segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Pianíssimo II

Pois, já era esperado. Hoje custou-me muito a me levantar! Razão? O Pianíssimo! Este programa remetido para a madrugada entre Domingo e segunda-feira! Realmente não encontro nenhuma razão para não ser transmitido mais cedo. Antes do Pianíssimo deu um filme, por acaso até foi bom, claro, tinha a “mão” de Clint Eastwood, mas isso não é razão nenhuma para dar tão tarde! Até não me importava se fosse transmitido Domingo à tarde, ou até de manhã, mas a esta hora e acabando já muito depois das duas de manhã, não há explicação!

Gostei do programa, claro, trata-se do piano, instrumento que estou a apreender tocar. No enorme intervalo que levou tanto tempo como se tratasse de um programa transmitido em prime time, deu para tocar um pouco a peça que estou agora a ensaiar, o Für Elise, de Beethoven, e a ver as mãos de vários pianistas a voarem pelo teclado, até as minhas tocaram mais fluentemente. A melodia já toco razoavelmente, mas agora estou “encalhado” naquela passagem, para quem conhece a peça, logo depois da melodia conhecida que leva a uma parte intermédia, que é completamente diferente do resto.

Claro, o programa teve que ter alguém que escutasse o maestro, compositor, pianista e apresentador de TV, António Vitorino d’Almeida! Lembrou-me logo do programa anterior na SIC, onde uma (.....) Barbara Guimarães ouvia atentamente as palavras dele. Mas desta vez foi uma conhecedora de música, uma flautista. Tinha partes, pelo meio do programa, onde um musicólogo, representado por Carlos Mendes, deu algumas explicações adicionais. A segunda parte do programa passou-se essencialmente numa loja de música, com uma senhora a querer comer ali! Não entendi muito bem esta parte, talvez ela representasse o povo, já que a seguir tocou uma óptima pianista, penso eu que é austríaca, para “repor” a verdade!

Na tarde anterior, o maestro deu uma entrevista à RCP (Rádio Clube Português) onde afirmava passar ciclicamente por problemas de ordem financeira, tal como qualquer artista que vive disso mesmo, da música, se não tiver nenhuma “ocupação” regular, como é o caso. Estranho como um compositor com mais de 140 obras publicadas vive por vezes com dificuldades, mesmo sendo, segundo ele, o segundo compositor com mais obras publicadas logo depois de Lopes Graça.

Resumindo, e mais uma vez, gostei muito do programa, mas por favor, transmitem-no mais cedo!!!

3 Comments:

At 19 fevereiro, 2007 13:29, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente o prime time das nossas televisões é dedicado a novelas e afins. Os programas que são realmente interessantes e onde se pode aprender alguma coisa, são remetidos para 2ª plano ou para canais da Tv cabo, que nem sempre estão acessiveis a todos. É a televisão que temos, que também reflecte a cultura de um pais!

 
At 19 fevereiro, 2007 14:25, Blogger Unknown said...

O amigo Zig já deveria saber que cultura em Portugal é sempre relegada para segundo plano!!! Primeiro vêm as peixaradas todas (novelas e concursos com concorrentes que não lembram a ninguém!), só depois, quando uma pessoa honesta e trabalhadora está a dormir é que vêm a cultura!!! Ora como os tipos que não fazem um cú neste país a essa hora estão acordados, mas não vêem TV e andam ocupados com outras coisas, como assaltos, assassinatos e afins, não percebo o porque de se investir erário público num programa para ser passado às 2h da madrugada...

Abraço!

 
At 19 fevereiro, 2007 20:07, Blogger Zig said...

hpalma e o restaurador:

É a TV que temos, primeiro o que conta são as audiências que traz o dinheiro vindo da publicidade, e só depois é que vem o resto. Não sei quantos programas são, mas duvido muito que se vá manter na RTP1 e muito menos ser transmitido mais cedo.

Num dia desses, não me lembro qual era o canal, também deu um espectacular concerto com o violinista André Rieu, com orquestra, coro e sopranos mais tenores, às duas da matina....

 

Enviar um comentário

<< Home