia um fecho de um jacuzzi público na Póvoa de Varzim devido a uma bactéria mortal, e na RTP é notícia que a comunidade cigana da Quinta da Fonte aceitou abandonar a rua.

Em Beja, a Farmácia de Serviço será a Palma no Largo D. Dinis nº 4, a temperatura máxima do ar “pode” atingir 36ºC.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Uma boa medida e uma nova “never ending story”

Já a partir do dia 20 de Agosto de 2008, a inspecção periódica dos veículos terá que ser feita até ao dia do mês em que o automóvel é registado, ou seja, se um carro foi registado (data da matrícula) num dia 13 de Julho, é até essa data que esse automóvel se terá que apresentar nessa inspecção e não até ao fim desse mês. Isso porquê? Porque, e disso sou testemunho já que a minha oficina se situa logo ao lado de um centro desses, sempre quando chega o fim do mês é um movimento que só visto! São elas filas que chegam a ocupar muitas vezes as ruas circundantes, para não falar das “guerreias” que há por vezes entre os utentes desse centro na descoberta quem é que terá chegado primeiro. Também, assim o espero, vão acabar as dificuldades que os meus clientes têm em chegar até a minha oficina, porque muitas vezes esses utentes “esperantes” bloqueiam pura e simplesmente a rua que vai até ao meu estabelecimento e aos dos meus vizinhos!

Para além desse evitar de enchentes, os responsáveis justificam esta medida porque desta forma a inspecção propriamente dita pode ser efectuada com mais precisão, ou seja, os técnicos terão mais tempo para encontrar defeitos no veículo inspeccionado. Por um lado é positivo já que assim o proprietário fica a saber mais sobre o estado da sua “carroça”, por outro lado, claro, desta forma podem reprovar mais veículos. Mais uma medida positiva desta nova regulação (para além do desimpedimento da minha rua) é que se possa pedir esta inspecção até 3 meses antes dessa data limite, ou seja, no nosso caso de 13 de Julho, o “corpus delicti” pode já apresentar-se a partir de 13 de Abril.

Não queria falar aqui dos problemas da Quinta da Fonte em Loures, mas acho que aqui se está a formar um “caldinho” de difícil solução, uma nova “never ending story”. Eu sei que não é “bonito” falar mal de concidadãos principalmente quando pertencem a etnias minoritárias, mas tendo eu de ter que lidar muitas vezes com “representantes” desta etnia conheço perfeitamente a maneira de ser deles. O meu pai usava sempre uma expressão (não sobre pessoas desta etnia, já que na Alemanha eles andam na linha!): eles mentem assim que abrem a boca. Não têm culpa disso, está-lhes no sangue! Já nascem assim, vejo isso com as crianças no acampamento frente ao nosso canil, é assim, e pronto. Na minha oficina são mesmo os únicos que sistematicamente me tentam enganar, dizem que têm um aparelho para arranjar sem o ter, e em tempos até tive um prejuízo que ascendeu a quase mil €!

Mas, vivemos num assim chamado estado de direito, ou seja, todos têm os mesmos direitos mas também os mesmos deveres. Eles, aparentemente, conhecem muito bem os seus direitos, ou seja, o direito de ter uma casa (só para este caso, acho que vou “virar” cigano...), mas, muitas das 53 famílias moradoras neste bairro não têm as suas rendas em dia, ou seja, os deveres não são cumpridas. Além demais, são rendas quase anedóticas, tão baixas que chegam a ser ridículas, facilmente pagáveis com os rendimentos mínimos que costumam receber, isentos de impostos...

Claro, no caso da Quinta da Fonte, não conheço os pormenores, não conheço a verdade, não sei se são realmente atacados por outros moradores desse bairro e não sei quem é que assaltou as suas casas. Só sei, e conhecendo a maneira de ser deles já que quase diariamente sou visitado por alguém desta etnia que também quase sempre me tenta enganar (ainda hoje, um tipo muito mal encarado, perguntou pela sua TV, que, claro, nunca existiu nem eu nunca aceitaria para reparação...), este caso está muito, mas muito mal contado. E claro, a comunicação social já lá encontrou uma nova polémica, um novo foco de interesse, muito bem aproveitado por alguns desta etnia para contar a sua história da carrocinha...

Inconstância



Procurei o amor, que me mentiu.
Pedi à Vida mais do que ela dava;
Eterna sonhadora edificava
Meu castelo de luz que me caiu!

Tanto clarão nas trevas refulgiu,
E tanto beijo a boca me queimava!
E era o sol que os longes deslumbrava
Igual a tanto sol que me fugiu!

Passei a vida a amar e a esquecer...
Atrás do sol dum dia outro a aquecer
As brumas dos atalhos por onde ando...

E este amor que assim me vai fugindo
É igual a outro amor que vai surgindo,
Que há-de partir também... nem eu sei quando...

(Florbela Espanca)

Notícias 22.07.2008

Nesta terça-feira...

...a Rádio Voz da Planície destaca que a área regional do Alentejo foi decretado interesse público anulando assim uma providência cautelar dos municípios de Évora, que o presidente da CM de Odemira defende a privatização do Diário do Alentejo e o arranque da prova de ciclismo Volta a Portugal do Futuro.

...na Rádio Pax as notícias vão para o Festival Internacional de Folclore hoje na Vidigueira, de menos gente mas mais qualidade nas praias de Odemira e um combate à obesidade infantil em Ferreira do Alentejo.

...no Correio Alentejo a QUERCUS exige mais explicações sobre o derrame de crude em Sines, fala das inspecções periódicas de veículos que vão mudar de regras e das novas instalações da Arte Pública em Beja.

...no JN o destaque vai para as novas armas da PSP e GNR contra o “carjacking”, na Agência Lusa se prevê para hoje a sentença judicial no caso dos “Skinhead” e na TSF são notícia os últimos desenvolvimentos dos problemas na Quinta da Fonte em Loures.

Em Beja, a Farmácia de Serviço será a Silveira na Rua Mértola 21, a temperatura máxima não para de subir, atingirá hoje 39ºC!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Me and You



Ciclicamente me lembro desta canção, tocava tantas vezes no já famoso rádio do camião do meu pai, o tal rádio que era meu e só meu mal entrava nesse enorme veículo de 38 toneladas. Na altura do aparecimento desta canção tinha eu 11 anitos, mas lembro-me de tantos momentos vividos ao lado do meu pai que nem imaginam e claro, que me marcaram muito! Normalmente durante as grandes férias, tantas e tantas vezes ele me tirou da cama ainda de madrugada, mas acordava sempre bem-disposto para ir com ele. Corríamos todo o sul da Alemanha transportando gás butano, eu perguntando tudo e mais alguma coisa e ele respondendo com uma paciência de ferro.

Sim, tenho muitas saudades desses tempos...

O Estado da Nação

Texto recebido por mail:

Caras Amigas e Amigos,

Passei hoje toda a manhã na Assembleia da República, para assistir à discussão da petição sobre os Direitos Humanos no Tibete, de que fui o primeiro subscritor e que obteve 11000 assinaturas. Mas não é disso que venho falar. Venho falar da confirmação directa da imagem que já tinha do estado da nação, no que respeita aos seus representantes parlamentares.

Hoje era o último dia de trabalhos antes das férias parlamentares, com uma agenda cheia de debates e votações sobre projectos de lei e petições. Às 10 horas, quando abriram os trabalhos, as bancadas teriam no máximo um terço dos deputados. À medida que os vários oradores, do governo e dos partidos, tomavam a palavra, aquilo a que se assistia era o seguinte: dos escassos presentes, ninguém parecia estar a ouvir absolutamente nada; uns levavam o portátil e mandavam mails, outros falavam ao telefone, uns conversavam em pequenos grupos, alguns de costas viradas para o orador, outros liam tranquilamente os jornais: diários, desportivos, etc. Apenas interrompiam estas actividades para aplaudirem maquinalmente o orador do seu partido, voltando depois ao mesmo.

Foi só por volta do meio-dia que o hemiciclo se começou a compor e só então chegaram as figuras mais relevantes e as caras mais conhecidas dos vários partidos, com ar descontraído, palmadinhas nas costas e sorrisos cúmplices para os seus correlegionários. Foi por essa altura que a petição relativa ao Tibete começou a ser discutida. Quando a deputada do PS começou a apresentar o relatório sobre a situação no Tibete, elaborado a partir das reuniões que o grupo parlamentar dos Negócios Estrangeiros manteve connosco, o ruído das conversas era tal que ela teve de parar por duas vezes e o próprio Presidente da Assembleia, Jaime Gama, de pedir silêncio aos "senhores deputados". Sem qualquer efeito. O ambiente era igual ou pior ao de uma turma das mais indisciplinadas do ensino primário ou secundário. Em abono da verdade, ressalve-se que só a bancada do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista mantinha relativamente maior silêncio e compostura.
Seria apenas hoje, por ser o último dia antes das férias? Não. Uma amiga que lá trabalha esclareceu que é sempre assim.

Após a apresentação das várias matérias em debate, nestas circunstâncias de total alheamento e desrespeito mútuo, ia-se seguir a votação. Levantei-me e vim-me embora. Estava elucidado e só pensava que, após dois mandatos de quatro anos nesta vida, saem de lá com belas reformas para sempre.

Estou esclarecido sobre o estado da nação, espelhado no seu Parlamento, que deveria ser-lhe exemplo. Só pergunto, a mim e a vocês, se são estes os nossos representantes, se são estes que queremos como representantes. É isto democracia, partidocracia ou mediocrecracia? E o que fazemos?

Paulo Borges

Notícias 21.07.2008

Neste dia que acordou com algum nevoeiro...

...na Rádio Voz da Planície se faz um balanço da FACECO sem bovinos, se dá destaque ao facto de haver pela primeira vez Râguebi bejense na 1ª divisão nacional e se fala de um estudo sobre as pensões na função pública.

...na Rádio Pax se lamentam problemas no concurso de afectação e contratação de professores, é destaque um aumento em 0,7% dos desempregados no Alentejo em Junho e se dá conta da semana gastronómica do gaspacho e tomatada que arranca hoje no distrito de Beja.

...no Correio Alentejo, por sua vez, o principal destaque vai para a CM de Almodôvar que quer parte dos impostos sobre os lucros da Somincor, fala do abaixo-assinado em defesa do Diário do Alentejo e traz notícias sobre a columbofilia na região.

...o DN dá conta que 5 mil crianças falham a vacinação todos os anos e que o rendimento mínimo português está entre os menos eficazes da Europa, a Lusa dá uma possibilidade de haver novos desenvolvimentos no dia de hoje no caso “Maddie” e o JN dá conta de um pedido dos juízes a Cavaco Silva para que veta a lei do divórcio.

Por cá, a Farmácia de Serviço será a Oliveira na Rua Zeca Afonso 30, na temperatura máxima do ar continuam os meus problemas em encontrar um site com uma previsão acertada, no dia de hoje, as temperaturas anunciadas variam entre os 35 e 37ºC, mas a avaliar pelo tempo logo da manhã duvido muito que se chega a tanto...

domingo, 20 de julho de 2008

Infracções graves e muito graves

Como é sabido, o código de estrada está cada vez mais “apertado” no que toca a infracções no trânsito automóvel! Em minha opinião, muito mais do que campanhas, esse “aperto” é o verdadeiro “culpado” da diminuição dos acidentes nas nossas estradas, e ainda bem!

Também é sabido que, para além das multas (coimas, em “novo” portuguesismo), as infracções são classificadas em infracções leves, graves e muito graves. As leves não contam para o cartório, para a tal nova lei que conta essas infracções que, ao atingir 5 graves e 2 muito graves num espaço de tempo de 5 anos, a carta é retirada ao condutor. Mas essa lei também diz que uma infracção grave ou muito grave pode significar uma suspensão da licença de conduzir de um mês a um ano, e de 2 meses a dois anos, respectivamente. Pensem nisso!

Agora, para saberem o quê é que é realmente uma infracção grave ou muito grave, dei-me ao trabalho em copiar os respectivos textos do site da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária:


1 - No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contra-ordenações:

a) O trânsito de veículos em sentido oposto ao estabelecido;
b) O excesso de velocidade praticado fora das localidades, superior a 30 km/h sobre os limites legalmente impostos, quando praticado pelo condutor de motociclo ou de automóvel ligeiro, ou superior a 20 km/h, quando praticado por condutor de outro veículo a motor;
c) O excesso de velocidade praticado dentro das localidades, superior a 20 km/h sobre os limites legalmente impostos, quando praticado pelo condutor de motociclo ou de automóvel ligeiro, ou superior a 10 km/h, quando praticado por condutor de outro veículo a motor;
d) O excesso de velocidade superior a 20 km/h sobre os limites de velocidade estabelecidos para o condutor ou especialmente fixados para o veículo, sem prejuízo do estabelecido nas alíneas b) ou c);
e) O trânsito com velocidade excessiva para as características do veículo ou da via, para as condições atmosféricas ou de circulação, ou nos casos em que a velocidade deva ser especialmente moderada;
f) O desrespeito das regras e sinais relativos a distância entre veículos, cedência de passagem, ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha, início de marcha, posição de marcha, marcha atrás e atravessamento de passagem de nível;
g) A paragem ou o estacionamento nas bermas das auto-estradas ou vias equiparadas;
h) O desrespeito das regras de trânsito de automóveis pesados e de conjuntos de veículos, em auto-estradas ou vias equiparadas;
i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direcção dentro das localidades, bem como o desrespeito pelo trânsito dos mesmos nas passagens para o efeito assinaladas;
j) O trânsito de veículos sem utilização das luzes referidas no n.º 1 do artigo 61.º, nas condições previstas no mesmo número, bem como o trânsito de motociclos e de ciclomotores sem utilização das luzes de cruzamento;
l) A condução sob influência de álcool, quando a taxa de álcool no sangue for igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 0,8 g/l;
m) A não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo e das luzes avisadoras de perigo;
n) A utilização, durante a marcha do veículo, de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos, salvo nas condições previstas no n.º 2 do artigo 84.º;
o) A paragem e o estacionamento nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
p) O transporte de passageiros menores ou inimputáveis sem que estes façam uso dos acessórios de segurança obrigatórios.
2 - Considera-se igualmente grave a circulação de veículo sem seguro de responsabilidade civil, caso em que é aplicável o disposto na alínea b) do n.º 3 do artigo 135.º, com os efeitos previstos e equiparados nos nºs 2 e 3 do artigo 147.º.



No exercício da condução consideram-se muito graves as seguintes contra-ordenações:

a) A paragem ou o estacionamento nas faixas de rodagem, fora das localidades, a menos de 50 m dos cruzamentos e entroncamentos, curvas ou lombas de visibilidade insuficiente e, ainda, a paragem ou o estacionamento nas faixas de rodagem das auto-estradas ou vias equiparadas;
b) O estacionamento, de noite, nas faixas de rodagem, fora das localidades;
c) A não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo, bem como a falta de sinalização de veículo imobilizado por avaria ou acidente, em auto-estradas ou vias equiparadas;
d) A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento;
e) A entrada ou saída das auto-estradas ou vias equiparadas por locais diferentes dos acessos a esses fins destinados;
f) A utilização, em auto-estradas ou vias equiparadas, dos separadores de trânsito ou de aberturas eventualmente neles existentes, bem como o trânsito nas bermas;
g) As infracções previstas na alínea a) do artigo anterior quando praticadas em auto-estradas, vias equiparadas e vias com mais que uma via de trânsito em cada sentido;
h) As infracções previstas nas alíneas f) e j) do artigo anterior quando praticadas nas auto-estradas ou vias equiparadas;
i) A infracção prevista na alínea b) do artigo anterior, quando o excesso de velocidade for superior a 60 km/h ou a 40 km/h, respectivamente, bem como a infracção prevista na alínea c) do mesmo artigo, quando o excesso de velocidade for superior a 40 km/h ou a 20 km/h, respectivamente e a infracção prevista na alínea d) quando o excesso de velocidade for superior a 40 km/h;
j) A infracção prevista na alínea l) do artigo anterior, quando a taxa de álcool no sangue for igual ou superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l ou quando o condutor for considerado influenciado pelo álcool em relatório médico;
l) O desrespeito da obrigação de parar imposta por sinal regulamentar dos agentes fiscalizadores ou reguladores do trânsito ou pela luz vermelha de regulação do trânsito;
m) A condução sob influência de substâncias psicotrópicas;
n) O desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
o) A transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua delimitadora de sentidos de trânsito ou de uma linha mista com o mesmo significado;
p) A condução de veículo de categoria ou subcategoria para a qual a carta de condução de que o infractor é titular não confere habilitação;
q) O abandono pelo condutor do local do acidente nas circunstâncias referidas no n.º 2 do artigo 89.º.

Notícias 20.07.2008

No dia do Senhor...

...a Rádio Voz da Planície noticia que o turismo rural no Alentejo esteve em alta no ano passado, que as duas escolas secundárias bejenses seguem a tendência nacional e também apresentam cursos profissionais que equivalem ao 12º ano de escolaridade e, como habitualmente, várias propostas de como ocupar da melhor forma este dia, culturalmente falando.

...no JN é destaque o fim da 27ª concentração internacional de motos de Faro e a maior apreensão de droga “do século” na Holanda, a RTP alerta que existem por ano 10 mil novos casos de cancro da pele e noticia que Durão Barroso admite que quer um segundo mandato frente à Comissão Europeia.

Por cá, a Farmácia de Serviço é a Pacheco na Praça Diogo Fernandes nº 1, a temperatura chegará a uns amenos 31 a 36ºC, dependendo da previsão meteorológica utilizada....

Limpeza

Chegou o momento de fazer uma limpeza da barra lateral, principalmente na lista dos blogues amigos. Há muitos blogues que já não postam há muitos meses, naturalmente por razões que apenas dizem respeito aos autores dos respectivos sites.

Sendo assim, com muita pena minha, vão ser retirados desta lista os seguintes links:


Aliciante
Um dos blogues mais bonitos da região, terminado no mês passado pela própria autora. Pode ser que a Madalena repense essa sua decisão um dia desses...

Conversas sem Ferrolho
Um blog de um alentejano que já não encontrava tempo para postar, infelizmente!

Coxaroxa
Mais um blog feminino que deixou de ser actualizado!

Cruzeiro do Tejo
Cara amiga, desta vez tem que ser. Assim que retomes as actividades no teu bonito blog, avisa, ok?

Espelho de Alma
A "Guardiã de Sonhos" já há algum tempo mudou de endereço:
Notas Soltas...Num Aceno a Despertar...

Instantâneos de Beja
Instantâneos Musicais
O Chico já há muito deixou de escrever nos seus Instantâneos, espero que volte um dia desses!

Lusitana
Este blog também parou há alguns meses, infelizmente!

O Restaurador da Independência
Sinceramente, não sei o que é feito do Nuno, desapareceu da blogosfera sem deixar rasto!

Portista no Sul
Sei por experiência própria que é difícil actualizar dois blogues, por isso, terei que tirar este link portista...

Praia Claridade
A profissão de professora é complicada, eu sei, por isso, não deve haver muito tempo para escrever num blogue.

Serpa-Eriovasti
Não sei qual é a profissão da autora deste blog oriundo da nossa vizinha Serpa, mas há muito tempo que deixou de escrever sobre esta bonita vila feita cidade.

teacher = simple past
Mais um blog de uma professora, é estranho...

Tem Avondo
É o blog que mais me custa apagar desta lista. Ó André, quando recomeçares a postar, avisa, está bem?


Bem, a lista é maior do que esperado, infelizmente! Será que o fenómeno blog está a perder força? Ou então, o pessoal tem cada vez menos tempo para escrever na net? Não sei, mas tendo eu a mania do certinho estou a tentar manter esta lista actualizada, e claro, por vezes acrescento um ou outro blog nesta lista.

sábado, 19 de julho de 2008

Estudo

Um longo e complicado estudo nas escolas concluiu que, loira que é loira, muito cedo começa a mostrar as suas atitudes e virtudes! Mas, até entra loiras há diferenças, diferenças medíveis na sua inteligência!
Ou seja, uma loira burra facilmente se reconhece pelo facto de estar a escrever a lápis no seu caderno o que o professor escreve no quadro, para que, quando o professor no fim da aula apagar esses seus escritos, o poder apagar também no seu caderno!
A loira inteligente é diferente! Ela nem sequer copia o que o professor escreve já que sabe perfeitamente que esse professor no fim vai apagar tudo...

Notícias 19.07.2008

Das poucas notícias regionais disponíveis online neste sábado...

...a Rádio Voz da Planície destaca uma louvável iniciativa da Associação de Jovens da Salvada chamada de “Acampamento 0% de Álcool” e seis propostas de “Fora de Casa”.

...o Diário do Alentejo escreve sobre a columbofilia do distrito de Beja, publica uma entrevista ao primeiro árbitro internacional da Associação de Patinagem do Alentejo Jaime Vieira e assinala os 869 anos da Batalha de Ourique.

A nível nacional, o JN faz um balanço dos incêndios do dia de ontem, na RTP se destaca a afirmação da Governadora Civil de Lisboa que o estado garante a segurança no problemático bairro Quinta da Fonte em Loures e a nível internacional noticia a continuação dos problemas com reactores nucleares em França.

Em Beja, a Farmácia de Serviço de hoje será a Santos na Rua St. André Loja 1/2, a temperatura máxima do ar será de 37ºC.