sábado, 12 de novembro de 2005

Caso Joana

Muito foi dito sobre este caso, e já fez correr rios de tinta. Confesso que não estou muito dentro do assunto, talvez por eu próprio ter uma filha de menor idade da qual gosto muito. Foi um caso arrepiante que agora chegou ao fim, pelo menos judicialmente. Os acusados acabaram por “apanhar” um 20 e o outro 19 anos de prisão. Não entendo muito bem porquê, dado que a pena máxima é de 25 anos. Não sei que tipo de atenuantes possam existir para gente como esta. Ainda por cima sabe-se que nunca na vida vão cumprir a pena toda. Vivemos num estado de direito, claro. Mas pergunto-me que direitos teve a pequena Joana? Talvez por nunca ter sido encontrada, os assassinos dela só apanharam esta pena. Tal como a maioria das pessoas tenho uma opinião mais radical sobre o que se devia de fazer com esta gentinha, mas guardo-a para mim. No mínimo digo uma coisa: Eles não merecem a água que bebem, nem sequer a água que lhes chove em cima.