quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Apoiado!

Yes! Sim, senhor! Isto é que é falar. A Brigada de Trânsito (BT) vai finalmente acabar! Já podemos acelerar à vontade sem recear um radar por de trás de cada árvore! Já podemos circular sem medo de uma operação stop que normalmente encontra sempre alguma irregularidade no carro! Acabou-se!

Pois! Era bom, não era? Mas trata-se apenas de uma reestruturação anunciada hoje pelo PM no início do debate mensal da Assembleia da República. Essa reestruturação abrange apenas o comando geral de alguns grupos tanto na GNR como na PSP. Com isso vão ser “libertados” quase cinco mil efectivos que assim possam estar onde realmente são precisos, na rua. Portanto, nada de baldas, vai haver ainda mais guardas atrás de cada árvore e mais fiscais a efectuarem operações stop!

Pessoalmente aplaudo esta reforma. Nem sempre digo mal do governo, só critico quando houver razões para tal, e aplaudo acções como essa. No geral, esta reforma também é aplaudida pelas associações dessas forças de segurança que já há muito tempo reivindicam alterações no actual estado das coisas onde demasiada gente está sentada atrás de uma secretária em vez de estarem na rua. Até agora ouvi apenas um senão: um guarda que há 20 anos faz trabalhos de secretaria muito dificilmente se pode obrigar a fazer trabalhos de rua! Coitados....

Este plano será concluído até 2012 e planeia também um investimento de 400 milhões de € na modernização dessas forças de segurança. Os lugares de secretaria deixados vagos serão preenchidos por funcionários excedentários da função pública, na assim chamada mobilidade no interior da administração pública, que serão 1800 pessoas no total.

Resumindo e concluindo: Apoiado!

Muito obrigado!

O nosso muito obrigado pela dádiva em ração feita à Associação Cantinho dos Animais de Beja. Agora foi a vez da turma 7ºC ajudar os nossos cães abandonados pela mão da professora Carla Rita que já tinha feito o mesmo com a turma 9ºD.

Foi realmente um grande feito! Angariaram dinheiro com o qual compraram ração, 11 sacas de 20 quilos que foram entregue directamente pelo fornecedor ao canil.


Os principais “responsáveis” pela acção deixaram-se fotografar em redor da restante ração...


...que carregaram prontamente para o meu carro (que quase enchia a mala toda) que assim encontrou também o caminho directo para o canil.

Só com acções destas e semelhantes os cães conseguem sobreviver. Mais uma vez, muito obrigado 7ºC e Carla Rita!

Tell me why!

Tell me why! Diz-me porquê! Poderia ser a canção dos Bronski Beat “Why”, mas não. Alguém me pode dizer porquê é que a nossa cidade de Beja volta e meia está “envolvida” num cheiro nauseabundo? São quase sempre ciclos de dois ou três dias em que não se pode abrir uma janela e nem se pode respirar ao passear na rua. Toda a gente sabe donde vem este mau cheiro! Diz-se à boca pequena, média, grande, aberta e fechada que vem do Matadouro situado na marginal, para quem viaja em direcção ao sul. “Queimam as peles, ou os ossos”, dizem.

Será legal? Duvido muito. Aparentemente ninguém se rala com isso, ninguém se queixa. Aceitam este facto como uma sina, é assim, e pronto, à moda alentejana. É por isso que estamos como estamos, esquecidos. Não sei, mas será que sou apenas eu a refilar com esta situação? Mas fazer o quê? Cortar a estrada frente ao Matadouro? Chamar a TV? Não sei, só sei que é necessário fazer alguma coisa....

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Dois poemas....

O mais importante na vida
É ser-se criador – criar beleza.

Para isso,
É necessário pressenti-la
Aonde os nossos olhos não a virem.

Eu creio que sonhar o impossível
É como que ouvir a voz de alguma coisa
Que pede existência e que nos chama de longe.

Sim, o mais importante na vida
É ser-se criador.
E para o impossível
Só devemos caminhar de olhos fechados
Como a fé e como o amor.

(António Botto)
________________________________
A arte é força imanente,
Não se ensina, não se aprende,
Não se compra, não se vende,
Nasce e morre com a gente.

Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência.

Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado;
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado.

Talvez paz no mundo houvesse,
Embora tal não pareça,
Se o coração não estivesse
Tão distante da cabeça.

E assim, lição por lição,
Que a pouco e pouco aprendemos
De outros a outros daremos,
Que a muitos outros darão.

(António Aleixo)

Fechar ou não fechar, eis a questão....

Ontem, como sabem, “perdi-me” a ouvir música, e nos intervalos dei umas olhadas na TV. Estava a dar o Prós e Contras, e o tema era a polémica em volta do planeado fecho de algumas urgências, maioritariamente no norte e no centro do país. Não dei muitos ouvidos aos engravatados, já sabia o que saía dali. A locutora bem tentou gerar polémica, mas em meu ver, já estava tudo combinado. Do pouco que vi ou ouvi, ficou-me a ideia que tudo não passou de um truque publicitário. Primeiro o mal, os protestos, o “como não se devia de fazer”. Depois as explicações de um “técnico” muito bem arranjadinho e também, claro, engravatado. Depois, o ponto alto, o apoteótico aparecimento do próprio D. Sebastião, não, desculpem, do ministro da saúde! Plantado bem no meio do palco, lá foi dizendo das suas. Sempre sorrindo, mostrando assim o seu desprezo para com as críticas, afirmou que afinal algumas urgências não vão fechar, e mais, até vão ser melhoradas! O caso de Chaves foi disso o melhor exemplo. Mas em que ficamos? Tal como eu já tinha escrito aqui, pelos vistos a população tem que se manifestar para conseguir alguma coisa. É um autêntico convite a protestos e cortes de estrada. Realmente, esse processo do estudo, o anunciado fecho de urgências e o programa de ontem foi um belo acto publicitário encenado pelo actual governo....

Only Time....


Ultimamente para fugir um pouco dessa dura realidade, que é a vida, “refugiu-me” em sonhos ouvindo música. Tenho muito por onde escolher e faço uma playlist no meu PC. Comecei com um grupo que estava no auge nos anos 80, os Flash & the Pan. Passei depois pela onda gótica que “avassalou” o pais anos mais tarde com os Era, Enya e Enigma. Ficando na letra E, ouvi várias peças de autoria do compositor italiano Ennio Moricone. Como sou fã de Clint Eastwood, o resto já podem imaginar, repeti várias vezes! Descendo na lista alfabeticamente foi a vez de ouvir Elton John com Song for Guy, é uma música instrumental que adoro. Seguiu-se Weekend dos Earth & Fire, canção essa que teve um enorme sucesso na Alemanha no início dos anos 80. (Pois….) When you in love with a beautiful women, canção romântica de Dr. Hook, foi a seguinte. Frase essa que ainda hoje faz todo o sentido. Os eternos Chicago com Hard to say I’m sorry e os Boston com Amanda terminaram a lista.

A música cuja letra mais sentido faz neste momento para mim, é Only Time, de Enya. Uma música talvez classificável como “chillout”, muito calma e melódica, linda!


Enya - Only Time

Who can say where the road goes,
Where the day flows?
Only time...

And who can say if your love grows,
As your heart chose?
Only time...

(interlude)

Who can say why your heart sighs,
As your love flies?
Only time...

And who can say why your heart cries,
When your love dies?
Only time...

(interlude)

Who can say when the roads meet,
That love might be,
In your heart.

And who can say when the day sleeps,
If the night keeps all your heart?
Night keeps all your heart...

(long interlude)

Who can say if your love grows,
As your heart chose?
Only time...

And who can say where the road goes,
Where the day flows?
Only time...

Who knows?
Only time...

Who knows?
Only time...


Musica: Eithne Ní Bhraonáin
Letra: Roma Ryan
Vídeo da canção (MTV)
Homepage da cantora e origem da foto

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Contra mim....

É contra mim que luto
Não tenho outro inimigo
O que penso, o que sinto, o que digo e o que faço
É que pede castigo
E desespera a lança no meu braço.

Absurda aliança de criança e adulto
O que sou é um insulto ao que não sou
E combato esse vulto
Que à traição me invadiu e me ocupou.

Infeliz com loucura e sem loucura
Peço à vida outra vida
Outra aventura
Outro incerto destino.

Não me dou por vencido nem convencido
E agrido em mim o homem e o menino.
(Miguel Torga)

Finalmente!


Isto é que eu chamo uma boa notícia! Finalmente vai ser irradiada uma das nódoas do antigo regime fascista português. Existem planos para restaurar a casa de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, que está em estado lamentável! Realmente não se entende como é que foi possível deixar degradar uma casa dessas, que tem um alto valor patrimonial, além de ter pertencido a uma figura internacionalmente conhecida e reconhecida! Já há muito tempo se falava de uma possível recuperação desta casa, é que, ninguém fica indiferente ao ver o estado actual desse imóvel, que está mesmo prestes a cair. Há muito tempo que a autarquia gostaria de ter recuperada essa casa, mas agora recebeu uma preciosa ajuda por parte do estado de Israel, que naturalmente está eternamente grato pelos feitos de Sousa Mendes.

Há pouco, na RTP1 no programa Portugal em Directo, falou-se desse assunto. Os israelitas querem fazer dessa casa um museu em memória das vítimas do holocausto nazi, e a autarquia pretende naturalmente instalar ali um memorial a Sousa Mendes. Unidos os esforços, falta só o principal, a ajuda por parte do governo! Será que disponibilizam dinheiro para este efeito ou desculpam-se com a (eterna) crise? Vamos ter fé....

Foto daqui

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Festa na Praça!

O quê é que não se faz para revitalizar a zona histórica de Beja! Realmente, há medidas que deveriam ser um exemplo a seguir, deveriam de repor a nossa cidade no mapa! Esta madrugada realizou-se mais uma campanha dessas, e os visados ficaram com mais vontade do que nunca para visitar esta zona da capital do Baixo Alentejo. Estão curiosos? Acredito que sim. É que, durante os próximos dias ou semanas esses visados terão a oportunidade em manifestar a sua alegria pelo sucedido num sítio indicado num papelinho bem afixado no vidro da frente dos seus automóveis. Armados com notas a partir de vinte Euros ou com cartão, terão oportunidade para dar alegrias à eficiência policial que às duas de manhã não poupou esforços para avisar os proprietários de todos os carros estacionados na Praça da República que deveriam de abandonar essa zona, já que ela se encontra deserta e na opinião dessa supereficiente autoridade deveria de continuar assim! Haja paciência....

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Manhã de Carnaval

Esta é a nossa última “aquisição”, a peça que neste momento estamos a ensaiar. Diriam vocês, então, o carnaval já passou! Pois passou, mas há de chegar, se Deus quiser, o próximo, e o próximo....

É uma canção escrita por Luís Bonfá e António Maria. É interpretado, entre outros, por Nara Leão.
O arranjo para coro é de João Carlos Kuntz.

Manhã de Carnaval

Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás

Das cordas do meu violão
Que só teu amor procurou
Vem uma voz
Falar dos beijos perdidos
Nos lábios teus

Canta o meu coração
Alegria voltou
Tão feliz a manhã
Deste amor


Vídeo de Nara Leão
Vídeo de Luís Bonfá (Guitarra)

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Abutres


Foto daqui

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Já tinha falado aqui sobre eles, sobre esta espécie normalmente muito útil na vida selvagem, mas na selvagem que é a política nacional não fazem falta absolutamente nenhuma. É que, onde cheira a podre, onde houver “papinha feita”, lá estão os Aasgeier (palavra alemã para abutre, palavra essa que acerta nem uma luva a esse caso), lá estão eles à espreita. Na minha primeira intervenção sobre o tema tentei generalizar, mas tal hoje já não é possível.

Avistam-se esquadrões de abutres a circular sobre a câmara de Lisboa! Volta e meia desce um destes bichos para atacar em forma de declarações à comunicação social. Vêm de quase todos os lados, de todos os esquadrantes políticos. Um senhor de nome chaparro pelo PCP; Sá Fernandes, que parece manter uma perseguição doentia a tudo que tem a ver com essa câmara, pelo berloque; e do alto do seu trono europeu Ribeiro e Castro, lateralizado por Nogeira Pinto; e todos em coro exigem eleições intercalares, palavra essa que está novamente no ar deste da demissão do senhor da Madeira.

Este último, o líder do CDS/PP, lidera de uma forma estranha o seu partido, em “part-time” com intervenções e ordens gravadas no seu escritório e mandados para Lisboa. Outro facto a estranhar é que esse partido quase não tem distritais! Mas exigir eleições, lá isso eles sabem. Excepção rara vem dos lados do PS. Não podem manifestar-se em demasia, já que neste momento não há nenhuma personalidade com carisma suficiente para se apresentar como candidato à cadeira camarária lisboeta.

Agora, e posso, claro, estar enganado, e vocês certamente agora me vão contradizer, é que, penso esta “crise” só existe na cabeça dessa oposição “abutrária” e no sensacionalismo da imprensa, porque, em minha opinião claro, os casos em que alguns responsáveis por essa câmara estão acusados, pelo menos o do vice-presidente, não dão razão nenhuma para provocar uma queda desse executivo! Mas, com todo esse barulho que se está a ouvir em redor da câmara, com o bater das asas de milhares de abutres nos céus de Lisboa, essa queda pode muito bem acontecer. Para mais, Marques Mendes aparentemente não está em condições para lutar contra esses devoradores de carne podre, porque está internamente fragilizado devido às desavenças com um certo senhor do norte, e também não está isento de culpa porque Carmona Rodrigues foi uma aposta sua!

Pois é, meus amigos, pensem nesses bichinhos antes de ouvirem uma notícia semelhante em que alguém é acusado de cometer seja o que for e um outro alguém pede logo a sua demissão....

José Afonso - 20 anos depois


Faz hoje 20 anos que desapareceu um dos mais importantes músicos portugueses, José (Zeca) Afonso. Um cantor cuja vida foi dedicada quase por inteiro a transmitir os valores da liberdade, por isso foi escolhido para ser o “portador” da senha que iniciou a revolução dos cravos. Assisti ontem à noite a um programa dedicado a ele, não sabia, por exemplo, que tem as suas origens musicais no Fado de Coimbra, que pouco entendia de música o que não o impediu em ser um dos maiores nomes da música portuguesa de sempre.

Existe uma associação dedicada em divulgar a música e os valores de José Afonso. Tem um bom site na net onde se pode encontrar tudo sobre a vida e a obra dele.

A foto é do mesmo site.

No youtube existem alguns vídeos dele e muita música da sua autoria cantada e tocada por vários artistas. É só escolher....

Jorge Costa - Teatro


Jorge Paulo Costa Almeida está de parabéns. Mais conhecido apenas como Jorge Costa, aliás “O Bicho” (assim baptizado por Fernando Couto), iniciou a sua carreira de treinador logo com uma vitória muito saborosa! Assumiu os comandos do clube nortenho Sporting de Braga de uma forma algo surpreendente apenas há muito pouco tempo, e começa logo com uma vitória em casa do Parma de Itália, que já foi dos grandes nesse país. Está a atravessar uma grave crise, mas esse facto não desvaloriza em nada a passagem do Braga aos oitavos de final, já que grande parte do jogo foi jogado com apenas dez elementos....

Na Inglaterra, durante a sua curta passagem nessas paragens devido a desavenças com um certo treinador do qual nem me quero lembrar, chamaram-lhe “O tanque” devido a sua possante e autoritária presença em campo. Até José Mourinho lhe desejou boa sorte, palavras essas que lhe caíram certamente muito bem! Já repararam? De nome, Jorge Costa é parecido com Jorge Nuno Pinto da Costa....
Foto daqui
_________________________________________________

Hoje foi dia de ir ao Teatro, claro, no Pax Julia em Beja. “Gente feliz com Lágrimas”, dizia o cartaz. Pouca gente, talvez devido a essa noite europeia de futebol ou talvez por haver em apenas duas semanas logo três apostas semelhantes em palco. Já tinha ouvido falar desta peça, mas já não me lembrava de quê é que se tratava. O início pouco prometia, é que, eu estava algo cansado e deve ter “perdido” alguns minutos, não sei! Só sei que o cenário “rotativo” de repente estava mais à frente...., mas adiante. Interpretado por apenas dois actores, Nelson Monforte e Sara de Castro, foi uma bela viagem pela vida de antigamente, mas em sentido contrário! Passo a explicar. O actor começou o seu papel como um velho, a actriz como um bebé. No avançar do tempo, ela passou para velha e ele para bebé! Muito bem feiro, imitando várias vozes, tal como cada idade o requer. Gostei!
Foto Pax Julia
_________________________________________________

Só mais uma sugestão. No dia 1 de Março entra em cena no mesmo palco um espectáculo de nome “Tangos e Tragédias”. Apareceram hoje na RTP, e devo dizer que por muita pena minha não poderei assistir a essa mistura de teatro, música e dança, num estilo muito divertido. Esses dois doidos sabem como alegrar uma plateia....
Foto e mais informações aqui

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Moda




Porquê é que será que agora estão novamente na moda?

Procura-se!!!



Perderam-se algures em Beja há já algumas semanas! Frente ao Museu Regional, no Largo São João e no Largo dos Duques (exceptuando frente à COOP ou então aquele horrível e mal cheiroso Ecoponto) não é possível avistar um utensílio destes. Não sei se algum estrangeiro, normalmente civilizado, os levou quando procurou incessantemente por um lugar para depositar o seu resíduo, ou então....
Fotos daqui

Notas - Jogo

Não se deixem iludir se um dia vos for apresentada uma nota cheia de tinta. “Pois, foi lavada com umas calças novas”, ou então, “estava a pintar o quarto quando me caiu a carteira para dentro da lata de tinta” e outros disparates que se possam ouvir. Nada disso! Se vos aparecer uma nota dessas ela foi muito provavelmente roubada num assalto a uma ATM (automatic teller machine), vulgo multibanco. O Millenium BCP está a modificar gradualmente todos os seus ca de 2500 ATM para em caso de assalto as notas serem tintadas, ou seja, em caso de arrombo da “caixa forte” destas máquinas, automaticamente será derramada uma lata de tinta sobre todas as notas. Só é pena que este sistema não funcione em levantamentos de dinheiro após sequestro de portadores de cartões de multibanco....
Mais aqui.

Mas que belo jogo o de ontem! Foi uma boa noite europeia com o Estádio de Dragão esgotado. O FCP debateu-se de igual para igual com esta constelação de estrelas, para surpresa de muita gente. Com Quaresma em bom plano e com um Helder Postiga desinibido, com alguma sorte até poderia ter ganho aos pupilos de José Mourinho, mas ficou-se pelo empate que deixa tudo em aberto para daqui a duas semanas, com vantagem, claro, para o Chelsea. Não sei porquê, mas ficou-me a ideia que o empate já estava escrito nos livros da história futebolística antes do início desta partida....

Como nota positiva, em meu ver, ficou a ideia que os ingleses estavam satisfeitos com o empate, coisa rara em clubes ingleses. Claro, com tantos “toques” latinos nesta equipa quase nada sobra desta mentalidade, mas o certo é que o FCP não tem de ter medo na sua deslocação às terras da sua majestade! Como ponto mais negativo é de assinalar aquela entrada muito dura sobre Quaresma, que em qualquer outro campeonato, seja nacional ou mundial, teria como consequência cartão vermelho directo!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Oxalá....

Esta letra aparece na minha caixa electrónica nem de propósito....



Oxalá – Madredeus



Oxalá me passe a dor de cabeça, oxalá
Oxalá o passo não me esmoreça;

Oxalá o Carnaval aconteça, oxalá,
Oxalá o povo nunca se esqueça;

Oxalá eu não ande sem cuidado,
Oxalá eu não passe um mau bocado;
Oxalá eu não faça tudo à pressa,
Oxalá meu futuro aconteça

Oxalá que a vida me corra bem, oxalá
Oxalá que a tua vida também;

Oxalá o Carnaval aconteça, oxalá
Oxalá o povo nunca se esqueça;

Oxalá o tempo passe, hora a hora,
Oxalá que ninguém se vá embora,
Oxalá se aproxime o Carnaval,
Oxalá tudo corra, menos mal




O carnaval já passou (para mim não fez falta nenhuma....), pode ser que a minha dor de cabeça se vá também....
No site oficial (a foto também é daí!) da banda há, entre outros, o vídeo desta canção, mas o meu média player não vai nesta conversa! Pode ser que vocês tenham mais sorte!

Protestos!

No norte do país multiplicam-se os protestos contra os planeados encerramentos totais ou parciais de centros de saúde ou urgências de hospitais. A população de vários pontos desta zona normalmente desfavorecida e envelhecida do nosso país não entende como é que um estudo técnico se pode sobrepor aos interesses e necessidades do povo. Até autarcas eleitos pelo partido que suporta o actual governo se juntam aos protestos. Hoje há mais uma fronteira com a Espanha bloqueada, há muita gente na rua para protestar em alto e bom som contra os planos deste ministro da saúde!

Estudos! Essa é uma nova mania do governo! Primeiro encomenda-se um estudo, muitas vezes duvidoso e normalmente caríssimo, para encher...., vocês já sabem os bolsos de quem! Depois, qualquer decisão polémica governamental é baseada nesse estudo, serve como desculpa. Mas as vezes, como neste caso, primeiro lança-se a “bomba”, manda-se comunicados à comunicação social das conclusões desses estudos. Depois dá-se algum tempo ao povo para reagir, e se houver muitos protestos, “encurta-se” a decisão em alguns pontos, como se viu nas auto-estradas sem portagem.

Neste caso, no da saúde, vai acontecer precisamente o mesmo. Sob pena de perder eleitorado, até já calculado, o governo vai recuar em alguns fechos desses serviços hospitalares, mas noutros, onde não há protestos, ou muito poucos, vai actuar sem dó nem piedade. Lembram-se dos fechos de maternidades no nosso Alentejo? Ninguém, ou quase, protestou, a fronteira com a vizinha Espanha não foi cortada, e assim esse carrasco deste ministro cortou onde muito bem lhe apeteceu!

Ser, ou não ser....

É me impossível de não partilhar estas imagens convosco!

Estas fotos foram-me enviados por João A, o meu muito obrigado.

O tema não pode ser mais correcto: É grande a nossa insignificância no universo....










Era uma vez um sonho....

Dentre um sonho...desperto
Te vejo, como miragem
Surgir entre folhagens
Um lugar lindo e encantado
Há um desejo inspirado
Num perfume que exalas
Por entre flores
Assim me embalas...
Neste sonho único e irreal
Passos lentos...flutuantes
Formam belos instantes.
A cada passo o coração
Acende e cresce a paixão
E eis que todo o meu ser
Palpita de amor e desejo
Unidos num longo beijo...
Vivemos um sonho no Paraíso
Corpos sãos, mente sem juízo
Como se fosse a última vez
Cega e muda a entrega se fez
E o Paraíso se encheu de amor
Inebriados longe da dor
A entrega com suavidez
Tuas carícias sobre a minha tez
Percorrendo todo o meu dorso
Nesta cavalgada de sonho
Num Paraíso suponho
Descansar corpos cansados
Mirando estrelas, felizes, realizados.

(Cecília Rodrigues)

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Lyrics - Letra: Grace de Simon Webbe

Agora já não podem dizer que só meto letras de músicas pré-históricas aqui, letras cantadas pelos avôs!

Esta música é de Novembro de 2006, está a tocar nas rádios n’ vezes ao dia. Já a ouvi inúmeras vezes, adoro!


Grace de Simon Webbe


(Grace, grace)
Reaching out, looking for some way to escape the crowd
You whispered words that I’ve been searching for
Somehow you answered my call
Reaching out I feel I’m rising up

[Chorus:]
You give me (grace)
In a world that doesn’t sleep at all
You give me (grace)
It’s a place I’ve never been before
You give me (grace)
And in all of the confusion you’re the peace in my soul
That’s why I will never really be alone

Suddenly, I’m up on the surface now where I can see
And picture the person who I need to be
And I know, yes I know I can make it
See me now, I’m slowly rising up

[Chrous]

Well yeah, these are difficult times
These are difficult days
But I know we can face it
Ours are difficult lives
In a difficult place
Oh you give me grace to say when I got it wrong
The grace and the will to carry on
Reaching out I feel I’m rising up

[Chrous x2]

Infelizmente ainda ninguém se atreveu meter na net um vídeo desta canção, por isso, e ao contrário do habitual, hoje não há nenhum link aqui a não ser a homepage do artista e o logotipo dele tirado deste site!.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Demissão


Alberto João Jardim anunciou hoje a demissão do Governo Regional da Madeira! Ele ocupa o lugar de presidente desta região autónoma desde 1978, são quase três décadas de liderança emblemática e quase sempre em contradição aos sucessivos governos do “cont’nente”. A razão foi a nova lei de financiamento autárquico que vai cortar o fluxo financeiro em vários milhões de Euros. Não se sente em condições de enfrentar estas novas dificuldades sem um apoio expresso do povo madeirense, por isso pediu a demissão, mas vai de novo apresentar-se a votos.

Normalmente até simpatizo com ele, acho que já o tinha dito aqui, porque me lembra ao “touro bávaro” Franz Josef Strauss, que também não tinha papas na língua, enfrentando muitas vezes os governos até do próprio partido que estava associado ao dele. Mas desta vez não estou de acordo com o Adalberto! Não sei qual é a percentagem que a Madeira vai perder com este corte, mas certamente não é a única região a perder dinheiro, além disso, a acreditar nas críticas, a Madeira foi sempre beneficiado no que toca a dinheiros vindos de Lisboa. Além de mais, ele já sabe que vai ganhar de novo, por isso, só posso entender este acto como uma birra, e pouco mais. E uma eleição dessas também não é lá muito barata....

Também não concordo com esta nova lei porque acho-a injusta para muitos municípios, e tira parte da autonomia às autarquias. Uma das bandeiras de Sócrates é a descentralização e a simplificação na burocracia, mas quando se tem de justificar cada € gasto por parte dessas autarquias, quando qualquer projecto mais avultado tem de passar por um gabinete qualquer da capital, isso é tudo menos do que descentralizar.

Caricatura daqui

Pianíssimo II

Pois, já era esperado. Hoje custou-me muito a me levantar! Razão? O Pianíssimo! Este programa remetido para a madrugada entre Domingo e segunda-feira! Realmente não encontro nenhuma razão para não ser transmitido mais cedo. Antes do Pianíssimo deu um filme, por acaso até foi bom, claro, tinha a “mão” de Clint Eastwood, mas isso não é razão nenhuma para dar tão tarde! Até não me importava se fosse transmitido Domingo à tarde, ou até de manhã, mas a esta hora e acabando já muito depois das duas de manhã, não há explicação!

Gostei do programa, claro, trata-se do piano, instrumento que estou a apreender tocar. No enorme intervalo que levou tanto tempo como se tratasse de um programa transmitido em prime time, deu para tocar um pouco a peça que estou agora a ensaiar, o Für Elise, de Beethoven, e a ver as mãos de vários pianistas a voarem pelo teclado, até as minhas tocaram mais fluentemente. A melodia já toco razoavelmente, mas agora estou “encalhado” naquela passagem, para quem conhece a peça, logo depois da melodia conhecida que leva a uma parte intermédia, que é completamente diferente do resto.

Claro, o programa teve que ter alguém que escutasse o maestro, compositor, pianista e apresentador de TV, António Vitorino d’Almeida! Lembrou-me logo do programa anterior na SIC, onde uma (.....) Barbara Guimarães ouvia atentamente as palavras dele. Mas desta vez foi uma conhecedora de música, uma flautista. Tinha partes, pelo meio do programa, onde um musicólogo, representado por Carlos Mendes, deu algumas explicações adicionais. A segunda parte do programa passou-se essencialmente numa loja de música, com uma senhora a querer comer ali! Não entendi muito bem esta parte, talvez ela representasse o povo, já que a seguir tocou uma óptima pianista, penso eu que é austríaca, para “repor” a verdade!

Na tarde anterior, o maestro deu uma entrevista à RCP (Rádio Clube Português) onde afirmava passar ciclicamente por problemas de ordem financeira, tal como qualquer artista que vive disso mesmo, da música, se não tiver nenhuma “ocupação” regular, como é o caso. Estranho como um compositor com mais de 140 obras publicadas vive por vezes com dificuldades, mesmo sendo, segundo ele, o segundo compositor com mais obras publicadas logo depois de Lopes Graça.

Resumindo, e mais uma vez, gostei muito do programa, mas por favor, transmitem-no mais cedo!!!

O Alentejo também tem destas coisas....

A ribeira quando enche

O meu coração é teu
O teu de quem é não sei
O teu devia ser meu
Foi por isso que eu lutei

A ribeira quando enche
Vai de pedrinha em pedrinha
O homem que leva a barca
Leva seu bem na barquinha

Leva seu bem na barquinha
Inda lhe digo outra vez
Quem namora sempre alcança
Um beijinho, dois ou três

Dizem que a folha do trigo
É maior que a da cevada
Também a minha amizade
Ao pé da tua é dobrada



Vai colher a rosa

Vai colher a rosa
Vai colhê-la, vai.
Se ela te picar
Não digas ai ai.

Não digas ai ai
Não digas ai ui
Vai colher a rosa
Vai, vai que eu também fui.

O meu lindo amor
Já não me visita
É certo que tem
Outra mais bonita.

Outra mais bonita
Outro bem querer.
O meu lindo amor
Já não me vem ver.

Grace

Esta tarde “perdi-me” no WinMX a carregar montes de músicas! Os meus olhos já estão quadrados e dos meus ouvidos nem falo! Tenho agora todas as canções do primeiro álbum de Simon Webbe (Sanctuary) que contem o maior sucesso dele até agora, o “No Worries”. Agora estou de volta do segundo, o “Grace” que tem uma canção com o mesmo nome e que neste momento toca traz para frente nas rádios nacionais. Bem, mas o que me leva a escrever este post são os títulos de cada canção deste segundo álbum, que parecem contar uma história, uma história parecida com a de alguém que conheço....

1º Coming around again – (pois, over and over again)
2º Seventeen – (não, esta não entra na história!)
3º Sunshine (love like that) – (isto é que me está a faltar….)
4º Go to sleep – (logo vou, mas para sonhar….)
5º Ain’t true to yourself – (pois não, pois não!)
6º Don’t wanna be that man – (mas sou!)
7º Angel, my life began with you – (isso mesmo!)
8º Fool for you – (até isso….)
9º My soul pleads for you – (muito!)
10º That’s the way it goes – (pois é, pois é)
11º Take your time – (tooooodo o tempo do mundo….)
12º Grace – (you give me….)

Parece que não sou o único romântico neste mundo! Coisas cíclicas....

domingo, 18 de fevereiro de 2007

A origem de @ (arroba)


(Texto enviado por mail)

Na idade média os livros eram escritos pelos copistas à mão. Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido. O motivo era de ordem económica : tinta e papel eram valorosíssimos.

Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra ( um "m" ou um "n") que nasalizava a vogal anterior. Um til é um enezinho sobre a letra, pode olhar. O nome espanhol Francisco, que também era grafado "Phrancisco", ficou com a abreviatura "Phco." e "Pco". Daí foi fácil o nome Francisco ganhar em espanhol o apelido Paco.

Os santos, ao serem citados pelos copistas, eram identificados por um feito significativo em suas vidas. Assim, o nome de São José aparecia seguido de "Jesus Christi Pater Putativus", ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde os copistas passaram a adoptar a abreviatura "JHS PP" e depois "PP". A pronúncia dessas letras em sequência explica porque José em espanhol tem o apelido de Pepe. Já para substituir a palavra latina et (e), os copistas criaram um símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras: &. Esse sinal é popularmente conhecido como "e comercial" e em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do and (e em inglês) + per se (do latim por si).

Com o mesmo recurso do entrelaçamento de suas letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina ad, que tinha, entre outros, o sentido de "casa de". Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas os símbolos @ e & continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço - por exemplo :o registro contábil "10@£3" significava "10 unidades ao preço de 3 libras cada uma".

Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido como, em inglês, "at" (a ou em ).

No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contáveis dos ingleses. Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @ (a ou em), acharam que o símbolo seria uma unidade de peso - por engano . Para o entendimento contribuíram duas coincidências:

1- a unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo "a" inicial lembra a forma do símbolo;

2- os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registro de "10@£3"assim: "dez arrobas custando 3 libras cada uma". Então o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba. Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa "a quarta parte": arroba (15 kg em números redondos) correspondia a ¼ de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).

As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar seus originais dactilografados). O teclado tinha o símbolo "@",que sobreviveu nos teclados dos computadores.

Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico (e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o sentido "@" (at -em Inglês), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim Fulano@ProvedorX ficou significando: "Fulano no provedor (ou na casa) X".

Em diversos idiomas, o símbolo "@" ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma. Em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante), em holandês, apestaart (rabo de macaco). Em outros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel, em Israel; strudel, na Áustria; pretzel, em vários países europeus.

(Texto enviado por mail)
Foto daqui

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Pouco a pouco


Estou a recompor pouco a pouco o meu computador que tinha perdido todos os programas. Finalmente consegui arranjar algum tempo para encontrar software para aplicações várias, como um leitor de jeito de mp3 (Musicmatch Jukebox), um visualizador de ficheiros PDF e um “desembrulhador” de ficheiros que normalmente vêm por mail, do tipo rar ou zip. Para este último, arranjei uma versão temporária que dá para 40 dias. Custou 2€ pagos por sms, uma forma de pagamento que desconhecia neste âmbito. É que já antes tinha carregado da net versões livres que desapareceram após dois ou três dias! Passando esses 40 dias, logo se vê se compro a versão definitiva, ou não.

A maior parte destes programas tiro do download.com, ou então, do gratis.com.br. São sites sem ameaças de vírus, e a maior parte da software é grátis. Falta só o meu WinMx funcionar, mas parece que já lhe cortaram as pernas! O WinMx é um dos mais antigos programas peer to peer (trocas de ficheiros entre computadores pessoais), que na altura substituiu, por assim dizer, o ancião Napster. A minha escolha para ouvir música, o Musicmatch Jukebox, é um programa algo pesado, mas como já o tinha antigamente, meti-o de novo. É que, por grande surpresa minha, todos os dados que eu tinha acumulado sobre as mais de seis mil músicas que tenho num disco à parte (ainda bem que estava à parte), ainda aí estavam, guardados com as músicas. Para quem o conhece, esse programa tem a possibilidade de adicionar a cada ficheiro de mp3 informação vária, como o ano de lançamento, tipo de música, o álbum do qual foi extraído etc.

Para quem tiver interesse, deixo aqui os endereços para estes dois sites que têm programas de tudo e mais alguma coisa.

download.com (em inglês)

gratis.com.br (em português)

Foto daqui

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Leiam e divulguem!

Este texto é uma outra forma de preservar a vida, de a proteger. É que, depois da vitória do sim, há de proteger agora os que estão bem vivos....
Recebi este texto por mail, já o reenviei e quero que o leiam com atenção e o divulguem!
Este assunto já é velho, já está muito batido, isso é mais uma razão para ser lido e divulgado para não cair no esquecimento!
_________________________________________________

Após deixar os livros no sofá ela decidiu lanchar e entrar online.
Assim, ligou-se com o seu nome de código (nick): Docinho14.
Procurou na sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava ligado.
Enviou-lhe uma mensagem instantânea:
Doçinho14: Oix. Que sorte estares aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi mesmo esquisito!
Meteoro123: Lol. Vês muita TV. Por que razão alguém te seguiria? Não moras num local seguro da cidade?
Docinho14; Com certeza. Lol. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando me virei.
Meteoro123: A menos que tenhas dado o teu nome online. Não fizeste isso, pois não?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, já sabes.
Meteoro123: Jogaste vólei depois das aulas, hoje?
Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123: Óptimo! Contra quem?
Docinho14: Contra as Vespas do Colégio da Sagrada Família. LOL. Os uniformes delas são um nojo! Pareciam abelhas. LOL
Meteoro123: Como se chama a tua equipa?
Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes. São impecáveis.
Meteoro123: Jogas ao ataque?
Docinho14: Não, jogo à defesa. Olha: tenho que ir. Tenho que fazer os TPC antes que cheguem os meus pais. Xau!
Meteoro123: Falamos mais tarde. Xau.
Entretanto, Meteoro123 foi à lista de contactos e começou a pesquisar sobre o Perfil dela. Quando apareceu, copiou-o e imprimiu-o. Pegou na caneta e anotou. O que sabia de Docinho até agora.
Seu nome: Susana
Aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade.: 13.
Cidade onde vive: Porto.
Passatempos: vólei, inglês, natação e passear pelas lojas.
Além desta informação sabia que vivia no centro da cidade porque lho tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até às 6.30 todas as tardes até que os pais voltassem do trabalho. Sabia que jogava vólei às quintas-feiras de tarde com a equipa do colégio, os Gatos de Botas.
O seu número favorito, o 4, estava estampado na sua camisola. Sabia que estava no oitavo ano no colégio da Imaculada Conceição. Ela tinha contado tudo em conversas online.
Agora tinha informação suficiente para encontrá-la.
Susana não contou aos pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que ralhassem com ela e a impedissem de voltar dos jogos de vólei a pé.
Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única. Talvez se tivesse irmãos, os seus pais não tivessem sido tão superprotectores. Na quinta-feira, Susana já se tinha esquecido que alguém a seguira.
O seu jogo decorria quando, de repente, sentiu que alguém a observava. Então lembrou-se. Olhou e viu um homem que a observava de perto.
Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente desapareceu o medo que sentira. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador.
Ela apercebeu-se do seu sorriso mais uma vez quando passou ao lado. Ele acenou com a cabeça e ela devolveu-lhe o sorriso. Ele confirmou o seu nome nas costas da camisola. Sabia que a tinha encontrado.
Silenciosamente, caminhou a uma certa distância atrás dela. Eram só uns quarteirões até casa dela. Quando viu onde morava voltou ao parque e entrou no carro.
Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa da menina. Foi a um café e sentou-se. Mais tarde, essa noite, Susana ouviu vozes na sala.
"Susana, vem cá!", chamou o seu pai.
Parecia perturbado e ela não imaginava porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá.
"Senta-te aí", disse-lhe o pai, "este senhor nos acaba de contar uma história muito Interessante sobre ti".
Susana sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto senão nesse mesmo dia!
"Sabes quem sou eu?" perguntou o homem.
"Não", respondeu Susana.
"Sou polícia e teu amigo do Messenger - Meteoro123".
Susana ficou pasmada.
"É impossível! Meteoro123 é um rapaz da minha Idade! Tem 14 e mora em Braga!".
O homem sorriu. "Sei que te disse tudo isso, mas não era verdade. Repara, Susana, há gente na Internet que se faz passar por miudos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para molestar crianças e jovens, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores. Vim para te ensinar que é muito perigoso falar online. Contaste-me o suficiente sobre ti para eu te achar facilmente. Deste-me o nome da tua escola, da tua equipa e a posição em que jogas. O número e o teu nome na camisola fizeram com que te encontrasse facilmente”.
Susana gelou. "Quer dizer que não mora em Braga?".
Ele riu-se: "Não, moro no Porto. Sentiste-te segura achando que morava longe, não é? Tenho um amigo cuja filha não teve tanta sorte: foi assassinada enquanto estava sozinha em casa. Ensinam-se as crianças e jovens a não dizer a ninguém quando estão sozinhos, porém contam isso a toda a gente pela internet. As pessoas maldosas enganam e fazem-se passar por outras para tirar informação de aqui e de lá online. Antes de dares por isso, já lhes contaste o suficiente para que te possam achar sem que te apercebas. Espero que tenhas aprendido uma lição disto e que não o faças de novo. Conta aos outros sobre isto para que também possam estar seguros.
AGORA: Por favor, envia isto aos teus amigos de forma a que não forneçam informações sobre si próprios. O mundo em que hoje vivemos é perigoso demais”.
__________________________________________________

É que, tenho uma filha com esta idade, e como quase todos os jovens desta faixa etária, ela também se comunica bastante no messenger etc. Ela já conhecia essa história, mesmo assim ficou ainda mais desperta para estes perigos vindos da net.
Ela vai passar o fim-de-semana fora, e na despedida levou uma “dose extra” de beijos....

Festa - Abutres


A Associação Cantinho dos Animais de Beja vai organizar uma festa de carnaval na próxima terça-feira, dia 20 de Fevereiro, no Altereco. Para quem não sabe, este estabelecimento situa-se depois do fim da assim chamada Rua das Lojas a virar à direita, no centro histórico de Beja. Não tem hora marcada, é pela noite e vai ter petiscos, rifas e boa música. A melhor máscara será premiada. Apareçam!
Foto daqui
.
Actualização (19.20):
A festa foi adiantada para Segunda-feira por razões alheias à minha pessoa....
.
.
__________________________________________________
Não consigo deixar de pensar neste animal que devora restos mortais de outros seres cada vez que oiço certos elementos de uma certa oposição a certas câmaras municipais ou a certos governos. Tento falar no geral, mas naturalmente falo sobre a câmara de Lisboa. Sendo a maior câmara do país, e visto pela forma que foi escolhido o actual presidente dessa câmara e o facto de a oposição nunca ter digerido totalmente a última derrota nas eleições autárquicas, é alvo de ataque por parte desses bichinhos voadores cada vez em que há algo que corra mal neste paço de concelho. Certo, o caso é grave, não posso negar. Está em causa uma acusação de corrupção no caso Bragaparque.
.
O vem à baila agora não tem a ver com este caso, mas como afecta o vice-presidente dessa câmara ligado a essa empresa municipal em causa, a EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa) e onde foi constituído arguido, a oposição, pelo menos essa certa oposição da qual estou a falar, vem logo novamente dizer que a câmara de Lisboa se tornou totalmente ingovernável e pedem eleições antecipadas. Ora, em outros países democráticos, como os EUA, se cada vez que um governante ou autarca fosse constituído arguido já não restava ninguém nos lugares de chefia, lá metem-nos em tribunal por tudo e mais alguma coisa. Claro, Portugal não é os EUA, e ainda bem, mas não deixa de ser uma comparação. É que, qualquer autarca, se fosse investigado a fundo, teria sempre cometido alguma ilegalidade, e os abutres teriam sempre uma razão para pedir a demissão dele....

Amor....

Sem querer desvalorizar, hoje há apenas tempo para mais um poema. O tema, claro, e para variar, é o amor....


Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem dor.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é um não contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís de Camões)

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Cromo - Compadre - Ota

Haja paciência! Por vezes depara-se com cada cromo no trânsito, que só visto! Há pouco tive o prazer em apanhar com uma coisa destas. Conduzi atrás de um desses objectos, um DD (matricula) de cor vermelha, desde do centro da cidade até à rotunda perto da Quinta del’Rei. Sempre com filas mais ou menos extensas atrás dessa senhora, e sempre muito, mas muito devagar. Nada contra isso, se uma pessoa for insegura ao volante, que conduza devagar. Mas ao menos que meta o pisca! Essas luzinhas não foram visíveis nesse carro, e na rotunda tanto da estação como naquela onde essa senhora, que ainda por cima tinha uma criança “a bordo”, virou para a bomba da gasolina aí existente, foi quase abalroada por um veículo que circulava no sentido contrário. Se alguém perguntar a essa senhora o porquê desse comportamento, certamente responderá que ela vai devagar, e assim não pode acontecer nada! Pois, e que me desculpem, mas haja paciência....

Sob o lema “quem lê jornais, sabe mais”, o compadre Vicêncio citou uma notícia do Correio da Manhã. Um alto funcionário da CP terá sido “despedido” para receber uma indemnização de 210 mil €, para dois meses depois ser readmitido numa empresa do mesmo grupo, a Rave, para ganhar cinco mil € mensais. Caso for verdade, é mais um exemplo de clientelismo, já que o presidente das duas empresas é a mesma pessoa....

Volta e meia, ao ler as capas de vários jornais, aparece a mesma comparação. Comparam valores muito elevados com o que vai custar o novo aeroporto de Lisboa na Ota. Hoje foi a vez da cocaína apreendida em Portugal no ano de 2006 que vale metade de uma Ota. Ou então, com o dinheiro que é devido às finanças podia-se construir não sei quantas Ota’s. Qualquer dia a nova moeda portuguesa se chamará Ota, vão ver....

O maior de todos os portugueses!

Depois de ver o impressionante documentário sobre Aristides Sousa Mendes, para mim já não resta a mínima dúvida: Ele é o maior português de todos os tempos. Cá dentro os seus actos heróicos talvez nunca fossem bem reconhecidos, mas nos EUA e naturalmente em Israel foi alvo póstumo de inúmeras homenagens. Nos EUA existe uma floresta em nome dele com um número de árvores igual aos judeus que salvou. Mais palavras para quê....
Para votar, ver no site da RTP

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

PR - Ministra - Espaço


Mea culpa por não se ter metido, um recado ao governo ou uma simples preparação de caminho para a aprovação da mais do que esperada lei do aborto? As palavras do Presidente de República sobre este tema podem ser interpretadas de várias maneiras. Apelou a uma solução de bom senso! Não sei bem para quê, e nem sei o quê é que ainda está em questão! O principal (mal) já está feito, o aborto vai ser legalizado, o quê é que querem mais? Sei lá....
Foto e notícia aqui e aqui

Há muito tempo que não se ouvia falar dela, mas não tinha saudades absolutamente nenhumas. Falo da ministra de cultura que anunciou hoje uma criação de um Centro de Arte Contemporânea até 2012, com vista à candidatura de Guimarães a capital europeia de cultura. Projectos, projectos e mais projectos. Pois, para essa “menina de olhos” dela, a capital da cultura, há tudo e mais alguma coisa! Para cá, durante a tão emblemática visita em Beja dessa senhora, também se falou de muitos projectos. Tanto quanto sei, continuam numa gaveta qualquer nesse ministério, ou será que estou enganado....

Ora, aqui está uma notícia que me interessa particularmente. Há muita gente que me acusa que não sou deste planeta, a razão deve estar no meu interesse em saber novidades sobre o espaço. Um estudo da Universidade de Zurique fez saber que apenas quatro porcento da matéria do universo é visível, o restante está escondido por várias razões, quase todas relacionadas com o desvio gravitacional da luz perto e para um assim chamado buraco negro, mas a principal razão terá a ver com matéria anti-gravitacional, ou seja, não há luz nenhuma que provem de galáxias deste tipo. 73% do espaço está constituído por essa assim chamada energia escura, ninguém sabe de quê é que se trata, de energia, de planetas ou de outra forma de matéria até hoje desconhecida. Mas é certo que terão a ver com a expansão do universo....

Dia dos Namorados

São Valentim padroeiro
Do amor idolatrado
A catorze de Fevereiro
O seu dia é celebrado

Uma data que extasia
Corações apaixonados
Por consagrar este dia
Dedicado aos namorados

Acordam-se as emoções
Oferecendo uma flor
Ou até simples cartões
Contento frases de amor

Soleniza-se o momento
Com muita simbologia
Dando ao nobre sentimento
Uma expansiva euforia!

São fogosos os desejos
No coração de quem ama
Ao trocar ardentes beijos
Qu’acendem d’amor a chama!

Que esta bela tradição
Se mantenha sempre assim
Dando ao amor distinção
Honrando São Valentim....

(Euclides Cavaco)
__________________________________________________

Bem, agora não digam que não ligo a este dia!
Porque no fundo, lá bem no fundo....

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

RTP - OCDE


Amanhã, naquele dia estranho que alguns comemoram como o seu, será transmitido um documentário na RTP pelas 23.20 horas que não vou perder! É um dos dez documentários que essa estação televisiva preparou sobre os grandes portugueses. Trata-se do meu favorito, de Aristides Sousa Mendes. É daquelas pessoas que simbolizam a humildade e a solidariedade portuguesa. Claro, só ele, se ainda estivesse vivo, poderia contar os verdadeiros contornos dessa história fascinante em que passou ca de 30 mil (!) vistos numa semana (!) para salvar outros tantos judeus da morte certa num qualquer campo de concentração nazi....
Foto daqui



Outro programa a não perder vai começar no próximo Domingo, também na RTP. Já tinha aqui falado sobre esse programa, trata-se de “Pianíssimo”, uma série que conta a história do piano pela mão do maestro António Vitorino de Almeida. Até estou de acordo com a hora tardia em que vai para o ar, apenas às 00.45 horas. Pelos vistos, não foi possível “meter” esta história em prime time, a luta pelas audiências falou mais alto. É caso para dizer, mais vale tarde do que nunca....
Foto RTP

Um recente relatório da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico) recomenda a Portugal para ser mais flexível em questões laborais, ou seja, para os trabalhadores poderem ser despedidos mais facilmente. A razão é a baixa produtividade portuguesa que tem de ser aumentada para poder (ainda) apanhar o comboio do crescimento económico da Europa, Portugal terá de tomar medidas. Já se tinha falado da chamada “flexisegurança”, um palavrão que vem dos países nórdicos europeus. Propõe que quem é despedido, terá mais apoios estatais, em troca dessa maior facilidade nos despedimentos. É uma medida que em Portugal não será de fácil aplicação. Por duas razões, em meu ver, claro. A mentalidade do “trabalho para a vida” tem de mudar, os tempos são outros, a evolução não para, aparecem novas profissões enquanto outras se tornam obsoletas. Por outro lado, a mentalidade dos empregadores também tem que mudar. Não podem ver, como acontece vezes de mais, os trabalhadores apenas como meras ferramentas para chegar à fortuna, ou como simples peças de xadrez que se possa mandar fora do campo sem mais nem menos. É preciso chegar-se a um equilíbrio entra as duas partes, mas isso, novamente apenas em meu ver, só será possível em Portugal daqui a 15 ou 20 anos. Mas até lá, onde já estará o comboio europeu?

Slogan - Triste

Novo slogan governamental: Assine um habeas corpos e habilita-se a um julgamento livre por ano! Depois, em letras só legíveis com uma lupa diz: custos de participação 480€! Realmente! Mas, brincadeiras à parte, o caso é sério. Ontem, no programa da RTP Prós e Contras, dois juizes discutiram sobre o preço a pagar de um pedido de habeas corpos, e se esse preço é pago por cada pedido ou por cada participante. Bem, no último pedido desses participaram dez mil pessoas, e se fossem a tempo do fim da “inscrição”, teriam sido 27 mil. Segundo um sorridente e irónico (e ao mesmo tempo totalmente fora da realidade da vida) juiz conselheiro e participante convidado do programa, cada indivíduo que subscreveu o pedido, terá de reembolsar essa quantia! Só visto, mas o único a sorrir terá sido mesmo o ministro das finanças com essa ajuda inesperada....

Sem razões para sorrir estarão as vítimas do acidente de comboio de ontem na linha do Tua. Uma automotora caiu para o rio com o mesmo nome, ferindo os dois únicos passageiros. Menos sorte tiveram os três funcionários da empresa que explora essa linha que é o “Metro de Mirandela”. Um deles, o revisor do comboio, foi encontrado já falecido perto do acidente, os outros dois estão desaparecidos. Os responsáveis apressaram-se logo em pedir um rigoroso inquérito, mas olhando para as imagens, viu-se claramente que a terra por baixo da linha desabou. Razões? Desgaste do subsolo pela chuva, ou então, terá tido o terramoto de ontem alguma influência? É triste....

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Tempo

Sobra-me cada vez menos tempo para escrever textos bem elaborados aqui no meu blog. Deve ser novamente a midlife crisis, vigésima nona versão. Não tenho tempo para nada, tento satisfazer todas as solicitações, tenho pouca vontade para resolver o que realmente interessa, ou então nenhuma, para o resto.... Ah, já sei, deve ser a totalmente desnecessária e deprimente aproximação do dia dos namorados....

Tenho poucas distracções, poucos pontos de alegria, apenas dois, para dizer a verdade. A música, e o meu rebento, e ponto final. Já não passa disso, também, para quê e principalmente para quem....

Não, não vou começar falar mal aqui no meu blog, embora me apeteça. A frase já gasta também não ajuda, aquela que diz que há sempre gente pior do que tu. Pois há, mas isso não é consolo nenhum. Diariamente nos chegam notícias como a de hoje do Iraque, onde morreram mais não sei quantas dezenas de pessoas. Mas, nem tudo são más notícias. Um recente estudo comprova que quem faz uma sesta vive mais tempo por ser benéfico para o coração. Pois, dormir, cinco horas chegam completamente durante a semana para depois abusar no fim-de-semana e andar esses dias com dores de cabeça....

Bem, por hoje é tudo, melhores dias virão.....

Sismo


Estava eu muito bem sentado frente ao meu PC respondendo a um comentário do restaurador, quando senti a mesa a abanar. Bem, pensei que seria uma rachada de vento a bater no portão da minha oficina, ou então, uma manobra mal feita por um comboio mesmo ai à frente, mas não. Foi um sismo, acompanhado por um barulho típico que lembra um comboio a passar.

Há mais de 30 anos não se sentia um sismo com uma magnitude dessas, de 6.0 na escala aberta de Richter. Teve o seu epicentro no mar, a 160 km do Cabo de São Vicente no Algarve. Na imagem, o ponto vermelho indica esse epicentro. Começa bem esta semana, também com más notícias vindas de Moçambique onde as cheias de há alguns anos se estão a repetir, e com tendência para piorar....

Foto e notícia do sismo da RTP

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Referendo

Antes de mais, quero aqui publicamente felicitar os apoiantes do Sim pela vitória expressa no referendo sobre a despenalização do aborto de hoje. A boa conduta democrática assim o exige, embora que eu, por meio deste blog, fizesse campanha pelo Não. Os números oficiais, após contagem da totalidade dos votos, são: 59,25% pelo Sim, 40.75% pelo Não e uma abstenção de 56,39%.

Não vou mostrar falso perder, nem arranjar desculpas pela derrota clara do Não, os portugueses escolheram, e, como digo aqui repentinamente, é o povo que mais ordena! Mas não posso deixar de referir algumas condicionantes. A abstenção no interior norte foi mais elevada do que normal, certamente devido ao mau tempo que avassalou essa região. Região essa que é mais conservadora, já que o Não foi vitorioso nesses distritos.

Beja foi o distrito em que o Sim teve maior percentagem. 83,10% do Sim contra 16,10 do Não, feitas as contas. A abstenção rondou os 60,17%, curiosamente inferior do que no norte, pelas razões já aqui ditas. Não estou a dizer com isso que o resultado seria diferente se o tempo fosse melhor, mas certamente a diferença enorme que há entre o Sim e o Não não seria tão expressiva.

Penso que Beja foi deixado ao lado pelos defensores do Não a nível nacional. Apenas avistei um único cartaz a defender esse lado da barricada, muito pouco contra as dezenas em favor do Sim. Neste aspecto, Beja foi e é uma autentica diáspora. Mesmo a nível de blogues, o meu foi o único a tentar nadar contra essa corrente.

Nos discursos de vitória dos vários partidários do Sim destacou-se naturalmente o de Sócrates. Deixou logo de entender que o assunto vai ser levado à Assembleia de República, onde naturalmente vai passar pela força do governo. Nesse discurso desvalorizou a abstenção, apenas realçou a vitória do Sim. O facto de não ser vinculativo pelos vistos não o preocupa muito, nem os 10 milhões de € gastos para nada!

Mas se Portugal, ou este e os próximos governos, não fizerem nada, e se ficarem apenas pela despenalização pura e simples do aborto, a população vai ficar cada vez mais reduzida! Os abortos, já legais, vão aumentar, como aconteceu também em outros países da Europa. Nesse discurso do PM muito bem preparado ele não pronunciou nem por uma vez a palavra família. Claro, isso está fora dos planos dele e do austero ministro das finanças. Primeiro tem de disponibilizar meios para financiar os abortos legais, tem de aumentar o número dos médicos e de salas de operações. Para ajudar uma mãe, que contra todos os planos do PM e do ministro da saúde quer dar a luz a um filho, já não sobram verbas! Pobre Portugal....

O meu coração está aqui....

Meu coração está aqui...
Neste imenso mar encarnado
E bate chamando por ti
Mas é um navio encalhado.

Meu coração está aqui...
Virando as folhas de Amor
Deste livro que escrevi...
Com meu sangue animador.

Meu coração está aqui...
Encosta ao peito a verdade
Um sentir que me sorri
Para ter marés de felicidade.

Meu coração está aqui...
Esperando para te deixar
Tudo aquilo que aprendi
Lançando as redes ao mar.

E quando a vida se erguer
Do rochedo onde nasci
Dirão as ondas ao morrer...
Meu coração está aqui.


(F. Corte Real)

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Dia de Reflexão

Hoje é dia de reflexão
para pensar se vai dizer “Sim”, ou “Não”.
Se ainda não souber se vai votar, ou não,
pense bem, se não, os € foram gastos em vão....

Depois os governantes dirão
que o povo não faz nenhuma obstrução!
Eles não pensam, eles não têm opinião,
nós é que fazemos as leis - e eles obedecerão....

Em democracia é assim,
o que seria de nós, o que seria de mim,
se os políticos tivessem a impressão,
que nós andamos apenas num empurrão
se ganha o “Sim”, ou se ganha o “Não”.

Não ligue ao tempo,
não faça caso da chuva nem do vento.
Amanhã é dia de dever cívico!
Mesmo que não ligue ao aborto,
vote na mesma, ou deixe um voto em branco!

Mas vote!

SK

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Imagens

Hoje foi o último dia da campanha para o referendo do próximo Domingo. A esta hora pouco mais há a dizer, por isso, publico aqui algumas imagens retiradas de blogues do Não. Amanhã é dia de reflexão, para os indecisos decidirem em quê votar, e principalmente, SE vão votar. A frase já gasta ainda faz todo o sentido, a do dever cívico. Para mais, tem se que justificar os dez milhões de € gastos neste referendo....



Porque eu....



...quero viver....



...para dar....



...muitas alegrias....



...com a ajuda de Deus!

Não quero ser...



...mais um daqueles...



que não tiveram escolha,
que ninguém quis amar!



E também...



...porque este:



...não quer nada connosco!


Por estas, por todas e mais algumas razões, vote NÃO!

Sondagem - Estatísticas


Já se sabe, tempos de eleições também são tempos de sondagens. A mais abrangente talvez seja uma que foi efectuada pela Universidade Católica a 3 e 4 de Fevereiro. Indica que o Sim vai ganhar, mas o Não está a ganhar terreno. Neste momento, o Sim está à frente em 16 pontos. Se bem me lembro, em 98 o Sim também esteve à frente....
Para saber mais desta sondagem, cliquar aqui....

Finalmente! Portugal normalmente está sempre na cauda de qualquer estatística, seja económica ou social, a nível da EU. Hoje ficou conhecida mais uma dessas estatísticas, mas nessa estamos à frente. Bem, pode-se ver das duas maneiras, visto pelos iluminados Portugal está em último! Somos o país da Europa em que cada cidadão menos vezes teve contacto com um político! Isto para mim é um progresso! Políticos de um lado, vida normal do dia a dia do outro! Mais palavras para quê?

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Sem ti....

Por falta de tempo, esta noite vai apenas um pequeno poema....

Sem ti a minha graça está quebrada,
Nenhum perfume é puro ou verdadeiro,
Na tua ausência o augúrio lisonjeiro
É o de uma estrela oculta e apartada.
Chamar-te Pérola pouco é, não chegaria:
Mergulhador algum te encontraria?


(Al-Mutamid)

Rocky - Al Gore - Global warming - Embalagens


Ano 2040! Silvester Stallone apresenta a décima nova versão do Rocky Balboa! Já nos seus noventa e tais, foi desafiado por um extraterrestre que ficou fascinado pela capacidade dele em apanhar socos atrás de socos. Actualmente, o actor está com sessenta e tais, e hoje vai ser apresentado um novo filme dele em Portugal. Haja paciência....
Foto e site do actor aqui
.
.

The man who used to be the next president, falo, claro, de Al Gore. Em tempos objecto de gozo na televisão americana, está a ter já há algum tempo grandes preocupações ambientais. Vice-presidente durante o mandato de Bill Clinton, notabilizou-se mais pelas suas trapalhadas do que outra coisa. Mas ultimamente se ouve falar dele num campo que não se esperava, na protecção do meio ambiente. Sendo uma figura conhecida, talvez por isso tem muitos seguidores pelo mundo fora, não só nos EUA, mas também principalmente na Ásia, para as suas preocupações. No seu site fala das várias maneiras como quer fazer vingar as suas ideias, de evitar que o planeta aqueça cada vez mais.
Foto e site do político aqui
.
.

Esta noite, na RTP1, será transmitido um programa que fala dessas preocupações, do aquecimento global. Espera-se mesmo um aumento da temperatura média até ao final deste século em ca. de 6 graus! O programa é designada como "Especial Informação – Verdade e Consequência" e estará no ar a partir das 21 horas. A não perder!
Foto RTP
.
.

Preocupações de outro tipo tem o partido político português "Os Verdes". Honras lhes sejam feitas, é que normalmente não simpatizo com esse partido, por seguir mais as políticas da quase extrema esquerda, e por não dar razão ao nome do partido, o de partido ecologista. Com vista à próxima presidência europeia de Portugal, vai apresentar uma lei contra o abusivo volume de algumas embalagens de vários produtos. Se a lei vingar em Portugal, quer levar este assunto à Europa, para ser criada uma directiva que limita esse lixo desnecessário. Embora já em vigor há anos nos países nórdicos, ainda não há uma lei dessas a nível europeu. Uma boa ideia! Quem é que ainda não ficou surpreendido ao abrir uma embalagem de, por exemplo, detergente para máquina de lavar roupa, e verificar que quase a metade é só ar? Força nisso!
Foto daqui

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Overdose - mp3 - Campanha....

Volta e meia acontece! Um avião de uma linha aérea low-cost teve de aterrar nos Açores de emergência devido a um jovem casal de ingleses que “subitamente” tinha adoecido. Já em terra, a mulher faleceu a caminho do hospital, e o jovem está gravemente ferido. “Overdose”, foi o diagnóstico. Obviamente esse casal serviu de correio para transportar droga no seu organismo de México para a sua terra natal, a Inglaterra. Alguma coisa correu mal, certamente foram “amadores” que embalaram a droga. Porque um ou mais dos saquinhos rebentou logo nas duas pessoas, pois, é um risco calculado. É assim....

Aprendi mais sobre o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, nesta semana do que nos 24 anos (feitos há uma semana) que estou cá em Portugal. Graças ao programa da RTP 1, os Grandes Portugueses, estou a ter “lições” de história portuguesa. É uma área que me interessa bastante, pena é que não tenha tempo para estudar melhor essa disciplina. Mas, Mário Soares, o mp3, o autoproclamado fundador da democracia portuguesa (talvez até o seja....) numa recente entrevista achou esse programa um total disparate. A razão dessas palavras foi a apresentação de um livro, penso que sobre o tempo da ditadura em Portugal. Acha incrível o facto de Salazar constar no top ten dos grandes portugueses. Bem, ele melhor que ninguém deveria saber que é o povo quem mais ordena, o povo é que escolheu. Não estou a defender esse ditador a quem Portugal deve décadas de atraso no desenvolvimento económico e social, muito pelo contrário. Mas lá está ele, sujeito a nova votação. Mário Soares só tem é que fazer uma coisa, não ver o programa....

Penso que a campanha do referendo no próximo Domingo chegou a um ponto que já não interessa quase a ninguém, a não ser às pessoas que estão empenhadas nessa mesma campanha. É que, a pré-campanha foi tão longa e intensiva, que agora já não restam novos argumentos. Já foi dito e discutido quase tudo, a não ser, claro, a intenção de alguns defensores do Não, em caso de vitória, se alterasse a lei na mesma para as ex-grávidas não serem punidas com penas de prisão. Ainda não tenho opinião sobre isso, porque essa proposta é contraditória e só dá argumentos aos defensores do Sim, à frente de todos, ao empenhadíssimo Sócrates, que já “avisou” não dar ouvidos a essa proposta. Por cá, finalmente avistei um cartaz pelo Não perto da rotunda do bairro da cooperativa Lar para Todos. Já não era sem tempo....

Juizes - Nuclear Não! - Nojento

Apanhei essa notícia apenas por alto, não consegui ouvir de quem é que se trata. Um juiz foi suspenso das suas funções pelo Conselho Superior da Magistratura por manter um blog onde prefere palavras obscenas. Se alguém souber mais desse caso e souber qual é esse blog, que me avise. Foram lidos nessa notícia vários excertos do blog, e nada indica que se trate de palavras obscenas. Deve ser mais um caso que se possa classificar como “Velhos do Restelo....”
Actualização: O referido blog é de Helder Fráguas e chama-se Aqui e Agora

Um outro juiz, esse de nome Rui Rangel, terá sido suspenso também, mas por outros motivos. No caso do pai adoptivo, ou afectivo, caso esse que já foi promovido pela comunicação social a “Caso Esmeralda”, terá violado o pré-histórico segredo de justiça. Se até o próprio Procurador Geral da República afirmar que esse segredo será sempre violado, não sei de quê é que estão à espera para desvendar esse segredo....

Os promotores da energia nuclear atacaram outra vez. Tal como tinha já aqui avisado, esses tipos não vão desistir até trazer essa totalmente desnecessária energia para Portugal. Agora oferecem cem milhões de € (!) ao município que estiver disposto a albergar uma central nuclear. Por de traz desses promotores de produção de lixo nuclear estará não a preocupação com o futuro da energia, mas meros preocupações económicas, mas para a economia que vier a encher o bolso deles....

Para quem tiver filhos, essa notícia é sempre chocante. A Áustria fez saber que desmantelou uma rede de produção e publicação na net de pornografia infantil! Uma rede, como não poderia deixar de ser, mundial, já que essa dita nova tecnologia abrange o globo todo. Existem dois mil suspeitos que terão colaborado com essa rede, só nos EUA (claro!) há 600, e na Alemanha 400 (quem diria...) suspeitos. Nojento!!!