quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Tell me why!

Tell me why! Diz-me porquê! Poderia ser a canção dos Bronski Beat “Why”, mas não. Alguém me pode dizer porquê é que a nossa cidade de Beja volta e meia está “envolvida” num cheiro nauseabundo? São quase sempre ciclos de dois ou três dias em que não se pode abrir uma janela e nem se pode respirar ao passear na rua. Toda a gente sabe donde vem este mau cheiro! Diz-se à boca pequena, média, grande, aberta e fechada que vem do Matadouro situado na marginal, para quem viaja em direcção ao sul. “Queimam as peles, ou os ossos”, dizem.

Será legal? Duvido muito. Aparentemente ninguém se rala com isso, ninguém se queixa. Aceitam este facto como uma sina, é assim, e pronto, à moda alentejana. É por isso que estamos como estamos, esquecidos. Não sei, mas será que sou apenas eu a refilar com esta situação? Mas fazer o quê? Cortar a estrada frente ao Matadouro? Chamar a TV? Não sei, só sei que é necessário fazer alguma coisa....

3 Comments:

At 28 fevereiro, 2007 15:35, Blogger jocasipe said...

Os maus cheiros podem realmente advir do matadouro, que pode não ter a sua ETAR de pré-tratamento a funcionar correctamente, e assim manda uma enorme carga organica para os sistemas municipais. O Matadouro paga uma taxa que tem exactamente a ver com os caudais as quantidades organicas presentes neles. Pelo que sei é um problema bem velho.

 
At 28 fevereiro, 2007 18:43, Blogger Celtiberix said...

Sempre me disseram que era um problema de ventos, mas o que é verdade é que não podemos estar reféns dos desígnios do S. Pedro, alguma coisa deve estar a falhar para acontecer o que referes. E se é um problema, então tem solução (a não ser que alguém se esteja nas tintas).
Passa pela sombra da azinheira que está lá um desafio para ti no post "Vam' lá a puxar por essa miólêra" (às vezes consigo ser mesmo mauzinho, eh eh).

 
At 28 fevereiro, 2007 20:02, Blogger Zig said...

jocasipe:
A mim sempre me disseram que é fumo pelos chaminés da queima de resíduos.

celtiberix:
E tudo o vento levou....
Será que as autoridades competentes sabem deste caso, como é o caso do ministério do ambiente? Duvido muito!

É já a seguir!

 

Enviar um comentário

<< Home