segunda-feira, 30 de junho de 2008

Visão da Cidadania?




Na apresentação deste livro, promovido pelo Instituto Humanismo e Desenvolvimento, aparece este bonito texto:

“”É frequente ouvir os nossos concidadãos afirmarem que têm grande orgulho em serem portugueses. Como é que esta afirmação se coaduna com o habitual pessimismo patente na avaliação das nossas capacidades e potencialidades?
Ser cidadão em Portugal no início do século XXI é um tema que merece reflexão e que é muito mais vasto do que o conjunto dos direitos e deveres políticos inerentes ao regime e sociedade democráticos em que hoje vivemos, não podendo ser simbolicamente reduzido a uma série de cartões de identificação.
Assim, em Cidadania: Uma Visão para Portugal desafiámos várias personalidades que têm tido um papel relevante na formação da cidadania portuguesa, ao longo das últimas décadas, a escreverem sobre este tema.
Mário Soares, Diogo Freitas do Amaral, António Correia de Campos, Augusto Santos Silva, Eduardo Marçal Grilo, Francisco Louçã, Joaquim Gomes Canotilho, Jorge Miranda, José Manuel Fernandes, Miguel Cadilhe, Miguel Veiga, Paulo Teixeira Pinto e Teresa Ambrósio, aceitaram o repto. Estamos certos de que a leitura destes textos contribuirá para uma visão ampla e prospectiva do conceito de cidadania.””

Tudo bom, tudo bonito, agora, alguém me sabe explicar a razão por nestas 13 ditas referências se encontrar apenas uma só mulher? Para mais, a palavra cidadania é feminina...

Notícias 30.06.2008

Neste último dia de Junho é notícia...

...na Rádio Voz da Planície a visita do primeiro-ministro mais a ministra da saúde a Beja, a cessação definitiva das actuais regiões de turismo e de uma acção da CGTP em Beja.

...na Rádio Pax que a Segurança Social está atenta ao lar no Terreirinho das Peças, um estudo que aponta Mértola como o concelho com menor mortalidade e uma reunião da Assembleia Municipal de Beja.

...no Correio Alentejo a final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins disputada em Aljustrel, a visita do PM a Beja e a final do Euro 2008.

...no DN os tiros disparados em Portimão onde antes estivera o PM de Portugal, no JN a época de incêndios deste ano, na TSF a opinião de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o ministro da agricultura e no Diário Económico o excessivo endividamento dos portugueses.

Por cá, a Farmácia de Serviço será a Santos na Rua St. André loja 1/2, a meteorologia prevê uma temperatura máxima de 36ºC.

domingo, 29 de junho de 2008

Banho!

O futebol espectáculo venceu!

Bastou um Torres para acabar com as torres alemãs!

A Alemanha levou um banho de futebol!

Ganhou a Espanha, e ganhou bem!

Parabéns!

We were here!



Descansados 12 (!) horas após mais uma campanha de adopção, é tempo para fazer um balanço das campanhas destes primeiros 6 meses do ano. É que, as campanhas têm que ser feitas, independentemente disto ou daquilo, se faz sol ou se chove, se a gente tem tempo ou não. Se não se faz campanhas, o quê é que a gente anda aqui a fazer, qual é a razão do Cantinho dos Animais existir! Andar por aí a lamentar-se? Dizer que não há isto ou daquilo? Proclamar que temos falta disto e mais disto? Não! O meu lema sempre foi – fazer! Tínhamos sempre falta de um transporte adequado, agora, que este transporte existe, mãos à obra. Só que, tem havido, desde que temos a carrinha, condições muito difíceis de prever, ou seja, o tempo. Cada vez que tínhamos uma campanha agendada, ou chovia, ou fazia calor que não se aguentava. Sim, a Ovibeja correu muito bem, mas a gente não “vive” só das feiras, existe um ano todo a preencher, temos animais no canil que necessitam de sair de lá!

Há cerca de 12 ou 13 dias, tinha que decidir se organizávamos mais uma campanha, ou não. É que, havia flyers e cartazes para imprimir, havia gente a mobilizar, jornais e rádios a avisar e os flyers e cartazes a distribuir. Não se pode convocar uma grande campanha dessas, que implica a colaboração de muita gente, de um dia para o outro! Por outro lado, já não podia cancelar mais uma campanha dessas, sob pena de perdermos a credibilidade que ainda temos. Por isso, consultei inúmeras páginas meteorológicas na net que, na altura, anunciavam uns amenos 33 ºC para esse dia 28 de Junho. Ok, vamos avançar! Pois, na altura, ninguém esperava que se fizesse o dia mais quente do ano, que havia calor que quase ninguém aparecia nessa campanha. A montagem começou pelas 8 da manhã, e os últimos saíram deste lugar pouco antes da meia-noite! De manhã tivemos algum público, à tarde a afluência foi muito perto de zero para recomeçar pelo fim deste dia quente de verão.

Já me conhecem, prefiro frisar os pontos positivos do que destacar os negativos! Os pontos positivos foram que demos três cachorros para adopção, e penso que ficaram muito bem entregues. Principalmente dois deles que, sendo de raça grande, são de difícil “entrega”, porque quando crescem ficam mesmo grandes. Avisei os interessados deste facto, mas não se importaram! Esses cachorros vieram de uma cadela abandonada da zona da Vidigueira que, se não fossem adoptados, tinham um destino incerto. Os restantes irão, ao que tudo indica, a caminho da Alemanha, se tudo correr bem. O terceiro cachorro era ainda bebé, mal abria os olhos e tinha que ser alimentado com um frasco. Proveniente de Penedo Gordo, também tinha um destino muito incerto se não tivesse sido adoptado.

Os nossos? Pois, nenhum saiu! Mas, a grande maioria deles fartou de passear e de conviver com o pouco público que se aproximava do lugar da campanha. Houve algumas estreias nesses animais, cães que nunca tinham saído do canil. Portaram-se bem, maioritariamente. Alguns foram baptizados, e uma cadela em especial foi baptizada por uma menina que não nos largava. Ficou lá quase o dia todo, fazia constantemente perguntas sobre a vida animal. Respondia, claro, o melhor que soube. E, às tantas, ela confessava que gostava de ser veterinária. Pois, eu lhe respondia que, se perguntasse a 100 meninos sobre a sua desejada futura profissão respondiam veterinário. A seguir, pensei para mim, oxalá que ela consiga seguir o seu sonho...

Seguindo o “fio”habitual das minhas crónicas sobre estas campanhas, resta agradecer aos implicados para a realização desta última. Espero não me esquecer de ninguém!

Agradecimentos:

Aos voluntários do Cantinho dos Animais que nos ajudaram neste dia, e principalmente às duas novas voluntárias que se juntaram a nós nessa difícil tarefa.

Á ACOS que, pela mão de Manuel Figueira, mais uma vez nos cedeu as gaiolas de exposição.

Á Beja Gráfica pela impressão dos flyers e cartazes.

Á CMB e aos seus trabalhadores pela disponibilidade mostrada na autorização da campanha e na escolha para o melhor sítio para a mesma se realizar nas melhores condições.

Ao Diário do Alentejo e à Rádio voz da Planície pela divulgação do evento.

E, last but not least, às duas pessoas que, não sendo voluntários da nossa associação, estão sempre disponíveis para ajudar em campanhas de adopção, principalmente na escolha e no transporte dos animais de e para o canil, além de sempre passar muito tempo nas campanhas também. Falo da minha conterrânea Gabi Schollenberger e do incansável Carlos Maia.

Obrigado, a todos! Até à próxima!

Véus...


Véus sobre véus foram caindo
e quem lhes sabe já a cor e a forma?
E sempre sem cessar outros dispersam
— folhas duma história que se esquece.
Que permanece? Incólume, fiel,
apenas o murmúrio em que se tece
a melodia igual de pétalas caindo
duma flor que sem fim nasce e fenece.

(Adolfo Casais Monteiro)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Dança - Dance - Tanz

Por entre o meu trabalho dito regular e a preparação da campanha de amanhã, não me sobrou tempo para anunciar aqui devidamente os restantes espectáculos integrados nas comemorações do 3º aniversário da reabertura do nosso Pax Julia – Teatro Municipal. Fica aqui, no entanto, uma referência ao último evento desta série.


28 Junho (sábado) 21.30h

5 Peças de Daniel Cardoso (dança)
pelo Quórum Ballet – Companhia de Dança Contemporânea

Peças apresentadas:
Getting up
Kismet
From the Deep
Dueto
No Começo

Bailarinos:
Daniel Cardoso
Elson Ferreira
Filipe Narciso
Henriett Ventura
Theresa da Silva C.

Auditório - 5€/3€ - M12
Mais sobre esta Companhia
Origem da foto

Não se esqueçam!


Estamos com dificuldades em preencher este dia com voluntários nossos. Portanto, quem se sinta à vontade para nos ajudar nesta campanha, por favor, me mande um mail!

Notícias 27.06.2008

Neste quente dia de verão...

...a Rádio Voz da Planície informa que a nossa cidade de Beja terá amanhã a visita do primeiro ministro de Portugal mais o ministro da administração interna, dá conta do descontentamento da ASPIG da GNR por ter sido escolhida a PSP para ser responsável pela segurança no novo aeroporto de Beja e sobre um convite por parte da CMB para se falar sobre o trânsito na capital do Baixo Alentejo.

...na Rádio Pax se denunciam graves problemas no Lar de idosos do Terreirinho das Peças, informa que a ministra da saúde também se deslocará até Beja e alerta sobre o risco elevado da radiação ultra-violeta!

...o Correio Alentejo informa que a realização de um projecto turístico de grandes dimensões para o Alentejo está ameaçada pela possível implantação de um campo de tiro e fala do voluntariado na Vidigueira.

...nesta página de fala sobre o memorável jogo de futebol de ontem, o SOL destaca um comício conjunto de Obama e H. Clinton, o Diário Digital dá conta da saída de Bill Gates da Microsoft e também dos últimos acontecimentos no Zimbabué.

Por cá, a farmácia de serviço será a Oliveira na Rua Zeca Afonso nº 30. A temperatura atingirá uns escaldantes 39ºC!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Viva!

Viva la España!

Isto é que foi jogar!!!

Vou apoiar nuestros hermanos na final!

E não digo mais nada...alias, está tudo dito!!!

Pedido de Ajuda!

Fundada em 1916 a Sociedade Filármónica Capricho Bejense, hoje já com outros estatutos cumpre integralmente, como em 1916, a filosofia dos seus promotores, mantém uma Banda de Música e dilata a sua acção cultural quer pela reactivação do Grupo de Teatro, pela criação de uma escola de Danças de Salão, workshops de danças orientais, de desenho, torneios de snooker, etc. Num passado recente quem não se lembra também das sessões de cinema numa altura em que a Cidade se viu privada da 7ª arte.

Na sua sede encontra-se um imenso património cultural, documentação histórica, biblioteca, arquivo fotográfico e arquivo musical, que estão em mau estado de conservação.O salão nobre apesar dos esforços dos sócios não se mostra adequado à prática de Danças de Salão ou do Teatro tal como a sala da música que serve para ensaios da Banda, treinos de Dança de Salão, ensaios de Teatro e treinos de capoeira, e onde no chão, no tecto e nas paredes se adivinha a idade desta colectividade.

Desde 1916 que a SFCB serve esta cidade, não é altura de devolver o gesto?

A Capricho necessita de chão novo no salão nobre e na sala da música, ar condicionado para a sala da música, obras nas casas de banho, biblioteca e bar, e pintura da fachada.

Ajude!

Contacte a capricho através do site www.caprichobejense.com ou na própria sede na Rua da Moeda em Beja.

(Texto recebido por mail)

Notícias 26.06.2008

Nesta última quinta-feira deste mês...

...a Rádio Voz da Planície dá mais pormenores sobre o crime ocorrido ontem nos estaleiros do novo aeroporto de Beja, noticia preocupações com a falta de médicos na região e uma posição da Turismo Alentejo sobre as novas regiões dessa área.

...a Rádio Pax informa sobre classificações de municípios alentejanos no “ranking” dos municípios portugueses e de inúmeros assuntos ligados a localidades do distrito de Beja.

...o Correio Alentejo também toca no assunto do crime do aeroporto e informa sobre o início do próximo ano lectivo escolar.

...na Lusa é notícia uma multa aplicada a um professor na França por ter batido num aluno que o insultou, na TSF se fala que o Benfica também estava em risco de perder seis pontos, no DN se lamenta o facto de o subsídio para a farda na PSP não ser actualizada há 20 anos e no Diário Digital se fala sobre a passagem da Alemanha para a final do Euro 2008.

Em Beja, a farmácia de serviço de hoje será a Fonseca na Rua Sousa Porto nº 11, a temperatura máxima anunciada é de 37ºC!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Disponibilidade(s)

Espero ter a partir do mês que vem mais tempo para postar aqui mais textos da minha autoria, e não só anunciar eventos, embora que isso também seja importante. Tem sido complicado arranjar tempo para o blog por entre o meu trabalho e os ditos passatempos que também me estão a dar trabalho, podem crer.

Esta noite era para ter sido o último ensaio no nosso coro, mas não o foi! Neste sábado, era para acontecer o último concerto dado por nós nesta época, mas não vai acontecer! Por outro lado, no sábado que vem, não me vou ter que desdobrar por entre a campanha de adopção e esse dito concerto, e ainda bem! É que, no sábado passado, na última campanha, feita no maior calor, a minha voz ficou num oito, certamente aconteceria este sábado o mesmo.

Prolongada a época coral, decidimo-nos por algo muito original. Fazer o último ensaio num restaurante / bar na zona histórica (local ainda por confirmar) para poder assistir quem quiser, e a seguir, jantar como se nada tivesse acontecido, transformando desta forma o habitual jantar de fim de época em algo diferente! O último concerto, que fazemos questão em dar, será numa localidade muito perto de Beja, local que também ficou por confirmar.

Só mais um assunto. Todos nós podemos fazer algo para que a situação no Zimbabué mude. Embora que seja um contributo quase minúsculo, mas cada um de nós pode assinar uma petição, designada como “Save Zimbábue”, que pede aos líderes da África do Sul (a maior potência da região do sul deste continente) para se reunirem e fazerem pressão ao ditador Mugabe para que ele repense as suas atitudes!

Para quem tiver interesse clique aqui

Verão Total!

Nos meses de Julho e Agosto, a RTP transmitirá, todos os dias da semana, um programa com esta designação! Repartido pela manhã e tarde (10.00 – 13.00 e 15.30 (45) – 18.00h), são directos de uma qualquer cidade portuguesa com muitos temas em discussão.

Desta vez, esta estação televisiva pública não vai só privilegiar os capitais de distrito, como acontecia, por exemplo, no ano passado durante as festividades do seu 50º aniversário. É que, já não se consegue ouvir dizer a Tonicha sempre a mesma coisa sobre a nossa cidade de Beja...

As localidades escolhidas para a primeira semana deste louvável programa são:

30 Junho – Guimarães
1 Julho – Mértola
2 Julho – Vila Nova de Cerveira
3 Julho – Serpa
4 Julho – Porto

Já agora, segundo as minhas informações, a piscina de Beja reabrirá já na próxima semana, ou o mais tardar, no fim-de-semana (5 ou 6 de Julho), se tudo correr como previsto!

Adenda

Para os interessados, as localidades escolhidas para as semanas seguintes no programa Verão Total são:

7 Julho - Peso da Régua
8 Julho - Óbidos
9 Julho - Bragança
10 Julho - Alcobaça / Batalha
14 Julho - Freixo Espada a Cinta
15 Julho - Marvão
16 Julho - Guarda
17 Julho - Constância
18 Julho - Pombal
21 Julho - Espinho
22 Julho - Reguengos de Monsaraz
23 Julho - Braga
24 Julho - Sesimbra
25 Julho - Mirandela
28 Julho - Figueira da Foz
29 Julho - Estremoz
30 Julho - S. Pedro de Moel
31 Julho - Alcácer do Sal
1 Agosto - Tomar
4 Agosto - Açores
5 Agosto - Sintra
6 Agosto - Trancoso
7 Agosto - Lisboa
8 Agosto - Portalegre
11 Agosto - Ponte de Lima
12 Agosto - Sagres (só manhã)
14 Agosto - Silves (só manhã)
15 Agosto - Santiago do Cacém (só manhã)
16 Agosto - Idanha-A-Nova (só manhã)
17 Agosto - Vimeiro (só manhã)
18 Agosto - Fundão
19 Agosto - Gouveia (só manhã)
20 Agosto - Aveiro (só manhã)
21 Agosto - Funchal (só manhã)
22 Agosto - Barcelos (só manhã)
23 Agosto - Fafe (só manhã)
24 Agosto - Penafiel (só manhã)
25 Agosto - Póvoa de Varzim
26 Agosto - Zambujeira do Mar
27 Agosto - Monção
28 Agosto - Grândola
29 Agosto - Lamego

A verificar no site da RTP

Atenção:
A escolha das localidades está sujeita a alterações, como aconteceu, por exemplo, no dia 28 de Julho...

Notícias 25.06.2008

Hoje...

...a Rádio Voz da Planície noticia o falecimento por agressão de um segurança nas obras do aeroporto de Beja, (mais) um pedido de demissão de um ministro por parte doutrem e o 65º aniversário da BA11.

...a Rádio Pax também destaca o falecimento desse segurança no aeroporto, a localização da PSP nesse novo lugar e uma notícia (de ontem à tarde) que a criminalidade em Beja descera...

...no Correio Alentejo, por sua vez, se afirma que o Diário do Alentejo não vai desaparecer, que João Espinho não se vai candidatar à liderança da concelhia do PSD de Beja e que as ruínas romanas de Miróbriga estão com falta de limpeza e de pessoal.

Em Beja, a farmácia de serviço deste dia de hoje é a Pacheco na Praça Diogo Fernandes nº1 (Jardim de Bacalhau), o tempo continua quente com a temperatura a chegar aos 36ºC!

Actualização (Rádio Pax) da notícia sobre o vigilante encontrado morto nos estaleiros das obras do novo aeroporto de Beja.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Divulgação Ateliers



Início das inscrições 23 de Junho
Início dos Ateliers 30 de Junho
Locais de inscrição:
Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Casa do Lago










Para melhor visualização clicar nas imagens

O Humor Acontece em Português!

Esta noite, em mais um “Acontece em Português”, o tema é o Humor!



Carlos Pinto Coelho modera um debate entre o Cartoonista Luis Afonso, o Guionista Francisco Abelha e o Humorista Nuno Markl.

Este evento se realiza no auditório da Biblioteca Municipal de Beja, pelas 21.30h, com entrada livre!

Notícias 24.06.2008

Hoje é notícia...

...na Rádio Voz da Planície um alegado rapto de uma mulher em Serpa, um mau estar no PS e um mastro na Praça da República em Beja, entre outras.

...na Rádio Pax uma acusação ao governo por parte da AMBAAL e várias notícias do distrito de Beja.

...no Correio Alentejo um balanço do nosso Pax Julia – Teatro Municipal e uma crítica do Bispo de Beja aos empresários da região.

...no Jornal de Notícias a preocupação pelas facilidades nas provas finais do 12º ano de escolaridade e também a confusão gerada em Serpa pelo alegado rapto de uma mulher!

...na RTP, entre outros, a afirmação de Pinto Monteiro em cumprir o mandato de detenção de Vale e Azevedo...

Em Beja, a farmácia de serviço de hoje é a Santos na Rua St. André Loja 1/2, a temperatura máxima para a nossa cidade será de 32ºC.

Canções do momento...ou nem por isso...



If you need somebody
To care for you
Oh, let me be
The one to stay
The one to stand
Come and take my hand...

Yves Larock - By Your Side

Um estranho vídeo… e, já agora, mais esta



Rise Up
don't falling down again
Rise Up
long time I broke the chains
I try to fly a while so high
direction's sky...

Yves Larock - Rise Up

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Divulgação

Programação especial do 3º aniversário da reabertura do nosso



24 Junho (terça-feira) 21.30h
Corações (cinema)
Um filme de Alain Resnais; com Sabine Azéma, Lambert Wilson e André Dussollier


Thierry, que é agente imobiliário, tem tido dificuldades em encontrar um apartamento a Nicole e Dan, um casal de clientes difícil. Na agência, Charlotte, sua colaboradora empresta-lhe uma cassete de uma emissão de televisão que ela adora, “As canções que mudaram a minha vida”, um programa religioso de variedades que perturba fortemente Thierry. A irmã mais nova de Thierry, Gaëlle, procura secretamente o amor, chegando a recorrer a anúncios. Dan, militar de carreira que acabou de ser expulso do exército, passa os seus dias no bar de um novo hotel do 13º bairro onde confidencia a Lionel, o barman, as suas aventuras profissionais e sentimentais com Nicole. Para assegurar o bom funcionamento do serviço à noite, Lionel viu-se obrigado a contratar uma assistente para tratar do seu pai, Artur, um homem velho, doente e em fúria. O nome dela é Charlotte. É assim que o desenvolvimento de um personagem pode perturbar o destino de um outro sem que para tal o conheça ou o venha sequer a encontrar.
(Foto e texto Pax Julia)

Título original: Coeurs
Auditório – 3€ - M12
FRA/ITA – 2006 – 120min
______________________________


26 Junho (quinta-feira) 21.30h
Moçoilas + O’queStrada (música)
Auditório – M6 – 3€
Mais info sobre este grupo neste site

Nota:
Na compra de bilhetes para este espectáculo e o do dia 28 de Junho (Dança – 5 peças de Daniel Cardoso), o preço será 6€ em vez de 8€ (com desconto para menores de 25 e maiores de 65 anos 4€ em vez de 6€), além disso, será oferecido um bilhete para uma sessão de cinema do dia 24 (filme acima descrito) ou 27 (“Uma Segunda Juventude”) de Junho.

Nada ficou no lugar!


Confundi tudo
o verde com o amarelo
o falso com o sincero
a lua com o sol
o peixe com o anzol.
Confundi o leve com o pesado
o presente com o passado
a brisa com o vendaval
o excêntrico com o normal
o corpo com a alma
a ira com a calma.
Confundi prioridades com futilidades
distância com saudade
ilusão com realidade.
Confundi alguém com ninguém
o não com o porém.
Confundi a vida com a morte
o sul com o norte
o azar com a sorte
a lágrima com o sorriso.
Depois de toda essa confusão
aí foi preciso
cuidar do meu coração.
Nada ficou no lugar
nem o céu nem o mar
e nem consigo me achar.

(Silvana Duboc)

Notícias 23.06.2008

Nos noticiários de hoje...

...na Rádio Voz da Planície se fala de vários assuntos ligados à saúde e ao ciclismo.

...a Rádio Pax destaca a proposta de um pacto regional, o feriado municipal em Moura e a produção cereal.

...o Correio Alentejo, por sua vez, noticia uma possível candidatura à concelhia do PSD de João Espinho e vários assuntos regionais.

No Diário Digital se fala sobre a vida de luxo de Vale Azevedo, na TSF se destaca a pretensão do governo em finalizar o novo código de trabalho e na agência noticiosa Lusa se fala do risco de incêndios no sul do nosso país.

Nas notícias internacionais da RTP estão os últimos acontecimentos no Zimbabué e nas Filipinas.

Por Beja, a farmácia de serviço de hoje é a Central na Rua Conde Boavista 5, a temperatura máxima prevista para a nossa cidade é de 32ºC.

domingo, 22 de junho de 2008

Campanha(s)


.
Para melhor visualização clicar na imagem!

Amy Winehouse

Hoje e - há apenas um ano e meio!
.

.
É estranho o que o mundo das drogas provoca, e, claro, a histeria dos fãs dela, mas, não sei se sou apenas eu a notar, é que, nas rádios em Portugal ouve-se cada vez menos esta "senhora"...
.
Imagem recebida por mail

sábado, 21 de junho de 2008

Relatório positivo!

Não se pode classificar a campanha de adopção de hoje frente ao pavilhão da Escola Santa Maria um fracasso, em meu ver, muito por contrário. Porque (para além de ter apanhado mais um escaldão), classificar uma campanha dessas apenas com vista a resultados de adopção, que neste caso foi nulo, é ter uma vista curta. Estava perfeitamente consciente que ia ser muito difícil de dar um cão nosso num evento destes, mas nem por isso desmoralizei.



As razões são várias. É muito importante sair com os animais para a rua, fazê-los conviver com pessoas já que estão dia pós dia pós dia no canil, não vêem mais nada senão grades e outros cães. O canil não é mais do que uma prisão, e, ainda por cima, estão lá “encarcerados” sem julgamento e completamente inocentes...

A vertente social numa campanha dessas também é importante. Nas horas em que ainda se aguentava o calor estivemos rodeados de crianças, falámos com eles, explicámos a situação dos animais, elas escovaram os cães e deram-lhes muitíssimas festas! Penso que no dia de hoje, muitas crianças de todo o país, de Braga ao Algarve, da grande Lisboa ao Alentejo, levaram muitas lições “caninas” para casa. Se isto não é um sucesso...

Duas delas fizeram, com os poucos meios que traziam consigo, pequenos desenhos que me tocaram bastante!



No próximo sábado há mais!

Sabiam que...

...esta madrugada,às 0.59h, começou oficialmente o

?

...,com isso, esta é a noite mais curta do ano?

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Nunca é tarde para...


Nunca é tarde para se dizer
O que se pensa,
Nunca é tarde para se fazer
O que se sonha.
Nunca é tarde para aprender,
Para nos
Arrependermos nos nossos
Erros, e tentar concertá-los,
Nunca é tarde para arranjar
Mais um amigo, nunca é tarde
Para amar.
O tarde e o cedo são
Desculpas.
O cedo adia, faz esperar
O que podia ser feito logo,
O tarde manda desistir,
Abdicar-se do que ainda
Tínhamos tempo de fazer.
Não há momentos certos
Para fazer ou dizer nada,
Não há momentos certos
Para vencermos o nossos
Medos e enfrentarmos
Desafios.
Há sempre tempo para
Fazermos o que queremos,
Nunca é tarde!

(Texto retirado daqui)

Divulgação Programação Pax Julia - Teatro Municipal

Programação do Pax Julia – Teatro Municipal para hoje, sexta-feira dia 20 de Junho, e amanhã, dia 21 (englobada na programação especial do 3º aniversário da reabertura deste espaço cultural bejense)

20 Junho (sexta-feira) 21.30h
Nunca é tarde demais (cinema)
Um filme de Rob Reiner; com Jack Nicholson e Morgan Freeman


O executivo multimilionário Edward Cole (Jack Nicholson) e o mecânico de classe operária Carter Chambers (Morgan Freeman) vivem em mundos muito diferentes. Um dia, as suas vidas cruzam-se num quarto de hospital e aí descobrem dois pontos em comum: o desejo de realizarem todos os seus sonhos e se reconciliarem com quem são. Muitos anos atrás, o professor de filosofia de Carter sugeriu-lhe que fizesse uma lista de todas as coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Agora, torna-se urgente começar a realizar todos os pontos dessa lista. Contra as ordens dos médicos, Edward e Carter embarcam numa viagem que os leva do Taj Mahal aos melhores restaurantes e a um sórdido salão de tatuagens. À medida que riscam pontos, descobrem que nunca é tarde para aproveitar a vida ao máximo.
(texto: Cinecartaz – Público; foto: Pax Julia)

Título original: The Bucket List
Auditório – 3€ - M12
EUA – 2007 – 97min.
______________________________


21 Junho (sábado) 21.30h
As Artes - Espectáculo Final do Ano Lectivo
Organização: Conservatório Regional do Baixo Alentejo
Auditório – 2€ - Todas as idades

Notícias 20.06.2008

Nos órgãos noticiosos de hoje...

...a Rádio Voz da Planície destaca um atropelamento de uma criança em Beja, um plenário sobre Ensino Especial e 3 notícias culturais do distrito de Beja.

...a Rádio Pax fala do mau estado do Parque Industrial em Serpa e também de várias propostas culturais para ocupar este fim-de-semana da melhor maneira.

...o Correio Alentejo fala do calor no nosso Alentejo e do congresso do PSD em Guimarães.

...a RTP Nacional noticia o facto de haver menos mortos nas estradas de Portugal, também fala do PSD e do calor que se avizinha para a nossa região. As notícias internacionais da RTP destacam a cimeira da UE, fala de Chávez e de Ramos-Horta.

Em Beja, a farmácia de Serviço de hoje é a Fonseca na Rua Sousa Porto 11, o tempo, sem alterações, continua com muito sol e com uma máxima prevista de 36ºC!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pois...

No 0 : 1, recebi uma mensagem, com uma simples e “tododizente” palavra: m....
No 0 : 2, mudei de canal...no intervalo do noticiário da RTP espreitei e
No 1 : 2, jubilei!
No 1 : 3, pensei, pois, com um árbitro destes...até eu!
No 2 : 3, yesssss! Vamos embora, ainda há tempo!!!

E – pronto – adeus Basileia – adeus Suíça – nunca te vimos, Áustria – adeus Euro – adeus, Scolari...

Dança


Estaremos presentes (Associação Cantinho dos Animais), frente a esse pavilhão, com mais uma (pequena) campanha de adopção, sensivelmente a partir da hora do início deste evento (14.00h).

Notícias 19.06.2008

No dia de hoje, a Rádio Voz da Planície informa que os núcleos museológicos de Beja reabrem ao público, que na Vidigueira os jovens fazem a vigilância à floresta na época dos incêndios e um disco de António Zambujo está entre os 10 melhores da World Music.

A Rádio Pax fala do desassoreamento do Rio Guadiana, de Teatro em Mértola e da Direcção de Educação do Alentejo.

O Correio Alentejo também fala dos espaços museológicos e de António Zambujo.

As notícias nacionais da RTP destacam a vinda de médicos uruguaios a Portugal, o TGV e ainda o caso do rapto da bebé em Penafiel.
Na vertente internacional, essa estação televisiva fala sobre um caso de violação na Alemanha, dos problemas na ex-colónia portuguesa Guiné-Bissau e de uma estranha sentença no Canadá.

Em Beja, a farmácia de serviço de hoje é a Pacheco na Praça Diogo Fernandes nº 1, e a temperatura vai chegar aos 34º...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Um novo site e uma afirmação!


.
Os nossos amigos do Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos, com que tivemos recentemente um intercâmbio, tem um novo site / blog na net! Nesta página falam da sua estadia no Alentejo em Maio, gostaram muito da nossa região! Penso que é uma boa maneira para nós alentejanos (sim, considero-me um...) verificar de que forma nos vêem as pessoas de fora, que o Alentejo não é assim tão mau como nós por vezes o pintamos! A ver em:

http://gcestreito.wordpress.com/

Agora, um assunto sobre a minha pessoa, ou seja, um “statement”, uma afirmação! Eu, Siegfried Albert Kraus, torço pela selecção de todos nós, ou seja, pela selecção de Portugal. Tenho 25 anos deste país, e nada (ou quase nada) ainda me prende ao lugar que me viu nascer! Portanto, desejo que, amanhã, a NOSSA selecção ganhe à Alemanha!

Tenho dito!

Viagem à Madeira (Parte 3 e última)

Como em todas as coisas boas, tudo tem um fim (só a salsicha tem dois...). Chegou o última “dia completo”, já que o verdadeiro último era só para a viagem de volta a Beja. Começou bem, tal como os outros dois anteriores, com um pequeno-almoço trazido pelos nossos amigos madeirenses. De corpo e alma reforçada, deslocámo-nos para um dos lugares mais emblemáticos dessa ilha, a Curral das Freiras. (esta foto não está muito bem conseguida, as minhas desculpas!)



Nos dias de hoje, esta (agora) vila está facilmente acessível por (mais) um túnel rodoviário. Mas nem sempre era assim. Houve alturas em que a estrada antiga estava intransitável devido a quedas de pedras.



Logo, o único acesso possível era - a pé! Alguns de nós, armados em pioneiros, descemos algumas centenas de metros em altitude a partir de um miradouro até a essa bonita vila!



O restante pessoal foi de autocarro até a essa vila turística, e, minha gente, devo-vos dizer que a descida a pé foi muitíssimo mais agradável do que estar sentado passivamente num assento deste veículo de transporte público...

Curiosamente, as gentes dessa vila não eram como o resto dos madeirenses, e muito menos como os nossos anfitriões. Posso mesmo afirmar que (pelo menos os que me atendiam nas lojas, já que tenho sempre um “joke” nos lábios) os habitantes dessa vila eram algo antipáticos. Das duas, uma. Ou o fluxo turístico os fez assim, ou então, a situação “enclavista” os tornou tristes!

Seja como for, há duas teorias no que toca à origem do nome Curral das Freiras. Uma tem a ver com a aldeia há muitos séculos ter pertencido a freiras, a outra, e defendida pelos nossos guias coralistas, que essa vila tem o seu nome devido a aves com esta designação. Seja como for, é um lugar muito bonito!

Tão bonito que até me deixei de fotografar (Pronto, ok, eu sei...)



De seguida, fomos almoçar num bonito restaurante na freguesia dos nossos anfitriões, no Estreito de Câmara de Lobos. Salvo erro, construído por um cidadão holandês, que teve a brilhante ideia em colocar nesse lugar um teleférico e deu ao restaurante o mesmo nome (Ou foi ao contrário, já não me recordo!).



Situado a uma altura considerável do mar, tem uma excelente vista sobre o concelho!



O almoço (carne!) foi excelente! Já agora, permitam-me mostrar-vos parte desta gente muito simpática que nos acompanhou durante este “trip insular”



Depois de mais esta excelente refeição, o “horário” nos levou, através de curvas e mais curvas (não sei como é que eles conseguem, devem ser os melhores motoristas do mundo, e arredores!!!) a um dos pontos mais conhecidos de toda a ilha, ao Cabo Girão.



A vista (para baixo) é simplesmente de tirar o fôlego! Este Cabo é considerado um dos mais altos do mundo, com quase 600m do nível do mar...




E, pronto. Na minha máquina fotográfica acabara o espaço da memória (quem me manda ter uma máquina baratinha...), deixei apenas algum espaço para conseguir tirar fotos no último concerto, agendado para as 17.30 horas no Centro Cívico desta bonita e hospitaleira terra. Este espaço tem um auditório muito bom e com uma excelente acústico, o que terá ajudado bastante ao bom desenrolar deste evento.

Neste concerto, os coros convidados foram logo quatro! Tentei tirar fotos o melhor possível, mas a iluminação em palco era algo fraca! Claro, para (nós) os coralistas é bom porque assim não faz muito calor, mas para a minha (fraquinha) máquina não são as condições ideais. Para melhorar as fotos existem programas para tentar atingir este fim, por isso, é o que há:



Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos



Grupo Coral das Casas do Povo de Machico



Grupo Coral do Arco da Calheta (os nossos anfitriões de há dois anos)



Coro de Câmara de Beja

Neste concerto tivemos momentos muito bons, foi por nós considerado uma das nossas melhores actuações de sempre. Sem nos gabar, mas neste concerto estivemos em bom plano!

Falta falar do resto! Já sem suporte fotográfica da minha parte, falta só falar do absolutamente excelente jantar, ou melhor, do banquete que a Câmara Municipal de Câmara de Lobos nos oferecera no restaurante “O Lagar”. Com todos os 4 coros à mesa, podem imaginar que nesse lugar o que não faltou era música, alentejana e madeirense, tudo à mistura. Como também sabem, não sou (era) muito sociável no que toca a jantares desses, não sei bem porquê. Mas penso que, a partir desse dia, ultrapassei essa minha mania e gostei bastante desse convívio!

A seguir, pois, a seguir, foi o – fim. A despedida. A dolorosa. Custou-me muito, podem crer! Fomos muito bem tratados, não podia ter corrido melhor!

Alguns dos nossos amigos madeirenses ainda nos acompanharam até Funchal para ver e ouvir o músico feito ministro Gilberto Gil que actuara nesse dia na Praça do Município da capital desta ilha.

Mais uma despedida, curta, mas sentida......a mais sentida, pois, mas, adiante!

Depois, nem "sonhava" o que ainda me esperava. Mais uma noite, pois claro. Mas QUE noite! A pior delas todas! Não conseguia adormecer, de maneira nenhuma! Frente à pousada já não restavam árvores, os “serradores” de serviço já acabaram com todas elas. O que fazer? Bem, na sala de convívio deste lugar havia uns belos sofás, sempre dá para desenrascar! Dito, e feito. Vesti-me (para não parecer mal...) e, lá me sentei / deitei num desses cadeirões. Deve ter adormecido logo a seguir, não sei. Pelas 4 horas da manhã, fui acordado por um indivíduo certamente com os mesmos problemas que eu! Mas esse, pois esse, ligou a TV, mas isso não me incomodava absolutamente nada, nadinha mesmo. Só que, esse senhor (que até hoje não sei quem é...) começou por sua vez a ressonar também!!! Mas que raiva! Deve ter conseguido dormir na mesma, porque, o que me acordou, a 20 minutos antes da nossa partida definitiva de Funchal (que correu sem problemas até Beja), era o ruído vindo das malas rolantes de alguns dos meus colegas.

Agora, imaginem a minha figura! Vestido, de olhos completamente inchados desta noite estranha, a passar por alguns dos meus colegas coralistas que só conseguiram largar um surpreendido “por onde é que tu andaste???...”

Tinha apenas 10 minutos para arrumar a minha mala, nada que me tirasse do sério. Porquê? Porque tinha passado nessa ilha um dos melhores momentos deste meu ano de 2008, certamente. Foram as minhas férias deste ano, certamente! Adorei de estar lá, podem crer! (Já) estou com saudades...

Até sempre, Madeira!
Até sempre, meus amigos!

Divulgação


.
Dramaturgia, Encenação
Gisela Cañamero
.
Interpretação
Halina Berezowska - violoncelo
Isabel Moreira - canto
Gisela Cañamero - actriz
.
Reservas por sms para o 964781436
.
Entrada livre!

Notícias 18.06.2008

A partir de hoje vou vos apresentar as notícias diárias de uma outra forma, o meu muito pouco tempo livre a isso me obriga, até ver!

Na Rádio Voz da Planície o destaque de hoje vai para o “Buzinão” de ontem em Beja, de uma acção de solidariedade na escola Santiago Maior e de Teatro em Moura.

A Rádio Pax fala da paragem das obras na escola primária de Trigaches, de um cadáver encontrado perto das ruínas de Pisões e da Praia Fluvial de Mina de S. Domingos.

O Correio Alentejo afirma que o café prolonga a vida às mulheres, que a CM de Mértola repara estradas e arruamentos e que o céu estará limpo em Beja.

Nas notícias da RTP o destaque nacional vai para um protesto da PSP e para mais um episódio do Apito final.
O internacional fala de mais um cessar-fogo em Israel e de preocupações com “cães vadios” na Rússia!

Por cá, a Farmácia de Serviço é a Santos na Rua St. André Loja 1/2, o tempo é de sol nos próximos 3 dias, com a temperatura de hoje a chegar aos 32º C.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Lembram-se?



Helen St. John – Love Theme from Flashdance



Joe Esposito – Lady, Lady, Lady

Há alturas em que não me canso de ouvir músicas destas...

De onde vêm os bebés...

Ainda não é hoje que retomo as notícias do dia, mas em compensação vos mostro o conteúdo de um livro de psicologia infantil (!) alemão, que explica de uma forma simples e explícito de como se “fazem” os bebés…

Só não me peçam para traduzir, porque essas imagens valem mais que mil palavras!









Nota:

Recebi estas imagens por mail!
Só as coloquei aqui para mostrar como é fácil explicar este assunto, e, quando mais cedo se aprende, melhor.

Canção do momento



Gabriella Cilmi - Sweet About Me

Esta talentosa australiana conta com apenas 16 primaveras...

Como dizia o poeta...e não só!

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não

Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Vinícius de Moraes

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Notícias...

Caros amigos. Tenho cada vez menos tempo para postar aqui, pelo menos durante o dia nos dias "ditos" úteis. Por isso, a minha rubrica das notícias diárias, em vez de acabar, vai sofrer uma pequena redução em termos de volume, vou apenas indicar os tópicos que cada órgão noticioso regional ou nacional destaca.

Obrigado!

domingo, 15 de junho de 2008

Viagem à Madeira (Parte 2)

O que já é bom, só pode ainda melhorar. O 3º dia foi disso o melhor exemplo. A manhã foi inteiramente reservada para visitar a sede de concelho da terra dos nossos anfitriões, a cidade de Câmara de Lobos que deve o seu nome aos lobos-marinhos lá encontrados pelo século 15. Logo de manhã, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara dessa localidade no salão nobre do edifício da Câmara Municipal. Como agradecimento de tão digna recepção demos um pequeno ar da nossa graça com um “When I fall in love” improvisado na hora!



A seguir, visitámos uma famosa adega de Vinhos, a “Henriques & Henriques”. Por entre explicações, provas de Vinho da Madeira e a inevitável Poncha, tivemos a oportunidade de visitar um pequeno museu dessa adega que explicara bem como é que antigamente o vinho era produzido. Era uma vida muito dura, certamente!




“Despachada” esta parte do programa, encontrámos ainda tempo para passear por essa localidade, e também subir a um ilhéu onde antigamente moravam milhares de pessoas que viveram essencialmente da pesca artesanal.

A vista a partir desse ponto elevado é fenomenal!



Esta árvore, minhas senhoras e meus senhores, foi “importada” directamente do Alqueva! No Alentejo, não passo cartão a essa árvore, na Madeira até lhe tirei uma foto...



O porto piscatório




Lá em cima, o nosso grupo estava muito bem-disposto!



De novo, ingressámos ao restaurante “O Coral” para almoçar. Desta vez, sim, provei peixe! É raro, eu sei! Devia de comer mais peixe, eu sei. Pronto, lá fiz a vontade ao meu metabolismo e pedi um muito saboroso bife de atum.

À tarde, foi a vez do verde! Fomos ao enorme jardim (não, não esse jardim...) do Monte Palace, um lugar pertencente ao emblemático madeirense Joe Berardo. Já conhecíamos este jardim, mas nunca é demais visitar este excelente espaço!



Num dos museus nesse espaço estão expostos pedras preciosas, a mais bonita, sem dúvida, é a que se assemelha à Nossa Senhora...



Lá fora, e em visita guiada, fomos levados para apreciar enormes árvores, jardins asiáticos, peixes coloridos e muitas quedas de água!




Esse lugar, pois, esse lugar me lembrou há 2 anos a uma certa senhorita, pois, na actualidade, já não sei “em quem” me lembrar...são fases da vida!



Mais uma foto com o (a maior parte do) grupo



No regresso à Funchal, a maior parte foi de autocarro, outros, como eu, escolheram o teleférico (10€, só uma viagem!!!).



Após uma curta volta (por parte de alguns) pelo porto de Funchal, mais um novo restaurante para conhecer! Como bom garfo que sou, o nome escolhido pela organização só podia ser este



Desta vez, foi carne que finalizou da melhor maneira mais este dia em cheio!

Peço desculpas, estou a resumir bastante este dia porque aconteceram muitas coisas mais, tanto neste, no anterior e nos seguintes...ou pensaram realmente que vos vou contar tudo, não?