segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Demissão


Alberto João Jardim anunciou hoje a demissão do Governo Regional da Madeira! Ele ocupa o lugar de presidente desta região autónoma desde 1978, são quase três décadas de liderança emblemática e quase sempre em contradição aos sucessivos governos do “cont’nente”. A razão foi a nova lei de financiamento autárquico que vai cortar o fluxo financeiro em vários milhões de Euros. Não se sente em condições de enfrentar estas novas dificuldades sem um apoio expresso do povo madeirense, por isso pediu a demissão, mas vai de novo apresentar-se a votos.

Normalmente até simpatizo com ele, acho que já o tinha dito aqui, porque me lembra ao “touro bávaro” Franz Josef Strauss, que também não tinha papas na língua, enfrentando muitas vezes os governos até do próprio partido que estava associado ao dele. Mas desta vez não estou de acordo com o Adalberto! Não sei qual é a percentagem que a Madeira vai perder com este corte, mas certamente não é a única região a perder dinheiro, além disso, a acreditar nas críticas, a Madeira foi sempre beneficiado no que toca a dinheiros vindos de Lisboa. Além de mais, ele já sabe que vai ganhar de novo, por isso, só posso entender este acto como uma birra, e pouco mais. E uma eleição dessas também não é lá muito barata....

Também não concordo com esta nova lei porque acho-a injusta para muitos municípios, e tira parte da autonomia às autarquias. Uma das bandeiras de Sócrates é a descentralização e a simplificação na burocracia, mas quando se tem de justificar cada € gasto por parte dessas autarquias, quando qualquer projecto mais avultado tem de passar por um gabinete qualquer da capital, isso é tudo menos do que descentralizar.

Caricatura daqui

13 Comments:

At 20 fevereiro, 2007 01:15, Blogger RCataluna said...

Acho que só o tempo vai responder se ele acabou por tornar a decisão correcta. Que ele tem "testículos" já se sabe, mas será que a sua sorte vai durar muito mais tempo?

ABraço e boa semana!

 
At 20 fevereiro, 2007 01:28, Blogger Zig said...

rcataluna:
Pois, coragem lá ele tem, mas mais uma vez faço uma comparação com o "touro bávaro", é que ele de tanta irritação....

 
At 20 fevereiro, 2007 01:37, Blogger Terceirense said...

Convido-o a visitar A Taberna dos Inconformados. Chegou o dia da minha derradeira caneca. Um abraço

 
At 20 fevereiro, 2007 13:53, Blogger Zig said...

azoriana:
Pena, mais uma demissão! É que, você deu a esse blog um ar diferente, penso que todos os blogues deveriam de ter poemas, seja de quem forem.
Até sempre!

 
At 20 fevereiro, 2007 17:27, Anonymous Anónimo said...

Por esta ordem de ideias, todos os portugueses se deviam demitir de o serem! Afinal todos sofremos cortes aqui ou ali (pelo menos a maioria!)

 
At 20 fevereiro, 2007 17:33, Blogger Zig said...

hpalma:
Não sejas tão radical, se não, qualquer dia somos espanhois....

 
At 20 fevereiro, 2007 20:51, Anonymous Anónimo said...

@Zig

Tenho alguns clientes que já falam meio "espanholado"!

O que me parece, é que este senhor quer sacudir a água do capote. Como o Governo central lhe vai cortar uns milhões, deixa de ser possivel dar uns subsidios a uns jornais e outros aos amigos. O facto de se demitir e voltar a ganhar, vai-lhe permitir que daqui por uns tempos possa dizer que a cupla não é dele e que o povo o colocou lá mesmo sabendo das novas dificuldades...

 
At 21 fevereiro, 2007 00:21, Anonymous Anónimo said...

O senhor Alberto João Jardim, é um anormal, prepotente, e desbocado.
E isto digo-o sabendo que estou a ser docil para ele.
Não me merece mais que um profundo desprezo.
Ainda está bem presente na memória a perseguição que ele mandou fazer aos titulares da investigação sobre a pedofilia na Madeira com o argumento que era preciso abafar o assunto por causa do turismo!
Os tabefes que ele em pessoa e na presença de jornalistas deu a uns miudos que o vaiavam aquando dumas eleições, mandando parar o veículo onde se deslocava e saindo dele direito às crianças como um touro bravo.
É um verdadeiro cacique, que gere a Madeira como se fosse a quinta dele. Em 30 anos de governação arranjou uma enorme fortuna pessoal habilmente subtraída aos milhões que ele "sacou" ao cont´nente e dos quais nunca prestou as contas que são devidas.
A Madeira avançou e progrediu?
Sim. Mas às custas de quem? E já agora, que poderes estranhos tem ele que diz e faz o que quer e ninguém o chama à pedra para ser responsabilizado pelos desmandos verbais e outros?

 
At 21 fevereiro, 2007 00:42, Blogger Zig said...

hpalma:

Ou então, chinês...(lol)!

É um caso típoco de: amado por uns, odiado por outros. Mas a última palavra é do PR, ele é que tem de convocar eleições, ou não....

contraciclo:

Já tinha saudades dos teus loooongos comentários!

Para nós, do "cont'nente", é difícil de avaliar a real situação, ou melhor, a verdadeira "rede" de governação que ele tem nesta ilha. O certo é, que pessoalmente ele é uma pessoa simpática como demostrou na nossa visita (coro) à Madeira, onde conversou sem qualquer problema com uns colegas meus. Por outro lado, está a fazer o que está à vista de todos....

 
At 21 fevereiro, 2007 11:19, Anonymous Anónimo said...

Pois Zig
O Alberto João é o paradigma da Besta que ri...

 
At 21 fevereiro, 2007 15:30, Blogger Zig said...

contraciclo:
Ou então, lobo simpático por fora e selvagem por dentro....

 
At 21 fevereiro, 2007 16:37, Blogger Unknown said...

Não podia deixar passar este post sem comentar, uma vez que vivo já há 4 anos na Madeira...
Não posso dizer que conheço bem os meandros da política madeirense pois basicamente estou cá para trabalhar, mas não posso negar que para uma alentejana (nascida em Beja e que até aos 27 anos nunca tinha vivido fora de Beja)foi uma mudança radical!
Vir viver para a Madeira e para a cidade do Caniço foi uma mudança em termos de qualidade de vida que nem vos passa pela cabeça... eu nunca fui apologista do Alberto João Jardim mas depois de todo este tempo aviver aqui sei reconhecer o que de bom aqui há... podem haver desmandos e desvios de dinheiro(não sei se os há) mas o que é certo é que aqui nota-se evolução,investimento em projectos viáveis e melhorias constantes no nível de vida, coisa que nunca senti em Beja... é óbvio que os madeirenses só querem o melhor para si próprios e não querem ser mais uma região esquecida como o nosso Alentejo, é natural que lutem e fazem muito bem em eleger quem lute pelos seus interesses, só é pena que não haja mais políticos dispostos a lutar assim pelas suas regiões... fazia-nos falta um desses aí em Beja para acabar com muita hipocrisía!

 
At 21 fevereiro, 2007 17:29, Blogger Zig said...

trequita:
Quando estive no ano passado na Madeira também tinha esta sensação que o nível de vida lá não é mau, e as pessoas sabem isso mesmo. Sabem perfeitamente que há 20 anos a Madeira era do mais atrasado que havia, e agora está à frente em muitos aspectos. Isso gera inveja nos políticos do continente.

Agora, tenho a certeza se houvesse alguém no Alentejo a lutar da mesma forma pela sua região como ele, estaríamos muito melhor! Só que o Alentejo não é nenhuma região autónoma, não é unida, é muito vasta e sem fronteiras muito definidas. Além disso, nem sequer poderia haver uma só personalidade a lutar pelo Alentejo. Para já, são três distritos com alguma rivalidade entre si. Só este facto não é nada benéfico para a união dos alentejanos. Um outro factor de desunião é a letargia alentejana, de não querer saber, de deixar decidir tudo pelos outros, e de esperar por tempos melhores, de esperar e esperar....

 

Enviar um comentário

<< Home