quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Missão ajudar

Hoje, durante o dia todo, a RTP 1 transmite uma homenagem aos voluntários em estilo de festa de gala na Aula Magna em Lisboa. Em parceria com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado é pedido mais apoio para esta nobre causa. Pessoalmente tenho em alta consideração as pessoas que fazem voluntariado, que não pedem nada em troca, a não ser um pouco de reconhecimento. Conheço pessoas que trabalham em hospitais, na Cruz Vermelha e outras instituições humanitárias, só porque sentem que devem fazer mais qualquer coisa, ajudar o próximo. Claro, para isso é necessário ter tempo. Mas dando um passeio nas “Portas de Mértola” quantos reformados que por aí andam, ou param, não podiam fazer voluntariado? Estão aí, conversando, sem fazerem nada, em plenas condições físicas e psicológicas, podiam e deviam de meter mãos á obra. Acompanhei esta emissão nas primeiras horas, o apresentador perguntou a uma das telefonistas que aí estavam se já houve muitos telefonemas. Ela disse, que o telefonema mais ao sul era de Santarém, ou seja, o sul de Portugal está um pouco desligado desta questão. Ora, é mesmo aí que quero chegar. Uma pessoa só pode fazer voluntariado quando está “desafogado” financeiramente, porque só assim tem vontade de fazer alguma coisa. Como é sabido que o sul é mais pobre que o norte, cá faz-se menos disso. O povo português até gosta de ajudar, prova disso foi o ultimo verão, quando se pediu apoio aos vitimados dos incêndios. O norte da Europa tem mais tradição em voluntariado, é mais rico. Conheço mesmo um alemão que deixou todo o conforto que este país ainda oferece e foi para África em missão voluntária. O meu grande sonho era mesmo ganhar no Euromiliões, claro quem não sonha com isso, mas eu não queria grande coisa para mim pessoalmente, gostava é muito de ajudar os outros, dedicando a minha vida a isso. Claro, são apenas sonhos....

terça-feira, 29 de novembro de 2005

Crucifixo

Volta e meia aparecem assuntos estranhos, não sei se é para disfarçar assuntos de maior importância, ou se é só para fazer de notícia. Falo da alegada proibição de símbolos religiosos nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente do crucifixo. Claro, que começam logo levantar-se vozes de pró e contra. Já entrou na corrida á Belém também, pela voz do BE, do berloquista Francisco Louçã. Afirmações como: No dia a seguir do 25 de Abril de 1974 deviam ter sido tirados todos os crucifixos nas escolas, e outras frases pronunciadas por outros políticos acho reprováveis! Não sou muito religioso, mas acredito que existe alguma coisa no além, até tenho provas disso. No entanto, só porque alguns pais, talvez encorajados pelos acontecimentos de alguns meses atrás em França, não gostam de ver esta cruz aí pendurada e até temem que o seu filho possa seguir este “malvado” caminho cristão, proibir a “exibição” do cristianismo nas salas de estudo, acho demais. Estes pais deviam, mas é preocupar-se mais com o próprio ensino, em vez de meterem “anti” qualquer coisa nas cabeças dos miúdos!

domingo, 27 de novembro de 2005

hip.hop.camões

É verdade, não perco uma. Mas esta teve um sabor especial, um sabor familiar. Tive o privilégio de observar, a partir da plateia, em palco a minha filha. Dançou e interpretou muito bem o papel dela, conjuntamente com mais ca. de 45 crianças. Com uma boa encenação de Gisela Cañamero, as crianças dançaram ao ritmo de um conjunto chamado Djambonda, que também apresentou acrobacias e malabarismo. Os protagonistas, citando ditos de Camões, cantaram e saltaram num ritmo vivo de um lado ao outro do palco. Foi visível que as crianças gostaram do que estavam a fazer. Numa casa bem composta, pecou apenas, em meu ver claro, pela pouca duração do espectáculo. Estava a espera de mais, mas já é muito bom que a juventude aderiu e gostou deste tipo de actividade.
Não falei ainda da noite de música da Quinta-feira passada na sala Estúdio, também no Pax Julia, organizado pela Organização Cantinho dos Animais de Beja. Infelizmente com pouco público, talvez por falta de divulgação atempada e adequada, assistiu-se a um espectáculo interessante. Começou pela apresentação de um video gentilmente produzido pela Cocas-Produções sobre o canil, em preto e branco, e muito esclarecedor. A seguir deviam de cantar os músicos do grupo Peúgas Turcas, mas não puderam vir devido ao falecimento de um familiar. Por isso, o excelente guitarrista João Nunes teve de tocar “sozinho”, que fez muito bem. Como gosto de apreciar este e outros instrumentos, fiquei surpreendido por Beja ter um guitarrista desta qualidade. Finalizando a noite, proclamou-se poesia ao som da guitarra acústica acompanhado por pequenos filmes de DVD.

sábado, 26 de novembro de 2005

XXI Semana de Música para o Natal

Como prometido anteriormente, aqui publico o programa da nossa semana de música cujo texto foi retirado do nosso site http://corocamara.home.sapo.pt que FINALMENTE foi actualizado!


XXI Semana de Música para o Natal

Entre os dias 10 e 17 de Dezembro de 2005 irão decorrer os espectáculos daquela que será a XXI Semana de Música para o Natal. Como é fácil de verificar pela observação do cartaz, apenas se farão três espectáculos. Os motivos de serem tão poucos, são óbvios..."a crise". No entanto, apostou-se em "poucos, mas bons", e este ano mais uma vez se apostou num jantar-concerto, denominado desta vez "JANTAR ÁRABE". Pensamos que o ABDEL KARIM ENSAMBLE vai aliciar os felizes que terão oportunidade de estar presentes no Salão de Jantar da Pousada de S. Francisco na noite de 13 de Dezembro. Mas, a abrir a Semana (dia 10) estará presente no Cine-Teatro Pax Julia, a ilustre fadista CRISTINA BRANCO. Por fim, no dia 17, este ano no Pax Julia, realizar-se-á o CONCERTO de NATAL, também diferente dos anos anteriores, uma vez que uma parte, a primeira, será dedicada à música de ópera e a outra será toda com música de Natal. Apelamos a todos os sócios e população em geral a assistir aos espectáculos da XXI Semana de Música para o Natal, em Beja.

Outros Concertos:

- No passado dia 11 de Novembro o nosso Coro actuou em concerto na sede da Ordem dos Médicos em Lisboa.

- Nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro o Coro irá participar no Encontro de Coros de Portimão. No dia 3 à noite (21:30 horas) actuará na igreja de Alvor e no dia 4 estará no Concerto de Encerramento na Igreja Matriz de Portimão, às 15:00 horas.

- No próximo dia 18 de Dezembro o Coro actuará em concerto na sede da Sociedade Filarmónica serpense, em Serpa.

- E no dia 20 de Dezembro actuará no Hospital Distrital de Beja para os doentes e funcionários daquela unidade hospitalar.

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Notas soltas

O El Corte Ingles, aquela rede de grandes superfícies espanhola que, pelo menos até há ca. de um ano tinha no seu parque de estacionamento em Lisboa escrito libre em vez de livre, promove uma acção que acho louvável. Tem pessoal especializado na secção de brinquedos para dar conselhos aos pais na compra de prendas para os seus filhos. Só espero que não aconselhem brinquedos violentos como armas de guerra de plástico.
Há dias escrevi mal da publicidade. Agora dá uma na TV que acho muito gira. É a das fraldas Dodot etapas, que dá protecção ao “chichi” por 12 horas. Quando começa a chover, ou seja, o sonho do bebé é interrompido pela necessidade abrupta de se aliviar, a cara dele é mesmo engraçado.
Hoje se comemora o dia internacional da não violência contra a mulher. Acho que é mais ou menos assim que se diz. Podem vocês agora dizer: Mas tu acabaste de te separar da tua. Bem, é verdade, mas nunca exerci qualquer tipo de violência contra ela seja de que tipo for. Estes problemas acontecem mais quando “ele” é alcoólico ou desequilibrado. Há mulheres que sofrem anos a fio com um animal destes, e mesmo depois da separação continuam a sofrer. Há tipos doentes que perseguem a mulher mesmo depois de ela ter mudado de terra ou até de identidade. A vizinha Espanha é mesmo campeã nestas situações. Só acorrentando...

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Casa Pia

Ouvi nas notícias uma estranha e revoltante notícia. O único culpado confesso do caso Casa Pia foi libertado hoje da prisão preventiva e fica em prisão domiciliária. Quer dizer, mesmo quando alguém confessa ter cometido um crime, e não é um crime qualquer, é mesmo dos actos mais nojentos que um ser humano pode fazer, devido á morosidade da justiça, o criminoso é libertado. E claro, vai ocupar agentes da PJ 24 horas por dia, já que não têm mais nada para fazer. Já bastava que houve outros arguidos, culpados ou não, arrastados para o processo por vingança política ou pessoal ou por mero acaso, agora um culpado confesso ser libertado, isto é demais!

terça-feira, 22 de novembro de 2005

Apoiado!

Um exemplo a seguir. A câmara de Mértola aprovou a proibição do fumo no edifício daquela autarquia. Vai banir por completo o cheiro daquela malvada barra branca. E mais, em vez de coimas monetárias, os “infractores” vão ser obrigados a cumprir trabalhos comunitários. Ainda têm seis meses para se habituar. Estranho é, que os fumadores têm de ser obrigados a cuidar melhor da saúde. Mas também, não é já obrigatório não fumar em edifícios públicos? Tanto faz, este exemplo está a correr o país e certamente outras entidades vão segui-lo.
Ao contrário, a nossa câmara. Não estou a falar dos fumadores, eles que se matem sozinhos, deste que não me incomodem. Ainda agora corri com um “cliente” da minha oficina que entrou a fumar. Voltando ao assunto. Há dias denunciei que andam a decapitar árvores. Mas agora cortam-nas sem mais nem menos. A rua que vai do Restaurante Esquina até a mata é disso um exemplo. Quer dizer, ganharam as eleições e agora é o posso, quero e mando. Assim não. Se essas árvores tivessem sido tratados nos anos anteriores, não estariam doentes. Mas em seguimento, também cortam as saudáveis. Mas pelos vistos, continua ninguém a ralar se com isso, cada um tem os seus próprios problemas, a sua letargia, o seu quero lá saber. Isto cansa-me, estou farto de falar com a parede!

Divulgação

Realiza-se um espectáculo designado como “I Noite de Música da Associação Cantinho dos Animais de Beja”

Onde: Pax Julia – Sala Estúdio
Quando: 24 de Novembro, pelas 21.30
Quanto: 3 €
Artistas: Peúgas Turcas, constituído pelos músicos Helder e Jorge Benvinda
João Nunes, guitarrista

Uma noite diferente e apoiem a gente....

domingo, 20 de novembro de 2005

Memória

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, também designado "Dia da Memória", é assinalado hoje com vários eventos organizados pela Estrada Viva/Liga Contra o Trauma, que deseja minorar a "epidemia" da sinistralidade rodoviária em Portugal.
O "Dia da Memória", a que se associa o Ministério da Administração Interna, vai ser assinalado em Lagoa (Algarve), Évora, IP 4 (Porto-Vila Real-Bragança) e Viseu (no Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses).
Em Lagoa, as celebrações constam de uma exposição multimédia intitulada "Memoriais em Beira de Estrada" e de uma conferência "Voz à Vítima", com comunicação de casos reais de sinistralidade no Algarve e intervenção de técnicos de trauma físico, psíquico e familiar.
Em Évora decorrerá a iniciativa "Vamos colorir a memória", em que a população é convidada a homenagear através da pintura os familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos vítimas das estradas e ruas portuguesas.
"Um balão, uma mensagem" é outra acção que decorrerá em Évora.
Cada pessoa escreverá uma mensagem numa fita que será atada a um balão e no final do dia os balões serão libertados, dando expressão e homenageando as vítimas dos acidentes rodoviários.
No IP4 (Porto-Vila Real-Bragança), ao quilómetro 79, estará patente uma exposição fotográfica denominada "Testemunhos do fotojornalismo - a memória em imagens".
O "Dia da Memória" será também assinalado em Viseu, durante o Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, que tanta intervenção têm no socorro às vítimas das estradas.
Portugal é o país da União Europeia com mais elevada taxa de mortalidade rodoviária e, segundo dados da Brigada de Trânsito da GNR, desde o início do ano já morreram cerca de 800 pessoas nas estradas portuguesas.
Os acidentes de viação em Portugal são mesmo a principal causa de morte entre a população com menos de 25 anos.
Cerca de 150 pessoas morrem diariamente nas estradas europeias e 10.000 são feridas. Há mais de 40.000 mortes por ano na União Europeia, segundo dados oficiais.
Integram a Estrada Viva, nomeadamente, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel, Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Portuguesa de Medicina de Emergência, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Associação de Utilizadores do IP4, Cruz Vermelha Portuguesa, Federação dos Sindicatos de Transportes Rodoviários e Urbanos, Associação Portuguesa de Lesionados Medulares e Sociedade Portuguesa de Trauma.
A Federação Europeia de Vítimas da Estrada, da qual é membro a Estrada Viva, iniciou em 1995 a celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada.
Em 2002, o falecido Papa João Paulo II, perante o aumento exponencial do número de vítimas de desastres rodoviários no mundo - durante o século XX morreram 25 milhões de seres humanos em desastres rodoviários - promoveu a transformação deste Dia Europeu em Dia Mundial.
No passado dia 25 de Outubro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a adopção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
Artigo retirado do site oficial da RTP: http://www.rtp.pt

Tango Argentino

Não sei se devia de chamar de espectáculo ou de concerto. Ontem houve Tango Argentino no Pax Julia. Um par de dançarinos acompanhado por um quinteto de músicos, chamado “Quinteto Juan Esteban Cuacci”. Foi uma casa bem composta, ca. de 260 bilhetes vendidos. Vivo estes espectáculos intensamente, pena que por vezes tenho pessoas á minha frente que não conseguem ficar caladas. Voltando aos músicos. Era um guitarrista que tocava guitarra eléctrica e acústica, um contrabaixista, um pianista e chefe do quinteto, um saxofonista que também soprava clarinete e um músico que tocava o inconfundível som de um acordeão, que não pode faltar num Tango. Como vêem, não são só instrumentos para acompanhamento de dança Tango. Eles interpretaram também peças de Jazz e Folclore. Uma vez tocaram os músicos, outra vez tocaram e fizeram-se acompanhados pelos dançarinos. Pouco entendo desta dança, um curso que tirei na Alemanha já foi há 30(!) anos, mas dançaram de uma forma sensual e fluído, sempre bem dispostos e sorridentes. O que mais gostei foram os “solos” dos instrumentistas. Uma “guitarrada” calma e sentida, e ao meu ver o ponto mais alto da noite, o pianista, que não necessitava de pautas, tocou uma peça chamada Tu....

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Odeceixe II

Hoje fiz mais uma viagem até esta terra algarvia, até a clínica veterinária da alemã Gabi Clemens. Mais cinco cadelas e três gatas para castrar. Correu tudo lindamente, menos a demora das viagens, só cheguei cá ca. as 8 horas. Viajamos com uma antiga carrinha Volkswagen LT que mais parece um camião. Levantámos no caminho duas cadelas num canil em Ourique-Gare. O que vi lá, chocou-me profundamente. Sustentado praticamente só por duas pessoas, um casal já com uma idade onde se devia de descansar, estão lá ca. de 100 cães abandonados. O jardim, a casa, tudo tem cães. Contam com poucas ajudas, e ainda por cima, a mulher está actualmente internada num hospital. É realmente vergonhoso como não há mais pessoas a ajudar este casal. Nós do Cantinho dos Animais fazemos o que podemos, mas nós próprios necessitamos também de ajuda. Quem quiser ajudar este casal de Ourique-Gare, aqui estão os contactos:

Associação Canil e Gatil
“Os Rafeiritos do Alentejo”
Rua do Poço, 2
7780-030 Ourique-Gare
286944305
934894979
962986693

Encontrei ainda um blog onde a situação deste canil está muito bem explicada, pena que não seja actualizado há muito tempo. http://gatavendas.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Acidente

Fiquei chocado e revoltado com as imagens que vi agora nos telejornais da uma. Um acidente na A1 provocou 3 mortos e ca. de 20 feridos. Tudo porque um nabo parou a sua viatura avariada na faixa direita da auto-estrada em vez da berma. Um camião, cujo condutor não teve culpa nenhuma, embateu violentamente nessa viatura onde resultou um morto. O nevoeiro fez o resto. Os condutores prudentes conseguiram parar a tempo e fugir de dentro do veículo, mas as ditas bombas da MercedesAudiVolkswagenOpeletc. com letras na traseira como TDIGTITDCI ou outra merda qualquer acabado em i, provocaram um acidente que envolveu ca. de 80 viaturas. Desculpem as palavras malcriadas, mas isto revolta-me que nem querem saber quanto!

Fumar

Pois é, este é absolutamente, totalmente e incondicionalmente o meu dia, o dia mundial do não fumador. Sou declaradamente anti-tabaco! É de certeza um assunto em que todos temos a mesma opinião: fumar faz mal. Ca. de 1.2 milhões de mortes por ano provocados directamente pelo consumo de tabaco na Europa falam por si. Claro, ninguém vive eternamente, tirando Deus, todos vamos ter de morrer um dia. Mas sofrer e posteriormente morrer de uma doença do foro cardiovascular é doloroso. Pode se opinar sobre este tema tudo e mais alguma coisa, falar mal disso até dizer que chega, ninguém vai criticar. O fumo é das coisas mais desnecessárias que há, muito mais desnecessário que a gravata, que também detesto. Curiosamente, cá em Portugal há muito mais mulheres a fumar que homens, não sei porquê! Mal para mim, gosto de mulheres, claro, mas quando fumam é como beijar um cinzeiro! Outra curiosidade. No meu coro ninguém fuma. Caso raro, em mais de 20 elementos. Como já tinha contado no início do meu blog, há cerca de um ano, façam lá um esforço e olham para um fumador o que ele está a fazer! Está normalmente bem vestido, no seu juízo normal, anda correctamente, fala uma língua que muitos entendem, trabalha, dorme, come, faz outras coisas normais mas – fuma! É o cumulo da estupidez! Dá cabe da saúde dele e dos outros e ainda por cima paga por isso!!! Bem, já chega de falar mal. Eu sei que qualquer fumador gostava de deixar de fumar, largar este vício. Não é fácil, o corpo não deixa. E quando a mente for fraca, nada feito. Só uma sugestão: Aproveitem este dia para deixar de fumar ou então, com o aproximar do fim do ano, façam uma promessa a vocês mesmos e deixem este malvado vício!

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Festivais

Além das rumarias e feiras generalistas têm-se realizados ultimamente festivais temáticos em Portugal. Acho isso uma boa ideia, sempre ajuda á economia. Muitas vezes o tema do festival tem pouco ou mesmo nada a ver com a cidade onde se realiza. Destaco aqui quatro destes festivais.
Vou começar pelo mais doce e saboroso. O festival do chocolate em Óbidos. Penso que vai na sua segunda edição e decorreu no fim-de-semana passado. Teve uma enorme afluência do público, com grande destaque na TV. Muito recomendável. http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt
Continuando com um festival não menos saboroso, mas não tão guloso, o festival da sopa de Montemor-o-novo. Essencial na alimentação das crianças, também os adultos deviam comer uma sopa com frequência. http://www.cm-montemornovo.pt/sopas/
Ainda a decorrer, o Salão Internacional de Banda Desenhada. Não é bem um festival, mas já é muito conhecido. Já conta com muitos anos de existência. http://www.cm-moura.pt/e_mourabd.htm
Por último o “nosso” Festival do amor. Já tinha aqui falado deste festival, que teve grande sucesso. Ouvi dizer que se lembraram disso por Beja rimar com beija. Não sei, só sei que veio montes de gente a procura de outra coisa, com pensamentos algo alterados. Bem, para esses tipos há as tais casas com uma luzinha vermelha! http://www.festivaldoamor.com

terça-feira, 15 de novembro de 2005

Lua cheia

Lua
esta noite o céu deixa
passar a tua luz
suave e de cor bonita

Lua
ilumina o caminho
desta noite fria
das almas sem rumo

Lua
escoltada por Marte
em perfeita harmonia
olha para a nossa cidade

Lua
a tua forma inspira
os corações que amam
e a paixão aumenta

Lua
diz ao meu amor
que gosto muito dela
por favor....

S.K.

segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Decapitado

Na Sexta-feira passada passámos de autocarro com o meu coro pela praça do Areeiro, acho que é assim que se escreve, disseram-me que chamam a esta praça também de decapitado. Depois vi, ao dar a volta á rotunda, uma cabeça em aço, a do Sá Carneiro. Como está parafusada no monumento aí existente, chamam-lhe “O decapitado”. Mas não é desse que vou aqui falar. É que andam aqui em Beja a decapitar as árvores. É uma barbaridade. Como sabem, gosto muito de animais, mas gosto ainda mais de árvores. Para mim também é um ser vivo, só que não se mexe, por isso não se consegue defender. A rua a partir dos Bombeiros está cheia destas árvores decapitadas, cortaram-lhes o cume quase por completo. Hoje começaram em frente aos Correios também. Quer dizer, com tantos trabalhadores que esta câmara municipal tem, não haverá alguns que podiam ser destacados para fazer a limpeza das árvores como deve de ser? Têm de ser “castrados” desta maneira? É pena que aqui em Beja ninguém se rala com isto, ninguém reclama, eu sozinho não dá, é como pregar no deserto!

domingo, 13 de novembro de 2005

Malaje

Raramente se faz uma crítica dos espectáculos do Pax Julia. Raramente os jornais descrevem o que se passou naquele palco. Nas rádios locais não sei, raramente as oiço. Não sou um crítico de fosse o que fosse, não senhor. Gosto apenas de escrever e falar sobre as coisas que vejo, não tem mal nenhum. Uma crítica pode ser tanto positiva como negativa. O que assisti ontem foi altamente positivo. Mais uma vez promovido pela Inatel, o pouco público viu um espectáculo muito bom, algo curto, que eles próprios designam de multidisciplinar. Foi uma mistura de música flamenco e dança, circo e brincadeiras. Na plateia estivaram muitas crianças que se divertiram ainda mais que os adultos. Como eu próprio oiço música de todo o tipo, da clássica á música pop, entendo um pouco disto e o que vi foi muito bem interpretado. Houve mesmo uma das actrizes que fez de palhaça, por gáudio das crianças. Encontrei algumas imagens deles no site http://www.albadulake.com.
Bem, depois fiz uma coisa que já não fazia há anos. Corri os bares e discotecas todos naquela zona. Em três dos sítios onde fui nunca tinha lá entrado, devo dizer que existe mesmo uma “night” de Beja. Foi engraçado, mas o pior veio hoje! A minha cabeça pesa uma tonelada, mas uma vez não são vezes....

sábado, 12 de novembro de 2005

Caso Joana

Muito foi dito sobre este caso, e já fez correr rios de tinta. Confesso que não estou muito dentro do assunto, talvez por eu próprio ter uma filha de menor idade da qual gosto muito. Foi um caso arrepiante que agora chegou ao fim, pelo menos judicialmente. Os acusados acabaram por “apanhar” um 20 e o outro 19 anos de prisão. Não entendo muito bem porquê, dado que a pena máxima é de 25 anos. Não sei que tipo de atenuantes possam existir para gente como esta. Ainda por cima sabe-se que nunca na vida vão cumprir a pena toda. Vivemos num estado de direito, claro. Mas pergunto-me que direitos teve a pequena Joana? Talvez por nunca ter sido encontrada, os assassinos dela só apanharam esta pena. Tal como a maioria das pessoas tenho uma opinião mais radical sobre o que se devia de fazer com esta gentinha, mas guardo-a para mim. No mínimo digo uma coisa: Eles não merecem a água que bebem, nem sequer a água que lhes chove em cima.

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Fartura

Não há fome que não dê em fartura! Estou a falar do meu coro http://corocamara.home.sapo.pt/. Após um longo período de ausência, ou quase, de actuações, temos agora uma série deles, é quase um luxo! Hoje á noite vamos actuar em Lisboa, na Ordem dos Médicos, para cantar 15 peças! Dia 24 há uma apresentação do novo comandante da Base Aérea no Clube dos Oficiais, vamos adoçar um pouco esta cerimónia. Devo dizer, sem a boa vontade da Força Aérea nós não tínhamos um sítio para ensaiar, estamos a usar uma sala da antiga escola alemã. No fim-de-semana do dia 2 e 3 de Dezembro vamos participar num encontro de coros em Portimão. A seguir vem a nossa tradicional Semana de Música que vai terminar com o concerto de natal, que se vai realizar desta vez no Pax Julia. Logo vou aqui anunciar o programa completo. No Domingo a seguir vamos actuar em Serpa. É disto que gosto, actividade e um pouco de adrenalina em palco, para fugir á rotina.

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

França

O que se está a passar naquele país é no mínimo preocupante e assustador. Não me vou alongar muito sobre os acontecimentos que são largamente denunciados nos média. Sensacionalistas como sempre, agora qualquer balde de lixo incendiado na Europa é notícia. Vou apenas frisar dois pontos que aparentemente a ninguém preocupa. Primeiro os carros. São na grande maioria carros de trabalhadores normais e humildes que por vezes poupam uma vida inteira para ter um automóvel. Disso ninguém fala, parece que não interessa. O segundo ponto é sobre os infractores, para não lhes chamar outro nome. Na sua maioria jovens de sexo masculino, tiveram na sua infância certamente muito tempo livre. Ora, como lá e cá e em todo o mundo, o quê é que faz um pai para calar o filho? Compra-lhe um brinquedo, muitas vezes uma arma a brincar ou põe-lhe um videojogo à frente dos olhos, maioritariamente violento. Isto com os anos acumula-se e esta criança pode tornar-se num adolescente violento. Em grupo então, este efeito aumenta ainda mais. Denuncio isto há anos, mas estou a falar com a parede!
Os acontecimentos de lá pode acontecer cá? Claro, cá também há “gettos”, cá também houve uma descolonisação mal feita, só espero que se imponha o bom senso.

terça-feira, 8 de novembro de 2005

Apoio

Foram criados dois sites de apoio á Associação Cantinho dos Animais de Beja:
http://www.cantinhoanimaisbeja.blogspot.com e
http://www.acab.info/

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Publicidade

Há muito tempo que queria escrever sobre este tema. Lembrei-me agora lendo um post do Nikonman. Porque parece que ninguém controla os publicitários, e ninguém os critica. Porque dá dinheiro, muito dinheiro. As estações televisivas, as rádios e os jornais não sobreviviam sem publicidade, até as câmaras municipais arrecadam uma boa fatia deste bolo. Há “outdoors” por todo o lado, semeados em redor das rotundas, sejam de partidos ou hipermercados, até para uma pequena placa que coloquei na rua antes da minha oficina para anunciar a mesma, queriam eles 30 euros. Só que a minha oficina está um pouco escondida, por isso a placa tornou-se necessária. Mas gostaria de falar mais sobre a publicidade na rádio e nos TV’s. Parece que o limite apenas é o bom senso. Claro que há leis e directivas comunitárias, a maior parte até é cumprida, tirando talvez os anúncios de marcas de automóveis. Por exemplo, há algum tempo dava uma onde um Fiat Punto era mais rápido a seguir um carro de ralís, chegando sempre primeiro que o piloto da corrida. Mas ainda bem que isto já lá vai. Agora dá uma que acho simplesmente estúpida! “Os condutores .... conseguem sempre aquilo que querem”. Devia de ser eleita a publicidade mais parva do ano. Na rádio dá uma que um tal Rui liga e desliga um interruptor eléctrico para experimentar uma lâmpada que acabou de adquirir. Quando oiço este anúncio, mudo de posto ou desligo o rádio. Os bancos também por vezes exageram. Tirando talvez a do meu banco que até acho graça, a do gato fedorento, que até aumentou em muito o movimento daquele banco. Mas há uma que até agora só ouvi na rádio onde um tipo pergunta a namorada muito laconicamente qual dos três prémios ela quer ao pedir um cartão de crédito. Parvoíce. Outra é a publicidade de detergentes de lavar a loiça. Quando é para lavar á mão, a cozinha tem de ser pobrezinha e a pessoa que segura o detergente tem de estar vestida com roupa quase rasgada, já que não tem dinheiro para comprar uma máquina de lavar loiça! Quando se trata de publicidade para detergente de máquina a cozinha brilha tanto que é preciso de baixar o contraste da televisão. Ou esta da máquina de limpeza onde uma senhora mal vestida esfrega com um pano e não consegue limpar bem. Já com a máquina na mão, ela aparece quase para ir a uma festa de gala. E para não falar daquela publicidade onde aparece uma voz de um chico esperto a falar de uma maneira tal, que todos os outros que não usam o produto proclamado por ele se sintam parvos. Há produtos apresentados por mulheres com pouca roupa, claro que gosto de ver isso, mas muitas vezes não tem nada a ver com o assunto. Devia de haver mais autocrítica dos consumidores para não irem tanto atrás desde tipo de publicidade.

sábado, 5 de novembro de 2005

Odeceixe

Uma das actividades que temos no Cantinho dos animais é proceder à castração das cadelas e gatas. É um assunto discutível, é certo, mas tratando-se de animais abandonados é melhor assim. Existe uma veterinária em Odeceixe, que fica bastante longe daqui, já no Algarve depois de Odemira, que se prontificou a fazer esta tarefa. Apoiada financeiramente por uma organização não governamental faz uma pequena operação que leva nas cadelas ca. de 30 minutos e nas gatas 15, tirando-lhes por completo todos os órgãos reprodutivos. Ela é alemã e chama-se Gabi Clemens. É daquelas pessoas que eu gosto, de fácil trato e despachada. Uma das cadela, que levamos no total de cinco e três gatas, era pequenina, já com ca. de oito anos de idade. Não é lá muito bonita, e talvez por isso, ainda ninguém a adoptou. Martelaram-me tanto que eu acabei por ficar com ela. E pronto, agora tenho um cão. Não, é cadela e dei-lhe o nome de “Linda”!

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Feira de Alvito

É certamente a feira que mais gosto. Talvez por ser a ultima do ano, não sei. Este ano foi maior que no ano passado e quase sem chuva, o que não é normal. Gosto destes corredores apertados empilhados de gente. Por vezes tenho de gramar o tipo á minha frente a fumar, a cigana a gritar ao meu lado “é só cinco eeeeros”, faz tudo parte da feira. Uma feirante disse, é só barulho, muita gente mas pouco dinheiro. Não levei muito dinheiro, ainda bem, se não tinha gasto tudo. A vila não tem infra-estruturas para suportar uma feira destas, os carros estão estacionados onde podem.
Na feira conversei com uma pessoa interessante, que se quer candidatar á presidência da república. Muito bem. Como sabem, gostava que fosse Cavaco Silva o próximo presidente, mas como não posso votar nestas eleições, posso pelo menos mencionar outros nomes. Em Portugal esta eleição é a única maneira de se candidatar individualmente e sem estar ligado a algum partido. Essa pessoa chama-se Manuela Magno, é professora de música na universidade de Évora mas vive em Lisboa. Gostei das ideias dela e aqui estão os sites de apoio: http://www.manuelamagno.com.pt e http://manuelamagno.blogspot.com. Dêem uma vista de olhos, não custa nada.
Queria ainda falar de um outro assunto que me enerva bastante. De volta da feira, já quase de noite, ia atrás de mim um carro durante algum tempo com as luzes bastante altos encandeando-me. Deixei-o passar, claro. Vi que era um carro bastante novo e cheio de gente. Bem, pensei eu, outro nabo que não sabe que o carro dele tem no tablier uma rodinha onde pode baixar o nivel dos faróis. Em fim....

terça-feira, 1 de novembro de 2005

250

anos passaram sobre o terramoto de Lisboa. Segundo reza a história, foi ás 9.30 de manhã quando foi arrasado quase por completo a cidade, mais precisamente o que é hoje conhecida como a baixa de Lisboa. Na altura a cidade era de grande importância como Paris ou Londres. Era o principal porto de chegada dos navios do ultramar, que saquearam as colónias. E foi com o ouro vindo do Brasil que a cidade foi reconstruída em apenas 4 anos. Com esta reconstrução tornou-se famoso o Marquês do Pombal, ganhando mais poder que o próprio rei. Não sei bem por qual razão se fala do terramoto de Lisboa, penso que o epicentro foi no mar, e com isso deve ter arrasado outras populações também, seria melhor falar em terramoto de Portugal. Mas sempre ouvi dizer, que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem.
Numa altura destas pergunta-se sempre: E se fosse hoje? Depende, claro, da magnitude do terramoto. Depende se ele se “anuncia” ou não, começando com um pequeno tremor para “avisar” a população. Sem aviso, penso que seria um desastre total, porque praticamente não há construção antisísmica. A lei existe, pois claro, somos mesmo reconhecidamente dos melhores países em termos de leis, mas há pouca fiscalização, por falta de meios e desinteresse. Ninguém vai verificar se o prédio X de 3 andares na aldeia ou vila Y cumpre esta lei. Pelo menos em Lisboa, segundo sei, há mais fiscalização. Em Beja nunca ouvi falar disso, mas posso estar enganado. Alguém me pode esclarecer sobre este assunto?