quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Protestos!

No norte do país multiplicam-se os protestos contra os planeados encerramentos totais ou parciais de centros de saúde ou urgências de hospitais. A população de vários pontos desta zona normalmente desfavorecida e envelhecida do nosso país não entende como é que um estudo técnico se pode sobrepor aos interesses e necessidades do povo. Até autarcas eleitos pelo partido que suporta o actual governo se juntam aos protestos. Hoje há mais uma fronteira com a Espanha bloqueada, há muita gente na rua para protestar em alto e bom som contra os planos deste ministro da saúde!

Estudos! Essa é uma nova mania do governo! Primeiro encomenda-se um estudo, muitas vezes duvidoso e normalmente caríssimo, para encher...., vocês já sabem os bolsos de quem! Depois, qualquer decisão polémica governamental é baseada nesse estudo, serve como desculpa. Mas as vezes, como neste caso, primeiro lança-se a “bomba”, manda-se comunicados à comunicação social das conclusões desses estudos. Depois dá-se algum tempo ao povo para reagir, e se houver muitos protestos, “encurta-se” a decisão em alguns pontos, como se viu nas auto-estradas sem portagem.

Neste caso, no da saúde, vai acontecer precisamente o mesmo. Sob pena de perder eleitorado, até já calculado, o governo vai recuar em alguns fechos desses serviços hospitalares, mas noutros, onde não há protestos, ou muito poucos, vai actuar sem dó nem piedade. Lembram-se dos fechos de maternidades no nosso Alentejo? Ninguém, ou quase, protestou, a fronteira com a vizinha Espanha não foi cortada, e assim esse carrasco deste ministro cortou onde muito bem lhe apeteceu!