sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Abutres


Foto daqui

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Já tinha falado aqui sobre eles, sobre esta espécie normalmente muito útil na vida selvagem, mas na selvagem que é a política nacional não fazem falta absolutamente nenhuma. É que, onde cheira a podre, onde houver “papinha feita”, lá estão os Aasgeier (palavra alemã para abutre, palavra essa que acerta nem uma luva a esse caso), lá estão eles à espreita. Na minha primeira intervenção sobre o tema tentei generalizar, mas tal hoje já não é possível.

Avistam-se esquadrões de abutres a circular sobre a câmara de Lisboa! Volta e meia desce um destes bichos para atacar em forma de declarações à comunicação social. Vêm de quase todos os lados, de todos os esquadrantes políticos. Um senhor de nome chaparro pelo PCP; Sá Fernandes, que parece manter uma perseguição doentia a tudo que tem a ver com essa câmara, pelo berloque; e do alto do seu trono europeu Ribeiro e Castro, lateralizado por Nogeira Pinto; e todos em coro exigem eleições intercalares, palavra essa que está novamente no ar deste da demissão do senhor da Madeira.

Este último, o líder do CDS/PP, lidera de uma forma estranha o seu partido, em “part-time” com intervenções e ordens gravadas no seu escritório e mandados para Lisboa. Outro facto a estranhar é que esse partido quase não tem distritais! Mas exigir eleições, lá isso eles sabem. Excepção rara vem dos lados do PS. Não podem manifestar-se em demasia, já que neste momento não há nenhuma personalidade com carisma suficiente para se apresentar como candidato à cadeira camarária lisboeta.

Agora, e posso, claro, estar enganado, e vocês certamente agora me vão contradizer, é que, penso esta “crise” só existe na cabeça dessa oposição “abutrária” e no sensacionalismo da imprensa, porque, em minha opinião claro, os casos em que alguns responsáveis por essa câmara estão acusados, pelo menos o do vice-presidente, não dão razão nenhuma para provocar uma queda desse executivo! Mas, com todo esse barulho que se está a ouvir em redor da câmara, com o bater das asas de milhares de abutres nos céus de Lisboa, essa queda pode muito bem acontecer. Para mais, Marques Mendes aparentemente não está em condições para lutar contra esses devoradores de carne podre, porque está internamente fragilizado devido às desavenças com um certo senhor do norte, e também não está isento de culpa porque Carmona Rodrigues foi uma aposta sua!

Pois é, meus amigos, pensem nesses bichinhos antes de ouvirem uma notícia semelhante em que alguém é acusado de cometer seja o que for e um outro alguém pede logo a sua demissão....

12 Comments:

At 23 fevereiro, 2007 23:59, Blogger jocasipe said...

verdade, verdadinha!

 
At 24 fevereiro, 2007 00:02, Blogger Zig said...

jocasipe:
Minha nossa, mal postei e já há um comentário!

Obrigado pela concordância!

 
At 24 fevereiro, 2007 00:33, Blogger jocasipe said...

pois. maus habitos. o pessoal está atento! lol

 
At 24 fevereiro, 2007 00:36, Blogger Zig said...

jocasipe:
Já dei uma vista de olhos no seu (novo) blog. É interessante.

Seja bem vindo!

 
At 24 fevereiro, 2007 08:00, Blogger Unknown said...

Bem meu caro amigo, eu discordo consigo numa questão. A meu ver, qualquer escandalo político, económico, jurídico e de tráfico de influências deveria ser suficiente para derrubar uma autarquia. Seja ela qual for, seja a Câmara Municipal de Lisboa ou a Câmara Municipal do Corvo! Porque os políticos estão onde estão para nos servir (ok, eu sei que isto não corresponde à realidade, mas só estamos a teorizar...), logo qualquer pessoa que sirva a comunidade onde está inserida deve ser uma pessoa integra, sem qualquer tipo de problemas de tráfico de influências, jurídico ou político (sim eu sei, que tudo isto são ilusões!... mas enquanto não se descobre a careca...) deve sim continuar a servir a comunidade local. Qualquer cidadão que não cumpra estes requisitos, deve resignar ao seu cargo!

Assim sendo, penso que todos os políticos que não cumprem os requisitos que acima referi, se devem demitir! Mais de metade de Portugal parava! Óptimo, talvez fosse este o choque necessário que os portugueses necessitam para que finalmente vejam a escumalha que andam a governar e pela qual são geridos! Talvez assim mais de metade destes políticos portugueses corruptos se retiram-se de cena! Talvez aí, finalmente fosse criada uma lei em que tipo como Valentim Loureiro, Isaltino Morais ou Fátima Felgueiras não pudessem ocupar mais nenhum cargo político!... Enquanto isso não acontecer, continuaremos sempre a ser um país do faz de conta!

Abraço!

 
At 24 fevereiro, 2007 13:48, Blogger Zig said...

o restaurador:
Não, caro amigo. Tu não podes comparar uma câmara pequena com a maior do país que é a de Lisboa. Visto pela relatividade, uma câmara pequena trata, por exemplo, cem assuntos por ano. Lisboa tratará mil vezes mais. Logo, a probabilidade em acontecer um erro será muito maior. E sendo assim, esse executivo, mal toma posse, estaria logo na rua. É que, basta um tipo que esteja insatisfeito com alguma coisa, meter um processo em tribunal, um vereador é acusado para averiguar factos, e executivo para rua? Não senhor, isso não dá. Dá apenas, isso sim, para vender jornais e atrasar o desenvolvimento das câmaras.

Por outro lado, não se pode meter toda a gente no mesmo saco. Uma pessoa acusada não é automaticamente uma pessoa corrupta. Conheço um caso em que uma pessoa reconhecidamente honesta foi alvo de uma campanha de desacreditação e nunca mais quis saber de política! Perdeu-se aí um bom autarca. É que, alguém que gosta de política, a única coisa que sabe é trabalhar, e não conhece as teias do poder. Os abutres dos quais aqui falo, conhecem todos os truques, foram lavados com todas as águas como se diz na Alemanha, e sabem manipular muito bem a comunicação social. Não caro amigo, nem sempre o que parece realmente é!

 
At 24 fevereiro, 2007 17:06, Blogger Moinante said...

Eles não caem nem de maneira nenhuma , falta cá o falecido " Falcone " . Do ( " La Piovra " ), mas bem protegido ...

Um bom fim de semana , amigo Zig .

 
At 24 fevereiro, 2007 19:18, Blogger Zig said...

moinante:
Obrigado amigo, igualmente!

 
At 24 fevereiro, 2007 19:48, Blogger Unknown said...

Amigo Zig, concordo naturalmente que não se pode generalizar. Quando digo um processo, falo em escandalos como referi acima, porque sinceramente tráfico de influências penso que é um motivo mais que suficiente para que alguém seja banido da vida política. O Carmona é inocente? Óptimo, então que continue a trabalhar, agora se for culpado que seja banido da política tal como deveriam ter sido Valentim Loureiro, Isaltino Morais, Fátima Felgueiras e muitos mais autarcas em casos de corrupção menos mediáticos! É a isto que eu me refiro e não a um simples arrufo entre um autarca e um cidadão...

Abraço!

 
At 24 fevereiro, 2007 22:26, Blogger Zig said...

o restaurador:
Correcto! Claro que também sou dessa opinião, mas isso me leva à questão inicial, aos abutres....

 
At 25 fevereiro, 2007 17:31, Blogger Unknown said...

Amigo Zig, voltando à conversa dos abutres, aqui esta situação que se está a passar em Vila Viçosa, deixa-me poucas dúvidas...

Confira aqui: http://jn.sapo.pt/2007/02/24/ultima/apanhados_160kg_explosivos_zona_indu.html

Abraço!

 
At 25 fevereiro, 2007 18:48, Blogger Zig said...

o restaurador:
Tal como digo, cada caso é um caso....

 

Enviar um comentário

<< Home