quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Overdose - mp3 - Campanha....

Volta e meia acontece! Um avião de uma linha aérea low-cost teve de aterrar nos Açores de emergência devido a um jovem casal de ingleses que “subitamente” tinha adoecido. Já em terra, a mulher faleceu a caminho do hospital, e o jovem está gravemente ferido. “Overdose”, foi o diagnóstico. Obviamente esse casal serviu de correio para transportar droga no seu organismo de México para a sua terra natal, a Inglaterra. Alguma coisa correu mal, certamente foram “amadores” que embalaram a droga. Porque um ou mais dos saquinhos rebentou logo nas duas pessoas, pois, é um risco calculado. É assim....

Aprendi mais sobre o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, nesta semana do que nos 24 anos (feitos há uma semana) que estou cá em Portugal. Graças ao programa da RTP 1, os Grandes Portugueses, estou a ter “lições” de história portuguesa. É uma área que me interessa bastante, pena é que não tenha tempo para estudar melhor essa disciplina. Mas, Mário Soares, o mp3, o autoproclamado fundador da democracia portuguesa (talvez até o seja....) numa recente entrevista achou esse programa um total disparate. A razão dessas palavras foi a apresentação de um livro, penso que sobre o tempo da ditadura em Portugal. Acha incrível o facto de Salazar constar no top ten dos grandes portugueses. Bem, ele melhor que ninguém deveria saber que é o povo quem mais ordena, o povo é que escolheu. Não estou a defender esse ditador a quem Portugal deve décadas de atraso no desenvolvimento económico e social, muito pelo contrário. Mas lá está ele, sujeito a nova votação. Mário Soares só tem é que fazer uma coisa, não ver o programa....

Penso que a campanha do referendo no próximo Domingo chegou a um ponto que já não interessa quase a ninguém, a não ser às pessoas que estão empenhadas nessa mesma campanha. É que, a pré-campanha foi tão longa e intensiva, que agora já não restam novos argumentos. Já foi dito e discutido quase tudo, a não ser, claro, a intenção de alguns defensores do Não, em caso de vitória, se alterasse a lei na mesma para as ex-grávidas não serem punidas com penas de prisão. Ainda não tenho opinião sobre isso, porque essa proposta é contraditória e só dá argumentos aos defensores do Sim, à frente de todos, ao empenhadíssimo Sócrates, que já “avisou” não dar ouvidos a essa proposta. Por cá, finalmente avistei um cartaz pelo Não perto da rotunda do bairro da cooperativa Lar para Todos. Já não era sem tempo....

5 Comments:

At 08 fevereiro, 2007 10:04, Blogger Unknown said...

Quanto ao concurso "Grandes Portugueses", começo por dizer que normalmente não concordo com o que o Dr. Mário Soares diz, mas desta vez acho que até tem razão...todos devemos perceber que se trata de um concurso e nada mais...
Acho que os resultados não representam o total da população mas apenas uma pequena parte pois nem todos participaram na votação.

Tal como Mário Soares também eu acho um completo absurdo comparar Camões com D.Afonso Henriques ou com Salazar.
Também acho que as pessoas não deveriam ter esquecido em tão pouco tempo tudo o que sofreram com a ditadura, Salazar até pode ter transformado Portugal em alguns aspectos positivos mas não nos podemos esquecer que foi um criminoso.
A meu ver teria vergonha se Salazar ganhasse uma vez que seria o mesmo que dizer que o melhor português de sempre é alguém que matou, reprimiu e marginalizou a população!

Desculpa pela extenção do comentário mas este tema incomoda-me particularmente.

 
At 08 fevereiro, 2007 10:16, Blogger Francisco said...

Não se trata de "dar ouvidos" à tal proposta.
Trata-se, muito simplesmente, de cumprir a lei.
É que as pessoas andam um bocado iludidas com essa proposta, principalmente aquelas que não querem ver as milheres presas mas, por outro lado, sofrem de um qualquer conflito interno que as leva a não aceitar a despenalização.
Quanto aos proponentes (Rosário Carneiro, Marques Mendes, Matilde Sousa Franco ou Teresa Venda), estão a agir de má-fé e são desonestos.
Estão a criar expectativas infundadas porque o resultado do referendo ("sim" ou "não"), OBRIGA o Parlamento a legislar ou a deixar ficar como está.
Legislar, mudar a lei, despenalizar só tem um caminho, que é o voto SIM.
O voto não, caso hanhe (o que sinceramente não espero), OBRIGA o Parlamento a deixar ficar a lei tal qual como está.
E isso significa a pena de prisão.
O respeito pela vontade popular é um dos alicerces da democracia, e desvirtuar o resultado de uma consulta eleitoral é um golpe.
É preciso informar as pessoas, dizer-lhes, com todas as palavras, que se querem despenalizar, tÊm de votar SIM, caso contrário, o Parlamento ESTÁ PROIBIDO de mudar a lei.

Meu caro Zig:
Esta é uma manobra de última hora de quem já não tem argumentos válidos. Um "coelho tirado da cartola", mas inconsequente e sem futuro.
As pessoas têm de saber que, se o não ganhar, a pena de prisão vai continuar no Código Penal. E num Estado de Direito Democrático, as leis são para cumprir.
Nos boletins de voto não vai estar "talvez" ou "não, mas..." ou "assim não" ou "crime sem pena de prisão".

Mas vamos, por absurdo, acreditar que seria possível existir um crime sem pena.
Sabes o que aconteceria?
O aborto clandestino continuaria a ser um grande negócio, porque não existiriam estabelecimentos de saúde autorizados (como agora). O perigo de sáude continuaria.

Vão estar duas e só duas hipóteses:

NÃO: a lei fica como está e não poderá ser alterada.

SIM: a interrupção voluntária da gravidez é despenalizada, até às dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado.

Simples.

O referendo não vai perguntar se és a favor ou contra o aborto. Não vai perguntar se és a favor ou contra a vida.
Vai perguntar se queres que as mulheres continuem a ser criminalizadas. Só isso.

Por mais voltas que se tente dar à questão, é isso que lá está.

 
At 08 fevereiro, 2007 10:58, Blogger Zig said...

trequita:
Claro que ele tem razão, também acho que Salazar não está a fazer nada neste concurso. Mas é disso que se trata, de um concurso, onde entram todas as personalidades mais conhecidas.

Tal como em todas as ditaduras, Salazar deixou muitos seguidores, ou saudosistas. Acho que de positivo não deixou nada, ou muito pouco!
bjs.

chico:
Essa é a questão fulcral nesse referendo, a prisão das mulheres. Até hoje, ninguém foi condenado a prisão efectiva, por isso, penso que é uma falsa questão. Mais. Até acho, que não está escrito em lado nenhum que a lei não possa ser alterada após o referendo se o Não ganhar. Só Sócrates é que pensa assim, já que essa é a sua bandeira. Vais ver, se o Sim ganhar, vai triunfar em toda a linha e contabilizar essa vitória para si e o seu governo.

Mas essas manobras de última hora não vêm só dos partidários do Não. E com isso, os indecisos ficam cada vez mais indecisos, e a abstenção continuará a vencer. Para todo isso foram gastos 10 milhões de €....

 
At 08 fevereiro, 2007 23:26, Anonymous Anónimo said...

A Trequita, a quem endereço respeitosos cumprimentos tem razão no que diz. Este é um concurso idiota porque compara coisas incomparáveis. O nosso prémio Nobel, o Egas Moniz, é na sua área tão notável como Gago Coutinho nos seus feitos. Vasco da Gama não pode ser comparado com Viana da Mota e as eventuais virtudes de Álvaro Cunhal não se podem equiparar ao amar perdidamente de Florbela Espanca. É um concurso estúpido e inútil pois confunde coisas inconfundiveis.
Ja agora Zig, devo dizer-te que quando este concurso passou na Alemanha, o Senhor Adolf foi estratégicamente impedido de constar nos colunáveis.
Salazar foi de facto um mau produto dum país mau e decadente. Atrasado e debil muito longe do espírito dos que navegando por mares nunca dantes navegados deram novos mundos ao mundo.
Salazar convinha ao modelo quase feudal de economia que vigorava no Alentejo dos latifundios, e nas incipientes industrias superprotegidas e pertencentes à elite que era dona do país.
Não deixa saudades e foi um pequeno homem que nunca saiu do País. O Mundo era para ele meramente o que ficava para além dos arredores de Stª Comba. É realmente miserável que ele conste da lista do concurso o que só vem reforçar que este concurso é uma treta... :(

 
At 08 fevereiro, 2007 23:37, Blogger Zig said...

Contraciclo:
Como deves entender, não sou do "vosso" tempo, estou cá apenas há 24 anos. Por isso, gosto desse concurso porque me trás lições de história que eu de outra forma não tinha.

Já agora, o meu voto vai para o salvador dos judeus, Aristides de Sousa Mendes.

 

Enviar um comentário

<< Home