domingo, 29 de junho de 2008

We were here!



Descansados 12 (!) horas após mais uma campanha de adopção, é tempo para fazer um balanço das campanhas destes primeiros 6 meses do ano. É que, as campanhas têm que ser feitas, independentemente disto ou daquilo, se faz sol ou se chove, se a gente tem tempo ou não. Se não se faz campanhas, o quê é que a gente anda aqui a fazer, qual é a razão do Cantinho dos Animais existir! Andar por aí a lamentar-se? Dizer que não há isto ou daquilo? Proclamar que temos falta disto e mais disto? Não! O meu lema sempre foi – fazer! Tínhamos sempre falta de um transporte adequado, agora, que este transporte existe, mãos à obra. Só que, tem havido, desde que temos a carrinha, condições muito difíceis de prever, ou seja, o tempo. Cada vez que tínhamos uma campanha agendada, ou chovia, ou fazia calor que não se aguentava. Sim, a Ovibeja correu muito bem, mas a gente não “vive” só das feiras, existe um ano todo a preencher, temos animais no canil que necessitam de sair de lá!

Há cerca de 12 ou 13 dias, tinha que decidir se organizávamos mais uma campanha, ou não. É que, havia flyers e cartazes para imprimir, havia gente a mobilizar, jornais e rádios a avisar e os flyers e cartazes a distribuir. Não se pode convocar uma grande campanha dessas, que implica a colaboração de muita gente, de um dia para o outro! Por outro lado, já não podia cancelar mais uma campanha dessas, sob pena de perdermos a credibilidade que ainda temos. Por isso, consultei inúmeras páginas meteorológicas na net que, na altura, anunciavam uns amenos 33 ºC para esse dia 28 de Junho. Ok, vamos avançar! Pois, na altura, ninguém esperava que se fizesse o dia mais quente do ano, que havia calor que quase ninguém aparecia nessa campanha. A montagem começou pelas 8 da manhã, e os últimos saíram deste lugar pouco antes da meia-noite! De manhã tivemos algum público, à tarde a afluência foi muito perto de zero para recomeçar pelo fim deste dia quente de verão.

Já me conhecem, prefiro frisar os pontos positivos do que destacar os negativos! Os pontos positivos foram que demos três cachorros para adopção, e penso que ficaram muito bem entregues. Principalmente dois deles que, sendo de raça grande, são de difícil “entrega”, porque quando crescem ficam mesmo grandes. Avisei os interessados deste facto, mas não se importaram! Esses cachorros vieram de uma cadela abandonada da zona da Vidigueira que, se não fossem adoptados, tinham um destino incerto. Os restantes irão, ao que tudo indica, a caminho da Alemanha, se tudo correr bem. O terceiro cachorro era ainda bebé, mal abria os olhos e tinha que ser alimentado com um frasco. Proveniente de Penedo Gordo, também tinha um destino muito incerto se não tivesse sido adoptado.

Os nossos? Pois, nenhum saiu! Mas, a grande maioria deles fartou de passear e de conviver com o pouco público que se aproximava do lugar da campanha. Houve algumas estreias nesses animais, cães que nunca tinham saído do canil. Portaram-se bem, maioritariamente. Alguns foram baptizados, e uma cadela em especial foi baptizada por uma menina que não nos largava. Ficou lá quase o dia todo, fazia constantemente perguntas sobre a vida animal. Respondia, claro, o melhor que soube. E, às tantas, ela confessava que gostava de ser veterinária. Pois, eu lhe respondia que, se perguntasse a 100 meninos sobre a sua desejada futura profissão respondiam veterinário. A seguir, pensei para mim, oxalá que ela consiga seguir o seu sonho...

Seguindo o “fio”habitual das minhas crónicas sobre estas campanhas, resta agradecer aos implicados para a realização desta última. Espero não me esquecer de ninguém!

Agradecimentos:

Aos voluntários do Cantinho dos Animais que nos ajudaram neste dia, e principalmente às duas novas voluntárias que se juntaram a nós nessa difícil tarefa.

Á ACOS que, pela mão de Manuel Figueira, mais uma vez nos cedeu as gaiolas de exposição.

Á Beja Gráfica pela impressão dos flyers e cartazes.

Á CMB e aos seus trabalhadores pela disponibilidade mostrada na autorização da campanha e na escolha para o melhor sítio para a mesma se realizar nas melhores condições.

Ao Diário do Alentejo e à Rádio voz da Planície pela divulgação do evento.

E, last but not least, às duas pessoas que, não sendo voluntários da nossa associação, estão sempre disponíveis para ajudar em campanhas de adopção, principalmente na escolha e no transporte dos animais de e para o canil, além de sempre passar muito tempo nas campanhas também. Falo da minha conterrânea Gabi Schollenberger e do incansável Carlos Maia.

Obrigado, a todos! Até à próxima!

2 Comments:

At 30 junho, 2008 00:17, Blogger Van Dog said...

Uauff!

 
At 30 junho, 2008 10:30, Blogger Zig said...

Van Dog:

Yah...

 

Enviar um comentário

<< Home